voce ja deve ter visto um motor turbo como esse da foto acima com uma capa ajeitadinha sobre o turbo essa capa nao e capricho do dono do carro para dar um visual bacana ao motor ela e um componente funcional que ajuda o turbo a funcionar melhor e otimiza o desempenho do carro como [gt40 content search= turbo widget= 1 title= os turbinados do gt40] trata se de uma manta termica feita de fibra de vidro silicato de calcio magnesio e uma trama de aço inoxidavel cujo objetivo e manter seu turbo quente sem esquentar tanto o motor do carro como isso funciona e algo que veremos neste post mas antes de seguirmos voce precisa saber como funciona um turbcompressor turbo gases de escape entram na turbina a fazem girar acontece alguma bruxaria e voce vai mais rapido essa e a definiçao ludica de jeremy clarkson que se tornou conhecida mundialmente por sua capacidade de sintese como essa parte da bruxaria nao ficou muito clara vamos explica la agora o turbocompressor e composto basicamente por duas partes popularmente chamadas de caixa quente e caixa fria a caixa quente tem este nome porque e o lado que recebe os gases de escape do motor que obviamente estao quentes seu nome tecnico e turbina e ele e composto por um rotor e pela voluta que e a porta de entrada para os gases de escape eles entram por ali e giram o rotor que esta ligado por uma haste a outro rotor na caixa fria turbina nao e sinonimo de turbo/turbocompressor ela e so uma das metades do componente a caixa fria e o lado que recebe o ar da atmosfera direcionado pelo coletor de admissao ela tambem tem um rotor e um seu nome tecnico e compressor porque ela usa o movimento do rotor para comprimir o ar frio admitido pelo coletor de admissao a pressao de trabalho do compressor e quase sempre controlada pela wastegate alivio que fica no lado quente e e aberta quando a pressao atinge um valor pre definido assim os gases escapam e a velocidade do rotor diminui reduzindo a pressurizaçao a compressao do ar o torna mais denso o que exige um maior volume de combustivel com mais combustivel e mais comburente a energia liberada pela combustao e maior aumentando a potencia do motor e como uma manta na turbina pode me ajudar o uso de uma manta termica tem dois objetivos principais a conservaçao de calor na turbina e o isolamento termico para manter os demais componentes em temperaturas adequadas ao seu funcionamento ideal em resumo ela pretende manter quente o lado quente e frio o lado frio por que primeiro porque o calor reduz a densidade dos gases aumentando seu volume pela expansao das moleculas isso significa que se os gases quentes tiverem sua temperatura mantida o mais proximo possivel da temperatura de saida do motor havera um volume maior de gases o que ajudara a girar o rotor da turbina mais rapidamente minimizando o turbo lag o mesmo principio tem a ver com a intençao de impedir o aquecimento do lado frio do turbo o ar frio e mais denso ou seja as moleculas sao agrupadas e por isso mais numerosas em determinado volume e para produzir mais potencia voce precisa que o ar pressurizado seja o mais denso possivel depois temos os efeitos colaterais uma turbina quente demais pode ate danificar os componentes adjacentes como juntas e aneis de vedaçao borrachas e mangueiras e outros componentes mais sensiveis a temperaturas muito maiores que as temperaturas normais de funcionamento de um motor alem disso o calor extremo gerado por uma turbina muito quente pode aquecer ate mesmo o ar da admissao ainda que sutilmente e isso tambem prejudica a densidade que ira afetar o desempenho que voce deseja para demonstrar como a manta funciona na pratica jason fenske do canal engineering explained instalou uma serie de sensores em um motor turbo gravou um video com uma camera de imagem termica flir e usou o carro nas ruas durante o inverno gelado dos eua [youtube id= frfeangdnok width= 620 height= 350 ] no teste sem a manta termica a turbina chegou a 500º c transferindo seu calor para o capo como e possivel ver na imagem termica no teste com a manta a temperatura no lado externo da manta ficou entre 160ºc e 200ºc usando os sensores e comparando as temperaturas fenske observou uma reduçao de 12 7ºc na linha de lubrificaçao do turbocompressor e 14 9ºc na linha de arrefecimento do motor no coletor de admissao a reduçao foi de 3 4ºc e na saida do turbo para o intercooler a reduçao foi de 6ºc jason ainda mediu a temperatura no espaço para as pernas do passageiro o que eles chamam de footwell em ingles e observou uma reduçao de 6ºc para 1ºc — o carro nao tem aquecedor e eles estao em pleno inverno nos eua eles ainda mencionaram um estudo feito pela universidade de austin no texas usando um motor turbodiesel de 6 7 litros em dinamometro de bancada os resultados foram semelhantes com algumas diferenças na reduçao de temperatura nos perifericos do motor provavelmente devido ao fato de o motor estar em ambiente controlado sem o fluxo de ar no cofre como no teste pratico dos youtubers os resultados do estudo da universidade de austin observaram um aumento de 150ºc na superficie do topo da turbina sob a manta termica um aumento de impressionantes 225ºc na superficie lateral da turbina coberta pela manta e um aumento de 113 7ºc no tubo de escape posterior ao turbo downpipe [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] com isso a velocidade da turbina ficou entre 10 000 rpm e 12 000 rpm mais alta apos 0 5 segundo de aceleraçao — em comparaçao a turbina sem manta — o que resultou em um aumento de 0 3 bar na pressao de trabalho ao longo da faixa de rotaçoes e um aumento de 14 kgfm a mais de torque equivalentes a quase 10% dado que o motor tem mais de 100 kgfm de torque no coletor de admissao no coletor de escape e nas linhas de lubrificaçao do turbo o aumento de temperatura foi desprezivel ficando abaixo de 1ºc lembre se que este teste foi feito em dinamometro de bancada em laboratorio com temperatura ambiente controlada enquanto o outro teste foi feito em situaçao real de uso com fluxo de ar no cofre do motor [youtube id= oet9x4lv31y width= 620 height= 350 ] a conclusao e obvia as mantas de turbina colaboram para produzir mais torque reduzir o turbo lag e de quebra manter seu carro mais fresco por dentro e com a pintura do capo intacta
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