quando a mercedes benz encerrou a produçao do 300 sl coupe em 1957 ela levaria mais de meio seculo para lançar um legitimo sucessor para seu esportivo com portas asa de gaivota nos 54 anos que separam o fim do sl gullwing e o lançamento do sls amg a mercedes lançou quatro geraçoes de roadsters e cupes sl nenhum deles com as iconicas portas que se abrem para o alto nao foi falta de vontade paralelamente a fabricante desenvolveu a serie de prototipos c111 com estas portas auxiliou a construçao do estudo cw311 de seu engenheiro eberhard schulz que se tornou o isdera imperator e desenvolveu o supercarro conceitual c112 — que quase chegou a ser fabricado nesse periodo contudo houve quem nao quisesse esperar a marca e fez seu proprio mercedes asa de gaivota um deles foi franco sbarro que destruiu alguns cupes da classe s para criar os shahin 1000 e shahin biturbo feitos por encomenda de um magnata do petroleo do oriente medio mas que acabou se tornando uma serie limitada de pouco mais de 20 carros embora o numero nunca tenha sido verificado o carro era baseado na mercedes 500sec c126 e tinha seu teto rebaixado e suas portas convencionais adaptadas como asas de gaivota alem disso sbarro modificou os para lamas a traseira e a dianteira adotando uma grade aletada que ocultava os farois [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 221232 221233 ] alem do aspecto de adaptaçao barata o carro ainda recebia um motor mais antigo que o m117 de cinco litros que equipava o modelo mas aparentemente sbarro conseguiu encontrar 16 pessoas dispostas a pagar por um 500sec cortado mais feio e menos potente que o original como se nao bastasse ele fez isso com um 560 sel a versao seda isso mesmo ele fez quatro asas de gaivota em um carro voce pode ler mais sobre ele neste post muito melhor resolvido era o 300sl 24 gullwing da karmann que a encarroçadora alema criou para o salao de genebra de 1993 esse ai acima alem de usar o modelo certo como base o 300sl da epoca era o neto do 300sl original ele mantinha a identidade de um mercedes benz e nao parecia uma adaptaçao de forma alguma [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 221217 221218 ] as portas mantinham o recorte original mudando apenas o recorte do teto que usava a capota rigida oferecida como opcional por alguma razao a karmann nunca levou o projeto adiante e aquele prototipo apresentado na suiça ha 26 anos e o unico exemplar existente quem melhor conseguiu equilibrar o visual original de um mercedes com uma produçao seriada razoavelmente regular foi o engenheiro alemao hartmut boschert ha exatamente 30 anos foi no salao de frankfurt quando o 300 sl original completou 35 anos que ele propos construir uma serie de 300 exemplares de um conceito que ele proprio desenvolvera em homenagem ao gullwing original o carro foi batizado b300 gullwing — b de boschert e 300 do motor 3 0 seis em linha ele nao usava como base o sl da epoca mas a versao cupe da classe e o 300ce sim considerando meu criterio de julgar o 500sec o carro errado esta tambem nao seria a escolha correta para um 300sl moderno so que ha um detalhe que poucos nao iniciados no universo mercedes conhecem o 300sl de terceira geraçao r129 lançado em 1989 era baseado na plataforma da classe e sendo basicamente um 300ce encurtado com outra carroceria e exatamente esta a receita do b300 boschert pegou um 300ce modificou a coluna c avançando a 25 cm em relaçao a posiçao original o que encurtou o teto e deixou as proporçoes entre habitaculo deck traseiro e capo mais proximos do 300sl original alem de ajudar a diminuir o balanço traseiro — o que melhorou seu comportamento dinamico a dianteira e toda do 300sl r129 como os carros compartilham a plataforma capo para lamas grade farois e para choques sao perfeitamente compativeis voce so nota que se trata de um 300ce pelas lanternas traseiras e abertura da tampa do porta malas o motor era o m103 de tres litros original do carro com duas valvulas por cilindro porem com dois turbos garrett t25 para elevar a potencia de 188 cv para 285 cv com a nova potencia ele chegava aos 100 km/h na casa dos 5 5 segundos e tinha velocidade maxima de 260 km/h quando o motor m104 com 24 valvulas foi incluido na linha da classe e boschert passou a usa lo como base para a preparaçao dos 220 cv originais ele passou a desenvolver 320 cv essa versao era chamada b300 24 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221219 221220 221222 221221 ] alem do b300 gullwing boschert tambem ofereceu uma versao com portas convencionais as modificaçoes eram as mesmas diferenciando se apenas pelas portas e talvez este tenha sido o maior empecilho para seu carro o modelo com portas convencionais era mais harmonico e custava menos que os 165 000 marcos alemaes cobrados pelo gullwing algo em torno de € 140 000 em valores corrigidos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 221231 221226 221228 221230 ] por isso ele jamais conseguiu construir os 300 exemplares da serie original e o numero exato nunca foi divulgado o que sabemos e que a maioria foi feita com portas convencionais e que existem ao menos tres b300 gullwing — embora um vendedor alemao afirme que seu exemplar e o unico do mundo
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