por alguma razao algumas memorias ficam gravadas com mais força na nossa mente por exemplo lembro com clareza do dia em que esperando minha vez em um consultorio de dentista folheava alguma revista automotiva e vi um anuncio do entao recem lançado fiat brava era setembro de 1999 ou seja vinte anos atras o tempo passa mesmo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] eu tinha apenas oito anos de idade mas ja gostava de carros e pensava neles o tempo todo a foto principal da propaganda era um 3/4 de traseira e acho que foi isto que me pegou a traseira curta alta de aspecto robusto com aquelas lanternas divididas em tres me conquistou ali mesmo ate hoje considero que este e o melhor angulo do fiat brava para mim todo brava tinha jeito de esportivo a dianteira a mesma do marea de quem o brava era o hatchback era longa e baixa com farois largos horizontais e uma grande entrada de ar no para choque a postura do carro parecia mais assentada aos meus olhos de criança acostumada com o fusquinha 1979 na garagem de casa e as linhas limpas e arrojadas me faziam perceber o cuidado que a fiat teve com a aerodinamica do brava ainda que naquela epoca eu nem sequer entendesse direito o significado da palavra aerodinamica acho que e por isso que ate hoje tenho certo apreço pelo fiat brava especialmente por sua versao mais potente o brava hgt que e um hot hatch meio esquecido pelos brasileiros veja bem tanto a versao basica sx quanto a intermediaria elx usavam um motor 1 6 16v igual ao do fiat palio da epoca exceto que com apenas 99 cv enquanto o compacto dispunha de 106 cv tudo por uma questao de tributos a potencia inferior a 100 cv permitia ao brava ser vendido por um preço mais competitivo foi assim com as primeiras 600 unidades produzidas depois disto porem o brava recuperou os 7 cv perdidos [caption id= attachment_240574 align= aligncenter width= 1477 ] brava elx[/caption] a versao hgt contudo era movida por um motor 1 8 16v de 132 cv a 6 500 rpm e 16 7 kgfm de torque eram 5 cv a menos que o fiat tipo sedicivalvole que tecnicamente e o antecessor do brava hgt que tinha um motor 2 0 16v de 137 cv seu desempenho de acordo com os dados da fabricante e bem semelhante zero a 100 km/h em 9 5 segundos com maxima de 200 km/h o sedicivalvole precisava de 9 8 segundos para chegar aos 100 km/h e tinha velocidade maxima de 206 km/h contudo talvez por seu visual mais mundano ele meio que passa o brava hgt era muito parecido com os outros brava salvo pelo desenho das rodas de 15 polegadas com generosos pneus 195/55 ; pelo pequeno spoiler na tampa do porta malas e pela grade dianteira que tinha acabamento cinza e nao da cor da carroceria o interior tambem era muito parecido com o que se via nas outras versoes com o revestimento dos bancos igual ao do fiat marea turbo e quadro de instrumentos com fundo branco a suspensao tambem era mais firme que nos outros brava apesar do desempenho superior e das caracteristicas que o colocavam a parte do restante da linha o brava hgt nao conseguiu a mesma fama que outros hatches esportivos da fiat no brasil contudo caso a receita europeia tivesse sido seguida as coisas poderiam ter sido diferentes na europa a versao hgt podia ser encontrada apenas na versao de duas portas chamada fiat bravo que como ja dissemos outras vezes ate chegou a ser considerada para o brasil [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 240579 240580 ] o grande trunfo estava debaixo do capo que usava uma versao de dois litros 1 998 cm³ do motor fivetech de cinco cilindros em linha com entre 1995 e 1999 o fiat bravo hgt dispunha de 147 cv a 6 100 rpm e 19 kgfm de torque a 4 500 rpm com cambio de cinco marchas o hot hatch ia de zero a 100 km/h em 8 5 segundos em 1999 o motor passou a entregar 155 cv a 6 500 rpm enquanto o torque permaneceu o mesmo porem com pico a baixas 3 750 rpm https //www youtube com/watch v=6tl laxijdc se voce assistiu o episodio do flatout midnight a respeito de um dos tres fiat brava com motor 2 4 fivetech que existem no brasil tres prototipos feitos pela propria fabricante entre 2000 e 2002 deve saber que a fiat brincava com a ideia de colocar o cinco cilindros no hatchback https //www youtube com/watch v=an sf7pi09i a inspiraçao foi o proprio fiat bravo hgt italiano mas o plano inicial era colocar o motor 2 0 turbo usado no marea com 182 cv o motor 2 4 foi instalado por sugestao do saudoso jornalista roberto nasse ainda que tivesse 160 cv 22 cv a menos que o motor turbo o brava 2 4 poderia ter sido a versao mais potente a venda no planeta mas o projeto acabou abortado presumivelmente por questoes de custo e para que ele nao competisse com o proprio marea de cinco cilindros com qualquer motor de cinco cilindros fosse turbo ou naturalmente aspirado de dois ou 2 4 litros o brava hgt que nunca existiu poderia ter sido um carro bem mais empolgante e talvez nao tivesse acabado esquecido pelos entusiastas dizemos mais caso o brava hgt fosse mais potente talvez o atual fiat argo hgt que e movido por um motor 1 8 etorq de 139 cv tivesse mais apelo mas infelizmente agora so podemos especular
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