FlatOut!
Image default
Melhor da Semana

Melhor da Semana: Porsche 992 no Velo Città, 8.000 radares cancelados, o novo Mercedes-AMG A35 e mais!

Passou a semana se preparando para o JDM Meeting deste domingo? Usou todo seu tempo livre para trocar o óleo e fazer os últimos ajustes no project car e não teve tempo de visitar seu site favorito? Não tem problema. Mesmo presentes no encontro deste domingo, nós preparamos nosso tradicional resumo de tudo o que rolou de mais importante nesta semana.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Proprietários do Fiat Tipo serão indenizados

Lembra dos casos de incêndios do Fiat Tipo nos anos 1990? Eles eram causados por uma falha na mangueira da direção hidráulica, que não resistiam à pressão no fim do curso da direção e estouravam, derramando fluido sobre o coletor de escape aquecido. Foram registrados mais de 70 casos no Brasil e os proprietários vitimados pela falha criaram a Associação de Vítimas do Tipo, a Avitipo, para uma ação coletiva contra a Fiat. Isso aconteceu em 1996, mas somente agora a decisão final da justiça foi tomada.

Com o projeto transitado em julgado, não há mais possibilidade de recursos, e a Fiat terá que indenizar não apenas os proprietários, mas também qualquer pessoa que tenha sido vítima do defeito — houve ao menos um caso em que o incêndio danificou o carro estacionado ao lado além do sistema hidráulico da garagem do condomínio onde estava.

Os proprietários do Fiat Tipo danificados pelo defeito podem pleitear a indenização comprovando a propriedade do carro, seja por cópia do documento ou por histórico do Renavam, e a ocorrência de dano ao veículo e outros prejuízos, seja por boletim de ocorrência, testemunhas ou fotos.

 

A nova Ferrari P80/C

A Ferrari apresentou nesta semana manhã seu mais novo projeto “one-off”. O modelo é um especial de pista batizado P80/C, feito com base na 488 GT3 e misturando referências da P3/4 de endurance, e da 288 GTO.

Como o carro que lhe forneceu a plataforma, a nova P80/C usa o V8 3.9 biturbo, porém com potência não declarada pela Ferrari. Considerando que é uma versão de pista sem limitações de regulamento, é provável que a potência esteja na casa dos 750 cv. Você pode conferir todos os detalhes do carro neste post.

 

BMW começa a vender novos Série 3 e X5

A BMW iniciou nesta semana a venda dos novos Série 3 e X5. O sedã por ora será oferecido apenas na versão 330i M Sport, com o motor 2.0 turbo B48 de 258 cv e câmbio automático de oito marchas, por R$ 269.950.

A versão 330i Sport, com o mesmo conjunto mecânico e visual mais discreto, e desprovida itens como os faróis a laser e a suspensão ajustável de série, chegará em junho por R$ 219.950.

O BMW X5, por sua vez, tem quatro versões diferentes: xDrive30d (R$ 449.950), xDrive30d M Sport (R$ 479.950), xDrive30d M Sport xOffroad (R$ 499.950) e X5 M50d (R$ 539.950). Todas as versões são equipadas com o mesmo motor seis-cilindros turbodiesel de três litros, com dois níveis de potência: 400 cv e 73,4 kgfm de torque no M50d, e 265 cv e 63,2 kgfm nas demais.

O BMW X5 virá importado dos Estados Unidos inicialmente, mas também será nacionalizado no segundo semestre – a produção em Araquari se iniciará logo depois do Série 3.

 

Mercedes-AMG apresenta A35 Sedan

Outro lançamento desta semana foi o Mercedes-AMG A35 Sedan 4Matic, com exatamente o mesmo conjunto do hatchback: um 2.0 turbo de 306 cv, combinado a uma transmissão automatizada de sete marchas e embreagem dupla, que distribui a força para as quatro rodas pelo sistema 4Matic.

O conjunto leva o sedã aos 100 km/h em 4,7 segundos e à máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Os números são os mesmos do hatchback, assim como o visual, que ganha um splitter frontal, elementos cromados e rodas AMG de 18 polegadas, bem como saias laterais, um spoiler tipo lip na traseira, difusor e duas saídas de escape.

 

Petrobras terá novos prazos para reajustes do diesel

A Petrobras anunciou na terça-feira (26) que irá alterar a periodicidade de reajuste nos preços do diesel, que terão um prazo de, no mínimo, 15 dias entre os reajustes do combustível.

Além dos novos prazos para reajustes, a Petrobras divulgou que sua subsidiária Petrobras Distribuidora (marca dos postos BR) irá desenvolver um cartão de pagamentos para que os caminhoneiros possam comprar diesel com preços fixos nos postos da marca.

