a historia do delorean dmc 12 voltou a ficar em evidencia nas ultimas semanas com o anuncio de um documentario dramatizado a respeito de seu criador john delorean com alec baldwin no papel principal o delorean tinha um desenho inovador e futurista com motor traseiro portas asa de gaivota e carroceria de aço escovado sem pintura mas tambem era um carro pesado lento e cheio de problemas somando a tudo isto o escandalo de john delorean com o fbi que o investigou por trafico de cocaina o delorean tornou se um simbolo da ambiçao e da decadencia da decada de 1980 e ainda assim se tornou um icone ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] existe porem outro esportivo de origem norte americana com portas asa de gaivota e carroceria em forma de cunha que usava materiais exoticos na carroceria e teve sua trajetoria abreviada sob circunstancias obscuras o bricklin sv 1 e tudo aconteceu entre 1974 e 1976 anos antes do delorean o bricklin sv 1 foi idealizado no inicio da decada de 1970 por um empresario americano chamado malcolm bricklin a ideia era familiar dar aos norte americanos um carro esportivo de moderno inovador e de alto desempenho que oferecesse uma alternativa mais patriota aos esportivos importados que começaram a invadir os estados unidos naquela epoca o que era ironico pois nos anos 1960 bricklin havia sido um dos responsaveis por trazer a subaru para este lado do atlantico importando o minusculo subaru 360 o detalhe era que embora sua intençao fosse vender o esportivo nos eua bricklin firmou um acordo com o governo da provincia de new brunswick na costa leste do canada a regiao estava sofrendo com a falta de empregos na decada de 1970 o indice de desemprego chegava aos 25% e uma fabricante de automoveis realmente poderia ajudar a melhorar a situaçao o primeiro ministro de new brunswick o richard hatfield cedeu inicialmente us$ 4 5 milhoes para ajudar a financiar a produçao do carro em troca da geraçao de empregos para a populaçao da provincia malcolm bricklin queria que o carro fosse estiloso acessivel e seguro uma equaçao dificil de fechar ainda mais na decada de 1970 em sua visao a receita ideal para isto era um esportivo de motor dianteiro e traçao traseira com carroceria em forma de cunha de fibra de vidro e portas asa de gaivota o chassi era do tipo perimetral porem incorporava as colunas e os suportes para as portas como seria em um monobloco o projeto do chassi teve o envolvimento do proprio bricklin e tambem de bruce meyers criador do buggy de praia meyers manx e do engenheiro marshal hobbart enquanto o primeiro prototipo foi construido pelo customizador dick dean o prototipo batizado grey ghost por sua pintura cinza era movido por um seis em linha da chrysler a versao de produçao era movida inicialmente por um v8 amc de 5 9 litros com carburador de corpo quadruplo e 220 cv alem de 43 5 kgfm de torque acoplado a uma caixa manual de quatro marchas ou automatica de tres marchas posteriormente foi adotado um v8 windsor da ford com 5 8 litros 177 cv e 39 5 kgfm de torque apenas com cambio automatico de tres marchas o carro foi lançado em 1974 seu nome sv 1 vinha de safety vehicle one sua estrutura contava com zonas de absorçao de impacto e para choques retrateis como todos os carros norte americanos lançados a partir de 1973 enquanto a estrutura das colunas formava uma gaiola para proteger os ocupantes em caso de capotamento por conta disto mesmo com a carroceria de fibra de vidro o bricklin sv 1 era pesado com 1 597 kg em ordem de marcha o carro tinha 4 536 mm de comprimento 1 717 mm de largura 1 226 mm de altura e 2 438 mm de entre eixos diversos componentes do carro vinham de outras companhias a coluna de direçao ajustavel era da chevrolet os freios eram da opel e as lanternas traseiras eram exatamente as mesmas do de tomaso pantera que por sua vez as pegou emprestadas do alfa romeo 2000 a suspensao tinha braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo rigido com feixes de molas semi elipticas na traseira certamente porem sua caracteristica mais marcante eram as portas asa de gaivota elas eram equipadas com um sistema hidraulico controlado por botoes no interior e levavam 12 segundos para abrir ou fechar alem disso cada uma pesava mais de 40 kg o sistema era fragil e propenso a quebras por usar apenas um cilindro o que podia causar sobrecarga caso as duas portas fossem acionadas simultaneamente https //www youtube com/watch v=twqpymh_oc0 as portas temperamentais alias eram apenas um problema do bricklin sv 1 a carroceria de fibra de vidro usava um composito especial pigmentado o que dispensava a pintura e tecnicamente reduzia custos de fabricaçao no entanto o material mostrou se instavel sob variaçoes intensas de temperatura apresentando craquelamento e ate mesmo rachaduras causadas pela radiaçao solar ultravioleta sobre as moleculas de poliester da carroceria [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 223123 223127 ] como se nao bastasse o peso elevado e os motores relativamente fracos dois v8 estrangulados apos a crise do petroleo de 1973 nao davam ao bricklin sv 1 o desempenho que se esperava de um esportivo com aquele design ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 9 9 segundos com velocidade maxima entre 180 km/h e 200 km/h dependendo da relaçao final de diferencial em sua defesa o chevrolet corvette que era o outro esportivo com carroceria de fibra de vidro e motor v8 vendido nos eua tinha desempenho semelhante aqueles nao eram tempos muito propicios para o segmento de qualquer forma https //www youtube com/watch v=y467nuhzngc mas nao era so isto o bricklin sv 1 tambem sofria com problemas de controle de qualidade com testes de eficacia duvidosa para eliminar partes defeituosas e houve questoes nao esclarecidas quanto ao patrocinio do governo de new brunswick o primeiro ministro acreditava que estava investindo apenas na fabricaçao do carro quando na verdade o dinheiro foi usado para financiar o desenvolvimento do carro e tambem pagar os funcionarios da bricklin ao longo dos anos a bricklin emprestou ainda mais dinheiro do governo um total que fica entre us$ 21 milhoes e us$ 23 milhoes mesmo com 400 pontos de venda inaugurados nos estados unidos e cerca de 40 000 encomendas o bricklin sv 1 deixou de ser financiado pela provincia de saint john no fim de 1975 o que levou a companhia a pedir falencia poucos meses depois o dinheiro jamais foi devolvido o bricklin sv 1 foi fabricado por tres anos entre 1974 e 1976 em uma fabrica construida na cidade de saint john no canada especialmente para o modelo foram feitos por volta de 3 000 exemplares e estima se que ao menos metade deles tenha sobrevivido a passagem do tempo diferentemente do delorean porem o bricklin sv 1 nao teve a ajuda de um blockbuster para conceder lhe fama postuma
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