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Técnica Zero a 300

Calibrar os pneus do seu carro com nitrogênio é mesmo uma boa?

Quando você espeta a mangueira do calibrador na válvula da roda do carro, você está preenchendo o pneu com uma mistura de nitrogênio, oxigênio, uma quantidade minúscula de gases nobres, um pouco de gás carbônico e até água em estado gasoso. Se você prestou atenção nas aulas no ensino fundamental, provavelmente lembra que tudo isso é simplesmente a composição do ar atmosférico, que respiramos o tempo todo. E se você fez a lição de casa direitinho, também vai lembrar que cada elemento que compõe o ar tem suas próprias características físico-químicas. É por isso que a pressão dos pneus do carro varia com a temperatura: ao ser aquecido o ar se expande, aumentando a pressão interna. Ao ser resfriado, o volume diminui, diminuindo também a pressão. Essa variação se deve principalmente à expansão e contração do oxigênio e do vapor de água. Estima-se que a pressão varia cerca de 1 psi a cada 5º C e, por esse motivo se recomenda calibrar os pneus ainda frios. Em carr