caro proprietario de cadillac o fato de o nome cadillac ser reconhecido em todo o mundo como um simbolo de excelencia automotiva se deve em grande parte a longa sucessao de excelentes motores que impulsionaram nossos carros o motor de deslocamento variavel v8 6 4 carrega nossa herança de qualidade e confiabilidade ao mesmo tempo em que cumpre com as regulamentaçoes federais recentemente publicidade adversa injustificada apareceu na midia sobre o v8 6 4 a cadillac motor car division acredita fortemente na qualidade e no valor do motor v8 6 4 e como uma expressao de sua confiança esta fornecendo o engine value protection evp sem nenhum custo para os proprietarios de cadillacs movidos pelo motor v8 6 4 a evp fornece proteçao por 5 anos ou 50 000 milhas a partir da data em que o carro e vendido inicialmente e se aplica a qualquer proprietario do carro durante esse periodo a cadillac e os revendedores cadillac valorizam seu patrocinio e tem um forte desejo de satisfazer suas demandas com produtos excelentes acreditamos que seu motor v8 6 4 fornecera a voce a qualidade e o valor ha muito associados ao nome cadillac atenciosamente l b pryor gerente geral de vendas cadillac motor division general motors as pessoas que receberam esta carta em 1981 ja nao precisavam da imprensa para saber que estavam numa fria o motor em questao o infame v8 6 4 durou so pelo ano/modelo de 1981; foi descontinuado em 1982 foram nada menos que 13 atualizaçoes de software com melhora positiva em todos os problemas; mas melhoria nao e soluçao bom ainda bem que deram garantia extra a ideia parecia genial e e desativar cilindros quando seu uso nao e solicitado representa claro ganho de economia de combustivel e emissao o motor cadillac v8 6 4 o primeiro deles na historia era normalmente um v8 de 6 litros; mas podia ser tambem dependendo da situaçao um v6 de 4 5 litros ou um v4 de tres litros tudo controlado eletronicamente a prova de que a ideia e boa vem do simples fato de que hoje estima se que em torno de 15% de todos os veiculos vendidos nos eua onde motores grandes sao mais comuns usam desativaçao de cilindro predominantemente usada pela mazda 64% gm 44% honda 24% e stellantis chrysler 23% hoje e bem comum principalmente mas nao somente em v8 aspirado como era o cadillac em 1981 [caption id= attachment_376988 align= aligncenter width= 999 ] coupe de ville 1981[/caption] mas demorou para ser assim popular o fracasso do cadillac tornou por muito tempo a tecnologia um tabu o v8 6 4 foi substituido em 1982 por um novo v8 4 1l sem desativaçao de cilindros enquanto os clientes que decidiram manter seus cadillac 1981 tiveram o sistema de desativaçao de cilindros permanentemente desabilitado mantendo o motor funcionando com todos os oito cilindros pelo restante de sua vida util natural por isso voltaria somente nos anos 2000 quando principalmente a velocidade de processamento eletronico e as possibilidades de controle tornaram o sistema facil de se realizar [caption id= attachment_376979 align= aligncenter width= 999 ] sedan de ville 1981[/caption] mas mesmo assim ninguem mais usou o marketing da cadillac uma divertida forma de imaginar um motor que aumentava o numero de cilindros ativos conforme se acelerava um v8 6 4 nao a desativaçao de cilindros e escondida em eufemismos como active fuel management gerenciamento ativo de combustivel displacement on demand deslocamento sob demanda active cylinder control controle ativo de cilindro e muitos outros esse e o tamanho do trauma do pioneiro ninguem fala mais explicitamente em motores 8 6 4 cilindros mas o que exatamente deu errado com ele engraçado voce perguntar; ia exatamente contar isso o cadillac v8 o que e um v8 americano nao ha duvida que e um motor compacto por fora mas grande por dentro v8 ohv com um comando so no vale do v operando duas valvulas por cilindro no cabeçote via varetas e balancins existem v8 dohc americanos claro mas o v8 americano e este ohv por definiçao [caption id= attachment_376995 align= aligncenter width= 999 ] o v8 high compression de 1949[/caption] e foi inventado pela cadillac o v8 de valvulas laterais da ford em 1932 pode ter popularizado o v8; mas nao era sua forma americana definitiva criado por ed cole antes de virar presidente da gm o cadillac v8 de 1949 e o template do v8 americano com alta compressao possivel pelos aditivos de combustivel criados pela gm entao o poisonous chumbo tetraetila o v8 cadillac de 331 cid 5 4 litros e 160 hp de 1949 mudou tudo antes do chrysler hemi de 1952 e do v8 chevrolet menor mais leve e mais potente que o cadillac chegar em 1955 era inclusive o motor de corrida preferido foi a le mans com briggs cunningham e sob o capo dos allards https //flatout com br/cadillac em le mans a