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História

Ícones dos anos 1990: Corvette C5

O C5 é um Corvette que quase não aconteceu. Hoje pode parecer estranho que o fim do Corvette tenha sido sequer contemplado, mas é verdade: quase morreu. Hoje o carro é um símbolo, mais que um produto: é a forma que o gigante GM, uma empresa francamente conhecida por produzir carros extremamente mundanos na maioria das vezes, encontrou para mostrar ao mundo que pode fazer o que Porsche e Ferrari fazem se assim quiser. Claro que um Corvette nunca foi chique como um Porsche ou Ferrari; mas a GM sempre fez questão que ele gerasse números equivalentes. E que fosse bem mais barato, como um bom Chevrolet. A GM inventou o negócio de fazer e vender carro como conhecemos hoje: o ano/modelo, os departamentos de estilo, a obsolescência programada, a engenharia como uma fábrica de projetos, emendando um novo carro atrás do outro. O business case detalhado, que determina se o retorno ao investimento será adequado, se a margem de lucro será gorda suficiente, se vale a pena fazer o carro. Pode parecer ba