a gm e hoje uma minuscula sombra do que ja foi se recolheu de volta aos eua praticamente; ainda tem algum sucesso na china coreia e america latina mas esta obviamente em vies de baixa nesses lugares tambem e mesmo nos eua as coisas nao vao bem as picapes grandes atuais nao sao tao populares quanto os concorrentes e para piorar um recall monstro dos v8 de 6 2 litros ameaça drenar ainda mais o caixa da empresa mas nao ha duvida que a engenharia da empresa ainda e hoje uma das melhores do mundo nao foi sempre assim no fim dos anos 1990 era justamente o contrario a empresa basicamente enfurnada em procedimentos internos e imposiçoes de custo minimo de peças e virou piada na industria uma anedota interessante mostra bem o que acontecia entao alguem descobriu em uma pesquisa qualquer que idosos reclamavam que os botoes no painel eram pequenos e proximos demais virou um procedimento interno que exigia botoes que pareciam de um brinquedo de criança de 3 anos enormes e arredondados mas tudo mudou quando rich wagoneer trouxe bob lutz justamente para mudar isso em 2001 e lhe deu poder absoluto nao aconteceria sem bob lutz claro mas muitos esquecem que a gm moderna deve sua excelencia em engenharia a wagoneer; um ser humano fantastico que hoje esta esquecido e mudar tudo foi o que lutz fez estruturalmente a gm e incapaz de fazer carros realmente ruins hoje mas engenheiros ainda sao subordinados aos executivos; apenas fazem o que lhes mandam fazer entao o que acontece quando a gm quer elevar o nivel de sua mais chique marca a cadillac ao mesmo tempo em que ajuda ela a consolidar o futuro eletrico que a direçao atual pretende cadillac na ponta de lança desta eletrificaçao o cadillac cellestiq por qualquer lado que se olhe este carro e um acontecimento importante que vale uma olhada detalhada nao so para a cadillac e a gm mas tambem para a eletrificaçao em si um momento unico ondo uma empresa de produçao em massa resolve fazer o carro eletrico perfeito e o carro perfeito nao importa o custo agora esta em produçao e a imprensa internacional andou e avaliou este incrivel veiculo e hora da gente digerir todo este caminhao de informaçao sobre ele para entendermos o que e e o que significa e voce vem com a gente nesta jornada claro o que e o cellstiq a ideia aqui nao e ganhar dinheiro a cadillac sendo a marca de luxo da gm tem mais espaço para tentar novas e mais caras tecnologias; por isso foi escolhida para liderar o empurrao da gm que visa atingir o futuro eletrico e para mostrar isso aonde quer chegar rapidamente a empresa notou que era a hora de se fazer um carro eletrico que pudesse mostrar aos incredulos quao bom um eletrico pode ser e ao mesmo tempo elevar a marca para o nivel em que ja morou no passado um acima ate dos rolls royce https //flatout com br/quando a cadillac ditava o padrao de luxo mundial/ este tipo de coisa ja aconteceu no passado a primeira vez no final dos anos 1920 quando marcas como duesenberg e packard ameaçavam a posiçao no topo da cadillac um grande projeto começou visando basicamente se fazer o melhor carro do mundo sim o mais ambicioso objetivo possivel [caption id= attachment_383338 align= aligncenter width= 999 ] o v16 roadster de 1930[/caption] o desenvolvimento prosseguiu em grande sigilo ao longo dos anos seguintes; varios prototipos foram construidos e testados a medida que o novo motor era desenvolvido enquanto ao mesmo tempo o chefe da cadillac larry fisher e o estilista da gm harley earl viajavam pela europa em busca de inspiraçao nos melhores construtores de carrocerias no fim de 1929 pouco depois do famoso crash da bolsa de nova iorque que acabaria com seu mercado o mundo conhecia o cadillac v16 era um enorme tributo ao que de melhor existia em automoveis dezesseis cilindros sao rarissimos; conta se nos dedos de uma mao ate hoje o motor um monolito belissimo desenhado pelo departamento de estilo como o exterior era um v a 45° ohv com 7 4 litros e 165 cv era tambem absurdamente suave e silencioso; um antecessor