FlatOut!
Image default
Car Culture Eventos

Bubble Gun Treffen 2014: o que rolou no maior evento VAG do Brasil

O Bubble Gun Treffen, maior evento brasileiro que reúne os aficionados pela marca Volkswagen (e suas demais marcas, como Audi, Porsche, Lamborghini, Seat, Škoda e Ducati) reuniu neste último fim de semana mais de 1200 carros na cidade paulista de Águas de Lindóia, localizada no Circuito das Águas, próximo à divisa com Minas Gerais. Foi a sexta edição de um encontro que já se consolidou como imperdível para os fãs da marca alemã, e que neste ano ganhou até mesmo um carro conceito desenvolvido exclusivamente pela montadora, apresentado no sábado, segundo dia do evento.

 

Up! Bubble Gun Treffen

bgt7_27

Baseado no novo carro de entrada da marca, o up! Bubble Gun Treffen foi desenvolvido pela área de Design da Volkswagen do Brasil, chefiada por Luiz Alberto Veiga, diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul. “Nos baseamos no mesmo conceito de cores da Kombi Last Edition. Por um lado, a velhinha se despediu; por outro, marca a chegada do novinho, o up!, que é um modelo icônico”, disse Veiga. “É o que se chama conceito New Vintage. Mais do que ter uma postura diferente em relação ao up! produzido em série, o conceito up! Bubble Gun Treffen é um olhar para o futuro. Basta reparar no soap box sobre a carreta acoplada ao modelo, que é movido a gravidade”.

bgt7_28 bgt7_29

Além da pintura em dois tons, o up! Bubble Gun Treffen ganhou a numeração 53 na coluna C, que remete ao ano de início das operações da Volkswagen no País (1953), além de capas dos retrovisores e molduras dos faróis de neblina cromadas, rodas de 16 polegadas pintadas de branco, pneus com faixa branca, bancos com revestimento exclusivo – a seção central na cor branca e as bordas em azul claro. Nos encostos dos assentos dianteiros também há a inscrição 53, bem como na soleira das portas dianteiras. Tudo foi desenvolvido exclusivamente para o conceito.

 

O evento

O Bubble Gun Treffen surgiu em 2009, e ocorre em Águas de Lindóia desde 2011. Idealizado por Ignacio Montanha, um dos fundadores do portal Volkspage, este ano ficou dividido em 2 áreas: Praça Adhemar de Barros e Espaço Burle Marx. Após uma sexta-feira tranquila, com trânsito livre nos arredores, e já alguns carros expostos, no sábado a imensa fila para credenciamento e entrada dos expositores começou cedo, por volta das 7h da manhã, com a espera chegando a durar até três horas. Bom para quem chegava para visitar o evento, que já podia começar a apreciar as máquinas ali mesmo, na avenida, de motores ligados e com os proprietários ao volante para tirar dúvidas e receber elogios.

bgt7_01

Diversos projetos particulares foram desenvolvidos para debutar no evento – tanto modelos refrigerados a ar, como a água. Se por um lado havia carros fortemente modificados visando a performance, por outro muitos buscavam apenas exibir um visual arrojado ou também clean, dada a quantidade de cofres de motor sem fios e mangueiras à mostra. Havia também rodas para todos os gostos; finalmente o modelo “Orbital” (Futura ou Acapulco, dependendo da sua região do Brasil) deixou de ser maioria entre os VWmaníacos, abrindo espaço para modelos de aro acima de 16 polegadas cujos desenhos remetem aos clássicos da marca (como as rodas “pingo d’água – na verdade, Silverstone – e as Avus, também conhecidas como Snowflakes).

bgt7_45

Carros raros de serem vistos no País também deram as caras no evento: Jetta VR6 1995; Polo hatch 1995 (da geração anterior à fabricada no Brasil); Golf Cabrio com volante do lado direito, oriundo do Japão; Golf GTI VR6 de 3ª geração; Jetta 2ª geração 1987; Golf 2ª geração 1990; Caddy (picape derivada do Rabbit americano, semelhante à nossa Saveiro de 1ª geração); Corrado 1991; Passat CC R-Line; Golf R32, entre muitos outros – enfim, carros que mexem com o coração dos aficionados, por serem comumente vistos somente fora do Brasil.

bgt7_42 bgt7_39

Originais também tiveram sua vez: foi possível ver diversos Fusca, Gol, Parati, Voyage, Santana e Quantum originais, alguns restaurados e outros com baixa quilometragem, transportando o visitante ao tempo do slogan “você conhece, você confia”. Um evento, de fato, para todos os gostos, bolsos e idades: havia desde o público mais jovem, que em maioria aprecia carros modificados, até pais (e também avôs!) de família, apaixonados pela marca há tantos anos, que levaram os motivos de seus sonhos de juventude à praça, reluzentes e cuidados com o maior carinho.

No fim da tarde de sábado ocorreu a premiação, que englobou as seguintes categorias: original a água; modificado a água; original a ar; modificado a ar; melhor cofre; melhor porta-malas; melhor roda; carro destaque do evento. Tudo numa grande festa descontraída, comandada por Cesar Prevoznik, um dos organizadores do evento. Até mesmo um inusitado pedido de casamento surgiu, com um participante de Santa Catarina subindo ao palco e pedindo a mão da namorada após sete anos de relacionamento; ela aceitou, para felicidade dos presentes (e do noivo, é claro).

bgt7_54

bgt7_55 bgt7_56

Curta conosco algumas fotos do evento:

bgt7_06

Gostou? Ano que vem tem mais: o Bubble Gun Treffen está previsto para ocorrer entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro de 2015, no mesmo lugar (anote na sua agenda!). E, tenho certeza, muitos já começaram os preparativos para participar da festa do ano que vem, em especial aqueles que moram longe: havia carros de todas as regiões do País, provando que a paixão por carros não tem limites. Mas você, leitor do FlatOut!, já sabia disso, não é?

Por Thyago Szoke

bgt7_10

bgt7_02