se entre os entusiastas ha aqueles que sao verdadeiramente passionais a respeito de seus carros favoritos estes caras sao os fas de muscle cars e nao da para discutir que o grande duelo entre os esportivos americanos com motor v8 e mesmo entre o chevrolet camaro e o ford mustang hoje mais um capitulo desta saga se desenrola e os protagonistas sao o camaro z/28 e o mustang shelby gt350r — atualmente as variaçoes mais selvagens de ambos os modelos que se pode comprar quem colocou os dois para brigar foram os caras da motor trend no mais novo episodio da serie head 2 head como de costume primeiro os carros aceleram na estrada e depois o tira teima e realizado na pista qual dos dois sera o mais competente ao rodar em vias publicas e o mais veloz na pista faça sua aposta e aperte o play [youtube id= vtdtggf1bf0 width= 620 height= 350 ] primeiro vamos conhecer os desafiantes ou relembrar no caso do camaro sua versao z/28 foi apresentada em março de 2013 e usada para apresentar o facelift do camaro de quinta geraçao no entanto seu verdadeiro objetivo era mostrar que um muscle car pode sim ser competente na pista e nao apenas em linha reta e a chevrolet nao mediu esforços para fazer tudo direitinho começando pelo motor trata se de um ls7 de sete litros 511 cv e 66 5 mkgf de torque o small block com deslocamento de big block e um motor bastante simples com comando no bloco e virabrequim cruzado mas ronca muito alto e tem uma generosa curva de torque — o pico chega as 4 750 rpm — sendo capaz de levar o camaro z/28 ate os 100 km/h em 4 4 segundos com amortecedores especiais buchas e molas mais rigidas e novas barras estabilizadoras lembrando que o camaro de quinta geraçao tem suspensao traseira independente o z/28 e ridiculamente agil e ao mesmo tempo muito aderente — nesta parte graças aos enormes pneus 305/30 montados nas rodas de 19 polegadas que sao feitas de aluminio forjado sao mais leves e ajudam a reduzir a massa nao suspensa sem falar nos freios que sao tao fortes que podem fazer as rodas girarem em falso dentro dos pneus jason cammisa o apresentador do quadro rasga elogios ao z/28 alem do ronco do ls7 o camaro tem uma agilidade surpreendente para seu tamanho a caixa de direçao e bastante direta o carro aponta imediatamente e com decisao para a direçao desejada e nao ha qualquer sinal de rolagem na carroceria no entanto ha alguns pecados que justiça seja feita sao fruto da idade afinal trata se da quinta geraçao que foi lançada em 2007 os materiais do interior sao de qualidade apenas razoavel e sobra plastico aspero por todo canto sem falar na visibilidade limitadissima que se tem do lado de fora por causa do tamanho das janelas pros e contras pesados cammisa diz que o z/28 e a referencia neste teste e que a missao do mustang e no minimo ser um carro como ele o gt350r contudo tem o tempo a seu favor a sexta geraçao do mustang esta fresquinha e basta olhar para ela para notar que a evoluçao em relaçao ao modelo anterior foi notavel e nao falamos apenas da estetica mas de diversos aspectos tecnicos o mais notavel deles e sem duvida o sistema de suspensao independente na traseira adotado pela primeira vez depois de cinco decadas com o bom e velho eixo rigido este assim como o interior muito mais refinado e comum a todo mustang o gt350r no entanto traz muito mais coisas para comentar seu v8 de 5 2 litros tem um projeto muito mais moderno que o v8 427 do camaro — comando duplo nos cabeçotes virabrequim plano como nos motores italianos que permite uma faixa de rotaçoes muito mais ampla e capacidade para entregar 533 cv a 7 500 rpm o limite de giro e 8 200 rpm naturalmente o torque e um tanto mais baixo 59 3 mkgf que aparecem a 4 750 rpm de qualquer forma acredite ele consegue roncar ainda mais alto que o motor do chevrolet na estrada o ford mustang exibe um comportamento tao preciso quando o camaro — com um grande diferencial a direçao fornece muito mais feedback e sensibilidade uma das maiores criticas de cammisa ao camaro foi justamente neste ponto a direçao eletrica nao transmite ao motorista as condiçoes de aderencia ou as irregularidades do piso claro ela e muito rapida e eficiente mas te faz se sentir jogando videogame isto nao acontece com o gt350r que te comunica tudo o que esta acontecendo com a suspensao com os pneus e com a dianteira do carro ponto para o ford mas e na pista mantendo a tradiçao e o excelente randy pobst quem assume o controle os dois carros sao levados para o circuito de chuckwalla valley na california com seus 4 5 km de extensao levando ambos os carros ao limite a diferença entre ambos os carros fica mais evidente o camaro prova que e realmente rapido e a resposta imediata do torque e realmente impressionante a suspensao mostra que foi de fato pensada para a pista — conforto definitivamente nao e seu forte mas o carro fica plantado no chao o tempo todo e mais uma vez surpreende por sua agilidade acontece que o sistema de direçao mais comunicativo do mustang — em determinado momento pobst diz que seu peso e comunicatividade sao comparaveis ao de um sistema hidraulico — torna a experiencia de guia lo muito mais envolvente e por que nao divertida a suspensao nao e tao dura quanto no chevrolet mas o gt350r definitivamente nao e mais lento nas curvas por conta disto a carroceria rola um pouco mais claro mas os amortecedores sao tao bem calibrados que esta rolagem e muito discreta e nao prejudica a desenvoltura do muscle car nas curvas o tempo de ambos os carros fala por si 1 59 03 para o camaro z/28; 1 57 87 para o mustang shelby gt350r — uma diferença de 1 16 segundo na arrancada a situaçao foi parecida o mustang cumpriu o quarto de milha em 12 1 segundos a 192 4 km/h enquanto o camaro fez o mesmo em 12 3 segundos a 186 8 km/h alem da potencia extra neste caso o mustang tem a seu favor pneus ainda mais largos 305/30 na dianteira e 315/30 na traseira a capacidade de subir de giro mais rapido e claro quase 80 kg a menos na balança 1 684 kg contra 1 760 kg considerando que o chevrolet camaro z/28 — ao menos como o conhecemos — esta em vias de sair de linha da para dizer que a diferença entre ambos nao e tao grande assim o mustang e indiscutivemente mais moderno mas o camaro 2017 esta ai e a gente tem certeza de que a chevrolet nao vai dormir no ponto com o novo z/28 enquanto este momento nao chega porem uma coisa e certa temos uma nova referencia
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