espiritual do atual celestiq outro super cadillac apareceria em 1957 o eldorado brougham como hoje era um veiculo ultraluxuoso de quatro portas construido a mao para ser o apice dos cadillac seu preço era o dobro de um caddy normal mais caro ate que um rolls royce o teto era em aço inoxidavel escovado nao tinha coluna b nas janelas e as portas traseiras eram suicidas a suspensao era autonivelante a ar e tinha um exclusivo v8 com dois carburadores quadruplos alem de todo equipamento do eldorado comum mas ainda mais bancos com memorias de posiçao abertura de porta malas por botao cruise control antena de radio eletrica freio de estacionamento que soltava automaticamente o radio delco tinha funçao de procura de estaçoes e memorizaçao delas as rodas eram em aluminio forjado e o mais louco seis copos magneticos de metal escovado uma caixa de cigarro com acabamento em couro e kit de maquiagem contendo um porta batom esponja de po feminino com po pente espelho porta moedas caderno de couro combinando lapiseira de ouro e atomizador com perfume arpege extrait de lanvin madame adorava nada menos que quarenta e quatro opçoes de couro e tecido existiam para o interior o super cadillac vendeu pouco porem e sua suspensao a ar se mostrou problematica; morre em 1958 o projeto do cellestiq e a terceira vez entao que algo assim acontece os objetivos sao semelhantes mas desta vez e basicamente um carro absolutamente novo sem nada em comum com o resto dos acarros da marca seu estilo de concept car e proposital representa o tema da marca para o futuro [caption id= attachment_383337 align= aligncenter width= 999 ] cadillac house[/caption] o projeto começou a cinco anos atras e foi uma revoluçao para a gm criar carros exclusivos em baixissimo volume nunca foi o metier dela tony roma o engenheiro chefe do cellestiq e agora do corvette tambem diz que para um volume de um carro por dia a gm teve que repensar tudo da maneira que fazemos carros fornecimento de peças engenharia e design agora existe ate um cadillac house onde os clientes do celestiq podem personalizar seus carros o predio com paredes de vidro fica no campus do gm tech center em warren michigan onde o carro tambem e fabricado sim fabricado pelça engenharia da gm como sao os prototipos dos carros de serie; o volume de produçao e parecido o resultado e no minimo impressionante e enorme maior que um escalade mas muito mais baixo que ele mede 5 517 mm num entre eixos gigante de 3 308 mm mas e relativamente baixo aos 1 453 mm para dar a proporçao exata necessaria no design moderno rodas enormes foram necessarias sao de 23 polegadas maiores de novo que as do escalade o carro pesa 3 130 kg e engraçado ver o jay leno que sempre acerta peso dos carros dizer para tony roma isso deve pesar o que 6200 lbs ao que ele responde eeeeeh um pouco mais que isso ; na verdade o numero em libras e muito maior 6900 lbs https //www youtube com/watch v=jwv2ew1bgtk mas nao quer dizer que o carro e letargico sao dois motores eletricos com transmissao de 1 velocidade integrada um em cada eixo para traçao integral juntos produzem nada menos que 664 cv e 89 3 mkgf com isso o leviata faz 0 96 km/h em 3 7 segundos a velocidade final e limitada a 160 km/h para conservar energia em estrada calcanhar de aquiles de todo eletrico mas resposta imediata ao acelerador e so um das armas no arsenal deste carro tudo nele e feito para nunca parecer grande ou pesado a estrutura e basicamente composta por seis peças enormes de aluminio fundidas em caixas de areia e soltadas no assoalho um pacote de baterias ultium de 11 kwh com autonomia estimada de 487 km e suporte para carregamento rapido de ate 190 kw a bateria foi projetada com uma arquitetura exclusiva utilizando um sistema de 400 volts e permitindo um alcance adicional de 120 km em 10 minutos com uma conexao de carregamento rapido cc de 200 kw ha tambem mais dois sistemas eletricos um de 12v normal e outro de 48v para realizar a miriade de funçoes do carro a carroceria e basicamente