FlatOut!
Image default
Zero a 300

California Corvette Concept | Lexus LC500 Pinnacle Edition | Porsche com problemas e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

E lembre-se: se você ainda não é assinante do FlatOut considere se tornar um. Além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias e vídeos exclusivos para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

O California Corvette Concept

A GM resolveu fazer uma volta ao mundo com Corvettes. Em abril deste ano, o novo estúdio inglês da GM mostrou a sua visão para um C9 elétrico, e agora, é a vez do estúdio californiano apresentar a sua versão da mesma coisa. Sim, desde então o engenheiro-chefe do Corvette já disse que pelo menos por enquanto não há no horizonte visível espaço para um Corvette totalmente elétrico. Mas conceitos são assim mesmo: tentam usar a visão além do alcance. Thundercats, ho, I suppose.

O novo conceito Corvette elétrico, então, apareceu esta semana, e descrito como uma “expressão instigante e inovadora do pensamento de design da GM”. É, segundo a empresa, um monocoque de fibra de carbono. Oficialmente chamado de California Corvette Concept, este é o segundo de três conceitos Corvette a serem revelados este ano, e a GM afirma que este modelo carrega um “distinto sabor sul-californiano”.

É um carro de proporções clássicas de motor central, e uma frente  em cunha. Sua característica marcante é o canopy dianteiro, que abre para frente numa dobradiça localizada na extremidade frontal do carro, revelando toda a gente e permitindo entrada no carro. Pode também ser removido, “transformando o conceito de um esportivo ágil e elegante em um carro de corrida leve e aberto”.

A empresa não entra em detalhes sobre o trem de força, afirmando apenas que este conceito do Corvette é um veículo elétrico alimentado por uma bateria prismática em forma de T. Os designers optaram por este formato para proporcionar uma posição de assento mais baixa e abrir espaço para o formato em túnel da parte inferior da carroceria.

Basicamente, todos esses conceitos são temas de desenho produzidos por vários estúdios, e que devem nortear as decisões de design para o próximo Corvette, que não pode estar muito longe; mas pelo jeito, o motor continuará a gasolina. (MAO)

Os detalhes do Lexus LC500 Pinnacle Edition

Há um mês foi anunciado o fim do Lexus LC, um sensacional cupê moderno de luxo que simplesmente não tem par no mundo de hoje, mas ainda assim, é completamente ignorado pelo grande público. Parece que acaba para dar lugar na fábrica e na linha da marca para o LFR, um carro que será mais esportivo e ganhará mais cobertura da imprensa. Mas carros esporte caros não faltam; já cupês como o LC500…

Originalmente apresentado como conceito em 2012 e lançado como modelo de produção em 2016, o LC teve uma longa trajetória. Agora, com seu final marcado, aparecem os detalhes da edição final, chamada de Pinnacle.

A versão é exclusiva para o Japão, descrita pela marca como a representação do “ápice”. A Lexus ainda não confirmado nenhuma data de término de produção ou rumores sobre um sucessor, mas já sabemos que o fim é este ano.

A edição Pinnacle vom com canards no para-choque dianteiro, acabamento preto e uma asa traseira fixa feita de plástico reforçado com fibra de carbono. No entanto, a diferença é que a asa – vista pela primeira vez na edição especial Aviation em 2020 – agora está instalada tanto no cupê quanto no conversível.

O cupê vem com uma pintura exclusiva “Oborogin” com acabamento fosco transparente, enquanto o conversível vem na cor Cinza Neutrino combinada com uma capota “Brown Silver”. Ambas as versões contam com rodas de liga leve forjadas de 21 polegadas e acabamento em preto, o que proporciona uma aparência discreta, porém distinta.

Será oferecida em quantidades limitadas, com apenas 100 cupês e 100 conversíveis disponíveis. Esses carros serão oferecidos apenas no mercado japonês, e as vagas na lista de compradores serão decididas por uma loteria.

Por dentro, o cupê tem acabamento em dois tons de preto e branco, enquanto o conversível se inclina mais para o luxo, com uma combinação de bege e branco. Ambas as versões apresentam detalhes especiais, como painéis bordados, uma placa “LC Limited Edition” no console central e soleiras das portas em fibra de carbono.

Este LC500 Pinnacle continua o mesmo em termos de motor: V8 de 5 litros aspirado, com 477 cv e 55 mkgf de torque. Ele é acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades que envia a potência para as rodas traseiras. Um diferencial autoblocante também faz parte do pacote. O ajuste da suspensão difere ligeiramente entre os dois estilos de carroceria, com o cupê configurado para uma dirigibilidade mais precisa e mais resposta, e o conversível ajustado para uma condução mais suave e relaxante.

