o dodge viper e um dos superesportivos mais insanos do planeta disso nao ha duvida para ele um big block aspirado de oito cilindros e pouco ele precisa de dez e pelo menos oito litros de deslocamento com design imponente e ao menos ate a geraçao atual sem qualquer tipo de assistencia eletronica o viper e a representaçao maxima do esportivo americano ha pouco mais de dez anos porem alguem decidiu transformar o viper em um esportivo ingles foi quando nasceu o bristol fighter a bristol e uma fabricante britanica com uma trajetoria curiosa fundada em 1945 dedicou se desde entao a fabricar carros de luxo a moda antiga — montagem artesanal motores potentes e design que bem nao e exatamente atual mas transborda elegancia britanica o bristol blenheim por exemplo e um cupe de luxo com motor v8 chrysler e apesar de ter sido fabricado ate 2011 nao ficaria tao deslocado caso viajasse no tempo e voltasse aos anos 70 se voce nunca ouviu falar na bristol nao se preocupe — a fabricante britanica nao investe em publicidade e so tem um showroom que fica no principal centro comercial de londres a kensington high street contudo ao longo das decadas os potentes e luxuosos modelos da bristol acumularam uma dedicada base de admiradores que nao trocam um bristol por nenhum outro grand tourer acontece que em 1999 a bristol decidiu que era hora de expandir sua imagem para alem do underground de luxo expressao que inventamos agora mas faz sentido nao faz se voce conhece melhor maneira de fazer isto do que criar um superesportivo com motor v10 e capacidade para passar dos 320 km/h nos avise [youtube id= py8tjm6aqke width= 620 height= 350 ] o bristol fighter e o superesportivo em questao mas a verdade e que apesar de mais do que qualificado ele nao tornou a bristol mundialmente famosa por outro lado o fato de ele ser praticamente desconhecido o torna ainda mais legal o fighter foi ideia de toby silverton milionario do ramo de peças para aviaçao que em 1997 finalmente conseguiu comprar a bristol o dono anterior tony crook esteve a frente por 24 anos de 1973 a 1997 e foi em grande parte responsavel por manter o carater da marca por tanto tempo ha quem diga que ele era conservador demais por insistir no mesmo projeto por tanto tempo mas talvez este seja um sinal de ousadia mais do que qualquer outra coisa continuar fazendo as coisas do seu jeito ainda que o mundo todo esteja em constante evoluçao sem duvida e algo que requer coragem e confiança e deu certo — a bristol nunca precisou de carros futuristas e jornalistas automotivos elogiando seus produtos para conseguir se manter em pe na verdade crook detestava deixar que jornalistas testassem seus carros de qualquer forma a visao arrojada de silverton foi o ponto de partida para o bristol fighter o trabalho de desenvolvimento começou imediatamente e levou alguns anos para ser realizado assim o primeiro carro pronto so foi apresentado ao publico em maio de 2003 dizer que o bristol fighter e um viper modificado nao faz justiça ao carro projetado por max boxstrom ex engenheiro da equipe brabham de formula 1 o fighter usa uma estrutura do tipo favo de mel honeycomb chassis em ingles feita de aço e carroceria de aluminio e fibra de carbono o que veio do dodge viper e o conjunto mecanico e ainda assim este foi modificado para atender melhor as necessidades da bristol a escolha do motor do viper faz sentido pois os carros normais da bristol ja eram movidos por motores v8 chrysler desde 1961 a carroceria tem coeficiente aerodinamico de apenas 0 28 e segue as proporçoes do viper o que e compreensivel — afinal nao ha nada mais britanico do que um grand tourer com capo longo e traseira curta contudo a identidade visual e completamente diferente com farois e lanternas circulares portas asa de gaivota e um jeitao de kit car que nesse caso e um charme extra alem disso o nivel de construçao e acabamento e alto por fora e por dentro ainda que seja meio apertado o interior e atraente e confortavel o visual traz inspiraçao aeronautica na disposiçao dos instrumentos e no formato das saidas de ar e tambem nos deixa com saudade dos tempos em que os interiores dos superesportivos eram mais convencionais e praticos com volante de tres raios e varios mostradores circulares em vez de peças inspiradas na formula 1 e paineis digitais ainda que estes sejam bem legais tambem mas vamos ao que interessa seu desempenho como dissemos o motor veio do viper mas foi modificado pela bristol originalmente o v10 de 7 990 cm³ entregava 450 cv mas totalmente retrabalhado incluindo novos cabeçotes passou a entregar 532 cv a 5 500 rpm e 72 6 mkgf de torque acoplado a caixa manual de seis marchas do viper que foi modificado para que o curso da alavanca ficasse mais curto e o bastante para chegar aos 100 km/h em quatro segundos cravados a velocidade maxima e de 340 km/h se ainda nao e o bastante para voce a bristol tambem desenvolveu outras duas versoes de seu supercarro o fighter s com 637 cv e o torque para 80 2 mkgf chega aos 100 km/h nos mesmos quatro segundos mas a velocidade maxima fica entre 340 e 360 km/h segundo o material divulgado pela propria bristol na epoca a versao mais extrema porem e o fighter t o t significa turbo e graças ao caracol a potencia do motor sobe para insanos 1 025 cv com torque de 143 2 mkgf estes numeros fizeram do bristol fighter t um dos carros de rua mais potentes do mundo — e um dos mais rapidos tambem o 0 100 km/h e de 3 5 segundos e a velocidade maxima e de 430 km/h quer dizer na teoria — na pratica foi limitada eletronicamente a mais do que suficientes novamente de acordo com a propria fabricante 362 km/h [youtube id= f0ng4_0anzw width= 620 height= 350 ] o plano da bristol era produzir no maximo 20 exemplares do fighter por ano como garantia de exclusividade contudo entre 2004 e 2011 foram fabricadas entre 13 a 15 unidades contando o modelo basico o fighter s e o fighter t e seguro dizer portanto que o bristol fighter e um dos carros mais raros que existem e um dos mais incriveis tambem
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