entre pessoas que gostam e entendem alguma coisa de mecanica e muito dificil que exista confusao entre o que e um cambio automatico e um automatizado ja para aqueles que querem começar a aprender a confusao e comum — ate mesmo na conversa dos vendedores e na imprensa nao especializada afinal de contas o efeito pratico e o mesmo nos dois casos o motorista nao precisa se preocupar em selecionar a melhor marcha para cada situaçao quem faz isso e o sistema mas a maneira como cada um seleciona a marcha certa e que faz toda a diferença o sistema automatico existe desde 1921 quando foi patenteado por alfred horner munro em alberta no canada so que ele usava um sistema a vapor nao hidraulico como e o utilizado ate hoje esse orgulhe se foi inventado pelos brasileiros jose braz araripe e fernando lehly lemos em 1932 agora entristeça se como nao havia por aqui uma industria que pudesse se interessar pelo invento eles venderam a patente a gm que em 1939 lançou o sistema oldsmobile hydra matic fosse em algum outro pais eles teriam fundado a zf ze e fernando transmissoes automaticas mas quis o destino que eles tivessem nascido no brasil por isso foi a gm a responsavel pela primeira transmissao automatica de produçao em massa no mundo o que diferencia o cambio automatico de um comum sao seus componentes em vez de engrenagens fixas de marcha uma atras da outra o cambio automatico usa engrenagens planetarias o hydra matic tinha um conjunto de tres delas que produziam quatro marchas cada engrenagem planetaria tem tres partes principais a engrenagem coroa a planetaria propriamente dita e seu suporte e a chamada engrenagem solar em torno da qual a planetarias giram um conjunto de embreagens internas e freios aciona ou desaciona as engrenagens corretas e cria as relaçoes de marcha vejo como elas funcionam no video abaixo [youtube id= kklg5m_uvj8 width= 620 height= 349 ] com apenas quatro marchas a hydra matic ela usava apenas um acoplamento hidraulico e contava com tres conjuntos de engrenagens planetarias o conversor de torque que e basicamente um acoplamento hidraulico com um elemento a mais o estator surgiu apenas no cambio dinaflow da buick lançado em 1948 e ele e o padrao atual de transmissoes automaticas porque tem o poder de ampliar o torque do motor tanto que a dynaflow tinha apenas duas marchas contando com o conversor para criar mais força nas arrancadas tudo por conta do tal estator veja o video abaixo [youtube id= i6c4jacikpw width= 620 height= 349 ] ele explica o mecanismo da conexao hidraulica o volante do motor e fisicamente ligado a bomba uma especie de helice que movimenta o mesmo fluido que ha na transmissao o fluido e responsavel por mover a turbina que e ligada a transmissao pelo eixo de entrada em um sistema simples de acoplamento hidraulico o choque do fluido enviado pela bomba diretamente com as pas da turbina causaria resistencia e perdas de eficiencia e para isso que serve o estator ele direciona o fluido para a area certa da turbina otimizando o fluxo este outro video mostra isso melhor [youtube id= hhwyis6lu3m width= 620 height= 349 ] nos sistemas mais modernos quando a pressao do fluido faz a turbina igualar a velocidade do motor um sistema de embreagem a conecta fisicamente ao volante do motor como a bomba e todos eles giram na mesma velocidade evitando perdas e o chamado lock up quando recebe o movimento do conversor de torque o cambio automatico seleciona a melhor marcha sem ajuda de eletronica a hydra matic dependia exclusivamente dos circuitos hidraulicos e da rotaçao do motor para funcionar quando o giro subia a transmissao passava a marcha seguinte quando ele caia a marcha era reduzida para a imediatamente anterior cambios automaticos modernos tem sistemas eletronicos de controle ou a chamada parte mecatronica da transmissao que fica bem evidente neste video esquematico do cambio do momento o automatico de oito marchas da zf usado por quase todos os carros de luxo de traçao traseira atualmente [youtube id= jxrhdjcqiiu width= 620 height= 349 ] os automatizados sao muito mais simples para começar eles usam apenas atuadores hidraulicos comandados eletronicamente e eles atuam sobre uma transmissao manual comum como a do video abaixo [youtube id= lvrao9tnj4a width= 620 height= 349 ] os atuadores acionam a embreagem e efetuam as trocas de marcha algo que se pode ver bem neste video [youtube id= cedbivxxm4i width= 620 height= 349 ] teoricamente a manutençao de um automatizado seria bem mais em conta que a de um automatico de verdade mas os automaticos costumam ser extremamente robustos ao passo que os automatizados costumam sofrer problemas em sua parte mecatronica e os atuadores hidraulicos nao sao nada baratos alem disso por serem cambios manuais comuns a embreagem tem desgaste maior — e em alguns casos a troca pode custar caro devido a eletronica envolvida a sensaçao de conduzir os dois tambem pode dar a impressao de que e igual mas nao e ainda que ambos dispensem o pedal de embreagem e permitam trocas manuais pela alavanca ou por borboletas o automatizado quando desacopla a embreagem da a nitida sensaçao de que o carro esta solto como se estivesse em ponto morto na banguela o automatico no maximo da trancos se for de ma qualidade mas a maioria tem trocas imperceptiveis e suaves quando começaram a ser apresentados em feiras de tecnologia os cambios manuais automatizados tinham da parte dos fornecedores uma expectativa de baixo custo sairiam por apenas r$ 900 a mais em uma epoca em que os automaticos acrescentavam cerca de r$ 4 000 ao preço do carro quando chegaram ao mercado porem as fabricantes cobravam r$ 2 000 em media hoje muitos sao oferecidos pelos fabricantes como automaticos o que nao sao e a fatura que os acompanha pode chegar a r$ 3 000 um automatico sai por pouco mais de r$ 3 000 cuidado para nao comprar gato por lebre
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