primeira vez/ depois dele uma corrida por alto desempenho entre as marcas desembestou nos eua a cadillac se desenvolvia com mais potencia tambem claro mas era de uma forma diferente os seus carros seriam a epitome do luxo americano portanto nao giravam muito davam muito torque sempre e eram extremamente silenciosos o cadillac de sua forma propria e tao admiravel quanto um mercedes benz rolls royce ou alfa romeo na verdade nos anos 1960 podia se dizer que eram superiores em qualidade desempenho conforto e equipamentos do que qualquer carro europeu por uma boa margem so desempenho em curvas fechadas e economia de combustivel era deficiente; um tipo de coisa irrelevante para quem vivia nos eua antes de 1970 [caption id= attachment_376994 align= aligncenter width= 999 ] cadillac 1949[/caption] o v8 cadillac evolui entao ate o 500 cid de 1970 medindo 109 2 × 109 3 mm e 8 2 litros cada um de seus oito cilindros era maior que um motor de carro 1 0 brasileiro inteiro com taxa de 10 1 o motor dava 400 hp 405 cv sae brutos a 4400 rpm; mas mais impressionante eram os 75 mkgf a 2200 rpm claro [caption id= attachment_376993 align= aligncenter width= 999 ] o v8 de 8 2 litros e 400 hp apice da marca em 1970[/caption] depois de 1970 porem sabemos que tudo mudava nos eua legislaçoes de emissao e economia de combustivel tornavam imediatamente a taxa de compressao menor e os motores mais amordaçados por controles de emissao arcaicos em 1971 a taxa ja era 8 5 1 e o motor dava 365 hp em 1972 mais uma rodada de alteraçao e a mudança na forma de mediçao de potencia despenca o numero do v8 de 8 2 litros para 220 cv sae liquidos e nao para por ai quando acaba o 500 em 1976 tinha 190 cv o motor e reduzido entao para sete litros 425 cid e 180 cv em 1977 em 1980 o 425 foi substituido pelo l61 que era o mesmo motor basico com nova rodada de reduçao de deslocamento o diametro dos pistoes foi reduzido para 97 mm mas mantendo o curso de 103 1 mm do motor 425 o resultado era o novo motor l61 um seis litros 368 cid a reduçao no deslocamento foi em grande parte um esforço para atender aos requisitos do cafe americano para economia de combustivel que calculava uma media de consumo para toda frota vendida por uma empresa a injeçao de combustivel throttle body monoponto no corpo de borboleta era equipamento basico do novo l61 lembre que estamos em 1980 a vasta maioria dos carros ainda tem carburadores mesmo nos eua as injeçoes bosch de alguns carros alemaes caros na verdade sao eletromecanicas com pouca eletronica envolvida mas isso esta para mudar rapidamente na proxima decada e a cadillac quer estar na vanguarda disso dai aparece o novo v8 l62 para 1981 o motor que conhecemos como v8 6 4 o v8 de deslocamento variavel em 1981 basicamente e o mesmo motor que o l61 um v8 grande de seis litros; uma unidade com injeçao monoponto no corpo de borboleta taxa de 8;2 1 sistema de recirculaçao de gas do escapamento egr bomba de ar e catalisadores a potencia continuava a mesma do l61 aos 140 cv liquidos sae 142 cv a 3800 rpm; o torque era de 36 6 mkgf a parcos 1400 rpm [caption id= attachment_376990 align= aligncenter width= 999 ] o v8 6 4[/caption] com cambio automatico de tres velocidades e numa carroceria sedan grande de 5 6 metros de comprimento e 1920 kg nao era exatamente um foguete 12 segundos no 0 96 km/h e 161 km/h de maxima mas note que 1981 e talvez um dos pontos mais baixos da historia moderna em performance; uma ferrari 400i v12 manual fazia o 0 96 km/h em 7 1 segundos ainda assim nos anos 1960 sedas ainda maiores da cadillac faziam o 0 96 km/h em 8 5 segundos ah o progresso nao a preocupaçao ali era economia e a ja obvia desvantagem tecnologica dos eua e a gm frente aos japoneses entao o novo motor cadillac foi propagandeado como algo fora do normal altamente tecnologico e avançado o sistema de desativaçao dos cilindros foi criado pela cadillac e a eaton corporation para desligar dois ou quatro cilindros em condiçoes de baixa carga como em viagens em rodovias e os reativaria quando mais potencia fosse necessaria quando desativados os solenoides montados nos pinos do balancim desses cilindros desengatariam os fulcros dos balancins que acionam as valvulas permitindo que os balancins flutuassem e deixassem as valvulas fechadas apesar da açao das varetas e comando que continuavam claro esses motores sao facilmente identificados por suas tampas de balancim que tem seçoes elevadas sobre dois cilindros com conectores eletricos na parte superior com as valvulas fechadas os cilindros agiam como molas de ar a carga normalmente dispensada pelo escape presa la dentro com valvulas fechadas isso eliminava a sensaçao de falta e mantinha os cilindros aquecidos para combustao instantanea apos a reativaçao