o mundo dos muscle cars tem alguns nomes consagrados por ajudar a criar modelos iconicos ou de alguma forma terem seu nome associado a eles carroll shelby criou o cobra e depois preparou mustangs que fazem fama ha cinco decadas john delorean antes de criar o esportivo homonimo que fez fama como maquina do tempo simplesmente inventou o muscle car com o pontiac gto junto deles esta don yenko ele nao e tao conhecido mas nem por isso deixa de ser uma lenda ele criou um dos muscles mais incriveis da historia o camaro yenko/sc direto ao ponto em 1957 donald frank yenko abriu uma oficina preparadora especializada em chevrolet aproveitando o espaço da concessionaria aberta por seu pai dez anos antes em canonsburg pensilvania naquele mesmo ano ele estreou em corridas de turismo pelos eua e a oficina era seu trabalho secundario foi assim ate 1965 — ano em que yenko começou a preparar o chevrolet corvair apesar da ma fama do modelo graças ao livro unsafe at any speed de ralph nader que fazia duras criticas a sua suspensao traseira yenko gostou de como o corvair com seu boxer de seis cilindros refrigerado a ar e montado na traseira se comportava ele nao do tipo que enrolava — se tinha uma ideia e gostava dela ele fazia ele produziu 185 corvair preparados entre 1965 e 1969 — com motores de ate 240 cv e melhorias na suspensao transmissao e direçao os carros eram homologados para competir nas provas organizadas pela scca mas yenko jamais pilotou um deles — ele dizia que nao queria competir com suas proprias criaçoes e preferia que elas ajudassem outros pilotos a vencer o yenko stinger — como ficaram conhecidos os corvair preparados pela yenko — fizeram sucesso entre equipes privadas no circuito de automobilismo americano e yenko passou a concentrar seus esforços na preparaçao deixando as corridas em segundo plano mas ha uma razao para voce nao ter ouvido muito sobre o stinger em 1966 a chevrolet lançou o camaro como resposta ao mustang e yenko enxergou imediatamente o potencial do novo carro coraçao de corvette quer resumir o camaro yenko em uma frase curta repita comigo um camaro com motor de corvette pronto mas voce logicamente sabe que ha muito mais para conhecer sobre ele e nao vamos te decepcionar de forma nenhuma ainda que os motores v8 do camaro — tanto os small blocks 302 e 327 quanto o big block 396 — tivessem desempenho excelente eles ainda nao eram suficientes para os mais sedentos por desempenho yenko era um desses caras — afinal ele agora vivia de deixar os carros da chevrolet mais potentes e viu no novo modelo um enorme potencial intencionalmente a chevrolet deixava seus maiores motores como o v8 427 7 litros para o corvette seu modelo mais importante desde 1963 quando se tornou o sting ray obviamente isso nao impedia que alguem comprasse um camaro e colocasse nele o motor do corvette e foi exatamente isto o que don yenko fez yenko encomendou em 1967 alguns camaro ss para sua concessionaria/preparadora o camaro ss era o segundo modelo mais potente da linha e usava o small block 350 l48 ou o big block 396 l78 o primeiro entregava 295 cv em sua especificaçao mais forte enquanto o segundo entregava ate 375 cv com o motor 427 l72 do corvette a potencia crescia para estrondosos 430 cv a transmissao era manual de quatro marchas com relaçoes mais curtas e o capo era substituido por uma peça de fibra de vidro com entradas de ar funcionais e visual parecido com o do corvette — o original era de lata e as entradas eram meramente decorativas alem disso a suspensao traseira era reforçada e o diferencial recebia relaçao 4 10 foram feitos cerca de 50 carros a maioria das fontes especifica 54 carros mas nao ha um numero oficial que rapidamente foram vendidos pela yenko chevrolet a razao da alta procura pode ser o fato de que naquela epoca nenhum carro compacto ou medio da chevrolet podia sair da fabrica com motor maior do que 400 pol³ 6 6 litros — era uma norma interna provavelmente criada pela mesma pessoa que resolveu banir os investimentos da marca em competiçoes mas assim como esta regra deu origem ao primeiro muscle car felizmente a proibiçao de motores grandes deu visibilidade ao