por mais que idealizemos e sempre tentemos contribuir com uma cena automotiva diversificada e pluralizada com entusiastas de todas as idades tribos e faixas etarias cada um com suas preferencias individuais sempre havera polarizaçao por exemplo entre os que curtem carros modificados e aquela que prefere um lance oem+ usando apenas componentes utilizados originalmente pela fabricante e na opiniao de alguns mesmo assim e preciso moderaçao [gt40 content search=muscle car widget= 1 ] mas e quando os entusiastas resolvem borrar as fronteiras entre o que e oem+ e o que nao e quando nao basta colocar as rodas e freios de uma versao ou modelo mais caro no carro por exemplo e acabam sendo feitas modificaçoes mais profundas radicais ate e estas naturalmente dividem opinioes mesmo utilizando apenas componentes de prateleira ja tomando certa liberdade com esta definiçao elas alteram fundamentalmente o projeto original em estetica ou funçao ou em ambos nao esta sacando exatamente o que estamos querendo dizer entao role a pagina para cima um pouquinho e observe o porsche 968 da foto que abre este post se nao percebeu antes agora voce deve ter notado algo estranho aquela nao e a dianteira original do porsche 968 que deveria ser assim em vez disso o proprietario do carro mandou colocar nele farois para lamas e um para choque feitos especialmente para lembrar o porsche 911 993 o cara da foto ai embaixo que todos aqui conhecem muito bem como o ultimo 911 aircooled fabricado entre 1993 e 1998 muitissimo bem representado alias pelo 911 gt2 daquela geraçao o ultimate aircooled com motor biturbo de 3 6 litros e 450 cv em 1995 este e o trabalho da sportwagen zurich empresa suiça que tambem faz serviços de manutençao preparaçao e customizaçao no porche 911 porem e especializada nos modelos 924 944 e 968 os esportivos com motor longitudinal na dianteira fabricados entre 1976 e 1995 aos quais a companhia se refere como os porsche de transeixo devido a localizaçao da transmissao que e ligada diretamente ao eixo traseiro para garantir melhor distribuiçao de peso e consequentemente melhorar seu comportamento dinamico cutaway do porsche 944 olhe atras o cambio esta la em um primeiro momento parece uma modificaçao simples e ate discreta visto que dos porsche de motor dianteiro o 968 e o que mais se aproxima da identidade visual do porsche 993 com uma diferença importante os farois do 993 tem as lentes voltadas ligeiramente para cima mas sao fixos com o projetores apontados para a frente no caso do porsche 968 os farois sao ainda mais voltados para cima e sao escamoteaveis acesos eles se erguiam revelando molduras na cor do carro ha quem nao curta muito o visual dos farois acesos que ficam parecendo olhos de sapo e ai entra em cena o trabalho da sportwagen zurich que adapta os para lamas dianteiros o para choque e claro os farois do 993 no 968 o resultado e naturalmente um tanto incomodo para os mais tradicionalistas mas para quem enxerga um carro nao apenas como uma maquina mas tambem como uma forma de expressao pessoal e apenas uma forma de melhorar o que ja era bom e tudo em casa sem misturar fabricantes e ainda ha o beneficio da reduçao de peso pois o peso do mecanismo de acionamento dos farois e eliminado dito isto ha quem siga o caminho oposto colocando os para lamas e farois dianteiros do 968 no porsche 911 993 afinal tem gente que prefere os farois escamoteaveis mesmo que eles pesem mais e nao sejam exatamente harmonicos enfim depois de ver o porsche 968 com farois de 993 nos perguntamos que outras modificaçoes usando peças de familia existem por ai e acabamos encontrando algumas bem interessantes nao cabe a nos julgar e definir quais delas sao aceitaveis e quais sao ultrajantes ate porque existe a possibilidade de opinioes divergentes dentro da propria equipe do flatout esta parte a gente deixa com cada um de voces nissan sileighty me lembro deste do inicio dos anos 2000 quando ligava o playstation depois do almoço para jogar gran turismo 2 e so desligava antes de