O LC500 Pinnacle Edition custa ¥ 17.800.000 (R$ 666.939). O sistema de loteria vai abrir inscrições entre 24 de julho e 7 de agosto. Os candidatos aprovados serão notificados até 18 de agosto. (MAO)

Chevrolet S10 100 anos ganha mais um lote de 100 unidade

A série especial da Chevrolet S10 “100 anos” foi lançada em abril como parte das comemorações de 100 anos da General Motors no Brasil. A picape vinha com visual diferente da S10 normal, mas mais que isso: mudanças na suspensão também. O para-choque dianteiro é novo, com LEDs integrados, e atrás na caçamba há um santantônio exclusivo. Detalhes em preto contrastam com a pintura branca da carroceria, única opção disponível. Uma adesivagem exclusiva fazia parte do pacote.

Esta nova suspensão, desenvolvida aqui pela engenharia local da GM, vem com molas e amortecedores sob medida para essa versão, que deixam o veículo 30mm mais alto, ideal para aventuras off-road mais intensas. Os pneus são All Terrain 265/60 18, com banda de rodagem de maior aderência em terra ou cascalho.

O motor não muda: o mesmo 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 mkgf e câmbio de oito velocidades automático. Como toda S10 agora, para atender o Proconve L8, vem com o sistema de injeção de solução de ureia de alta pureza em água desmineralizada no escapamento, o ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo, 32% de ureia). O sistema requer reabastecimento do fluido regularmente, e existe para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em veículos a diesel. Apenas 100 picapes seriam feitas nesta série especial, cada uma custando R$ 325.690.

E qual o motivo de estarmos falando dela de novo? Bem, foi um sucesso, e o lote limitado deslimitou por isso. A versão 100 Anos se esgotou rapidamente nas concessionárias, o que levou a marca a anunciar a produção de mais uma leva com o mesmo pacote visual e técnico.

A Chevrolet também resolveu lembrar que com a S10 100 anos, atingiu também a marca de 100 séries especiais lançadas no Brasil, seguindo uma tradição iniciada nos anos 1970 com o Chevette País Tropical.

 Além da série especial, a Chevrolet lançou também o Kit Celebração 100 Anos: capa de chave personalizada, tapetes de carpete, soleiras com acabamento exclusivo e luz de cortesia com projeção do logotipo comemorativo. O conjunto estará disponível como acessório para Onix, Onix Plus, Tracker e S10.

O preço é o mesmo, R$ 325.690, e estará disponível nas lojas somente enquanto durar o novo lote de 100 unidades. Ou não. (MAO)

Porsche diz que seu modelo de negócio não funciona mais

A China é o maior mercado de automóveis do mundo, então é natural que todas as empresas queiram estar lá; que a maioria dos carros seja criada para a China, e o resto do mundo tenha que comprar o que os chineses gostam. É só o jeito que funciona esta indústria. Repare que na China há imposto crescente para cada incremento de 500 cm³ de cilindrada a partir de 1 litro, até 4 litros, e perceba como todo mundo usa, hoje, motores desenvolvidos para a China.

Mas ninguém esperava o abandono geral das marcas estrangeiras que anda acontecendo por lá agora. Parece até que foi planejado, para desmontar a indústria ocidental. Está sendo terrível para ela. Como exemplo, o caso da Porsche foi para as manchetes esta semana: o CEO disse que “o nosso modelo de negócio, que nos serviu bem por tanto tempo, não funciona mais.”

Embora a Porsche esteja se mantendo estável nos EUA por enquanto, mesmo tendo que aumentar preços por causa da corrente batalha tarifária americana, enfrenta sérios desafios na China. As vendas caíram 28% em 2024 e caíram mais 28% até junho.

Além disso, a empresa enfrenta a redução geral de interesse por elétricos, um mecao onde apostava forte. Até o final do ano, a linha da empresa perderá dois carros esportivos movidos a gasolina (Boxster e Cayman) e ganhará um SUV elétrico (o Cayenne EV). A última geração atual do Boxster e do Cayman sairá da linha de montagem em outubro, com os substitutos elétricos chegando apenas em 2026. Um Cayenne totalmente elétrico será revelado nos próximos meses.

O Cayenne elétrico não deve melhorar muito as coisas para a empresa, mesmo que o forte início de seu crossover elétrico menor, o Macan, anime as esperamnças. Por outro lado, o modelo elétrico original da empresa está em dificuldades: as vendas do Taycan despencaram 49% em 2024 e caíram mais 6% no primeiro semestre de 2025.

Antes que você sujira carros esportes novos para salvar a empresa, lembre-se que há muito tempo a Porsche virou uma fábrica de crossover e SUVs de luxo, como todo o resto da indústria; os carros esporte estão lá apenas para diferenciar a marca das outras. Este é o “modelo de negócio” que funcionava, mas parece que não mais. Aguardemos então as cenas dos próximos capítulos. (MAO)