uma das maiores marcas do gol sempre foi a longevidade de suas geraçoes enquanto a primeira levou dezesseis anos para morrer completamente a segunda precisou de ainda mais tempo — de 1995 a 2014 ainda tivemos a segunda geraçao do gol nas lojas sob a alcunha de g4 e mesmo com quase vinte anos de carreira ate que o gol que ja estava longe de ser a ultima palavra em hatchbacks populares ainda vendia razoavelmente bem a segunda geraçao do gol lançada em 1994 ficou conhecida como bola ou bolinha mas nem era tao arredondado assim — o chevrolet corsa que estreou no brasil no mesmo ano e e vendido ate hoje era bem mais merecedor do apelido no entanto da para entender o novo gol conviveu ainda por dois anos com o antigo que continuava bastante procurado e so morreu de verdade em 1996 ou seja para diferencia lo do quadrado o brasileiro começou a chama lo de bolinha faz sentido o fato e que o gol de primeira geraçao alem de ja ser um projeto bastante antiquado tanto do ponto de vista tecnico quanto no departamento estetico ja nao tinha o glamour de antes — esqueça as versoes esportivas potentes e bem acabadas cheias de elementos unicos voce podia comprar um gol basico com motor ford 1 0 ou 1 6 e tinha que se contentar com isto o quatro cilindros cht era um projeto original da renault que apareceu pela primeira vez em um carro brasileiro com o ford corcel e depois com o corcel ii a belina a pampa e o del rey esta associaçao se deu porque a ford comprou a willys overland que ate entao tinha uma parceria com a fabricante francesa alias os primeiros renault twingo que chegaram ao brasil eram equipados com uma versao aperfeiçoada deste motor como ele chegou ao gol voce provavelmente sabe atraves da autolatina joint venture que atuou entre 1987 e 1996 e deu origem a outras misturas inusitadas — como o escort xr3 que a partir de 1989 passou a ser equipado com o motor ap de 1 8 litro presente no gol gts um de seus rivais e assim em seus primeiros anos a segunda geraçao do gol tinha um motor ford de qualquer forma nao demorou muito para que o bolinha caisse no gosto do brasileiro agora nao se engane apesar das formas bem mais modernas a plataforma do gol g2 foi herança do antecessor — ou seja o motor ainda era longitudinal e os pedais ligeiramente deslocados para a esquerda em desalinho com o volante dito isto o visual era muito mais moderno e o interior mais confortavel do que antes — ainda que para os fas do quadrado a qualidade de acabamento tenha deixado a desejar a renovaçao atingiu a familia quase toda em 1996 veio a nova parati e em 1997 a nova saveiro o voyage por sua vez morreu em 1996 e acabou nao chegando a segunda geraçao em vez disso a vw preferiu apostar no polo classic importado da argentina a partir de 1997 o sucesso foi razoavel e o seda foi importado ate 2002 quando chegou a nova geraçao mas vamos nos ater ao gol nao demorou para que a vw decidisse torna lo mais interessante como trazendo o gti de volta claro como voce bem deve saber existiram duas versoes diferentes do gol gti g2 o primeiro usava um motor de dois litros com cabeçote de oito valvulas e 109 cv e ate que era um carrinho bacana bom mesmo no entanto era o gol gti 16v o motor para se ter uma ideia vinha praticamente pronto da alemanha sua arquitetura era semelhante a do ap2000 porem ele trazia algumas diferenças fundamentais que melhoravam bastante seu desempenho a primeira delas era o bloco mais alto que permitia maior comprimento das bielas — de 144 mm para 159 mm com 15 mm a mais as bielas mais longas contribuiam para uma relaçao r/l resultado da divisao de meio curso dos pistoes pelo comprimento das bielas mais baixa de 0 32 para 0 29 resultando em motor de funcionamento mais suave em altas rotaçoes e maior rendimento alem disso o cabeçote de 16 valvulas alemao tinha fluxo cruzado [youtube id= l4nwrrraxo4 width= 620 height= 350 ] as duas modificaçoes ajudavam a elevar a potencia do motor a 141 cv a 6 250 rpm com torque de 17 8 mkgf a 4 500 rpm em um carro que pesava menos de 1 200 kg o resultado era uma relaçao peso/potencia digna dos melhores hot hatches europeus 7 9 kg/cv moderando a força e a enviando para