dormir porque tinha de acordar cedo para ir a escola no outro dia bons tempos eu tinha uma boa garagem mas um dia depois de vencer uma corrida o carro que recebi como premio foi ele o sileighty [youtube id= vnfyxahze5m width= 620 height= 350 ] na epoca sem acesso a internet e sem muito conhecimento a respeito da cultura automotiva japonesa aquele carro me pareceu bem enigmatico nao era um nissan silvia nem um nissan 180sx era so sileighty uma mistura dos dois mas por que fui descobrir muito tempo depois o nissan 180sx era um cupe fastback com motor 1 8 turbo ca18det de 175 cv que era feito sobre a plataforma s13 utilizada tambem pelo nissan silvia de terceira geraçao enquanto o nissan 180sx tinha um visual mais arrojado com dianteira baixa farois escamoteaveis e vidro traseiro integrado as janelas laterais o silvia era um carro de formas mais limpas elegantes com farois fixos bastante largos e baixos e um terceiro volume traseiro mais pronunciado ambos os carros foram lançados em 1989 mas o silvia s13 deixou de ser fabricado em 1994 quatro anos antes de o 180sx sair de linha quem acompanha a cena drifter sabe que tanto o silvia quanto o 180sx sao carros extremamente populares neste tipo de competiçao desde a epoca do lançamento sabe tambem que os carros de drift se envolvem frequentemente em colisoes e sofrem danos na carroceria [youtube id= iz6a1cadzzs width= 620 height= 350 ] em algum momento na virada da decada de 1990 alguem teve a ideia de colocar os paneis dianteiros do silvia para lamas para choques farois e capo em um 180sx com uma boa razao eram peças mais baratas e mais leves do que as do nissan 180sx foi questao de tempo ate que mais pessoas realizassem a modificaçao que se tornou extremamente popular nao apenas entre os que colocavam seus carros para andar de lado na pista mas tambem entre entusiastas em geral que montavam projetos de rua [youtube id= g0udwgbfrkc width= 620 height= 350 ] nao era um processo muito complicado visto que as plataformas dos dois carros sao identicas e a adaptaçao exigida era minima tanto que a propria nissan decidiu lançar uma versao limitada oficial do sileighty feita em parceria com uma oficina japonesa chamada kid s heart alem da dianteira do nissan silvia o sileighty original de fabrica recebia modificaçoes de desempenho como uma ecu reprogramada comandos de valvulas de graduaçao mais agressiva e um aumento na pressao de trabalho do turbo de 0 5 bar para 0 9 bar resultando em um alto de 175 cv para 230 cv rendimento quase 40% superior como nao poderia deixar de ser neste caso tambem ha os adeptos da soluçao oposta a dianteira de um 180sx em um nissan silvia s13 o resultado costuma ser chamado de onevia shelby gt500 de um icone jdm para um classico norte americano e talvez voce esteja se perguntando o que o shelby gt500 esta fazendo aqui mais especificamente nos referimos aos exemplares fabricados em 1967 e 1968 a primeira leva do shelby gt500 versao com motor v8 big block do mustang feita por carroll shelby que trazia modificaçoes esteticas mais radicais do que o shelby gt350 lançado dois anos antes caso voce precise de um refresco para a memoria esta e a traseira de um ford mustang 1967 e esta e a traseira de um shelby gt500 do mesmo ano modelo 1968 notou a diferença as lanternas do mustang sao as tradicionais peças verticais triplas que se tornaram parte inseparavel de sua identidade visual mesmo com as mudanças esteticas drasticas a cada geraçao ja o mustang shelby gt500 recebe um painel traseiro modificado com as lanternas do mercury cougar que era a versao do ford mustang vendida sob a marca intermediaria da ford que tinha certo apelo de luxo mas nao tanto quanto a lincoln como contamos neste post a partir do modelo 1967 carroll shelby queria tornar o gt500 mais distante visualmente do mustang a fim de ressaltar que o carro passava por diversas modificaçoes mecanicas que modificavam seu desempenho e seu comportamento dinamico a ideia foi tao bem aceita que ainda naquele ano o gt350 tambem adotou