recentemente ou nao os hot rods ja estiveram em evidencia muitas vezes no flatout ja contamos a historia do v8 flathead dos recordes de bonneville e ha pouco tempo demos um mergulho bem fundo na kustom kulture confira a parte 1 e a parte 2 aqui e explicamos a origem da arrancadas alem do fato de serem relacionados aos hot rods de alguma forma todos estes assuntos tem outra coisa em comum sao tipicamente americanos o v8 flathead surgiu no desabrochar da industria automotiva americana seguido da popularizaçao das arrancadas dos recordes nas planicies de sal e do nascimento da kustom kulture — tudo com o fim da segunda guerra como plano de fundo acontece que nem so de vermelho branco e azul vivem os hot rods [youtube id= 1f7rffx8a84 width= 620 height= 350 ] se voce acompanha o flatout talvez lembre que tambem mostramos aqui a subcultura dos raggare os jovens suecos que desde os anos 60 admiram a cultura automotiva americana e vivem como eles — dirigindo seus carros vestindo suas roupas e ouvindo suas musicas em uma verdadeira celebraçao a cultura hot rodder ao estilo escandinavo lembrando deles faz sentido que um ex engenheiro da volvo a maior fabricante de automoveis sueca tenha usado os motores e a tecnologia da marca para fazer hot rods a sua maneira estamos falando da caresto e de seus hot rods jakob woody v8 speedster e t6 roadster a caresto foi fundada em 1996 por leif tufvesson que deixou um importante cargo no departamento de desenvolvimento da volvo para abrir sua propria companhia de design e construçao de automoveis ele tambem integrou o time de pesquisa e desenvolvimento da koenigsegg — a fabricante de supercarros sueca que acabou de revelar um supercarro de 1 500 cv sem transmissao o regera — o que significa que ele tambem entende umas coisinhas sobre como fazer carros rapidos nao sabemos se tufvesson e um fa dos raggare mas ele certamente curte os hot rods classicos assim em meados dos anos 2000 ele criou nao um mas quatro hot rods modernos que podem nao ser tradicionais mas certamente sao belissimas criaçoes sobre quatro rodas o primeiro a ganhar vida e talvez o menos famoso deles o hot rod t6 roadster foi criado em 2004 para o sema show de 2004 e naquele mesmo ano foi escolhido o hot rod do ano pela revista hot rod e ele tem belas credenciais para isto a primeira delas foi sua ousadia enquanto a maioria dos hot rods usa carrocerias de modelos dos anos 30 e 40 com grandes e barulhentos motores v8 na dianteira as vezes sem qualquer tipo de cobertura so para nos deixar babando em seus componentes mecanicos o t6 roadster foi construido artesanalmente com uma estrutura sob medida para abrigar um motor central traseiro o motor tem origem inusitada trata se de um seis em linha vindo do suv xc90 de primeira geraçao mais especificamente a versao t6 cujo motor de 2 8 litros entregava de 271 cv com a ajuda de dois turbocompressores preparado para entregar 330 cv 5 400 cv o seis cilindros e acoplado a uma caixa manual automatizada geartronic de cinco marchas que leva a força para as rodas traseiras a carroceria projetada por tufvesson e feita com paineis de fibra de carbono e aluminio moldado a mao como e a estrutura tubular de aluminio o layout com o motor atras dos bancos permitiu que debaixo do capo fossem alocados um pequeno compartimento de carga e os modulos eletronicos do carro a suspensao usa um sofisticado sistema independente com braços triangulares sobrepostos e feixes de molas de fibra de carbono enquanto a traseira tem amortecedores hidraulicos ohlins que ficam expostos no compartimento do motor — cuja tampa se abre automaticamente quando o motor chega a uma temperatura pre estabelecida para ajudar na ventilaçao os freios sao da tarox com discos de 330 mm de diametro mordidos por pinças de seis pistoes eles sao abrigados por rodas de 20x8 5 polegadas na dianteira e 22x10 polegadas na traseira o interior de acordo com a caresto e todo revestido no melhor couro escoces e tem todos os componentes feitos sob medida para dar ao roadster um visual esportivo e original de fabrica e se voce pensa que e tudo