simultaneamente o modulo de controle do motor reduziria a quantidade de combustivel medida pela unidade tbi no painel um display digital mpg sentinel podia mostrar o numero de cilindros em operaçao consumo medio ou atual de combustivel em milhas por galao ou autonomia estimada com base na quantidade de combustivel restante no tanque e a eficiencia media desde a ultima reinicializaçao tudo comum hoje entao incrivel o computador selecionava o numero adequado de cilindros para economia de combustivel emissoes e dirigibilidade ideais durante a marcha lenta desaceleraçao baixa velocidade funcionamento a frio e qualquer aceleraçao que nao seja leve o motor funciona em todos os oito cilindros durante trajetos de velocidade constante o computador desliga dois deles forçando os restantes a trabalhar mais se a carga ainda estiver muito leve ele desliga mais dois transformando o motor efetivamente em um v4 de tres litros com menos cilindros trabalhando mais o vacuo do coletor de admissao diminui reduzindo as perdas de bombeamento que e o trabalho necessario para puxar a mistura ar combustivel para dentro do cilindro contra esse vacuo o resultado e maior eficiencia termica e melhor economia de combustivel csaba csere da car and driver disse em 1981 apesar da teoria perfeita o resultado nao e exatamente de parar as prensas os numeros de economia de combustivel da epa na cidade e na estrada do sedan de ville de 1981 6 4 e e 9 8 km/l respectivamente sao identicos aos do carro do ano passado sem desativaçao de cilindros parte disso se deve a relaçao de eixo mais curta 2 41 versus 2 28 usada este ano para aceleraçao melhor mas principalmente se deve aos ciclos de teste da epa nos quais o motor passa a maior parte do tempo no modo de oito cilindros em velocidades moderadas e muito estaveis onde alguns cilindros sao desligados ha um beneficio mas comparativamente pouco tempo e dessa forma no mundo real [caption id= attachment_376984 align= aligncenter width= 999 ] uma foto da car and driver mostra a imagem do carro ja em 1981[/caption] o que nos faz perguntar por que a cadillac se deu a todo este trabalho porsche mercedes e bmw estao todos trabalhando em seus proprios esquemas de deslocamento variavel e em seus carros de maior potencia pode funcionar melhor mas a ford trabalhou em motores de deslocamento variavel de seis e oito cilindros por anos e nunca os produziu porque havia muito pouco beneficio de economia de combustivel suspeita se que a cadillac sabia disso o tempo todo mas sentiu que tinha que dar aos seus carros uma imagem sofisticada e com baixo consumo de combustivel a alta tecnologia certamente faz isso mas nosso teste que mostrou um resultado de 4 7 km/l em uso combinado cidade/estrada mostra que o sedan de ville ainda nao abandonou sua tradiçao de consumir muita gasolina mas um recurso raro e avançado hoje banal que estreou no v8 6 4 foi o diagnostico eletronico o novo display de controle climatico eletronico junto com o mpg sentinel fornecia leitura de quaisquer codigos de problemas armazenados leituras instantaneas de todos os varios sensores do motor ciclo forçado dos solenoides entre outras funçoes mas o motor se provou extremamente nao confiavel o principal problema era que o modulo de controle do motor simplesmente nao tinha a robustez a programaçao e a velocidade de processamento para gerenciar com eficiencia a desativaçao do cilindro sob todas as condiçoes de carga na era anterior as valvulas egr de recirculaçao de gases do escapamento operadas eletronicamente e com uma valvula egr operada por pressao de escapamento o sistema teve o efeito de causar problemas de detonaçao pois quatro cilindros operando sob carga mais alta precisavam de mais fluxo na egr enquanto na verdade produziam menos fluxo de exaustao e portanto menos back pressure para operar a valvula a cadillac criou treze chips prom atualizados para o carro durante 1981 mas muitos desses motores simplesmente tiveram sua funçao de desativaçao desabilitada pelos revendedores deixando os com operaçao permanente de oito cilindros isso era facil simplesmente desconectava se um unico fio e pronto a cadillac porem recebe um reves em sua imagem do qual talvez nunca mais tenha se recuperado pode se dizer que o sistema era visionario olhando seu uso disseminado hoje mas nao da para nao ver que a cadillac foi de ser a empresa dos mais sensacionais carros de luxo do mundo para o fundo do poço em poucos anos so por causa de uma legislaçao diferente e uma reaçao a ela destrambelhada mas olhe a sua volta hoje tambem todos tentam atingir novas legislaçoes e se atrapalham com isso entre downsizing e a duvida de investir ou nao em eletricos sera a legislaçao o problema
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