o mundo inteiro ja sabe do que o chevrolet camaro zl1 1le e capaz em uma volta eletrizante ele cumpriu os mais de 20 km de nurburgring nordschleife em 7 16 segundos tempo inimaginavel para um muscle car no lendario circuito alemao ha poucos anos e bem proximo de caras como o nissan gt r nismo e o lexus lfa o que e incrivel pois estamos diante de um carro bem mais barato e tido como primitivo ao lado de esportivo mais caros sofisticados e bem europeus mas como a gente disse na avaliaçao do camaro ss em sua sexta geraçao o muscle car esta mais europeu do que nunca ele ficou menor mais leve ganhou um sistema de suspensao independente na traseira muito melhor acertado e ganhou em acabamento e eficiencia energetica naturalmente que tal evoluçao ficaria ainda mais evidente em uma eventual versao voltada para os ratos de track day e assim o chevrolet camaro zl1 1le que tem o motor mais potente ja instalado em um camaro alivio de peso e componentes especiais na suspensao alem de outras modificaçoes ao longo de todo o carro e e por mais que a gente ja esteja ciente de sua capacidade ainda nao sabiamos como ele se comportava de forma geral ate agora porque começaram a sair os primeiros reviews na imprensa gringa vamos dar uma olhada no que o pessoal achou chocante de acordo com o pessoal da car and driver americana e nao e para menos quando a gente relembra a ficha tecnica do bicho o v8 lt4 emprestado pelo corvette z06 desloca 6 2 litros e com a ajuda de um supercharger entrega 660 cv a 6 400 rpm e 89 8 mkgf de torque a 3 600 rpm tudo bem que nao e nenhum biturbo com torque maximo a menos de 2 000 rpm mas e dai ainda e torque pra caramba moderado por uma caixa manual de seis marchas da tremec que leva toda esta força para as rodas traseiras esta e identica a do zl1 com exceçao da sexta marcha mais curta 0 68 1 em vez de 0 54 1 e so o pessoal do autoblog elogiou o funcionamento do cambio e da direçao o 1le e como um anti viper que usava o mesmo cambio mas exigia contorçoes para cada movimento o mesmo vale para a direçao quem diria que a gm se daria bem onde companhias como a bmw tem apanhado assim como no corvette c7 a direçao eletrica variavel e precisa e previsivel com peso apropriado e bastante sensibilidade e um conjunto e tanto capaz de levar o camaro zl1 1le ate os 100 km/h em 3 7 segundos enquanto o quarto de milha e cumprido em otimos 11 9 segundos mas nao e aceleraçao em linha reta o foco do bicho e sim o modo como ele contorna curvas e para isto diversas modificaçoes foram realizadas no chao do carro pneus eagle f1 supercar 3r de medidas 305/30 na dianteira e 325/30 na traseira os mais largos ja colocados em um camaro de fabrica; rodas de 19 polegadas uma a menos que no zl1 comum so para economizar peso cinco quilos foram reduzidos so assim freios abs com calibragem exclusiva e amortecedores de carga variavel estes sao tao interessantes que valem a explicaçao um cilindro hidraulico com uma valvula atuada por duas molas se enche ou esvazia de acordo com a velocidade dos movimentos da suspensao quanto mais rapido se movem mais rigidos ficam os amortecedores e alem de tudo isto a cambagem dianteira e regulavel podendo ficar com ate 3 7° negativos a chevrolet contudo recomenda um angulo 2 7° no maximo a automobile magazine falou com al oppenheiser o chefe da equipe de engenharia do camaro e ele explicou que tanta ajustabilidade e voltada para um publico de 50 anos ou mais experiente que possa ir dirigindo para a pista curtir seu tempo na pista e depois voltar dirigindo para casa ou seja um carro que nao faça concessoes em nome do desempenho no circuito e isto inclui pneus capazes de suportar ate 1 10 g de aceleraçao lateral para a car and driver deu quase 100% certo por mais que a gente adoraria que o 1le tivesse adotado freios de carbono ceramica do z/28 mas ele seriam caros e poucos carros se mostram tao estaveis nas frenagens em curva do que o 1le mesmo quando voce encaixa uma reduçao de marcha o carro nao se abala os pneus agarram nas curvas como um carro escalando uma arvore quando espera que ele saia de frente o que voce recebe e um equilibrio neutro e aplicar um pouco mais de aceleraçao causa uma suave saida de traseira ou algo mais agressivo se voce simplesmente afundar o pe muito rapido temos quase certeza que ainda nao fazem pneus capazes de conter os 90 mkgf de torque do v8 lt4 os testes foram realizados no circuito de area 27 na colombia britanica uma das dez provincias do canada o asfalto novo foi o ambiente perfeito para deixar os caras da motor trend realmente impressionados analogico nao importa o que se pense o zl1 1le e um bom exercicio e um verdadeiro driver s car quando a aerodinamica apertam as maos e uma revelaçao voce esta de repente dirigindo um carro de corrida surreal tanta potencia tanto controle tanto poder de frenagem uma maquina monstruosa essa coisa e um carro de corrida sem gaiola eles tambem disseram que o camaro 1le foi quase tao veloz quanto o mclaren 675lt naquele circuito enquanto o supercarro britanico que tem um v8 biturbo de 3 8 litros e 675 cv montado em posiçao central traseira cambio de dupla embreagem e pesa quase 400 kg a menos 1 348 kg contra 1 746 kg virou 2 10 40 no traçado de 4 8 km e 16 curvas o camaro zl1 1le com randy pobst ao volante conseguiu faze lo em 2 11 88 o preço disto e um carro bem menos confortavel nas ruas e extremamente sensivel a qualquer irregularidade segundo a car and driver os amortecedores sao tres vezes mais rigidos que no zl1 comum e te fazem querer rvitar qualquer buraco a todo custo por outro lado os bancos concha sao extremamente confortaveis e ha uma boa quantidade de equipamentos disponivel bancos climatizados volante aquecido head up display hud tela sensivel ao toque de oito polegadas o data logger da chevrolet o navegador gps e o acabamento interno de fibra de carbono sao opcionais e so [youtube id= 4ka1w669d9e width= 620 height= 350 ] e claro que estamos falando de um muscle car de us$ 70 mil que faz curvas como um esportivo europeu e anda quase tanto quanto um mclaren
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