depois do tyrrell de seis rodas a inovaçao tirada das brechas do regulamento para obter vantagem sobre as demais equipes foi o efeito solo depois de testar durante um ano a aerodinamica de um carro asa a lotus produziu o 78 o primeiro grande carro de corrida baseado no principio da asa invertida para obter o efeito solo com esse efeito o aumento da velocidade do ar sob o carro gera uma queda de pressao fazendo com que a pressao do ar sobre o carro o empurre para baixo permitindo ao piloto fazer curvas em velocidades mais altas com essa vantagem a lotus ja havia conseguido quatro vitorias e outros tres segundos lugares ate a setima etapa da temporada seria dificil reverter a vantagem sem um carro minimamente parecido com o carro asa de colin chapman gordon murray da brabham foi o primeiro rival a entender a genialidade do lotus 78 e 79 que conduziram mario andretti e ronnie peterson a seguidas vitorias mas ele estava de maos atadas ao contrario do compacto motor cosworth v8 usado no lotus seus brabham eram equipados com o enorme flat 12 da alfa romeo o motor era potente e a disposiçao dos cilindros ajudava a manter mais baixo o centro de gravidade do carro o problema e que a largura do motor impedia a instalaçao de sidepods em formato de asa invertidas nas laterais do carro — um problema que inviabiliza a adoçao de efeito solo uma vez que e essencial obter fluxo de ar limpo e sem interrupçoes mas gordon murray pensando diferente como sempre chegou a uma soluçao brilhante ja que nao podia reduzir a pressao sob o carro com o fluxo de ar ele aproveitou uma ideia usada pela primeira vez por jim hall em seu chaparral 2j de 1970 usar exaustores para tirar o ar da parte de baixo o problema e que os dois exaustores do chaparral eram movidos por um motor extra vindo de um snowmobile — uma ideia inviavel para a formula 1 devido ao peso extra e complexidade murray entao simplificou e adicionou leveza — com a ajuda de uma brecha no regulamento instalou um unico exaustor gigante conectado por engrenagens ao drivetrain do carro — uma soluçao mais simples e que trazia um efeito colateral positivo quanto maior a aceleraçao maior o efeito solo na epoca o regulamento proibia o uso de aparatos aerodinamicos moveis entao murray instalou o exaustor com o argumento de que ele servia para arrefecimento do motor e selou o compartimento do motor para que o exaustor gerasse pressao negativa sob o carro [youtube id= pukieuzgd3u width= 620 height= 350 ] o carro estreou no gp da suecia de 1978 com niki lauda e john watson ao volante de cada exemplar antes mesmo da corrida começar os rivais protestaram a legalidade do carro que tinha uma tampa de lixeira cobrindo o ventilador mas os comissarios rejeitaram as reclamaçoes e o grid foi formado normalmente watson largou da segunda posiçao ao lado de andretti lauda veio atras em terceiro ao lado de ronnie peterson com o outro lotus logo na largada lauda passou watson e colou em andretti ricardo patrese que largara em quinto assumiu a quarta posiçao pressionando watson [youtube id= 2ltzppc5wfg width= 620 height= 350 ] no fim da segunda volta patrese passou watson para assumir o terceiro lugar depois foi a vez de peterson passar watson e mais tarde patrese mas na volta seguinte o sueco teve um pneu furado e acabou ficando para tras em seguida foi a vez de watson abandonar com um problema no acelerador enquanto patrese corria para garantir seu terceiro lugar andretti e lauda brigavam pela vitoria mais a frente na volta 38 andretti cometeu um erro e o austriaco o ultrapassou por fora em uma curva mais tarde andretti abandonou com uma valvula quebrada lauda terminou a prova em primeiro com uma vantagem de 34 segundos sobre patrese e 34 1 segundos sobre ronnie peterson em sua biografia to hell and back lauda conta que em certa altura da corrida um dos retardatarios espalhou oleo na pista e enquanto os rivais precisavam reduzir a velocidade sobre o oleo derramado os brabham simplesmente aceleravam pois o exaustor mantinha o carro pressionado pelo efeito solo andretti que ficou atras do bt46 por oito voltas disse que o carro parecia um maldito aspirador de po gigante ele joga sujeira demais na sua cara murray por sua vez se defendeu o exaustor nao pode atirar nada para tras por que o fluxo de saida e de apenas 80 km/h novamente houve protesto dos rivais — embora a lotus ja tivesse começado a fazer um projeto identico para o lotus 79 mas o carro estava dentro do regulamento o problema e que bernie ecclestone entao dono da brabham havia acabado de se tornar presidente da associaçao de construtores da f1 foca e negociou um acordo com os demais construtores segundo o qual correria outras tres corridas antes de aposentar o carro contudo talvez ja de olho em assumir o controle do circo futuramente — situaçao na qual precisaria do apoio unanime dos construtores — bernie decidiu nao entrar em confronto e tirou o carro da competiçao assim o brabham bt46b nunca mais entrou na pista e tornou se o unico carro com 100% de aproveitamento na historia da formula 1 sem esse rival de peso andretti continuou dominando a temporada com seu lotus 79 e conquistou o titulo de pilotos e construtores com 28 pontos de vantagem sobre a ferrari a segunda colocada
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