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História

Cadillac Conversível: os dois que foram “últimos”

Hoje estamos acostumados a considerar, por exemplo, os carros alemães e japoneses como o ápice da tecnologia, os mais tecnologicamente avançados e o estado da arte. Claro; desde os anos 1970, quando a indústria americana teve que parar o que estava fazendo, e fazer coisas diferentes, estes dois países estiveram na vanguarda do novo. Como quem nasceu em 1970 hoje tem 50 anos, a cada dia menos pessoas se lembram do mundo antes disso. E o mundo do automóvel antes de 1970 era eminentemente um mundo norte-americano. E entre os americanos, o topo era indubitavelmente a Cadillac. É só depois da revolução legislatória dos anos 1970 que a marca entrou em decadência e nunca foi mais a mesma; os alemães e japoneses, preparados para os carros menores e mais econômicos carros solicitados por estas novas legislações, cresceram para tomar seu lugar, de onde nunca mais saíram, não obstante o investimento “para salvar a Cadillac” cíclico da GM. E se o mundo do automóvel até 1970 era um mundo