camaro yenko pois ali nascia uma lenda inspirando os grandoes com a alta demanda no ano seguinte don continuou com a produçao do yenko camaro o carro mantinha a mecanica de corvette com cambio mais curto porem esteticamente as coisas mudavam um pouco o capo de fibra de vidro era novo agora com duas entradas de ar e emblemas exclusivos adornavam a traseira de algumas unidades bem como as laterais estima se que 68 carros foram produzidos naquele ano mas foi em 1969 que veio o melhor yenko de todos naquele ano a chevrolet viu que estava perdendo clientes entre os adeptos das corridas de turismo e arrancada por nao oferecer um camaro com motorzao os competidores preparavam seus proprios carros ou procuravam os serviços de gente como don yenko sendo assim em uma medida emergencial a chevrolet usou seu sistema de encomendas especiais o central office production orders copo — destinado a receber encomendas de frotistas como empresas de taxi — para disponibilizar aquele que ficaria conhecido como copo camaro era um pacote que usava exatamente a receita de yenko recebendo o motor 427 do corvette agora com 456 cv voce acha que yenko se abalou com isto lamentando a concorrencia da propria chevrolet nao agora seu trabalho havia ficado mais facil e ele encomendou exatamente 201 copo camaro para transforma los no yenko camaro — e ainda aproveitou para estender sua atuaçao ao chevrolet nova e ao chevelle embora ambos jamais tenham tido o mesmo reconhecimento e ele caprichou pra valer na personalizaçao agora os carros recebiam faixas nas laterais que traziam na porçao traseira os dizeres yenko/sc de sports car um spoiler na traseira que era discreto porem cheio de personalidade spoiler do tipo lip na dianteira capo cowl induction com faixas duplas e emblemas syc nos bancos dos 201 carros 171 vieram com cambio manual de quatro marchas e os 30 restantes tinham cambio automatico de tres marchas destes 30 so se tem noticia de dois exemplares restantes [youtube id= lgnym0wt0t4 width= 620 height= 350 ] ah e se voce tem entre 20 e 30 anos certamente se lembra de um certo camaro azul — mais precisamente le mans blue — que brian o conner paul walker ganha depois de uma disputa com seu lancer evolution tunado em mais velozes mais furiosos 2 fast 2 furious 2003 sim aquele e um yenko/sc 1969 de verdade os pouco mais de 300 yenko camaro que existem no mundo sao verdadeiras lendas entre os fas do muscle car da chevrolet nao apenas por sua raridade mas seu desempenho — que nao era medido em 0 a 100 km/h ou velocidade maxima mas nos 402 metros com pneus de rua o yenko camaro era capaz de virar o quarto de milha nos 12 segundos baixos a 183 km/h nao surpreende que a propria chevrolet tenha copiado a receita o legado de don yenko o yenko e tao adorado pelos fas do camaro que em 2008 uma empresa americana chamada classic automotive restoration specialists conseguiu autorizaçao para dar continuidade a produçao do camaro yenko em março daquele ano o primeiro carro um camaro 1969 feito usando componentes da epoca de lançamento foi registrado como o camaro yenko 1969 n° 202 [gallery link= file columns= 4 ids= 10805 10807 10806 10809 ] dada sua raridade cada vez que um yenko troca de maos toda a midia especializada fica sabendo no ultimo fim de semana a mecum auctions vendeu um camaro yenko 1968 por us$ 320 mil r$ 709 mil em indianapolis mesmo que o carro tenha uma historia obscura passou por quatro donos e uma restauraçao e ainda assim so tem 2 150 km marcados no hodometro e nao tenha mais o v8 instalado por don yenko — o ultimo dono trocou por um v8 427 preparado por ele mesmo durante a restauraçao — so o fato de ser um yenko o torna muito mais valioso mas agora lembra quando dissemos que a chevrolet usou seu sistema especial de encomendas para criar o copo camaro pois bem existe um camaro ainda mais fodastico do que o yenko ele se chama zl 1 e era a versao nº 2 do copo camaro de codigo 9560 mas tinha conjunto mecanico totalmente diferente — motor de carro de corrida com mais de 500 cv mas nos nao vamos falar dele agora — fica para uma proxima muito em breve
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