se voce procurar no google qual foi o primeiro carro a usar airbags os primeiros links exibidos mostrarao o nome mercedes benz s class 1981 ou alguma variaçao mas isso e apenas meia verdade o airbag surgiu muito antes mais exatamente 30 anos antes do lançamento do seda alemao a primeira patente de um dispositivo similar ao airbag e de 1951 um engenheiro alemao chamado walter linderer criou uma bolsa de ar que era inflada por um compressor ativado pelo para choque ou pelo motorista mas testes mostraram que a velocidade de enchimento desses airbags era muito lenta e nao garantia a proteçao necessaria ao motorista a ideia do airbag como conhecemos hoje surgiu somente em 1953 quando john w hetrick um engenheiro industrial da marinha usou sua experiencia com disparadores de ar comprimido para torpedos para desenvolver um sistema mais rapido e totalmente automatico ele chegou a trabalhar em parceria com a ford no fim dos anos 1950 mas a fabricante decidiu investir na imagem de velocidade e desempenho como fazia a gm dez anos depois foi a vez do japones yasuzaburou kobori patentear um dispositivo de segurança automotivo baseado em bolsas de ar que era muito parecido com os sistemas de multiplas bolsas modernos com proteçao nas laterais no teto e no banco traseiro mas ainda nao havia uma forma de ativa los com a rapidez e eficiencia necessaria para realmente oferecer proteçao aos ocupantes do carro o ponto de virada da historia do airbag apareceu em 1967 quando o engenheiro americano allen k breed inventou o sensor eletromecanico usado ate hoje nos sistemas de detonaçao de airbags e pre tensores de cintos o dispositivo consiste em um tubo metalico com uma bola tambem metalica presa por um magneto no caso de uma desaceleraçao muito brusca por exemplo 0 5 g em 3 milissegundos a bola se desloca com força suficiente para ativar a inflaçao da bolsa usando uma pequena carga explosiva de azida sodica em vez de ar comprimido essa explosao se mostrou capaz de encher a bolsa em apenas 30 milissegundos — muito mais rapido do que qualquer compressor de ar com essa evoluçao no começo dos anos 1970 a ideia de usar as bolsas inflaveis para salvar vidas ja era algo bastante claro para os engenheiros automotivos os primeiros testes com airbags foram feitos pela ford em 1971 e pela general motors em 1972 mas ao contrario dos airbags de hoje eles nao foram pensados como uma proteçao adicional e sim como substituto dos cintos de segurança pois poucos motoristas americanos os usavam [youtube id= xt1sl4m3qe4 width= 620 height= 350 ] a chevrolet fabricou 1 000 caprice e impala modelo 1973 equipados com airbags experimentais chamados de air cushion restraint system ou acrs ele consistia de uma bolsa instalada no volante e outra no painel abaixo do porta luvas essas bolsas eram infladas em 40 milissegundos pelo dispositivo explosivo citado acima e eram suficientemente grandes para proteger a cabeça o tronco e os joelhos dos tres passageiros dianteiros — a bolsa da direita ainda tinha duplo estagio esses chevrolet usavam painel de oldsmobile motor v8 de 350 pol³ de 254 cv e o chassi reforçado dos carros de policia eles foram vendidos para frotas do governo e alguns sofreram acidentes e salvaram os passageiros depois desta experiencia o acrs tornou se o primeiro sistema de airbags oferecido ao consumidor comum quando a gm passou a vende lo como opcional para toda a linha da cadillac exceto o eldorado conversivel e o fleetwood serie 75 para os buick electra 225 e riviera e para os oldsmobile delta 88 delta 88 royale ninety eight e toronado no final de 1973 ele continuou sendo oferecido em 1975 e 1976 mas acabou abandonado pela baixa procura — a estimativa da gm era de fabricar 100 000 carros equipados com o acrs mas apenas 10 000 foram feitos nesses tres anos depois disso a gm so voltaria a oferecer airbags nos eua no inicio dos anos 1990 mesmo depois de ser abandonado o acrs continuou salvando vidas no final dos anos 1990 um oldsmobile toronado 1974 bateu em outro carro e a idosa que estava dirigindo o olds foi protegida pelo acrs enquanto o motorista do outro carro nao sobreviveu outro caso envolvendo esse sistema foi quando o insurance institute for highway safety encontrou dois chevy impala 73 equipados com o acrs guardados em um galpao um deles foi completamente restaurado e o outro apenas recebeu uma bateria nova e foi usado em um crash test mesmo depois de ter ficado parado por 20 anos as bolsas inflaveis funcionaram perfeitamente o airbag como conhecemos hoje em dia foi introduzido pela mercedes benz em 1981 como opcional para o novo classe s w126 mas nao era tao refinado quanto a acrs as bolsas eram menores e so protegiam a cabeça dos ocupantes e tinham apenas um estagio os airbags de duplo estagio so apareceram nos ultimos 10 anos mas o sistema tinha uma diferença fundamental para tornar se bem sucedida em vez de substituir os cintos de segurança eles eram um sistema suplementar — dai o nome supplemental restraint system mais conhecido pela sigla srs [youtube id= 7dgwqe5v70a width= 620 height= 350 ] desde entao o airbag evoluiu e se espalhou por todo o carro passou a ser desativado automaticamente caso o banco do passageiro nao esteja ocupado ganhou duplo estagio protege joelhos ocupantes dos bancos de tras e ate pedestres mas seu principio basico de funcionamento ainda e o mesmo daquele primeiro airbag da chevrolet um sensor de desaceleraçao que emite um pulso eletrico para explodir um combustivel solido e inflar a bolsa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.