007 o mundo nao e o bastante the world is not enough foi lançado em 1999 o penultimo filme a ter pierce brosnan no papel de james bond dava ao agente secreto mais famoso do mundo a missao de proteger a filha de um bilionario recem assassinado ao mesmo tempo em que precisa desmanchar um plano para aumentar o preço do petroleo no mundo todo causando uma explosao nuclear em istambul tipico da franquia e muito bem recebido pelo publico na verdade o mundo nao e o brastante foi o filme de james bond melhor sucedido na historia ate o lançamento seguinte 007 um novo dia para morrer die another day em 2002 para os entusiastas porem a melhor parte dos filmes de james bond e o carro que ele usa muitos dos veiculos usados pelo agente se tornaram emblematicos por causa disto como o aston martin db5 da era sean connery ou o lotus esprit de roger moore e em o mundo nao e o bastante quem gostava de carros definitivamente nao podia reclamar bond james bond conduzia no filme um bmw z8 um belo roadster com motor do m5 e39 que para muitos fas e a melhor geraçao do bmw m5 ja feita https //www youtube com/watch v=fftpuobjsse a apariçao do bmw z8 era a fase final de um contrato de merchandising entre a fabricante alema e a eon productions produtora da franquia com duraçao de tres filmes assim o bmw z3 apareceu em 007 contra goldeneye goldeneye em 1995; enquanto o bmw 750il foi usado em 007 o amanha nunca morre tomorrow never dies em 1997 havia uma diferença importante porem o z8 diferentemente dos outros dois bmw era um halo car um produto perceptivelmente acima de qualquer outro na linha que tinha como objetivo ser uma vitrine demonstrando o melhor que a marca podia fazer naquele momento e consequentemente atrair a atençao do publico para o restante da linha talvez ate fazendo outros modelos mais comuns serem vistos com outros olhos ou ao menos era o que ele precisava ser na epoca o numero 8 no nome de um bmw e reservado mesmo aos modelos mais especiais em 1991 foi lançado o serie 8 grand tourer que em sua versao mais potente a 850csi tinha um v12 de 5 5 litros e 380 cv e era um dos carros mais deliciosamente complexos de seu tempo o serie 8 foi produzido ate maio de 1999 com mais de 30 000 exemplares fabricados e ele era tao especial que so ganhou uma segunda geraçao agora em 2018 substituindo o serie 6 como modelo de topo da bmw e desta vez teremos um bmw m8 de verdade o caso e que o z8 acabou ocupando o lugar do serie 8 como o mais caro de todos os bimmers mesmo sendo um carro radicalmente diferente em proposta e concepçao o z8 foi apresentado inicialmente como conceito no salao de toquio de 1997 com a versao de produçao ja em desenvolvimento desde o ano interior como resultado o conceito que na verdade eram dois carros um roadster e um cupe ja adiantava a maior parte das formas do carro que acabou chegando as ruas em junho de 2000 o conceito foi batizado bmw z07 em uma obvia referencia a um classico da marca o bmw 507 roadster que teve apenas 252 exemplares fabricados entre 1956 e 1959 com sua carroceria baixa e sensual proporçoes perfeitamente colocadas respiros nos para lamas dianteiros e uma enorme grade dianteira abaixo dos farois devidamente bipartida o bmw 507 tornou se referencia em design automotivo influenciando o visual de todos os outros roadsters feitos pelos bavaros desde entao do z1 ao z4 mas no caso do z8 a homenagem era direta e declarada embora nao seja fosse uma releitura do bmw 507 o conceito z07 nao escondia a inspiraçao nele o formato da grade seu posicionamento em relaçao aos farois a traseira protuberante as lanternas traseiras finas e discretas e o fato de serem criadas versoes roadster e cupe todos estes elementos vinham quase diretamente do 507 ainda assim ele era um carro decididamente moderno talvez ate adiantado esteticamente se compararmos seu desenho com as formas sisudas quase conservadoras do restante da linha como o serie 3 e46 ou o serie 5 e39 carros bonitos sem duvida mas de um jeito alemao funcional e eficiente o bmw z07 era simplesmente sexy como os norte americanos gostam de dizer e a versao de produçao que começou a ser fabricada em março de 2000 era praticamente identica por fora e por dentro com exceçao ser apenas um roadster que opcionalmente podia ser equipado com uma capota rigida os espelhos retrovisores eram maiores o para brisa era um pouco menos inclinado e basicamente era isto era um conceito com placas que podia rodar nas ruas ate mesmo as rodas do z8 eram praticamente iguais as do z07 o desenho do carro foi assinado por henrik fisker e feito sob a supervisao de ninguem menos que chris bangle parece ate dificil de acreditar considerando que os bmw desenhados por chris bangle nos anos seguintes em especial o serie 5 e o serie 7 foram duramente criticados por suas formas pouco convencionais [caption id= attachment_215605 align= aligncenter width= 1024 ] o interior do conceito [/caption] [caption