a presença dos prototipos lmp1 no campeonato mundial de endurance o wec de world endurance championship diminui ano apos ano com a saida da audi em 2016 e da porsche em 2017 a toyota foi a unica grande fabricante a colocar um lmp1 nas 24 horas de le mans as outras equipes eram todas independentes e as inscriçoes na classe nao passaram de 9 carros de 60 no total a lmp2 classe de prototipos com custos mais baixos contou com 19 carros sabe qual foi a classe com mais carros a lm gte entre profissionais e amadores a gte teve 30 carros no grid do circuito de la sarthe [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] certamente a era de ouro dos prototipos esporte foi o fim da decada de 1980 quando eram vigentes as regras do grupo c e competiam carros do nivel de porsche 956/962 jaguar xjr 9 e mazda 767b que eram tao potentes e rapidos com seus motores de quase 800 cv e velocidade maxima acima dos 400 km/h que no inicio da decada de 1990 eram quase tao populares quanto os carros de formula 1 [youtube id= hmosf6uz5ta width= 620 height= 350 ] cenas como esta eram comuns entao em 1993 a fia decidiu extinguir a categoria antes do inicio da primeira corrida competir no grupo c que em 1989 teve as regras alteradas para estimular o uso de motores de formula 1 havia ficado caro demais por conta desta mudança as equipes independentes debandaram seguidas pelas grandes equipes de fabrica por mais que os prototipos do grupo c tenham conseguido permissao para competir nas 24 horas de le mans em 1993 naquele ano haveria um desfalque nas categorias internacionais para provas de longa duraçao de forma analoga a maneira como os prototipos lmp1 estao perdendo espaço para os carros de turismo da classe gte o fim do grupo c abriu espaço para que uma categoria de turismo ganhasse destaque estamos falando da bpr global gt series que na verdade foi uma das categorias mais bacanas da decada de 1990 a bpr global gt series foi fundada por iniciativa de jurgen barth patrick peter e stephane ratel e as iniciais dos seus sobrenomes foram usados para batizar a categoria e os tres tinham um belo curriculo jurgen barth foi vencedor das 24 horas de le mans em 1977 com o porsche 936 e participou da prova 13 vezes entre 1971 e 1993; e a dupla peter e ratel organizavam a categoria monomarca da francesa venturi os planos eram ambiciosos criar uma categoria que colocasse as provas de longa duraçao de volta no calendario do automobilismo nao apenas na europa mas no resto do mundo e eles ja tinham os meios usar os carros que competiam em suas respectivas categorias monomarca divididos em classes de acordo com a potencia e o envolvimento de grandes fabricantes nas equipes as classes iam de gt1 a gt4 e a maior parte do grid era composta por carros da venturi e da porsche era apenas a temporada inaugural com oito corridas e nenhum titulo foi concedido dito isto as corridas realizadas em circuitos como paul ricard na frança; montlhery na frança spa francorchamps na belgica; e suzuka no japao com duraçao entre 3 e 4 horas ou 1 000 km no caso de montlhery e suzuka mostraram se bastante populares tanto que em 1995 o grid deixou de ser quase 100% composto por carros com o porsche 911 carrera rs e o venturi lm 600 e trazia tambem ferrari f40 gte mclaren f1 gtr chevrolet corvette preparado pela callaway jaguar xj220 e lotus esprit ate mesmo o de tomaso pantera em uma de suas ultimas configuraçoes correu na global gt o regulamento da categoria de topo a gt1 era bastante liberal nas modificaçoes desde que a potencia fosse de ate 600 cv o que garantia uma bela variedade de motores o v12 naturalmente aspirado de 6 1 litros do mclaren f1 que precisava na verdade de uma leve estrangulada pois a versao de rua tinha 636 cv; o flat six biturbo de carter seco do porsche 911 993 gt2 de 3 6 litros e 600 cv o v6 biturbo do jaguar xj220 o v8 biturbo da ferrari f40 que dizem passava dos 900 cv em acerto de classificaçao e o v8 ford 302 do de tomaso pantera tem ideia do que e isto era como uma categoria de all stars dos supercarros juntando muitos daqueles que eram sonho de dez entre dez moleques que cresceram nos anos 1980 e 1990 ou 1970 no caso do de tomaso pantera alem disso a temporada de 1995 trouxe mais pilotos de outros paises alem de frança e alemanha [youtube id= r00sajnnoku width= 620 height= 350 ] um deles era brasileiro inclusive maurizio sala que competia desde 1978 e na decada de 1980 participou de diversas categorias de prototipos esporte e turismo no japao conduzindo carros como o porsche 962 o mazda 787b o bmw m3 e o ford sierra rs500 cosworth sala conseguiu um belo desempenho na temporada de 1995 vencendo cinco das 12 provas ao lado do britanico ray bellm a dupla competiu com o mclaren f1 gtr de chassi #002r da equipe gulf racing detalhe na variaçao que substitui o tradicional azul celeste por um tom mais escuro com efeito metalico hoje maurizio sala que completou 60 anos no dia 30 de agosto ultimo continua pilotando e trabalhando como instrutor de pilotagem na temporada de 1995 foram 12 corridas com a inclusao de circuitos como donington park e silverstone no reino unido; nurburgring nordschleife na alemanha; e monza na italia mas foi a temporada de 1996 a que mais ficou na lembrança ao menos para nos aqui no brasil e ha nao apenas um mas dois bons motivos para isto as 2 horas de curitiba e as 2 horas de brasilia [youtube id= jjepzy5mjy4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= ozne2f3odyo width= 620 height= 350 ] quer dizer a temporada de 1996 apesar de contar com uma corrida a menos foi a que trouxe mais variedade no grid com a chegada do dodge viper gts r e do porsche 911 gt1 que havia acabado de ser homologado este ultimo era praticamente um prototipo feito com a parte frontal do porsche 911 993 e a porçao traseira do 962c mas o que tornou a competiçao especial naquele ano foi a presença do brasil no calendario quer dizer as provas nos autodromos internacionais de curitiba e brasilia eram de exibiçao mas isto nao tirou o brilho da presença de dezenas de superesportivos de corrida em solo brasileiro pelo contrario a corrida contou com a participaçao de mais brasileiros nelson piquet antonio herman flavio trindale andre lara resende roberto keller roberto aranha e novamente maurizio sala nelson piquet revezando ao volante do mclaren f1 gtr inscrito pela bmw do brasil nas duas provas fotos fernando/f1 corradi para a temporada de 1997 chegou a ser estudada a possibilidade de incluir o brasil no calendario da bpr global series com nelson piquet como um dos principais incentivadores mas aquelas corridas brasileiras acabaram sendo as unicas porque em 1997 aconteceriam mudanças com o aumento da participaçao de fabricantes na categoria a fia decidiu que a bpr global gt deixaria de ser organizada pelo trio fundador e passaria a ficar sob os cuidados da propria federaçao assim em 1997 foi disputada a primeira temporada do chamado fia gt championship que trazia um calendario quase totalmente novo que incluia provas em hockenheim na alemanha; mugello na italia; a1 ring na austria e laguna seca nos eua a fia gt era dividida em duas categorias gt1 e gt2 e tinha como novidades o mercedes benz clk gt r o lotus elise gt1 e o tvr cerbera a maioria destes carros tambem estava de acordo com as regras das 24 horas de le mans embora a corrida em la sarthe nao fizesse parte do campeonato
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