as rodas dianteiras estava o cambio de cinco marchas alemao do audi a4 acoplado a uma embreagem de acionamento hidraulico o conjunto era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 8 8 segundos com velocidade maxima de 203 km/h de acordo com a vw os freios eram a disco nas quatro rodas ventilados na dianteira e solidos na traseira e traziam abs como opcional a suspensao ficou mais baixa e mais firme e ganhou barra estabilizadora na traseira o que deixou seu comportamento dinamico mais preciso — e mais arisco nao sendo complicado fazer a traseira desgarrar as rodas de 15 polegadas eram calçadas por pneus de medidas 195/50 perfil bem baixo para um gol esteticamente porem era um carro discreto mesmo com saias laterais e das rodas maiores era dificil identificar o gol gti no meio da multidao se para alguns parte da graça de ter um esportivo e seu visual diferenciado ha quem prefira esse jeitao de sleeper — ainda mais considerando que havia outro gol gti menos potente porem praticamente identico so nao dava para disfarçar a bolha no capo do 16v necessaria por casa da altura do cabeçote o gol gti continuou em linha ate o ano 2000 entao algo estranho aconteceu este continua sendo o gol de segunda geraçao mas na campanha de lançamento que passou na tv em um domingo a noite e voce talvez lembre a vw o chamou de geraçao iii foi ali que o habito de chamar cada nova reestilizaçao do gol de geraçao começou e nao parou mais — o carro que foi lançado nesta semana e na verdade a segunda reestilizaçao da terceira geraçao mas o pessoal ja começou a chama lo de gol g7 claro a gente esta se adiantando o caso e que o novo visual caiu muito bem ao g3 — eram linhas sobrias sim porem muito harmonicas e de inclinaçao esportiva o interior tambem foi reformulado com um desenho que ate hoje e considerado por muitos o mais bonito entre todas as geraçoes e o gti continuou — quer dizer mais ou menos explicamos na estreia do gol giii a volkswagen acabou com as versoes e resolveu fornecer pacotes de acabamento que estavam disponiveis para todos os motores sendo assim um gol 1 0 podia ter a praticamente a mesma aparencia e os equipamentos que um gti que tinha o motor 2 0 16v atualizado para render 145 cv e trazia novas rodas de 15 polegadas mesmo sem andar tanto quanto ele — que perdeu a bolha no capo sendo assim a exclusividade ficava nos detalhes volante em couro retrovisores azulados espelhos iluminados estes opcionais e o desempenho continuava sendo seu maior destaque o 0 100 km/h agora declarado era de 8 7 segundos com maxima de 206 km/h gol e parati sempre acompanhavam as mudanças — e de fato as novidades deram folego para a familia claro havia algumas reclamaçoes como a ergonomia para o motorista que ainda era esquisita e e a qualidade dos materiais e acabamentos que quebravam com muita facilidade no mais foi o bastante para que o gol g3 fosse uma das geraçoes de maior sucesso em vendas mas tudo precisa mudar em 2003 com a chegada do fox a vw esperava que o gol se tornasse um carro mais acessivel e assim em 2005 apresentou a segunda reestilizaçao da segunda geraçao ou g4 2 e 2 sao 4 claro mas neste caso e coincidencia assim o gol ficou mais simples — especialmente por dentro com um desenho mais moderno porem menos elaborado no painel e nos revestimentos das portas alem de tecido mais basico nos bancos tambem era o fim do esportivo gti que nunca mais voltou curiosamente foi so depois do lançamento do gol g4 que o bolinha vendido como gol special saiu de linha de uma vez por todas — em seu lugar entrou o gol g3 com acabamento basico e interior do gol g2 se parece complicado e porque e mesmo o caso e que o gol g4 continuou em linha por quase dez anos deixando em 2014 espaço para o vw up a verdade e que nao ha tantas versoes especiais marcantes falaremos de todas elas de todas as geraçoes em um post mais adiante — o gol g4 mais potente tinha um motor 1 6 de 103 cv e no fim da vida tinha apelo economico com motor 1 0 de 71 cv aquela altura o gol de terceira geraçao ja tinha seis anos de idade e nos vamos falar dele na proxima parte deste especial
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