o bmw m3 e46 e um dos favoritos dos entusiastas por uma serie de razoes alem de ser o ultimo com proporçoes classicas e esbeltas do fim da decada de 1990 ele foi o ultimo a oferecer um motor de seis cilindros em linha naturalmente aspirado o brilhante s54 de 3 2 litros com 343 cv a 7 900 rpm e redline a 8 000 rpm suave potente e girador e acoplado a uma caixa manual de seis marchas capaz de levar o cupe de zero a 100 km/h em 5 1 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h falando racionalmente e um daqueles esportivos capazes de garantir toda a diversao de que um entusiasta precisa em sua vida inteira [gt40 content search= bmw widget= 1 ] a geraçao seguinte a e92 no caso do cupe; o seda era o e90 e o conversivel e93 rompeu paradigmas ao adotar um motor v8 naturalmente aspirado que era em essencia uma versao com dois cilindros a menos do incrivel motor v10 de cinco litros do bmw m5 e60 apesar de incomodar os puristas na epoca do lançamento em 2007 o m3 e92 conquistou fas por seus proprios meritos o v8 s65 de quatro litros naturalmente aspirado todo de aluminio com diametro 92 mm e curso de 75 2 mm tambem era potente e girador com 420 cv a 8 300 rpm e de todo modo a ideia de um m3 com motor v8 sem induçao forçada tambem tinha seu charme o lance e que o bmw m3 e92 nao foi de fato o primeiro m3 com motor v8 vendido ao publico esta honra vai para o m3 e46 gtr que foi produzido em uma serie limitadissima em 2001 seis anos antes do lançamento do e92 sim por mais que grande parte da nostalgia e do culto ao redor do m3 e46 tenha a ver com seu motor de seis cilindros sua versao mais lendaria e rara usava um v8 para explicar esta historia precisamos ir para o lugar onde toda boa historia sobre carros esportivos começa a pista no inicio dos anos 2000 a bmw decidiu inscrever o m3 na categoria gt2 da american le mans series categoria que promovia nos eua corridas de longa duraçao aos moldes das competiçoes europeias inaugurada em 1999 parecia um campo promissor para ganhar prestigio e ainda ter um laboratorio para testar novas tecnologias tanto que ficou decidido que a divisao motorsport da bmw criaria seu primeiro motor desenvolvido especialmente para corridas e que ele seria usado pela primeira vez na categoria gt2 da alms a opçao por um v8 deixava evidente que a divisao m ja estava mesmo a fim de fazer um motor nesta configuraçao o chamado p60b40 foi feito do zero era um v8 com carter seco angulo de 90° entre as bancadas de cilindros construçao toda em aluminio e comando duplo nos cabeçotes com quatro valvulas por cilindro totalizando 32 valvulas no total com diametro×curso de 94×72 mm sendo um motor superquadrado virabrequim de plano simples e cinco mancais e taxa de compressao de 12 1 era um motor feito para girar alto e de fato entregava seus 444 cv a 7 500 rpm o torque maximo de 48 9 mkgf aparecia as 5 500 rpm o bmw m3 gtr foi bem sucedido em sua temporada de estreia 2001 o carro do alemao jorg muller e do finlandes j j lehto da equipe de fabrica da bmw motorsport que na epoca estava aos cuidados da ac schnitzer venceu quatro de dez provas e abocanhou o titulo havia ainda outro carro da equipe bmw team ptg que era sediada os estados unidos com o alemao hans joachim stuck e o americano boris said revezando ao volante ele venceu outras duas corridas incluindo petit le mans prova de 1 000 milhas cerca de 1 600 km em road atlanta [youtube id= fstxpvgzxzi width= 620 height= 350 ] hans joachim stuck no bmw m3 gtr de corrida dando uma volta em nurburgring nordschleife a vantagem do motor v8 sobre os seis cilindros era evidente e nao apenas em relaçao ao seis em linha da propria bmw que tambem foi usado naquela temporada mas tambem comparado ao flat six do porsche 911 gt3 que era maioria no grid e simplesmente nao teve chances a verdade e que os rivais se incomodaram com a presença do bmw m3 com motor v8 na competiçao e ate que havia motivo o regulamento da alms em 2001 ditava que carros que competiam deveriam ter uma versao de rua vendida ao publico em ao menos 2 continentes por um periodo minimo de 12 meses a bmw entao colocou a venda uma serie limitada de dez unidades do m3 gtr nos eua e na europa fabricadas sob encomenda a € 250 000 cada e foi assim que nasceu o bmw m3 gtr strassenversion na alemanha ou road version nos eua [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] para reduzir custos o carro de rua era muito proximo do modelo de competiçao assim o m3 gtr road version tinha os mesmos reforços estruturais bitolas mais largas molas e amortecedores mais firmes da versao de corrida e os mesmos componentes de fibra de carbono faces frontal e traseira capo com saidas de ar teto e para lamas os para choques com spoiler e difusor maiores tambem era praticamente iguais aos de corrida enquanto a asa traseira que tambem era de fibra de carbono tinha desenho inedito o interior do carro perdia o banco traseiro e ganhava bancos concha recaro mais leves mas mantinha itens de conforto como vidros eletricos e ar condicionado por outro lado os discos de freio perfurados de 325 mm e as rodas forjadas de 19 polegadas m double spoke ii; a transmissao getrag manual de seis marchas e o diferencial m com autoblocante eram iguais aos do bmw m3 comum o motor v8 de quatro litros era ligeiramente amansado tinha 385 cv a 7 000 rpm e 39 8 mkgf a 4 500 rpm com 42 cv a mais e excelentes 146 kg a menos em relaçao ao m3 comum 1 349 kg contra 1 495 kg peso seco sem fluidos ou piloto naturalmente a versao gtr tinha melhor desempenho era capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 7 segundos agora dissemos que a bmw colocou a venda uma serie limitada de dez exemplares do m3 e46 gtr feitos sob encomenda certo pois nem todos eles foram produzidos em 2002 a alms mudou novamente as regras da competiçao e se a bmw quisesse continuar competindo com o m3 gtr deveria fabricar pelo menos 100 carros e 1 000 motores sem chance a fabricante deve ter pensado era financeiramente inviavel cumprir esta exigencia e a fabricaçao do m3 gtr foi interrompida nao se sabe ao certo quantos exemplares foram feitos algumas fontes dizem que foram seis dos quais tres ainda existem enquanto outras dizem que foram so tres mesmo o caso e que todos os tres hoje em dia pertencem a propria bmw que os comprou de volta e os mantem em seu acervo particular de modelos m de vez em quando eles saem para esticar as pernas em eventos de classicos e ha pouquissimos registros visuais destas ocasioes [youtube id= i1d3a4ndsoc width= 620 height= 350 ]
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