a bmw apresentou nesta semana a belissima r18 e honestamente ha tempos nao via um design retro executado de forma tao impressionante em uma moto a primeira vista ela parece uma motocicleta bem mais antiga feita na decada de 1930 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ate mesmo o motor o mais recente boxer desenvolvido pela bmw tem estetica retro e sozinho ja parece uma obra de arte so depois de examinar os detalhes farol de led a tipografia moderna dos emblemas a suspensao monoshock quase escondida os comandos no guidao e que voce percebe que se trata de uma moto feita em 2020 no caso do conceito mostrado em meados de 2019 o ar retro fica ainda mais acentuado pela ausencia destes elementos obrigatorios isto so e possivel porque diferentemente dos carros as motos nao tem sua estetica ditada por questoes de engenharia e segurança afirmando o obvio as motos nao tem carroceria zonas de deformaçao programada ou reforços estruturais a parte as evoluçoes tecnicas e estilisticas o layout basico de uma moto permanece o mesmo desde que a motocicleta foi inventada a bmw r18 no caso traz inspiraçao direta de um modelo especifico da bmw motorrad a r5 que foi produzida por apenas dois anos entre 1936 e 1937 e teve 2 652 exemplares fabricados de fato colocando as duas motos lado a lado e incrivel pensar que elas sao separadas por mais de oito decadas a bmw r5 era tecnicamente uma versao mais docil e legalizada para as ruas das motocicletas de competiçao da bmw como a type 255 kompressor a construçao era a mesma bem como o design basico de tanque para lamas e outros elementos; mas a r5 tinha farol lanternas buzina e partida a pedal esta proximidade com as bmw de competiçao era o grande trunfo da r5 o quadro era do tipo berço duplo feito tubos de aço soldados antes dela as motos da bmw usavam chapas de metal prensadas como isto conseguia se um quadro mais leve e resistente e a tecnica tambem permitia mais liberdade com as formas a partir dali a construçao tubular tornou se padrao na bmw motorrad o motor era diferente da moto de corrida porem em vez de um avançado boxer com comando duplo nos cabeçotes e supercharger como na type 255 a bmw r5 apostava em um flat twin de 494 cm³ curso e diametro de 68 mm com 24 cv a 5 500 rpm era um motor todo de aluminio e bastante compacto note como havia um vao livre entre o motor e o quadro caracteristica estetica que acabou se tornando uma das coisas mais bacanas da r5 o motor era acoplado a outra inovaçao um cambio de quatro marchas operado pelo pe esquerdo do piloto algo que era incomum em motos de rua na epoca ate a chegada da r5 as pessoas achavam normal ter um pedal de embreagem e uma alavanca de cambio nas motos exigindo que o motociclista tirasse a mao do guidao para trocar de marcha em uma curva trocar a marcha acabava exigindo que o condutor se concentrasse mais para nao perder o equilibrio e nao errar a marcha era contra intuitivo e nem um pouco pratico mas era assim que as coisas funcionavam a bmw pensou se o cambio no pe e bom para as pistas tambem e bom para as ruas e sem cerimonia adotou o sistema na r5 um detalhe interessante era o a alavanca da neutra que ficava do lado direito e foi utilizado em todas as motos da bmw ate 1955 com ele podia se colocar a moto na marcha neutra mais rapidamente bastava pressionar a embreagem e aciona la pesando 165 kg a bmw r5 era uma moto agil e facil de conduzir a suspensao dianteira tinha garfo telescopico e amortecedores ajustaveis com reservatorio externo de oleo a maior revoluçao da r5 que logo em seguida foi adotada em massa pela industria e melhorava consideravelmente a absorçao de impactos e a estabildiade da moto contudo ainda nao havia suspensao traseira a r5 era uma rabo duro razao pela qual alias era possivel o uso de um eixo nao articulado para transmitir a força do motor para a roda traseira com tudo isto a bmw r5 era uma das motos mais sofisticadas e caras que o dinheiro poderia comprar na epoca enquanto ela era fabricada porem a bmw ja trabalhava em sua sucessora que era em essencia uma evoluçao do projeto e empregava e um sistema de suspensao traseira com dois amortecedores telescopicos verticais que tornou o rodar bem mais confortavel verdade seja dita a bmw poderia ter se inspirado em qualquer uma de suas motocicletas classicas da linha r todas elas eram belissimas mas a r5 foi escolhida por sua importancia ela simplesmente revolucionou a industria e colocou a bmw motorrad no primeiro escalao das fabricantes de motos na verdade a fabricante ja vinha brincando com a ideia de reviver a r5 havia algum tempo em 2016 antes de apresentar o conceito da r18 a fabricante mostrou no goodwood festival of speed a r5 hommage em comemoraçao dos 80 anos da moto original usando o motor de uma r5 que havia sofrido um acidente em uma corrida a bmw motorrad construiu uma moticicleta totalmente nova com quadro tanque e outros elementos feitos artesanalmente por sua divisao de veiculos historicos o motor recebeu um supercharger os amortecedores dianteiros foram feitos sob medida com visual classico e performance atual e a traseira recebeu um sistema de suspensao monoshock ajustavel os freios passaram a usar discos modernos e as ponteiras de escape receberam acabamento de fibra de carbono eu nao estranharia se a bmw dissesse que o projeto da r5 hommage foi que acendeu a chama para a criaçao da r18 alias me parece uma bela evoluçao natural que nao seja a ultima vez que o passado inspira uma criaçao da bmw motorrad tao diretamente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.