no mundo revisionista de hoje parece que ninguem pode ser chamado de genio sem alguem o diminuir imediatamente ferdinand porsche e um deles um monte de gente hoje em dia gosta de diminuir seus feitos seja em principios tecnicos seja em precedencia por isso ja conheci pessoas que acham que ele apenas copiou o que veio antes e patrocinado pelo governo nazista ficou famoso sim sua ligaçao com o nacional socialismo e grande e bem documentada; bem como sua relaçao proxima com o mal encarnado adolf hitler mas e claro que tentar por isso diminuir sua genialidade e uma bobagem as coisas sao como sao e nao como queremos porsche era nazista sim mas um genio o seu julgamento final nao e nosso mas dele uma imgem vale mais que mil palavras aqui e um genio ele era falta espaço aqui para explicar todos os motivos entao vou ficar so na que interessa para a materia de hoje o vw fusca sim ideias de coisas similares ao fusca ja existiam antes dele mas mais que uma ideia o fusca apareceu como uma coisa completamente desenvolvida inteira completa imutavel era tao bem projetado e executado que durou meio seculo em produçao e o carro mais vendido na historia da humanidade nesta epoca de novas plataformas a cada cinco anos provavelmente o sera para sempre e ate hoje e um carro interessantissimo diferente util simples e barato mas sofisticado em sua essencia de projeto bem executado nao e perfeito claro nada e mas qual outro carro de 1938 que parece em casa rodando no meio do transito em 2025 nenhum claro mas alem disso o besouro original inaugurou algo que hoje e a base da industria a plataforma e chamamos este conjunto de componentes pre projetados e validados disponiveis para uma gama de tamanhos de carro pre definida de plataforma porque no vw ele era exatamente isso uma plataforma onde se podia montar uma infinidade de carrocerias diferentes se hoje fisicamente nao parece mais uma plataforma o nome pelo menos permaneceu o fusca funcionava como um monobloco depois da carroceria montada no chassi plataforma mas o fato da parte de baixo ser desmontavel elevou o que ele podia ser sobremaneira um chassi vw e algo fenomenal esqueça o motor e suspensoes que eram estado da arte em 1930 e hoje sao antigos no detalhe; olhe sua configuraçao e construçao tudo nele e baixo a estrutura em si o motor contraposto traseiro as suspensoes nada sai desse pacote plano basico de um automovel hoje motores em linha e altas torres mcpherson nunca permitiriam algo tao baixo apenas o ventilador de refrigeraçao e um pouco alto mas mesmo isso depois foi diminuido nas ventoinhas deitadas desta forma era uma perfeita plataforma no estrito senso da palavra para que varios carros pudessem se montar em cima dele e meio como a gm insinuou que faria com o seu chassi skate eletrico autonomy de 2002 mas nao conseguiu ser como era porsche em 1938 e abandonou a ideia gm autonomy ja tem mais de 20 anos e ate hoje o chassi do fusca servia literalmente para tudo no mesmo entre eixos fazia kombi de 9 lugares fusca de 5 e o karmann ghia de 2 2+2 se seus filhos tragicamente nasceram sem os membros inferiores movendo apenas a posiçao do motorista no carro no carro esporte o cara se senta no assoalho praticamente bem no meio do carro pernas esticadas no seda senta se como numa cadeira de bar mas ainda atras do eixo dianteiro na van de nove lugares senta literalmente em cima do eixo dianteiro bem mais alto sus suspensao pode ser com poucas modificaçoes um carro de corrida como o porsche 356 provou ou um incrivel carro fora de estrada como os kubelwagen e scwimmwagen provaram na segunda guerra mundial a vw fez sedas vans picapes carros esporte conversiveis e peruas com literalmente a mesma base e se a vw pode fazer isso nos aqui fora tambem com fibra de vidro e criatividade quando quantidades imensas de fuscas foram exportadas para todo lado logo a populaçao percebe que o carro pode andar sem sua carroceria e que qualquer carroceria imaginavel podia ser colocada ali em cima na california nas dunas de