entre 1970 e 1998 a porsche dominou as 24 horas de le mans e tornou se a fabricante que mais venceu ediçoes da corrida 16 ao todo entre 2000 e 2014 a audi venceu nada menos que 13 vezes e em 1999 flatout quem venceu voce nos pergunta a resposta o bmw v12 lmr prototipo com o motor do mclaren f1 e todo o resto projetado com tecnologia da williams f1 precisamos dizer que este carro era um monstro tudo começou ainda em 1995 quando o mclaren f1 estreou na bpr global gt series que em 1996 se tornaria o campeonato fia gt depois de ficar com os titulos de 1995 e 1996 no campeonato e ainda vencer as 24 horas de le mans de 1995 o f1 acabou obsoleto ele era um carro de rua transformado em carro de corrida em meio a rivais que eram exatamente o oposto como o porsche 911 gt1 assim no fim de 1997 a mclaren decidiu retirar o f1 das competiçoes de turismo como voce talvez ja saiba o mclaren f1 era movido por um motor bmw um v12 aspirado de 6 1 litros e 635 cv que na versao de corrida tinha a potencia restrita a 600 cv por causa das regras o chamado s70 era um motor incrivel todo de aluminio com comando duplo nos cabeçotes e capacidade para girar a ate 7 500 rpm e a bmw nao perderia a chance de continuar competindo com ele mesmo que para isso tivesse que montar uma equipe de fabrica [youtube id= lf1ohtlk d0 width= 620 height= 350 ] ainda mais um que roncava desse jeito acontece que havia um problema a bmw havia acabado de firmar uma parceria com a equipe williams de formula 1 em 1997 e estava encarregada de desenvolver um motor para os monopostos e nao havia muito tempo disponivel para que a fabricante se dedicasse ao desenvolvimento de um prototipo a soluçao encontrada foi simples dar a williams a responsabilidade de criar o carro todo mundo sairia ganhando literalmente o novo carro seria feito sob o regulamento da categoria lmp1 criada em 1994 para prototipos de cockpit aberto com motores aspirados de ate seis litros o projeto do carro ficou a cargo do proprio patrick head co fundador da williams e criador de alguns dos melhores carros da equipe head instruiu sua equipe a criar um carro que fosse rapido e eficiente sem invencionices desnecessarias em volta do v12 bmw foi construido um monocoque de fibra de carbono e uma carroceria aerodinamica com a dianteira baixa e a grade duplo rim como unico elemento caracteristico dos bmw a suspensao usava braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas sendo que os amortecedores pushrod traseiros eram longitudinais para adequar se as regras da categoria o v12 s70 teve o deslocamento reduzido para 5 990 cm³ e equipado com restritores de potencia nos coletores de admissao de modo que a potencia maxima era de 580 cv a 6 500 rpm e a transmissao era sequencial de seis marchas da xtrac [youtube id= wbg_nzpcnxu width= 620 height= 350 ] o prototipo foi batizado de bmw v12 lm e dois exemplares foram inscritos nas 24 horas de le mans de 1998 a equipe de fabrica da bmw a team bmw motorsport era na verdade a alema schnitzer motorsport com outro nome de qualquer forma a corrida daquele ano nao foi muito boa — o que e um eufemismo na verdade pois os dois carros inscritos de numeros 1 e 2 um deles com hans joachim stuck e tom kristensen revezando ao volante abandonaram a prova por problemas mecanicos nas primeiras quatro horas com ou sem problemas mecanicos nao demorou para que a bmw entendesse que jamais venceria aquela corrida com um carro de design tao contido por isso para o ano seguinte a fabricante encomendou a williams uma carroceria bem mais ousada com dianteira mais baixa para aumentar o downforce e canalizar o ar para os radiadores montados nas laterais de forma mais eficiente antes eles ficavam embaixo do carro comprometendo o arrefecimento do motor e ocasionando superaquecimento na estreia do novo prototipo agora chamado bmw v12 lmr a melhora foi notavel os dois carros se classificaram em primeiro e terceiro lugares nas 12 horas de sebring sendo que o v12 lmr de j lehto jorg muller e tom kristensen foi o vencedor com folga o passo seguinte eram as 24 horas de le mans e a expectativa era alta tres carros participaram dos treinos de classificaçao mas so dois deles participaram da corrida largando em terceiro e sexto lugares o terceiro carro foi transformado em um dos art cars da bmw como ja contamos aqui os bmw v12 lmr lideraram por boa parte da corrida — que foi um festival de acidentes diga se primeiro uma falha aerodinamica fez com que o mercedes benz clr de mark webber decolasse por causa de uma bolha de ar que se formou embaixo do carro [youtube id= koznyv wug0 width= 620 height= 350 ] depois foi a vez do bmw v12 lmr de tom kristensen jj lehto e jorg muller que se acidentou na 304ª volta por causa de um problema no acelerador por sorte o outro carro — com joachim winkelhock pierluigi martini e yannick dalmas — ja havia tomado para si a ponta vencendo o iconico toyota gt one com uma volta de vantagem tambem foi naquele ano que outra fabricante alema começou a mostrar que nao estava para brincadeiras a audi cujo prototipo r8r conquistou o terceiro lugar nas 24 horas de le mans de 1999 foi quase um pressagio porque a partir do ano seguinte a marca das quatro argolas nao largou mais o trono de la sarthe
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