de fibra de carbono; apenas as portas por terem radares embutidos sao de fibra de vidro em moldes smc como as do corvette o radar e necessario pois as portas nao tem maçanetas e abrem e fecham automaticamente; o radar informa se ha alguem ou algo no caminho delas como segurança a suspensao e super sofisticada e multilink de aluminio nos quatro cantos e as barras estabilizadoras sao eletronicamente controladas e de carga variavel; as molas sao a ar e os amortecedores sao ajustaveis magnetic ride control 4 0 da gm ha direçao nas rodas traseiras para mitigar os efeitos do entre eixos gigante e o carro basicamente nao rola a geometria da suspensao por isso quase sem ganho de camber em compressao o carro e infinitamente customizavel tem so 4 lugares e e na verdade um hatchback com porta malas traseiro generoso na frente o imenso capo de fibra de carbono abre para revelar um embaraçosamente pequeno porta malas dianteiro o teto de vidro tem opacidade regulavel em 4 zonas; um para cada passageiro e cada passageiro tem sua propria tela e banco com freios regenerativos e sem necessidade de troca de oleo o engenheiro chefe espera que as pastilhas de freio nunca sejam trocadas em uso normal fazendo do carro basicamente algo livre de manutençao uma loucura completa mas maravilhosa como sempre em casos assim o preço e uma fortuna acima de us$ 340 000 nos eua antes da customizaçao começar isto e o equivalente a quase dois milhoes de reais nao ha duvida que e um classico instantaneo e um marco na historia da companhia mas como e no mundo real o que diz a imprensa primeiro ha o desenho a considerar e realmente impressionante diferente e interessante mas nao e belo na forma classica ou mesmo como um bmw e38 e belo em sua simplicidade e mais impressionante que bonito e muito vem da necessidade de se imprimir esse novo tema de design da empresa que tem seus fas mas nao muitos diz o ingles jethro bovington para a road and track bonito talvez nao mas ha uma coragem uma escala e um fator de choque no desenho que pelo menos para mim parecem ter sido extraidos diretamente do impressionante v 16 e do cadillac eldorado brougham 1957 mas o novo carro nao cai desajeitadamente em um pastiche retro; e uma reinterpretaçao e nao uma copia a car and driver diz que suas linhas elegantes teto amplo e traseira robusta lhe conferem proporçoes dinamicas e uma presença de cair o queixo particularmente adorei o perfil e as proporçoes; mas a frente e o painel de instrumentos nao me convenceram diz bovington do painel o painel e uma enorme tela digital de 55 polegadas e embora bem executada parece um pouco fora de lugar aqui o analogico e o novo luxo e mostradores intrincados impressos em 3d e uma tela retratil certamente dariam um toque especial e proporcionariam uma experiencia atemporal e algo que nao parece congruente nao o carro foi desenhado ha poucos anos atras mas com a invasao de telas chinesas baratas desde entao parece fora do lugar agora em carro de ultra luxo de 2025 datado no lançamento ja mas isso e um detalhe que nao nos deve distrair do sensacional monumento a arte de construir automoveis que e este carro a motor trend nos diz que uma frase frequentemente repetida pela equipe da cadillac e que qualquer coisa que pareça metal dentro ou fora do celestiq e metal um engenheiro tambem sugeriu enquanto nos mostrava algumas das peças mais ousadas impressas em 3d que cada peça do celestiq tem uma historia por tras dela e um artesanato diferente do encontrado em um bentley ou rolls royce; e sim artesanato realizado pelos olhos tecnicos e avançados da engenharia da gm e mais moderno diferente veja a intrincada peça de metal que emoldura o cubo e os raios do volante e o maior produto impresso em 3d ja produzido pela gm com tolerancias impossivelmente estreitas e a peça finalizada e polida a mao por tres semanas e unida a dois paineis de metal ultrafinos que cobrem cada raio do volante onde ficam os botoes do controle de cruzeiro do audio e do comando de voz embora a