com o lançamento do supercarro da italdesign o ousado zerouno e dificil resistir a tentaçao de falar sobre os outros carros que a companhia projetou sob encomenda de outras fabricantes algo que ja fizemos ha algum tempo na verdade por isso vamos partir para uma abordagem um pouquinho diferente a italdesign foi fundada em 1968 pelo lendario designer giorgetto giugiaro que como dissemos hoje mesmo nao faz mais parte da companhia e antonio mantovani sob a direçao de giugiaro o estudio projetou dezenas de modelos para fabricantes de automoveis de todas as partes do planeta — muitos deles se tornaram verdadeiros icones tanto os classicos quanto os mais recentes bmw m1 alfa romeo brera delorean dmc 12 fiat uno lancia delta lotus esprit todos estes sairam da mente das pranchetas da italdesign [gallery columns= 4 link= file ids= 119242 97218 22433 61824 90274 83315 120390 117355 ] so que a italdesign e giugiaro nao criaram apenas carros e e este nosso tema de hoje vamos dar uma olhada nas criaçoes da italdesign que nao sao carros cameras fotograficas a japonesa nikon anteriormente conhecida como nippon kongaku k k ja era uma das grandes fabricantes de cameras fotograficas do mercado em 1979 ao lado de canon minolta pentax e olympus naquela epoca a concorrencia entre estas marcas era muito forte foi quando as cameras profissionais começaram a deixar de ser caixas de metal grandes e pesadas totalmente mecanicas e ficavam cada vez mais compactas leves e faceis de operar graças a adoçao de circuitos eletronicos integrados e foi nesta epoca que a a nikon apresentou a linha em de cameras compactas slr a sigla significa single lens reflex e na pratica quer dizer que a camera usa uma lente um prisma e um espelho permitindo que o fotografo veja exatamente o que a lente esta capturando cameras compactas pense na nikon coolpix ou na sony cybershot normalmente usam um visor a parte o que normalmente faz com que a imagem vista pelo fotografo seja sensivelmente diferente daquela que a lente captura e por isso que os fotografos profissionais costumam usar cameras do tipo slr hoje em dia digitais sao chamadas de dslr pois elas permitem um controle muito maior da imagem capturada e foi graças a nikon em que as slr começaram a se popularizar ela foi a primeira camera da nikon voltada para o nicho das slr de baixo custo e trazia como destaques a facilidade de uso o tamanho relativamente compacto a compatibilidade com todas as lentes da nikon; o preço baixo possibilitado pelo processo de fabricaçao mais simples e o visual assinado por giugiaro [youtube id= 7woj6xjs7qq width= 620 height= 350 ] suas caracteristicas faziam da nikon em uma camera voltada para mulheres e iniciantes de acordo com a propria nikon e de fato era uma camera bastante competente e bonita pelo preço que custava no entanto o mercado da fotografia ainda nao estava pronto para este nicho e por isso a em foi um fracasso nas vendas dito isto a italdesign de giugiaro seguiu desenhando cameras para a nikon o modelo seguinte a nikon f3 de 1980 tinha construçao mais refinada e um preço mais elevado e foi um sucesso entre os clientes mais tradicionais da companhia a ultima camera projetada pela italdesign para a nikon foi a d800 dslr lançada em 2012 armas em ingles shoot pode significar tanto tirar uma foto quanto atirar com uma arma e veja so alem de cameras fotograficas a italdesign tambem desenhou armas a primeira delas foi a beretta u22 neos pistola semiautomatica lançada em 2002 a beretta foi fundada em 1526 em brescia na italia mas a u22 neos foi projetada pela divisao americana da companhia talvez eles quisessem dar a pistola um estilo mais italiano e por isso contrataram a italdesign e nao a eua design que nem existe a italdesign ainda projetou outras duas armas para a beretta o rifle semiautomatico cx4 storm indicado para tiro esportivo defesa pessoal e para forças armadas; e a bela espingarda ugb25 xcel trap 12 ga 30 motocicletas na decada de 1970 enquanto a trabalhava nos primeiros modelos arrefecidos a agua da volkswagen a italdesign arranjou tempo para projetar algumas motos uma delas foi a ducati 860 gt lançada em 1974 como modelo 1975 ela trazia um motor v2 de 860 cm³ com angulo de 90° que era um componente estrutural os 57 cv eram suficientes para levar a moto ate os 170 km/h o desenho criado por giorgetto giugiaro abusava das linhas retas e dispensava as formas sinuosas da epoca dividindo opinioes entre os fas de motos isto levou a ducati a mudar o estilo da moto que recebeu um tanque de combustivel mais tradicional e perdeu o rabo de pato na traseira passando a se chamar 860 gts a motocicleta deixou de ser produzida em 1979 a suzuki re5 foi outra moto projetada pela italdesign e tambem foi lançada em 1974 como modelo 1975 ela era uma roadster convencional em todos os aspectos exceto por um detalhe crucial o motor ele nao tinha pistoes nem em linha nem em v era um wankel [youtube id= 2rz3jbjavdc width= 620 height= 350 ] o ronco de um wankel e sempre inconfundivel com um unico rotor e deslocamento de 497 cm³ o motor entregava saudaveis 62 cv alias por sua eficiencia energetica muita potencia para pouco deslocamento e suavidade de funcionamento o motor wankel ja chegou a ser considerado o futuro das motocicletas a ideia contudo nao vingou o alto consumo dos motores wankel ja era considerado um problema mesmo em veiculos mais leves como uma motor e por isso a suzuki re5 deixou de ser fabricada ja em 1976 macarrao macarrao e macarrao esta e uma historia que ja contamos aqui em 1980 uma fabricante de massas tradicionalissima na italia a voiello decidiu que seu novo formato de macarrao seria desenhado por um cara tao apaixonado e preciso quanto eles este cara era giorgetto giugiaro da italdesign em uma entrevista concedida em 1991 giugiaro contou o que a voiello esperava do macarrao projetado por ele apresentamos doze designs eles escolheram quatro e os passaram para a engenharia de produçao fomos convidados para napoles para jantar em um restaurante chique o macarrao foi testado com molhos de varios tipos os requisitos eram os seguintes o macarrao nao deveria absorver muito molho; deveria aumentar de volume na agua de modo que um prato de marille deveria pesar a metade de um prato de spaghetti; no auge da nouvelle cuisine deveria ser decorativo arquitetural deveria como todo macarrao reter o molho e deixar a agua ir embora e deveria ser palatavel um termo tecnico que indica a reaçao positiva da boca ao sabor o formato escolhido era bi tubular e curvilineo e a voiello realizou um evento muito chique para seu lançamento em 1983 em milao mas apesar de toda a pompa o marille foi um fracasso de vendas mesmo com todas as qualidades encontradas seu formato irregular tornava o macarrao dificil de cozinhar e por causa disso sua distribuiçao durou poucos meses
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.