perfumaria saiba que o t6 roadster passou por 10 000 km de testes em vias publicas por toda a europa ele ate apareceu em 2011 a venda no ebay por us$ 23 mil a proxima obra de arte da caresto foi algo um pouco mais purista — ao menos no numero de cilindros o v8 speedster que estreou no sema show em 2006 honra o nome e e movido por um v8 de 4 4 litros que foi introduzido em 2005 para modelos grandes como o xc90 de primeira geraçao e o seda s80 no roadster ele entrega 315 cv a 5 800 rpm com gasolina e 340 cv a 5 850 rpm com etanol sim o motor e flex e acoplado a uma caixa semiautomatica de seis marchas no mais boa parte das especificaçoes tecnicas do t6 roadster se aplicam ao v8 speedadster o modo de construçao os materiais usados e ate a tampa traseira que se abre automaticamente sao identicos ainda que o visual seja um pouco mais comportado e tradicional — nada que tenha impedido o hot rod de ganhar o premio de carro mais inovador no grand national roadster show um dos maiores encontros de hot rods dos eua em 2007 [youtube id= xjxfcou5ngm width= 620 height= 350 ] mas voce quer algo tradicional de verdade entao o seu caresto preferido sera certamente o hot rod jakob de 2009 jakob era o apelido do volvo ov 4 nada menos que o primeiro modelo produzido pelos suecos o apelido tem uma historia interessante pois veio de um dos 10 prototipos construidos e uma tradiçao comum na europa associar cada dia do ano a um nome diferente e jakob era o nome do dia 25 de julho quando o carro ficou pronto idealizado para comemorar os 80 anos da volvo em 2007 o hot rod jakob une o visual do ov 4 e tecnica de construçao classica com tecnologia moderna a carroceria por exemplo apesar de imitar as formas do ov 4 que era um conversivel de quatro lugares com motor de quatro cilindros 1 9 litro e 28 cv foi feita a mao com paineis de aluminio moldados de forma artesanal a suspensao usa uma combinaçao inusitada de eixo rigido na traseira com braços triangulares sobrepostos na traseira o detalhe e que todos os componentes e tambem o sistema de escape foram escondidos dentro da carroceria o hot rod e menor que o carro original sendo um roadster de dois lugares e e equipado com um cinco cilindros turbo de 2 5 litros desenvolvido pela volvo em parceria com a ford — e encontrado no cofre de diversos modelos das duas marcas do volvo v40 ao ford focus rs da geraçao passada com 265 cv ele e posicionado na dianteira e acoplado a uma caixa manual de cinco marchas afinal voce nao iria querer acelerar um carro com este visual que trocasse as marchas sozinho nao e todo o carro e uma mistura de elementos classicos e engenharia moderna pendurada a frente da grade esta uma maleta de couro que na verdade e uma caixa de ferramentas as rodas sao de 19x8 e 22x10 polegadas na dianteira e na traseira calçadas com pneus pirelli scorpion de medidas 225/55 e 295/40 respectivamente os discos de freio perfurados feitos sob medida medem 450 e 515 mm frente e traseira e sao mordidos por pinças de quatro pistoes nas quatro rodas o interior apesar de frugal e muito aconchegante com couro de primeira por todos os lados e um banco inteiriço embutido na carroceria com o carona ligeiramente deslocado para a frente ainda em 2009 a volvo apresentou o woody de aspecto semelhante ao jakob porem com toda a parte posterior feita de maple tornando seu visual ainda mais old school o woody tambem usa pneus maiores e freios menores produzidos sob medida pela brembo [gallery columns= 4 link= file ids= 45616 45615 45619 45620 ] ambos os carros receberam os premios de carro mais inovador no elmia show 2009 — a versao sueca do sema — e de hot rod do ano pela revista hot rod ambos ficam hoje na entrada da sede da volvo em gotemburgo [youtube id= e6bg83nwsfe width= 620 height= 350 ] estas porem nao foram as unicas criaçoes da caresto eles tambem foram os responsaveis pelo rebellion r2k um ultima gtr convertido em um prototipo le mans para as ruas sob encomenda do esquiador sueco milionario jon olsson afinal nao da para ser retro o tempo todo
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