pismo beach nao demora para aparecerem os belly pan buggy fuscas sem carroceria com apenas alguns tubos soldados provendo alguma proteçao aos ocupantes se mostraram sensacionais nas dunas rapidamente substituindo os chassis americanos modificados usados ali ate entao replicas de todo tipo de carro apareceram sobre o chassi vw de todo tipo mesmo ate ford modelo a bugatti tipo 35 alfa romeo p3 para ficar em tres exemplos brasileiros da tander car sem falar no popularissimo mp lafer o motor vw cabia ate onde ia o estepe ou o tanque de combustivel dos carros originais copiados https //flatout com br/bruce meyers 1926 2021 nosso adeus ao inventor do buggy/ replicas de porsche 356 especialmente o speedster tambem apareceram nao o 356 original nao usava motores iguais so parecidos e o 356 sempre foi monobloco nao plataforma; mesmo assim as replicas sao bem proximas em experiencia ao original mas se a porsche era tao parecida com os vw muitos tentaram fazer carros esporte partindo do mesmo lugar o nosso exemplo mais famoso e o puma que encurtando o entre eixos dos vw fez um carro ainda menor e como os porsche e a puma mostraram e um chassi facilmente acertado para uso esportivo e jipes vw thing kubelwagen jipe jeg gurgel x12 e um sem fim de outros foram criados em cima da plataforma vw todo mundo sabe que muito pouco consegue parar um fusca com pneus lameiros e portanto versoes dedicadas ao off road e uso militar sempre abundaram a plataforma vw e a verdadeira democratizaçao da fabricaçao de automoveis; depois dela nada lhe impede de tentar voce mesmo sentado ai criatividade e trabalho e o que e necessario apenas mas divaguiei mais que deveria; falei tudo isso ai em cima para dar contexto da mais criativa coisa que ja saiu da cabeça de alguem para se tornar realidade em cima de uma plataforma de fusca a incrivel cruza de kombi com buggy meyers manx chamada de brubaker box a caixa fora da caixa de curtis brubaker curtis brubaker e um desses engenheiros tao criativos e malucos que poderia ser definido como artista tambem; principalmente no fato de que para o artista sua arte e tudo em sua vida e por isso esta vida e inevitavelmente variada e maluca brubaker em sua caixa ex aluno do art center college of design em pasadena curt brubaker trabalhou no grupo de estilo avançado da cadillac em detroit antes de retornar para a regiao de los angeles e fundar seu proprio escritorio de design independente o brubaker group nao acho que eu tinha talento para ser um cara corporativo entao voltei para a california montei meu proprio estudio e na verdade trabalhei mais para a general motors volvo ford e os japoneses aqui do que em detroit disse ele trabalhou tambem para bob lear e seus famosos learjet e nesse trabalho desenvolveu para ele o cassete 8 track o numero de invençoes atribuidas a brubaker daria um livro; nem vamos tentar lista las aqui mas como ele teve a ideia para criar esta van psicodelica ele disse em entrevista que tudo começou quando da janela de seu escritorio ele viu alguem roubar a vw kombi de seu irmao pensou naquela epoca em que elas eram comuns e baratas por que cargas d’agua alguem desejaria roubar algo assim a foto em newport beach seu irmao lhe disse que elas eram uma febre entre os surfistas californianos; e o levou ate newport beach para provar curtis tirou uma foto onde havia uns sete ou oito deles em uma ruazinha e pensou tem um mercado aqui para uma kombi com design que atraia mais esses jovens descolados foi assim que o designer obstinado absorvendo o cenario automobilistico do sul da california no final dos anos 60 e inicio dos anos 70 tomou emprestados elementos das inumeras subculturas automotivas locais incluindo buggy vw woodie wagons de surfistas e vans personalizadas e a partir deles criou seu proprio veiculo unico que desafiou todas as categorias de veiculos existentes na epoca ele o chamou de brubaker box imaginou o como uma ferramenta para os surfistas levarem suas pranchas equipamentos e amigos para a praia em estilo o