quando as pessoas falam da cidade italiana de modena ha uma chance bastante grande de associarmos a tambem famosa ferrari pois desta vez vou falar deste outro museu que fica junto a fabrica da lamborghini em sant agata bolognese 20 km de modena inaugurado em 2001 o pequeno e exclusivo museu itinerante abriga cerca de 30 carros entre prototipos competiçao e veiculos de rua antes de aprofundar mais o passeio pelos veiculos preferidos da polizia stradalle italiana gostaria de contar como cheguei ate aqui na verdade eu fui a modena para visitar a casa enzo ferrari e o museu da ferrari em maranello logo escreverei sobre eles para isso eu precisei dormir uma noite pela regiao buscando pela internet alguns dias antes encontramos um albergue que na verdade era a casa de um italiano por volta das 20hs tudo ja estava bastante escuro e o gps nos mandava cada vez mais longe de civilizaçao tudo que havia eram plantaçoes mato e algumas casas perdidas entre alguns hectares de terra cultivada enfim encontramos a casa tinha dois andares e aparentava ser do inicio do seculo passado precisando de alguma reforma abrigava o dono flavio um rapaz da inglaterra john tres gatos muito bizarros e naquela noite dois brasileiros confesso que o clima estava estranho nao me senti a vontade no inicio a noite estava nublada caia um leve chuvisco a casa antiga cena tipica de filmes de suspense o anfitriao sempre muito simpatico ofereceu para jantarmos ali ja que modena ficava a uns 20 minutos de carro de onde estavamos optamos por aceitar o convite e jantamos por ali mesmo enquanto a janta estava sendo preparada na mesa havia copa pao queijo e quando viro para o lado uma garrafa de vinho sendo aberta senti me em casa conversamos sobre diversos assuntos enquanto a massa ficava pronta foi entao que um convidado hoje amigo apareceu para jantar nicola eis a surpresa engenheiro da lamborghini a noite foi longa eu tinha varias perguntas ele deu um palpite para sua propria pergunta o que voces vieram fazer em modena ja sei vieram visitar a fabrica da ferrari certo eu disse que sim e ele ficou um pouco desapontado mas porque todos vao ao museu da ferrari e ninguem visita o museu da lamborghini confesso que eu nao sabia que a lamborghini tinha um museu talvez por gostar mais da ferrari nao dei a devida atençao a outra marca italiana nosso horario ja estava escasso mas eu disse a ele que iriamos ao museu pela manha e que seria muito rapido ele ficou bastante entusiasmado no dia seguinte nicola nos recebeu na fabrica a entrada do museu custou $13 euros fomos gentilmente isentados da entrada a convite do meu mais novo amigo pudemos circular pelos seus dois andares com muita tranquilidade e pouquissimos visitantes nao ha cordao de isolamento o que faz voce se sentir bem a vontade com um pouco mais de tempo eu conseguiria uma visita pela fabrica mas nao foi desta vez vamos aos fatos a maioria de nos conhece a historia de ferruccio lamborghini e enzo ferrari para quem nao conhece e leitura obrigatoria [youtube id= 38y11anq45w width= 620 height= 350 ] na entrada do museu esta a resposta do sr lamborghini ao sr ferrari do humilde produtor de tratores ao primeiro modelo lançado para concorrer com a ferrari a lamborghini 350 gt de 1964 lamborghini p400 1967 e aqui senhoras e senhores eu lhes trago a obra prima da lamborghini na minha opiniao nao e o melhor carro mas as suas linhas e a sua proposta de conceito de supercarro para a decada de 60 sao perfeitos lamborghini miura p400 sv 1967 deixo voces com algumas imagens e dois videos escolhidos a dedo hora de praticar o ingles [youtube id= vsj7gfldhew width= 620 height= 350 ] [youtube id= sylxxjumtp0 width= 620 height= 350 ] lamborghini espada produzido de 1968 a 1978 este modelo contemplava a necessidade de transportar quatro pessoas ao contrario da proposta inicial da fabricante particularmente acho que perdeu um pouco das linhas europeias e passou a lembrar um muscle car o espada lembra um pouco o ford torino nao lamborghini p 250 urraco sua produçao foi de apenas seis anos 1973 a 1979 este modelo foi apresentado no turim auto show em 1970 mas so começou a ser vendido em 1973 foi produzido para concorrer com a ferrari dino por tanto mais acessivel que os miura produzida entre 1981 a 1988 a jalpa 350 nos mostra o estilo marcante dos anos 80 apenas 420 unidades foram fabricadas uma vez que a ferrari 328 e o porsche 911 tinham uma relaçao peso/potencia melhores que este lamborghini e quem nao lembra dessa countach de 1990 este modelo ficou bastante