primeira vista possam parecer sensiveis ao toque como cada painel de metal e totalmente plano cada area de botao foi projetado para se mover 2 microns quando pressionado portanto nao se trata de toque capacitivo — voce esta fisicamente ativando um botao abaixo do painel usando o proprio painel incrivel detalhes assim abundam pelo carro todo e dariam um livro as portas eletricas automaticas porem nao agradam todos bovington diz pressione um botao na coluna b preta e a porta dianteira do celestiq se abre eletronicamente em um movimento rapido pelo menos a menos que voce esteja muito perto momento em que ela apenas se abre um pouco e depois para portas que se abrem automaticamente parecem luxuosas mas a realidade sempre parece um pouco sem sentido de qualquer forma a experiencia inicial um tanto desajeitada — aprendi rapidamente a apertar o botao e dar um passo para tras — e esquecida quando o opulento interior e revelado [gallery ids= 383326 383317 383313 383312 383314 383303 ] andando porem se mostra um carro impressionante em conforto capacidade de curvas e em esconder seu tamanho e peso a car and driver diz podemos comprovar que esta luxuosa barcaça sabe dançar acelere o celestiq e seu nariz apontara para o ceu enquanto sua cauda se agacha como um eldorado antigo o celestiq e inegavelmente rapido mas a sensaçao de velocidade se mistura com a de tranquilidade um subproduto de seu excelente isolamento acustico serio o rolls royce spectre tem uma das cabines mais silenciosas que ja medimos mas o celestiq deve chegar perto quando conseguirmos conectar nossos microfones bovington diz a direçao e suave e precisa e a agilidade proporcionada pela direçao traseira em baixas velocidades significa que ele nao parece enorme e desajeitado o celestiq transita por uma linha tenue entre a sensaçao de conexao em termos de fluencia e respostas intuitivas e a de isolamento sereno com o modo sport selecionado a experiencia de direçao permaneceu excelente mas as barras estabilizadoras ativas reduzem os movimentos da carroceria a praticamente zero nao rolar em curvas muitas vezes parece um pouco artificial mas no celestiq funciona bem este e um carro enorme e pesado mas exibe um equilibrio neutro impecavel controle preciso do volante e uma dinamica muito limpa e refinada ao todo um incrivel veiculo de luxo e um admiravel feito de engenharia mas e facil notar a falta de conexao maior aqui como todo eletrico o peso e as limitaçoes tecnicas embora reduzidissimos neste carro criado sem olhar custo ainda existem velocidade maxima e um deles mas ha outros com sol forte mas temperatura relativamente baixa os freios como era de se esperar tiveram dificuldades em altas velocidades constantes e problemas termicos tambem reduzem a potencia em uso bem intenso mas e muito improvavel que o celestiq enfrente uma direçao entusiasmada e sustentada desse tipo por parte dos proprietarios disse bovington e tudo acontece sem barulho e vibraçao algo que as vezes deve ser um bonus mas de novo impede o engajamento de verdade com a direçao melhor do banco traseiro com motorista de qualquer forma o resultado e um de profunda admiraçao e reverencia a coragem da empresa em embarcar numa aventura assim e algo realmente de se admirar e parabens a gm por tentar mas amor de verdade nunca transparece nos testes talvez a grande questao seja se alguem quer realmente um seda eletrico desse tipo a rolls royce tem lutado para vender o spectre e bem ela e a rolls royce para a cadillac e no minimo ambicioso a cadillac afirma que produzira apenas 25 carros para o ano modelo de 2025 a maioria dos quais ja foi vendida a maioria significa que nem todos foram encomendados o que preocupa em casos assim; cada carro conta o melhor resumo da historia veio de novo da road & track a verdade nua e crua e que seu apelo ganharia um impulso instantaneo se tivesse um daqueles antiquados e ultrapassados motores de combustao interna um v 16 parece ideal nao
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