as lanternas do mercury cougar foi assim ate o final da parceria entre a shelby american e a ford que terminou no fim de 1969 e e claro que a gente tem que colocar aqui a versao br deste butt lift o famoso maverick com lanternas traseiras de mustang mach 1 equipado com o v8 302 de 197 cv brutos e justo que o maverick seja considerado o nosso mustang e isto ajuda a explicar por que alguem teve a ideia de colocar as lanternas de seu contemporaneo o mustang mach 1 na traseira do maveco a adaptaçao e consideravelmente mais simples do que as que sao feitas hoje pois as lanternas dos carros eram instaladas em uma chapa plana bastava cortar o metal para as peças maiores caberem porem e obvio que a operaçao requer capricho e se bem feita quase te convence de que o carro saia assim da fabrica alias me convenceu acredito que foi em 2013 que fui a sorocaba com o juliano barata para ajudar na gravaçao de um video com o maverick do carlos que teve seu perfil e o do carro traçado em um dos ultimos episodios do flatout midnight foi a primeira vez que andei em um v8 preparado e confesso achei que o carro nao poderia ficar mais bacana ele ficou [youtube id= zb0drknqt_k width= 620 height= 350 ] o caso e que la havia outro maverick com as lanternas do mustang mesmo de perto as linhas combinam tanto que parece original de fabrica volkswagen jolf e getta foto eric sartori este e provavelmente o caso mais conhecido desta lista da mesma forma que aconteceu com o sileighty porem na europa da decada de 1990 e obviamente sem conexao alguma com a cena drifter alguem decidiu ver como ficaria um volkswagen golf mk3 com o front clip o conjunto de para choque grade farois para lamas e capo da versao seda o jetta como sao duas versoes de carroceria diferentes do mesmo carro o facelift requer apenas um trabalho de funilaria e lanternagem simples que se bem feito e capaz de convencer os desinformados de que se trata de uma ver sao original de fabrica o resultado ficou conhecido como jolf e ate ha alguns exemplares no brasil que passaram pela transformaçao como o da foto acima da mesma forma ha quem coloque a dianteira do golf no jetta mk3 mas esta modificaçao nao e tao popular talvez porque o golf com a dianteira do jetta fique com um visual mais elegante e agressivo o que nao e o caso do seda com a dianteira do hatch e um lance mais subjetivo o mesmo vale para a quarta geraçao do golf e do jetta ou bora para os brasileiros a logica e a mesma os farois quadrados do bora dao ao golf uma cara mais agressiva ja o vw bora com dianteira de golf acaba ficando meio desengonçado e desproporcional agora a propria volkswagen ja fez sua propria versao desta pratica golf mk4 cabriolet vendido entre 1997 e 2004 era na verdade um mk3 com a dianteira do mk4 mais alguns elementos como o volante e o para choque traseiro sendo a fabricante do modelo a volkswagen pode realizar este que e um transplante um pouco mais complicado pois exige mais adaptaçoes nos paineis da carroceria especialmente os para lamas dianteiros o interior permaneceu praticamente inalterado apenas com uma nova textura no painel detalhes cromados e iluminaçao azul no cluster de instrumentos nos teriamos ao menos alterado o formato dos elementos internos das lanternas traseiras que destoa do restante do conjunto embora as hella fume utilizadas nas versoes mais caras do golf mk3 estejam entre minhas peças de iluminaçao traseira favoritas vale mencionar as versoes brasileiras do front end swap entre carros da vw que ficaram relativamente populares tres ou quatro anos atras por muito tempo imaginei como ficaria um gol bx com a grade e os farois redondos do golf mk1 europeu mas so conseguia isto mesmo imaginar mais ou menos em 2014 começaram a aparecer pelas redes sociais de carros que passaram pelo transplante e nao que seja o caso de lamentar a adoçao dos farois quadrados no gol mas certamente muitos aqui gostariam mais do gol se ele tivesse a family face dos vw europeus da decada de 70 idealizada por giorgetto giugiaro esta e