id= attachment_215575 align= aligncenter width= 1024 ] e da versao de produçao[/caption] mesmo o interior do conceito foi mantido praticamente intocado na versao de produçao com formas classicas porem muito criativas a parte superior do painel era pintada na cor do carro enquanto a parte inferior acompanhava a forraçao do restante do habitaculo havia um elevado console central com a alavanca do cambio manual de seis marchas e alguns comandos do carro o volante tinha tres raios quadruplos que emulavam as peças vistas na decada de 1950 no conceito eram quatro raios e o quadro de instrumentos ficava no centro uma decisao sempre controversa geralmente motivada pela facilidade de se converter o carro para mao inglesa mas no caso do z8 era algo puramente estetico ate porque ele era um modelo especial e jamais teve versoes com o volante a direita resgatando os tempos dos bmw m5 e28 e e34 o serie 8 era construido artesanalmente quer dizer a estrutura tubular do tipo spaceframe era produzida na fabrica da bmw em dingolfing e em seguida enviada para munique onde a carroceria era feita a mao com paineis de aluminio e instalada todo o acabamento interno e externo tambem era executado manualmente e por conta disto o z8 levava dez vezes mais tempo para ser fabricado do que um serie 3 da mesma epoca por exemplo o aluminio tambem era amplamente empregado no sistema de suspensao que consistia em um arranjo macpherson com braços triangulares inferiores na dianteira e um eixo traseiro do tipo five link ja os freios eram os mesmos do bmw 750li com 332 mm na dianteira e 327 mm na traseira fora os freios outro elemento de prateleira no bmw z8 era o motor nada menos que o v8 s62 de 4 9 litros do bmw m5 e39 em configuraçao identica 400 cv a 6 600 rpm e 51 mkgf de torque a 3 800 rpm o primeiro v8 feito pela divisao m era consideravelmente avançado para a epoca era o primeiro com borboletas individuais atuadas eletronicamente tinha comando variavel vanos nas valvulas de admissao e escape e contava com pistoes bielas e virabrequim exclusivos o v8 era acoplado a uma transmissao manual de seis marchas que leva a força para as rodas traseiras estas mediam 18x8 polegadas na dianteira e 18x9 polegadas na traseira com pneus run flat 245/45 na dianteira e 275/40 na traseira falando em medidas o bmw z8 tinha 4 400 mm de comprimento 1 800 mm de largura 1 320 mm de altura e 2 500 mm de entre eixos as bitolas dianteira e traseira eram iguais com 1 567 mm o peso em ordem de marcha era de 1 585 kg com relaçao peso/potencia de 3 96 kg/cv e cambio manual de seis marchas o bmw z8 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 2 segundos com velocidade maxima limitada eletronicamente em 250 km/h sem o limitador estima se que o z8 era capaz de superar os 290 km/h para efeito de comparaçao o bmw m5 e39 que pesava 1 826 kg e tinha portanto 4 56 kg/cv ia de zero a 100 km/h em 4 6 segundos e tinha a maxima igualmente limitada a 250 km/h https //www youtube com/watch v=1sfccllcawu o bmw z8 foi bem recebido por boa parte da imprensa em avaliaçao publicada na epoca do lançamento a americana car and driver track comparou o z8 a ferrari 360 modena e o roadster alemao se mostrou superior ao supercarro italiano de motor central traseiro em aceleraçao dinamica e frenagem ja as publicaçoes britanicas ficaram menos empolgadas claro o carro tinha excelente comportamento dinamico mas nao era agil o bastante para ser considerado um devorador de curvas; ja nas estradas ele era mais macio que um supercarro mas nao era confortavel a ponto de ser considerado um grand tourer talvez esta pegada de pato que voa anda e nada mas nao faz nada direito tenha atrapalhado a recepçao e a percepçao do bmw z8 pelos entusiastas mas e bem provavel que seu preço tambem tenha a ver com isto o z8 custava na epoca do lançamento us$ 128 000 o equivalente a us$ 186 000 em valores atualizados para se ter uma ideia um bentley bentayga 2019 custa us$ 197 000 enquanto o audi r8 v10 plus parte de us$ 166 000 para manter as comparaçoes dentro da bmw um bmw 760i custa us$ 180 000 enquanto o m850i sai por us$ 111 000 mesmo que estejamos falando em valores nos eua voce provavelmente entendeu o ponto o bmw z8 era um carro caro e era o que ele deveria ser em 2003 a bmw ainda colocou no mercado 555 exemplares do bmw alpina roadster uma versao atualizada do z8 com um motor m62 de 4 8 litros e 380 cv alem de uma caixa automatica de 5 marchas apesar das rodas maiores de 20 polegadas o alpina roadster tinha suspensao mais macia e acerto mais proximo do que deveria ser um gt https //www youtube com/watch v=8wbfewjsu5s naquele ano a produçao do z8 foi encerrada com 5 703 exemplares fabricados e jamais colocou um sucessor direto no mercado mas nos bem que ficamos imaginando como seria um roadster todo feito de aluminio com o v8 biturbo de 4 4 litros e 600 cv do atual m5 e gostamos da ideia
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