hoje estamos acostumados a considerar por exemplo os carros alemaes e japoneses como o apice da tecnologia os mais tecnologicamente avançados e o estado da arte claro; desde os anos 1970 quando a industria americana teve que parar o que estava fazendo e fazer coisas diferentes estes dois paises estiveram na vanguarda do novo como quem nasceu em 1970 hoje tem 50 anos a cada dia menos pessoas se lembram do mundo antes disso e o mundo do automovel antes de 1970 era eminentemente um mundo norte americano e entre os americanos o topo era indubitavelmente a cadillac e so depois da revoluçao legislatoria dos anos 1970 que a marca entrou em decadencia e nunca foi mais a mesma; os alemaes e japoneses preparados para os carros menores e mais economicos carros solicitados por estas novas legislaçoes cresceram para tomar seu lugar de onde nunca mais sairam nao obstante o investimento para salvar a cadillac ciclico da gm e se o mundo do automovel ate 1970 era um mundo liderado pelos americanos em termos de prestigio e tecnologia era tambem um mundo entao cheio de conversiveis os americanos por suas condiçoes geograficas muito espaço e reta legislatorias nao havia nenhuma por exemplo para tamanho de motor coisa unica no mundo e socioeconomicas povo com dinheiro e produtos acessiveis desenvolveu um tipo de carro que era so dele [caption id= attachment_366834 align= aligncenter width= 999 ] sollei o futuro da cadillac e conversivel [/caption] voce o conhece o cadillac era tambem seu maior expoente baixo largo comprido um motor v8 enorme em deslocamento mas tranquilo e silencioso em sua maioria e acoplado a uma caixa automatica chassi separado o que permitia varias carrocerias em um so carro era mais que uma plataforma hoje a linha da chevrolet por exemplo fazia um so chassi e nele podiam ser montados cupes duas portas com ou sem coluna b sedas com ou sem coluna b peruas de duas ou quatro portas e em alguns anos uma esportiva nomad furgoes e em alguns anos como 1959 ate uma picape chamada el camino e e claro era facil fazer um conversivel [caption id= attachment_366857 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo em 1976 [/caption] o chassi era a base estrutural e entao o conversivel era apenas mais uma variaçao de carroceria e nem a mais cara peruas bel air de quatro portas ou mesmo a nomad eram mais caras que o conversivel uma casa podia ter dois carros chevrolet quase iguais mas ao mesmo tempo diferentes um bel air conversivel v8 automatico para o papai e uma perua 4 portas basica seis em linha e manual de 3 marchas para o resto da familia os conversiveis eram comuns nas ruas um sucesso de vendas e aspiraçao de todo homem adulto e entre eles o apice era claro a cadillac mas depois do ano 1970 como ja disse tudo mudou o conversivel uma frivolidade que parecia fora de moda no mundo serio e austero de entao em pouco tempo estava morto e a cadillac com fanfarra fez em 1976 o ultimo conversivel americano [caption id= attachment_366879 align= aligncenter width= 999 ] o belissimo allante[/caption] mas o conversivel americano voltaria nos anos 1980 claro mas agora na era do monobloco era mais caro e especial; ainda assim existiu ainda que tenha começado nos carros que ainda tinham chassi separado em 1983 aparecia o buick riviera conversivel em 1984 o cadillac eldorado conversivel voltava tambem e a partir de 1986 existia tambem de novo o corvette c4 em versao roadster em 1986 um outro conversivel cadillac de dois lugares com carroceria monobloco desenhada e fabricada na pininfarina na italia era o allante https //flatout com br/buick riviera conversivel 1983 um carro comum duas obras imortais/ mas a cadillac hoje nao tem conversiveis em serie na verdade faz 15 anos que o ultimo foi feito e embora o atual e sensacional sollei a versao conversivel do seda de mega luxo celestiq e ainda apenas isso um conceito longe da produçao em serie nao ha mais conversivel cadillac hoje o que significa que existiram dois ultimo conversivel cadillac