uma parati mas o exemplo e valido geralmente a adaptaçao e feita usando a grade e os farois do volkswagen passat nos swaps mais caprichosos ate mesmo os para lamas do passat entram na jogada devidamente modificados para se acomodar na estrutura frontal do gol que tambem recebe mudanças no painel dianteiro a mini frente como se costuma chamar popularmente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mitsubishi colt evolution isto ai em cima nao e um evo hatch o mais perto que chegamos disso foi o lancer sportback ralliart cujo motor turbo produz 250 cv que sao entregues as quatro rodas atraves do cambio de dupla embreagem e seis marchas trata se de um mitsubishi mirage 1998 da nova zelandia — o carro que a gente conhece no brasil como mitsubishi colt seu dono decidiu que o motor original nao era exatamente potente e por isso colocou nele o motor de um evo v preparado nao satisfeito decidiu deixar o carro com a cara do evo — o que nao e exatamente impraticavel porque o evo e o mirage/colt sao carros bastante proximos que compartilham plataforma e claro que a do evo e muito mais reforçada e boa parte da estrutura sendo assim nao e o tipo de conversao que exige inumeras adaptaçoes aos componentes atençao nao estamos dizendo que nao e dificil ou trabalhoso e as proporçoes ficam muito corretas quase como se tivesse vindo assim de fabrica por que nao veio mesmo o curioso caso do dodge dart dodge charger r/t brasileiro feito com base no dart com dianteira inspirada no norte americano e motor v8 310 mais potente o primeiro grande dodge v8 fabricado no brasil foi o dart lançado no fim de 1969 começou como um seda cujo porte e preço o colocavam entre o chevrolet opala e o ford galaxie e com os anos deu origem a outros modelos comercializados pela dodge no brasil ate 1979 — incluindo o dodge charger r/t cupe de linhas mais esportivas inspirado no charger americano e equipado com uma versao mais potente do v8 318 capaz de entregar 210 cv 12 cv a mais que no dart graças a um aumento na taxa de compressao nao demorou para que surgissem adaptaçoes da dianteira do charger com seus quatro farois escondidos atras da grade dupla dando a dart um visual bem mais agressivo — e a ideia foi adotada ate mesmo pela propria chrysler que para 1975 apresentou os modelos dart gran sedan e gran coupe — em essencia colocando a dianteira do charger no dart e dando a ele um acabamento mais requintado com um friso cromado na grade calotas cromadas e pneus com faixas brancas em cima um dodge dart com dianteira de charger; embaixo um dodge dart gran sedan que era quase a mesma coisa — so que de fabrica bmw serie 1 com dianteira de serie 2 o serie 1 e87 foi uma adiçao muito bem vinda a linha da bmw quando foi lançado ha dez anos relativamente compacto estiloso e totalmente de acordo com a tradiçao da bmw de fazer carros com excelente comportamento dinamico — mesmo nas versoes menos potentes como o 116i e seu motor 1 6 de 116 cv hoje o modelo ja esta na sua segunda geraçao a f20 — que manteve todas as qualidades da anterior exceto uma o visual original a esquerda; facelift a direita ao menos e o que boa parte dos entusiastas pensa — e ate dizem que a dianteira do serie 1 f20 parece a cara de um angry bird pode ate ser mas tudo tem soluçao — adaptar a dianteira do serie 2 bem mais atraente no serie 1 melhor ainda se for em um m135i dotado de um seis em linha de tres litros com turbo twin scroll e 320 cv alem de um comportamento dinamico simplesmente excelente o trabalho foi realizado por um membro do forum bimmerpost que nao ainda nao revelou muitos detalhes sobre as peças necessarias e o nivel de dificuldade da conversao contudo nao deve ser muito dificil visto que ambos os carros compartilham plataforma e tem dimensoes gerais quase identicas e este nao foi o unico carro convertido o m135i branco acima tambem recebeu a dianteira do serie 2 tomara que esta moda pegue — de preferencia ate na fabrica sugerido por joel gayeski
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