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Zero a 300

BMW M volta ao passado // Um Lancia Delta de volta ao rali…cross // O SUV Porsche de 7 lugares //

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

BMW M voltará a usar logotipo e cores clássicas para comemorar seus 50 anos

A BMW M está completando 50 anos e decidiu comemorar em grande estilo — no sentido estético da palavra: a divisão esportiva anunciou que irá usar seu logotipo clássico, dos anos 1970, e também relançará algumas das cores mais icônicas daquela primeira década de pistas.

Todos os carros da BMW M ou da linha M Sport comprados a partir de janeiro de 2022 poderão ser equipados, opcionalmente, com os emblemas antigos, que usa três semi-círculos nas cores originais da divisão (azul, violeta e vermelho) ao redor do emblema da BMW.

Além disso, alguns modelos M serão oferecidos nas cores clássicas da divisão esportiva, como o amarelo “Dakar Yellow”, o laranja “Fire Orange”, o roxo “Daytona Violet”, o azul “Macao Blue” e “Frozen Marina Bay”, e o vermelho “Imola Red”.

Os novos modelos planejados para 2022, como o M3 Touring, a volta do CSL e o XM, também fazem parte da comemoração, que deverá se estender aos eventos de clássicos previstos para 2022, como o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, o Goodwood Festival of Speed, e o Pebble Beach Concours d’Elegance. (Leo Contesini)

 

Um Lancia Delta elétrico para o World Rallycross

Agora que a FIA decidiu que o Rallycross terá uma categoria elétrica, os franceses da GCK Motorsports decidiram que um dos seus carros na temporada de 2022 será um Lancia Delta Integrale elétrico de 670 cv.

A GCK vem disputando o World Rallycross (WRX) desde 2018, inicialmente apenas com três Renault Megane e, mais recentemente, com mais dois Renault Clio, todos feitos pela Prodrive, no Reino Unido. Para a próxima temporada, contudo, a eletrificação permitiu algumas liberdades para as equipes, especialmente pela relativa facilidade de se montar qualquer carro com um motor elétrico. E foi por isso que eles decidiram que, em 2022, usarão também um Lancia Delta Integrale com um powertrain de dois motores de 500 kW no total, fornecido pela Kreisel.

O carro ainda não tem nenhuma imagem real, apenas estas renderizações que foram divulgadas, mas ele realmente irá usar como base um Delta Integrale. A GCK, contudo, já fez uma versão elétrica do Lancia Delta como amostra do seu serviço de eletrificação de clássicos — e este parece ser o verdadeiro objetivo de se competir com um carro de 35 anos. Vamos aguardar agora para ver a versão de corrida do clássico eletrificado… (Leo Contesini)

 

Porsche planeja SUV de sete lugares maior que o Cayenne

Sim, é sério, e é possível sim fazer um Porsche ainda maior que o Cayenne. De acordo com a Automotive News, o carro está nos planos da empresa, terá três fileiras de bancos e será posicionado um degrau acima do Cayenne, até hoje o maior e mais pesado de todos os Porsche. E pensar que toda fama da Porsche foi montada em cima de pequenos, leves e aerodinâmicos cupezinhos 2+2 com motor traseiro. Um ônibus Porsche não pode estar muito longe no futuro, pelo jeito.

Um sete-lugares é estranho para um Porsche, mas nada estranho para quem gosta de dinheiro: SUV’s grandes de três fileiras são um negócio enorme em volume de produção e fluxo de caixa. E uma vez que já nos acostumamos com o conceito previamente absurdo de um SUV Porsche de duas toneladas, todo resto fica facílimo de engolir.

Afinal de contas, globalmente, o Cayenne é o modelo de maior sucesso da Porsche. No ano passado, a empresa vendeu cerca de 93.000 deles em todo o mundo, mais de um terço de sua produção total de 272.000 carros. Em contraste, um número relativamente modesto de 34.000 911 foi vendido em todo o mundo.

