o audi quattro original hoje chamado de uhr quattro e o mais famoso e influente dos pioneiros carros de passeio com traçao nas quatro rodas permanente o quattro era ao mesmo tempo uma versao de um carro acessivel e popular o audi 80/vw passat mundo afora um carro de rali vencedor e um carro esporte de desempenho inacreditavel para seu tempo tudo isso junto fez ele mudar o mundo e tornar as aplicaçoes de traçao 4x4 mais comuns do que apenas em veiculos militares ou de serviço https //flatout com br/jensen ff 1966 o culpado do carro moderno/ mas e claro que nao foi o primeiro ja contamos aqui no flatout a historia de como a fwd corporation americana colocava diferenciais centrais para traçao total permanente em caminhoes desde que existem caminhoes praticamente e de como harry miller usou o dinheiro da companhia para fazer deus conceitos de carros de corrida de traçao dianteira virarem traçao nas quatro rodas https //flatout com br/v16 500 cv e tracao nas quatro rodas em 1933 o miller burden/ contamos tambem como a ferguson research inglesa desenvolveu o sistema como um auxilio para carro de alto desempenho e de uso normal nas ruas a partir dos anos 1950 culminando no sensacional jensen ff de 1966 um carro de alto desempenho 4x4 decadas antes disso ser comum tambem contamos que doktor piech o padrinho do quattro na audi importou um jensen ff para testar quando ainda estava na porsche e desde entao era um fa do sistema nada se cria no vacuo; toda inovaçao vem de uma anterior portanto https //flatout com br/dkw candango vw iltis e a origem do audi quattro/ tambem contei sobre um pioneiro meio esquecido o eagle da american motors que de novo com auxilio da ferguson formula lançou sedas e peruas 4x4 permanente um pouco antes do audi quattro ainda que com menos sucesso e tecnologia e acabou esquecida mas pouco falamos aqui de outro pioneiro importante a subaru isto por ela ter tido um caminho diferente ate a traçao nas quatro rodas e tenha chegado em sistemas de traçao integral permanente com diferencial central somente a partir de 1990 quando ja eram comuns parece incrivel que uma empresa com carros tao parecidos com o concento geral da formula ferguson dos anos 1950 traçao integral permanente freios antibloqueio e motor boxer dianteiro so tenha alguma ligaçao com ela a partir de 1990 mas e a verdade o legacy primeiro subaru de traçao integral permanente em 1990 usava diferencial central viscoso do tipo ferguson produzido sob licença por fornecedores locais mas pioneira ela foi em veiculos deste tipo que outro carro normal moderno e monobloco era 4x4 antes dos subaru part time ou full time a subaru e um pioneiro importantissimo [caption id= attachment_386294 align= aligncenter width= 999 ] legacy primeiro com 4wd permanente[/caption] diz a lenda que tudo começou com uma encomenda da tohoku electric power company para a subaru em 1970 a empresa usava jeeps cj fabricados sob licença no japao pela mitsubishi para suas equipes de trabalho; queria algo assim mas em carroceria fechada perua para carregar equipamentos e funcionarios aquecidos e secos dentro dela [caption id= attachment_386295 align= aligncenter width= 999 ] ff1 boxer na frente traçao dianteira[/caption] a perua subaru 1000 com um boxer longitudinal dianteiro e transeixo atras para traçao dianteira era tecnicamente ideal bastava derivar se um eixo carda do fim desse transeixo ate o eixo traseiro e pronto uma caixa de transferencia foi instalada para que o sistema 4wd pudesse ser desengatado com uma alavanca de cambio adicional instalada ao lado da alavanca de cambio da transmissao normal e pronto o inicio do subaru moderno a versao de produçao foi mostrada em 1971 como o subaru ff 1 1300g wagon 4x4 [caption id= attachment_386298 align= aligncenter width= 999 ] subaru 4x4 ja em 1972[/caption] outro pioneirismo interessante se bem menos conhecido e de menor sucesso e a participaçao da subaru na popularizaçao das modernas picapes pequenas monobloco baseadas em automoveis normais essa participaçao e meio que derivada da tradiçao 4x4; e e a historia que vamos contar hoje sim picape nao e algo que se associa muito a esta marca mas elas existiram e foram todas muito legais brat a primeira perua 4x4 era meio que um experimento; mas para a geraçao seguinte dos carros subaru a empresa decide deixar a versao 4x4 preparada ja desde o inicio; uma forma de fornecer uma proposta unica de venda [caption id= attachment_386300 align= aligncenter width= 999 ] leone o antecessor do impreza ja 4x4 no lançamento[/caption] o subaru leone aparece em 1972 e como opcional ja havia uma perua 4x4 o leone e talvez o primeiro subaru moderno como conhecemos principalmente ao notarmos que alem do motor contraposto e da traçao nas quatro rodas tambem estreava algo que seria tradiçao da empresa as janelas das portas sem moldura o carro podia ser comprado em versao cupe seda e perua com traçao dianteira como equipamento basico e motores boxer ohv de quatro cilindros com 1 1 ate 1 6 litro eram carros pequenos e leves como nao temos mais menos de 800 kg o mais potente deles vinha com um 1 6 litro com dois carburadores hitachi 83 cv a 5 600 rpm e 12 mkgf a 3 600 rpm no meio dos anos 1970 porem os outros japoneses faziam um incrivel sucesso na america do norte com picapes