Em 1984, a primeira geração do BMW M5 foi apresentada no Salão de Amsterdam. Agora, em 2014, a BMW anunciou o M5 30 Jahre Edition, e você não precisa saber alemão para entender que é uma edição comemorativa dos 30 anos do sedã esportivo. A melhor parte? Ele é o BMW produzido em série mais potente da história.
As primeiras informações surgiram há dois dias no fórum Bimmerpost, tradicional fonte para assuntos relacionados a novos BMW. O post no fórum mostrava imagens supostamente vazadas (abaixo), que traziam imagens e explicações detalhadas sobre uma série limitada feita para comemorar os 30 anos do M5. Não demorou para que a BMW confirmasse os boatos e divulgasse informações e imagens oficiais.
O motor V8 biturbo de 4,4 litros, codinome S63B44tü, foi recalibrado para produzir 600 cv, que fazem do M5 30 Jahre Edition (algo como “edição de 30 anos”) o mais potente BMW produzido em série de todos os tempos. São 40 cv a mais do que o M5 normal, de 560 cv. O torque também aumentou de 69,4 para 71,4 mkgf. Segundo a BMW, o M5 30 Jahre Edition acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, contra 4,3 segundos da versão normal, enquanto a velocidade máxima continua limitada a 250 km/h (305 km/h com o M Drivers Package, ainda opcional). O único câmbio disponível é o M-DCT, com dupla embreagem e sete velocidades.
O modelo comemorativo também traz de série o Competition Package. O pacote, opcional no M5, traz melhorias na suspensão, que fica mais firme e 10 mm mais baixa e usa novas buchas, amortecedores e barras estabilizadoras.
As diferenças estéticas começam pela cor, chamada Frozen Dark Silver Metallic, única disponível. O interior preto traz uma combinação de couro e alcântara, e emblemas alusivos à edição especial estão espalhados por todo o carro — na grade, nos para-lamas dianteiros, nas maçanetas, saídas de escapamento, bordados nos bancos e na plaqueta de identificação do exemplar — serão 300 carros numerados.
No mercado americano, 29 dos 30 carros destinados ao país poderão ser reservados ligando para um número que será revelado na conta da BMW USA no Instagram, com entrega prevista para o dia 21 de maio. O exemplar restante será guardado pela BMW, que diz que “poderá vendê-lo no futuro”.
O preço oficial nos EUA é de US$ 138.275, quase US$ 50 mil a mais do que os US$ 92.900 do M5 comum, e cada um dos compradores será convidado a participar de um track day realizado pela BMW M Driving School em um resort de luxo na Califórnia — que certamente é um dos últimos motivos para desejarmos um exemplar desta edição especial histórica.