A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

BMW V12 LMR: o protótipo com motor do McLaren F1 que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1999

Entre 1970 e 1998 a Porsche dominou as 24 Horas de Le Mans e tornou-se a fabricante que mais venceu edições da corrida – 16, ao todo. Entre 2000 e 2014, a Audi venceu nada menos que 13 vezes. "E em 1999, FlatOut, quem venceu?", você nos pergunta. A resposta: o BMW V12 LMR, protótipo com o motor do McLaren F1 e todo o resto projetado com tecnologia da Williams F1. Precisamos dizer que este carro era um monstro? Tudo começou ainda em 1995, quando o McLaren F1 estreou na BPR Global GT Series (que, em 1996, se tornaria o campeonato FIA GT). Depois de ficar com os títulos de 1995 e 1996 no campeonato e ainda vencer as 24 Horas de Le Mans de 1995, o F1 acabou obsoleto – ele era um carro de rua transformado em carro de corrida em meio a rivais que eram exatamente o oposto, como o Porsche 911 GT1. Assim, no fim de 1997, a McLaren decidiu retirar o F1 das competições de turismo. Como você talvez já saiba, o McLaren F1 era movido por um motor BMW – um V12 aspirado de 6,1 litros e 635 cv qu

Matérias relacionadas

Solvitur ambulando: como usar seu carro de um jeito melhor simplesmente caminhando mais

Leonardo Contesini

Peugeot Quasar: o 205 do Grupo B que foi transformado em um supercarro

Dalmo Hernandes

Stig Blomqvist: a trajetória do único piloto sueco a conquistar um título no Grupo B | Lendas do WRC

Dalmo Hernandes