Nos EUA, os SUVs de luxo com três fileiras estão em demanda crescente. A Cadillac vendeu quase 31.000 Escalades durante os primeiros três trimestres de 2021, e a BMW quase 16.500 X7 no mesmo período. Provavelmente muitos revendedores Porsche estão se sentindo frustrados por perder essa boquinha; e embora os primos Audi Q7 e o Bentley Bentayga sejam ambos oferecidos com três fileiras de bancos, o Cayenne atual foi projetado para acomodar apenas duas.

A Automotive News especula também a propulsão: “provavelmente o V-8 hibrido de 670 cv já oferecido no Cayenne Turbo S E-Hybrid. Uma versão EV puro também é uma grande possibilidade, dada a velocidade com que a Porsche está se movendo em direção à eletrificação, e a velocidade na qual as proibições na venda de motores de combustão interna nos mercados europeus.” A Porsche se recusou a confirmar ou negar a existência deste novo projeto. (MAO)

 

Mazda acredita que elétricos e combustíveis sintéticos devem coexistir

Num seminário promovido pela Autocar inglesa, Christian Schultze, o chefe de pesquisa da Mazda na Europa, disse: “Acreditamos que os combustíveis sintéticos não vão competir com a eletrificação, mas a complementá-la. Esses combustíveis já podem ser usados em carros existentes, e em carros futuros. Ter dois caminhos a seguir pode nos levar à neutralidade climática de maneira mais rápida e melhor.”

Schultze previu também que os preços desses novos combustíveis ‘ecológicos’ estariam no mesmo nível da gasolina em 2030 na Europa. Ele disse: “Em 2030, o preço poderá ser cerca de um euro por litro. Quando você leva em consideração a tributação do CO2 sobre os combustíveis fósseis, acho que os preços da gasolina ficarão ainda mais altos.”

Shultze, Steve Sapsford (da consultoria SCE) e Paddy Lowe (o fundador da Zero Petroleum e um ex-engenheiro da Fórmula 1) pediram aos legisladores que considerassem as emissões do no ciclo completo, em vez de apenas as emissões do escapamento, como meio de atingir a neutralidade de carbono. Schultze também disse que estes combustíveis devem ser considerados para subsídios semelhantes aos elétricos: “Precisamos encontrar soluções que nos levem à meta de CO2 neutro. Qual é a razão para descartar uma tecnologia específica, se ela ajuda?” Uma ótima pergunta, ainda sem resposta. (MAO)

 

GMC Hummer EV começa a ser entregue aos compradores já em dezembro

O tempo realmente muda tudo: Hummer costumava ser o exemplo máximo do desperdício americano, o destruidor do meio ambiente, o bicho papão. Também, pouca gente diz, eram carros ruins pacas atrás do volante, todos eles, apesar de sua popularidade nos EUA. Quando morreram, quase ninguém chorou uma lagrimazinha sequer.

Mas a nova GM elétrica resolveu reviver o monstro, agora domesticado, bonzinho, e que faz suas sujeiras bem longe da casa onde vive, para que ninguém tenha que conviver diretamente com ela. É agora um modelo GMC, não mais marca independente, e é um elétrico, uma enorme picape de cabine dupla. E conversível! Se esquecermos a politicagem envolvida, um carro que parece deveras interessante.

E como falamos da GM, uma empresa cuja única característica admirável é a honestidade com que trata o seu negócio, como ela prometeu para este ano vendas dele, vendas dele acontecerão este ano. Como a produção já está embalada e andando há um mês, carros serão entregues aos primeiros donos já em dezembro.

O GMC Hummer EV Edition 1 é insano: e trem de força elétrico tem três motores e uma bateria de 200 kWh. São nada menos que 1.000 hp, e o 0-96 km/h em apenas 3 segundos! A autonomia, homologada pela EPA americana, é de 529 km. O preço, como sempre em elétricos, é também monstruoso: U$112.595,00. Não se pode ter tudo né? (MAO)