pequenas essas antecessoras das hilux modernas eram picapes tradicionais com chassi separado e traçao traseira mas em escala menor e com quatro cilindros todas as marcas japonesas tinham uma delas todas menos a subaru quer dizer [caption id= attachment_386322 align= aligncenter width= 999 ] subaru brat 1978[/caption] o sucesso foi tao grande que os fabricantes americanos acabam por vender picapes japonesas com a sua marca a chevrolet luv era uma isuzu a dodge ram 50 era mitsubishi e a ford courier uma picape mazda como nao poderia deixar de ser os funcionarios da subaru usa entao começaram a pedir algo semelhante para a matriz nao receberam exatamente o que pediram mas em 1978 receberam algo que pelo menos visto de hoje parece muito mais legal era o subaru brat brat e uma giria inglesa que significa criança mimada e sem educaçao mas tambem evoca gente pequena com atitude confiante independente e tal mas a subaru dizia que brat nao era isso e sim acronimo de bi drive recreational all terrain transporter ou transportador recreativo todo terreno bi drive o que diabos e um bi drive seu chute e tao bom quanto o meu [caption id= attachment_386323 align= aligncenter width= 999 ] segure se se puder nao ha cinto [/caption] o que ele era e uma pequena picape monobloco 4x4 baseada na perua leone de primeira geraçao o carro tinha tambem ora veja so para os mercados americano e canadense bancos de plastico voltados para tras na area de carga os bancos eram uma estrategia para contornar uma tarifa punitiva sobre caminhonetes importadas o chicken tax com os bancos de plastico na caçamba o brat era um carro de passeio de 4 passageiros e nao uma picape [gallery ids= 386327 386328 386324 386303 386329 386325 ] os primeiros brat tinham o antigo o motor ohv de 1 6 litro enquanto os modelos de 1981 em diante receberam o novo ohc de 1 8 litro em 1983 e 1984 com turbo opcional para rufem os tambores 94 cv quando o leone ganhou uma segunda geraçao em 1979 para o ano modelo de 1980 o brat continuou sendo produzido na plataforma antiga ate 1982 quando uma segunda geraçao do brat apareceu [caption id= attachment_386302 align= aligncenter width= 999 ] segunda geraçao targa [/caption] a grande novidade da segunda geraçao foi a ainda mais maluca versao targa efetivamente uma picape conversivel ainda que permanecesse uma ligaçao central entre o teto e a parede traseira os bancos na caçamba foram descontinuados apos o ano modelo de 1985 e a produçao continuou ate 1994 mas deixou de ser importado para a america do norte em 1987 na australia era o subaru brumby na australia e no reino unido mv pickup/shifter o brat nunca foi vendido no japao apesar de feito la baja as picapes pequenas continuaram um sucesso no seu formato convencional e como tudo parece fazer cresceram de tamanho conforme o tempo passou em 2000 ninguem lembrava mais da brat mas as picapes pequenas agora eram do tamanho das grandes de 1978 quase a subaru provavelmente se autoflagelava por nunca ter entrado de alguma forma nesse bonde pois continuaram um grande sucesso principalmente nos eua o resultado e que tentaria de novo e de novo de uma forma totalmente fora da caixa [gallery ids= 386308 386316 386314 386312 386310 386317 ] naquele ano de 2000 aparecia no salao de los angeles o conceito st x basicamente o que seria o subaru baja uma picape baseada na perua outback o outback voce conhece e uma perua off road baseada na perua legacy e o legacy um carro grande da subaru maior que o leone/impreza lançado em 1990 o baja seria baseado na terceira geraçao do legacy em 2003 aparece o carro de produçao era 150 mm mais comprido que um outback mas no mesmo entre eixos era uma cabine dupla agora com quatro portas e lugar para quatro passageiros a caçamba media pouco mais de um metro de comprimento e a tampa traseira era retratil um sistema comercializado como switchback permitia que o banco traseiro do passageiro fosse rebatido e uma pequena escotilha da caçamba aberta se dobrasse para dentro permitindo um comprimento estendido de cerca de 2 3 m ate o final da tampa traseira aberta um extensor de caçamba opcional tambem era oferecido para estender o comprimento da caçamba ate a extremidade da tampa traseira aberta o motor era um novo 2 5 litro ohc chamado ej251; dava167 cv a 5 600 rpm e 23 mkgf de torque a 4 400 rpm no inicio houve opçao de cambio manual nos modelos mais baratos mas a vasta maioria e automatica em 2004 aparece a versao turbo com o ej255 um dohc 16 valvulas de 2 5 litros e 210 cv o baja nao era um carro leve pesava em torno de 1700 kg o carro foi fabricado nos eua basicamente para aquele pais mas com carros exportados tambem para o canada o chile e a alemanha mas nao foi um sucesso muita gente o achava feio esquisito ou basicamente uma outback piorada a subaru esperava vender 24 000 por ano mas no fim vendeu 30 000 foram ao longo de quatro anos e meio no final de 2006 foi descontinuado ambas as picapes da subaru nao foram exatamente o que se pode chamar de sucesso; mas sao uma forma bem subaru de se tentar algo do genero podem ter azedado a empresa para o tipo de carro nunca mais tentou outra mas hoje as picapes monobloco pequenas parecem ganhar força; sera que nao e hora de tentar de novo
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