e esta e a historia deles o eldorado 1976 o primeiro eldorado de 1953 era tambem um conversivel; uma versao especial e limitada que junto com o oldsmobile 98 fiesta e o buick roadmaster skylark foram criados para mostrar a liderança mundial em estilo da gm apenas 532 unidades dele foram feitas mas em 1954 se tornaria apenas uma versao topo de linha do conversivel cadillac normal em 1956 aparecia tambem o eldorado cupe [caption id= attachment_366862 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro eldorado 1953[/caption] o eldorado permanece o maximo em cadillac em 1958 aparece o incrivel eldorado brougham um veiculo ultraluxuoso de quatro portas construido a mao e carissimo custava o dobro de um caddy normal mais caro ate que um rolls royce o teto era em aço inoxidavel escovado nao tinha coluna b nas janelas e as portas traseiras eram suicidas a suspensao era autonivelante a ar e tinha um exclusivo v8 com dois carburadores quadruplos rodas em aluminio forjado e alem de todo equipamento do eldorado comum ainda mais bancos com memorias de posiçao abertura de porta malas por botao cruise control antena de radio eletrica freio de estacionamento que soltava automaticamente em 1958 [caption id= attachment_366865 align= aligncenter width= 999 ] eldorado brougham 1958[/caption] mas o carro que seria o ultimo eldorado conversivel em 1976 começa em 1966 com o lançamento do oldsmobile toronado este leviata de cinco metros e meio de comprimento e duas toneladas era um cupe pessoal novo e lucrativo mercado por la o toronado alem de seu desenho sensacional era diferente por colocar a potencia de seu v8 de sete litros e quase 400 cv nas rodas dianteiras https //flatout com br/v8 big block e tracao dianteira eis o toronado 1966/ pois bem a cadillac querendo uma parte deste mercado para si resolve fazer um novo eldorado em 1967 usando como base o toronado sua versao porem receberia uma carroceria totalmente nova em cima do chassi do toronado a plataforma e body tambem receberia uma versao do v8 cadillac logico um 429 cid com sete litros 105 × 102 mm 340 hp e 65 mkgf a transmissao era a caixa automatica de tres velocidades th 425 do toronado o cadillac vinha com freios a disco na frente [caption id= attachment_366866 align= aligncenter width= 999 ] eldorado 1967 com base do toronado[/caption] o desenho era realmente feliz um belissimo cupe que hoje e reverenciado com um dos mais bonitos da marca sem muito da decoraçao excessiva dos anos 1950 era claro um carro enorme media 5 6 metros e tinha 2130 kg nao existia conversivel nesta base porem isso teve que esperar a geraçao seguinte [caption id= attachment_366867 align= aligncenter width= 975 ] eldorado 1967[/caption] em 1971 aparecia a segunda geraçao do eldorado de traçao dianteira o carro foi substancialmente redesenhado crescendo em comprimento agora 5 7 metros distancia entre eixos 3208 mm e pesando nada menos que 2200 kg [caption id= attachment_366870 align= aligncenter width= 999 ] eldorado conversivel 1976[/caption] o motor tinha sido lançado na geraçao anterior em 1970 exclusivo para o eldorado naquele ponto era uma versao do v8 com 500 cid ou nada menos que 8 2 litros 109 2 × 109 3 mm sim mais de um litro para cada um de seus oito cilindros o maior motor montado num cadillac ate hoje e o maior v8 americano de produçao normal que ja existiu em 1970 era um motor de 400 hp mas em 1971 dava 365 hp e 73 mkgf o ano de 1976 seria entao o ultimo ano do conversivel eldorado e o carro foi fortemente promovido pela general motors como o ultimo conversivel americano com taxa de compressao reduzida e sofrendo para atender os padroes de emissao ainda com carburador o gigantesco motor tinha entao so 190 hp ainda que o torque de 49 mkgf ainda fosse consideravel a potencia maxima acontecia a baixos 3600 rpm se voce pode acreditar claramente em decadencia a cadillac entao o conversivel de 1976 muito por gente desesperada para comprar antes que acabasse e como investimento foi um sucesso cerca