 

O fim do Golf 1.0 e 1.4

A Volkswagen confirmou que deixou de produzir as versões 1.0 TSI e 1.4 TSI do Golf para priorizar o T-Cross. A possibilidade de encerrar o Golf no Brasil já havia sido mencionada pela fabricante em 2016, e o fim da linha para o hatch médio se aproximou com a chegada do Polo.

Além disso, o segmento dos hatches médios já vem encolhendo desde a ascensão dos SUV/crossovers. Em 2018 o Golf vendeu pouco mais de 3.000 unidades, praticamente o mesmo que o Tiguan, que foi lançado na metade do ano. Com o fim dos modelos 1.0 e 1.4, somente o GTI será oferecido, e não deverá chegar ao Brasil na próxima geração.

 

Bolsonaro cancela instalação de 8.000 radares em rodovias brasileiras

Em sua “live de quinta-feira” desta semana, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a “indústria da multa”. Depois das lombadas eletrônicas, ele agora anunciou que não irá instalar novos radares do tipo “pardal” nas rodovias brasileiras e já cancelou as solicitações de instalação de 8.000 radares nas rodovias brasileiras.

Sobre o cancelamento, Bolsonaro disse: “É indústria da multa, é pra meter a mão no teu bolso. Não vamos achar que meia-dúzia de pessoas aqui no Brasil estava preocupada em você não sofrer acidente na estrada”. Além do cancelamento, Bolsonaro também anunciou que os radares atuais não terão os contratos renovados.

 

VW T-Cross tira nota máxima no Latin NCAP, Toyota Yaris leva quatro estrelas

 

O Volkswagen T-Cross e o Toyota Yaris mostraram bom desempenho nos testes de segurança do LatinNCAP divulgados nesta semana. O SUV da Volkswagen conquistou a nota máxima de cinco estrelas tanto na proteção para os passageiros da frente quanto na proteção para as crianças.

O nível de proteção para os ocupantes dianteiros foi considerado “adequado”, sendo que o aspecto mais crítico foi a proteção para as pernas do motorista – em caso de colisão, o painel pode se aproximar demais, porém de forma ainda tolerável.

Já o Toyota Yaris recebeu quatro estrelas, nota inferior à máxima porque o nível de proteção para o motorista foi considerado “marginal”, em especial na região dos pés – a estrutura foi considerada instável e, em caso de colisão, pode invadir o habitáculo.

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana tivemos dois novos vídeos em nosso canal. O primeiro foi a avaliação do BMW Série 3 G20, gravada no autódromo Vello Città:

E o outro foi um FlaTalk especial comemorando a marca dos 200.000 inscritos em nosso canal:

Exclusivo para assinantes e crowdfunders

Nesta semana os assinantes e crowdfunders do FlatOut tiveram acesso à nossa avaliação do Porsche 992 no Vello Città…

Clique na imagem para ver o post

… à história das lendárias curvas inclinadas de Monza, que formavam o traçado mais rápido da Fórmula 1…

Clique na imagem para ver o post

… e à história da Zagato, a carrozzeria italiana que completa 100 anos neste ano:

Clique na imagem para ver o post

Também contamos a teoria conspiratória segundo a qual um magnata do petróleo agiu para boicotar o carro a álcool de Henry Ford…

Clique na imagem para ver o post

… e a história da Honda CB600 Hornet:

Clique na imagem para ver o post

Explicamos em detalhes o que é um chassi, um monobloco, um monocoque e suas variações:

Clique na imagem para ver o post

E publicamos a segunda parte da nossa série de esportivos em miniatura:

Clique na imagem para ver o post

Contamos a primeira parte da história do Mercedes SL — desde como ele surgiu como o retorno da marca às pistas até sua fase oitentista:

Clique na imagem para ver o post

E fechamos a semana contando a história do conceito da Audi que acabou se tornando um esportivo japonês derivado do Chevette:

Clique na imagem para ver o post

 

Especiais do FlatOut

Nós perguntamos, vocês responderam e nesta semana publicamos as duas partes da lista de conta-giros mais estilosos e icônicos já feitos:

Clique nas imagens para ver cada parte da lista

Viajamos de volta à 2006 com este making of de “Velozes e Furiosos – Tokyo Drift”:

Clique na imagem para ver o post

Contamos a curiosa história do Cadillac que virou Ferrari:

Clique na imagem para ver o post

E fechamos a semana com o Supra Mk5 com motor 2JZ de Daigo Saito:

Clique na imagem para ver o post

 

Project Cars

No Project Cars desta semana, o leitor Lucas Marchetti compartilhou conosco os upgrades mais recentes em seu BMW E36:

Clique na imagem para ver o post