conhecido pelo mundo todo desde games dos anos 90 ate figurinhas em albuns que tive e que era motivo de grandes disputas nos intervalos das aulas bons tempos concebida para ser um sucesso com seu ar futurista a diablo foi produzida entre 1990 e 2001 era equipado com um v12 central de 48 valvulas e foi e ainda e objeto de desejo de muitos entusiastas pelo mundo antes de seguirmos a ordem cronologica e algum fa der falta nao havia nenhuma countach em exposiçao na epoca que estive no museu fevereiro de 2015 mas eu admiro muito o carro e considero um dos modelos mais importantes da marca apresentado no salao de genebra em março de 2001 o diablo 6 0 se v12 de 575hp possui um sistema de traçao nas 4 rodas viscous traction a lamborghini tornou esse carro mais exclusivo ainda com a cor encontrada apenas no modelo se e algumas peças de fibra de carbono foram construidas apenas 42 unidades esta e a numero 42 nao se surpreenda se estiver viajando de carro pela italia e uma dessas passar rasgando ao seu lado nessas horas nao da pra dizer qual e melhor ferrari ou lamborghini se ve todo o empenho e dedicaçao em ambas as marcas posso dizer que sao diferentes ao ver essa naked lambo estoque e o prototipo de sedan apresentado no salao de paris em 2008 de muito bom gosto sesto elemento uma honra ter visto esta obra ao vivo tudo e perfeito e otimizado para performance 0 a 100km/h em 2 5 segundos motor v10 de 5 2 litros de 562 hp e apenas 1000kg reventon a inspiraçao aeronautica fica bem evidente neste modelo reventon com o tempo que voce demorou para ler a frase anterior esse carro ja passava dos 100km/h mais precisamente 3 4 segundos basta olharmos para um stealth ou sukhoi adoro as linhas deste caça e ja entendemos o porque da geometria do carro asterion o primeiro prototipo hibrido apresentado no salao de paris em 2014 mescla um desenho elegante e esportivo alem do v10 de 618hps ainda dispoe de outros 3 motores eletricos capaz de adicionarem mais 304hps totalizando 922hp no modo eletrico a velocidade maxima e limitada em 125km/h com autonomia de aproximadamente 50km particularmente eu aprovei o azul elektra so nao aprovei o fato dele ter sido deixado de lado e nao entrar em produçao devido ao desenvolvimento das suvs assim como a ferrari a lamborghini tambem fornecia motores para corridas com lanchas nao tao populares aqui em nosso pais tambem em discretas apariçoes fornecera motores a algumas equipes de f1 e o caso da minardi v12 de 1992 pilotada pelo christian fittipaldi e giancarlo morbidelli aqui tambem com o chassi lambo 291 pilotada por nicola larini e eric van de poele tinha motor v12 e correu somente no campeonato de 1991 bate uma saudade dessa epoca da formula 1 diablo gt2 recebeu modificaçoes baseada no modelo 6 0 para correr na gt substituiçao dos vidros por plaxiglas cut off switch aerofolio de fibra de carbono pneus slick bancos concha parafusos de fixaçao rapida no capo dianteiro rollcage enfim todo o pacote de pista nao somente como designer mas confesso ser um apaixonado pelas linhas facetadas dos modelos mais novos linhas que remetem a velocidade aviaçao ou mesmo aquela sensaçao ao ver uma lambo na rua mantenha se longe ou eu posso morder concept s lançado em 2006 inicialmente a fabrica iria produzir 100 unidades apos inicio do primeiro carro a fabrica resolveu tirar de linha pelo custo de fabricaçao e a demora na construçao apenas uma unidade foi fabricada seu principio e valido proporcionar a sensaçao de pilotagem a quem esta na carona com um contraste bem marcante nao seria um bom candidato a le mans bom se voce gostou dele o chassi 00001 com apenas 180km este da foto esta a venda ou melhor nao foi vendido por 9 3 milhoes de dolares como esperavam nunca compre um carro por foto mas neste caso eu garanto miura concept outro dos meus favoritos 40º aniversario da lamborghini 2006 o miura concept mesmo sendo uma releitura a fabrica conseguiu manter a essencia do modelo de 1967 fantasticas linhas nao acham ao mesmo tempo consegue ser limpo e agressivo a ford tambem conseguiu isso nos mustangs e gt90 para quem ainda ficou com agua na boca sugiro o site oficial do museu tudo bem ainda nao e suficiente bom mais uma dica entao o museu da lamborghini e um dos unicos onde se pode fazer um tour virtual utilizando o google street view essas foram as melhores maneiras que encontrei para leva los o mais proximo possivel dessas obras de arte da mescla entre engenharia e design abraços e ate a proxima
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.