de 14 000 seriam vendidos quando a cadillac reintroduziu o conversivel eldorado para o ano modelo de 1984 varios clientes que compraram os conversiveis eldorado de 1976 como investimentos sentiram que foram enganados e iniciaram uma açao coletiva malsucedida contra a general motors eldorado o nome sobreviveria ate 2002 ultimo de verdade o xlr o carro de 1976 nao foi o ultimo entao apenas 8 anos se passaram para sua volta o cadillac xlr porem pode ser chamado ate o presente momento pelo menos de ultimo apareceu em 2003 e o ultimo foi fabricado em 2009 15 anos atras muita gente despreza o xlr como sendo um vettillac um corvette com logotipos cadillac mas na verdade e uma injustiça o carro e sim baseado no corvette de sexta geraçao o c6 mas e muito diferente dele compartilham plataformas apenas usando a nomenclatura atual; totalmente normal o xlr na verdade foi lançado um ano antes do c6 era fabricado na mesma planta que o corvette em bowling green kentucky o unico carro produzido ali que nao era um chevrolet corvette o carro e mais uma tentativa de emular o sucesso americano do mercedes benz sl que por sinal nao existe mais o sucesso nao o carro a primeira foi com o allante de carroceria italiana mas com traçao dianteira e v8 transversal nao foi exatamente um sucesso como tambem nao seria o xlr em seu lançamento o xlr era o mais caro dos cadillac as diferenças com o corvette começam no motor querendo se igualar aos lexus mercedes e bmw nos anos 1990 a cadillac tinha criado um sofisticado v8 de aluminio dohc/32 valvulas como da concorrencia chamado northstar era excelente o corvette c6 tinha entao um v8 ohv ls de 6 litros e 405 cv com opçao de cambio manual de seis velocidades; o xlr recebeu o northstar v8 de 4 6 litros e 325 cv exclusivamente automatico de cinco ou seis velocidades os carros diferiam em motores carrocerias interiores e configuraçoes de suspensao mas o chassi e a suspensao eram os mesmos basicamente como era o transeixo traseiro uma coisa especial no xlr era o teto como a mercedes benz fizera sucesso com tetos rigidos retrateis nos anos 1990 o xlr recebeu um tambem ausente no corvette outra diferença importante o xlr e um dos primeiros carros a receber o hoje famoso amortecedor magneto reologico que permitia comportamento esportivo mas tambem conforto chamado de magnetic ride control usava quatro sensores de deslocamento da roda para medir o movimento da roda e responder ajustando o amortecimento quase instantaneamente ao contrario do corvette cuja missao era ser veloz com o minimo de dolares gastos o cadillac era um carro de luxo oferecia varios recursos como navegaçao gps com tela sensivel ao toque cd changer radio xm via satelite onstar farois dianteiros high intensity discharge hid controle por voz sistema de audio amplificado premium bose controle de cruzeiro adaptativo e painel de instrumentos da marca bulgari nicola bulgari era um colecionador de buicks e cadillacs antigos se voce pode acreditar e ficou amigo de bob lutz; esta colaboraçao com a marca americana duraria bastante por isso em 2005 apareceria o xlr v com um supercharger com intercooler ar agua integrado no motor northstar e 450 cv o desempenho era interessantissimo apesar do carro ser exclusivamente automatico 0 96 km/h em 4 6 segundos e era limitado como os alemaes a 250 km/h mas nada escondia o fato de que a base era um carro esporte nao de luxo e como um carro esporte comparado assim a seco era inferior ao mais barato corvette o xlr pesava 1740 kg enquanto um corvette normal 1420 kg ou 1394 kg no z06 de 500 cv com estrutura de aluminio que ainda era mais barato que um xlr a maioria escolheu ou um mercedes sl ou um corvette e assim o conversivel da cadillac morreu de novo vai voltar se fosse apostar diria que sim tudo e ciclico nesta industria e toda vez que ouço ultimo qualquer coisa presto atençao claro e algo importante mas por dentro dou tambem uma risadinha e digo para mim truco
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