os dias de imprensa do salao do automovel ja estao na lembrança mas os portoes so foram abertos ao publico ontem — o que significa que voce ainda vai ter a chance de ver as garotas os lançamentos e claro os conceitos mas voce sabe qual foi o primeiro carro conceito de todos foi um buick o y job de 1938 e e sobre ele que vamos falar agora nas primeiras decadas do automovel nao havia isto de gastar tempo e recursos humanos e financeiros para dar forma a um carro que talvez jamais fosse vendido so para exibir em um evento — esta ideia era considerada absurda os saloes automotivos serviam basicamente para que os visitantes conhecessem os modelos que seriam vendidos nos meses ou anos seguintes foi assim por decadas ate que um homem chamado harley earl mudou isto o pai de harley earl era j w earl que em 1899 fundou a earl automobile works se no inicio ele construia carroças e carruagens nao demorou para que ele descobrisse que podia ganhar mais dinheiro fornecendo veiculos para a industria do cinema que crescia em uma velocidade assustadora no inicio da decada de 1910 harley que trabalhava no negocio do pai depois da escola abandonou os estudos em 1918 para dedicar se a earl automobile works em tempo integral foi uma decisao acertada porque a earl automotive works passou a desenhar e construir carrocerias personalizadas para os astros e estrelas de hollywood no ano seguinte o sucesso da empresa levou um de seus melhores clientes a compra la era don lee um distribuidor cadillac que tinha os carros de sua loja customizados pelos earl — e foi assim que o jovem harley earl entrou para a general motors em 1926 ele foi contratado pela cadillac como consultor mas seu talento para as formas — inspirado pelos avioes — o levou a seu primeiro trabalho como designer automotivo o cadillac lasalle que foi lançado no ano seguinte e se tornou um sucesso de vendas ainda em 1927 um novo departamento foi criado na general motors o art and colour section — amplamente reconhecido como o primeiro departamento de de design da industria automotiva harley foi nomeado o chefe e comandava uma equipe de 50 pessoas seu primeiro projeto a ficar conhecido foi o buick 1929 que com suas silhueta que ficava mais larga abaixo da linha de cintura ganhou a pecha de pregnant buick ou buick gravido mas earl negou veementemente que fosse o responsavel por ele dizendo que os engenheiros haviam modificado as proporçoes do projeto os anos seguintes foram negros para a economia americana — afinal a grande depressao começara em 1929 e — e as pessoas que podiam comprar um carro estavam perdendo dinheiro a competiçao ficou mais acirrada entre os fabricantes que apostavam justamente no design para atrair os clientes — talvez porque em vez de comprar carros baratos para economizar as pessoas preferiam gastar mais em um carro bonito para mostrar que nao haviam ficado pobres em 1937 harley earl decidiu abraçar esta ideia e criar aquilo que chamou de dream car — um automovel inovador feito para avaliar a receptividade do publico a novos elementos de design e inovaçoes tecnologicas sem intençao de produçao a principio um carro conceitual o y job foi idealizado por earl que tambem desenhou os primeiros esboços mas as linhas definitivas ficaram a cargo do projetista george snyder o carro usado como base foi o buick century seda lançado em 1936 e equipado com um motor de oito cilindros em linha de 320 pol³ 5 2 litros e 120 cv que para ir para o capo do conceito teve a potencia aumentada para 141 cv [youtube id= xexlz4yls1m width= 620 height= 350 ] mas o motor nao era o foco e sim o design esguio e limpo o carro era um cupe conversivel com 147 cm de altura era muito baixo para os padroes da epoca e quase 6 m de comprimento a capota era retratil e ficava totalmente oculta quando nao estava sendo utilizada e as rodas de 13 polegadas os carros da epoca usavam rodas de 16 polegadas ajudavam deixar o carro ainda mais baixo os tempos mudam nao outras caracteristicas unicas incluiam freios que usavam bolsas em vez de cilindros vidros e travas eletricos maçanetas rentes a carroceria e os farois escamoteaveis que quando nao estavam em uso tornavam o visual da dianteira muito mais elegante quase sombrio e claro que havia algumas influencias de outras marcas no design do y job a grade horizontal era inspirada no mercedes w154 que competia nos grandes premios pela europa antes da formula 1 e as linhas aerodinamicas eram uma evoluçao do chrysler airflow de 1934 porem muito mais radical o nome y job pode parecer estranho mas tem uma explicaçao bem plausivel earl chamava todos os projetos em que se envolvia de job e em vez de usar a letra x de experimental para identificar prototipos em fase de desenvolvimento o y vem depois do x e com a letra earl quis dizer que o y job estava um passo a frente de todos os outros carros experimentais ate porque estes jamais eram exibidos ao publico alem disso o designer quis homenagear os prototipos feitos pelas companhias de aviaçao que eram identificados pela letra y ironicamente o carro conceito nao foi apresentado em nenhum evento — como ja dissemos os saloes eram usados para apresentar carros que seriam vendidos ao publico sendo assim para promover o y job earl fez dele seu carro de uso pessoal a estrategia deu certo e a boa receptividade do publico fez com que boa parte de suas linhas fosse aproveitada pelos modelos da buick nas duas decadas seguintes olhe para um buick super da decada de 1950 poe exemplo a influencia do y job e inegavel com o sucesso do y job e sua influencia nos modelos subsequentes harley foi nomeado vice presidente da general motors e na decada de 1950 foi quem sugeriu que a chevrolet precisava de um esportivo compacto e relativamente barato este esportivo era o corvette mas esta historia fica para outro dia
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