carro pode parecer algo de fundo de quintal hoje mas foi desenhado por um profissional de forma profissional desenhos em papel seguido de modelo em escala ate um modelo em gesso de onde o molde de fibra foi tirado inicialmente se chamaria baja box era um monovolume fizemos um modelo ali mesmo em nosso pequeno escritorio trouxemos investidores as pessoas ficaram animadas e por fim levantamos uma pequena quantia de fundos lembra brubaker com us$ 160 000 em caixa brubaker aos 31 anos ali pretendia fabricar um carro kit para se encaixar no modelo de negocios que havia sido rudimentarmente estabelecido por outros kit cars como tantos carros kit ele utilizava o onipresente fusca mas tinha aspectos de construçao monobloco com 13 paineis internos e externos de fibra de vidro incluindo um painel de assoalho rebitados e colados os para choques foram feitos em madeira curva o para brisa foi emprestado de um amc hornet e o vidro traseiro veio de um chevrolet el camino o tanque de combustivel foi montado centralmente e o estepe para absorver a energia da colisao frontal os bancos dianteiros originais da vw foram mantidos mas um assento tipo lounge foi criado para a parte traseira do veiculo uma unica porta deslizante no lado direito era a unica entrada proporcionando mais rigidez mas tambem gerando alguma controversia; uma so porta a posiçao de dirigir nao era de kombi la na frente; na verdade o motorista se senta no chao com as pernas esticadas como em um carro esporte com os pes no eixo dianteiro mais ou menos o espaço na frente do motorista de acordo com brubaker era para ser como um frunk um porta malas dianteiro ja que o resto do carro era ocupado por pessoas as pranchas de surfe iriam no teto no salao em 1971 mostrado no salao internacional de los angeles em 1971 a reaçao a um prototipo do brubaker box convenceu brubaker a construir veiculos completos em março de 1972 o carro sai na capa da car and driver entao a revista automotiva de maior circulaçao no mundo foi uma grande sensaçao um conceito completamente novo e causou um grande impacto as negociaçoes com a vw para adquirir chassis no entanto foram infrutiferas como resultado brubaker teve que comprar vws completos de concessionarias desmontar tudo e vender o resto no mercado como peça usada ele alugou um predio de 2000 metros quadrados em los angeles para fabricar seu carro com planos de cinco por mes ao preço de us$ 3 995 cada em 1972 infelizmente a teimosia da vw dificultou tudo da continuaçao de investidores ate a viabilidade financeira de todo processo o processo de compra desmonte e venda dos vw era desajeitado e trabalhoso e o resultado e que a produçao do brubaker box era segundo seu criador um empate financeiro aparentemente apenas 3 carros foram feitos por brubaker brubaker vendeu o projeto para a automecca de mike hansen em chatsworth california a maioria das fontes concorda que a automecca que ofereceu o veiculo como sports van construiu 25 unidades no total hoje se tem noticia de apenas 19 carros ainda por ai um dos carros e transformado no roamer o carro rapido dos viajantes do ark ii um deposito movel de conhecimento cientifico operado por uma equipe de jovens altamente treinados sua missao levar a esperança de um novo futuro para a humanidade no seriado de televisao dos anos 1970 esta versao conversivel targa parece ainda mais interessante que o original e certamente e na memoria de muitas crianças que assistiam o seriado hoje senhores carecas ark ii roamer o brubaker box e ainda hoje uma coisa realmente fora da caixa se perdoam o trocadilho infame era simplesmente sensacional minusculo e diferente era ainda assim bonito de uma forma a que nao estamos muito acostumados quase um tijolo sobre rodas mas um agradavel esteticamente um pouco sao as rodas grandes para o carro pequeno mas espanta tambem a proporçao e a falta de decoraçao um carro atemporal quando foi que paramos de tentar coisas assim e nao cybertruck nao conta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.