e pessoal esta acontecendo como mostram flagras recentes o bugatti veyron esta enfim prestes a ser substituido agora e questao de tempo ate o mundo conhecer o proximo superlativo sobre rodas da marca francesa naturalizada alema mas enquanto aguardamos o futuro e uma boa ideia olhar para o passado mais especificamente para o bugatti eb110 ss — o supercarro quadriturbo que antecedeu o veyron e quem nos leva para este passeio e chris harris e da para ver que ele realmente gosta do eb110 pudera nao ha motivos para nao gostar estamos falando de um supercarro com um v12 de 3 5 litros e comando duplo nos cabeçotes que com quatro turbos entregava 612 cv estes eram levados ate as quatro rodas por uma caixa manual de seis marchas tudo isso em 1991 — 24 anos atras o eb110 era o supercarro ate a chegada de um carinha chamado mclaren f1 serio mas afinal como ele acelerava foi para descobrir a resposta desta pergunta que harris o levou para uma estrada deserta nos arredores de londres no reino unido da para dizer que ele nao se decepcionou quando foi lançado em 1991 o eb110 logo se estabeleceu como um concorrente de peso para a ferrari f40 que estava para se despedir no ano seguinte foi o primeiro e ultimo supercarro feito durante o primeiro revival da companhia capitaneado pelo empresario italiano romano artioli em 1987 encorajado por ninguem menos que ferruccio lamborghini artioli abriu uma empresa para comprar os direitos sobre a marca bugatti e promover o renascimento da companhia que nao produzia automoveis desde a decada de 1950 quatro anos de desenvolvimento levaram a primeira versao do eb110 nao por acaso o carro foi revelado ao publico no dia 15 de setembro de 1991 — no exato dia em que ettore bugatti primeiro fundador da companhia completaria 110 anos se estivesse vivo o motor ja era o v12 quadriturbo com 60 valvulas tres de admissao e duas de escape por cilindro e comando duplo nos cabeçotes a potencia era de 560 cv a 8 000 rpm e o torque de 63 mkgf a 3 750 rpm — suficientes para chegar aos 100km/h em 3 5 segundos com maxima de 343 km/h foi no ano seguinte porem que a bugatti tornou o eb110 capaz de dar trabalho ate mesmo a superesportivos de hoje em dia com ajustes no sistema de injeçao um ligeiro aumento na pressao dos turbocompressores e um sistema de escape menos restritivo o v12 de 3 5 litros do eb110 passou a entregar 612 cv a 8 250 rpm e 65 mkgf de torque a 4 000 rpm com isto passou a acelerar ate os 100 km/h em 3 2 segundos com maxima de 350 km/h o peso era relativamente baixo para um supercarro deste nivel e daquela epoca pouco menos de 1 400 kg graças ao uso extensivo de fibra de carbono na estrutura para se ter uma ideia o lamborghini aventador com todos os 700 cv do motor v12 aspirado de 6 5 litros e fabricado quase um quarto de seculo depois leva 2 9 segundos para chegar aos 100 km/h e sua velocidade maxima tambem e de 350 km/h conhecendo todos estes fatos — e sendo fa do eb110 desde que ele foi lançado — chris harris estava ciente de tudo e muito ansioso isto quando entrou neste eb110 ss amarelo com interior de couro vermelho fabricado em 1995 exatos vinte anos atras sendo um exemplar impecavel com pouco mais de 10 000 km marcados no hodometro e o carro perfeito para descobrir se as expectativas correspondem a realidade nao e mesmo [youtube id= 3an1xcxwoea width= 620 height= 350 ] uma das primeiras coisas que harris nota e que apesar da assistencia hidraulica da direçao ela nao e leve demais e e muito responsiva o carro muda de direçao com agilidade e e facil perceber o que cada uma das extremidades esta fazendo no momento de uma curva isto sem falar no ronco e claro que mesmo com quatro turbos um carro feito no meio dos anos 90 sofre um pouco com o turbo lag harris chega a compara lo com um tres cilindros turbo de 150 cv ate as 5 000 rpm contudo quando as turbinas enchem e o barulho da valvula de alivio invade a cabine ve se que estamos diante de um carro a frente de seu tempo ele e muito veloz a suspensao independente por braços sobrepostos nas quatro rodas tambem faz sua parte e garante comportamento dinamico comparavel ao de um superesportivo moderno alem disso o eb110 e divertido mesmo tendo aderencia e se mantendo equilibrado em uma curva de alta basta colocar um pouco mais de peso no acelerador para ver a traseira desgarrar de forma sutil e controlada o que mais se pode querer um interior confortavel de design limpo — sem botoes telas e penduricalhos desnecessarios — relativamente espaçoso especialmente considerando que o eb110 e menor do que aparenta em fotos e muito bem acabado harris descreve o interior do bugatti como o oposto de uma ferrari f40 — tem ate vidros eletricos ar condicionado e radio com toca fitas para harris o bugatti eb110 ss so tinha um problema o mclaren f1 e ele chegou em 1993 sua arma era um v12 de 6 1 litros e 636 cv capaz de leva la ate os 100 km/h em 3 2 segundos com maxima de impressionantes 391 km/h com isto o novato se tornou o carro mais rapido do planeta e roubou toda a atençao do bugatti por outro lado um exemplar impecavel do mclaren f1 costuma ser vendido por cerca de us$ 10 milhoes ou r$ 35 milhoes em conversao direta dito isso este eb110 ss sera leiloado pela rm auctions em londres no mes que vem a casa de leiloes espera arrecadar algo entre us$ 920 mil e us$ 1 2 milhao — o que da cerca de r$ 3 2 4 2 milhoes tambem em conversao direta encarando assim e praticamente uma pechincha
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.