ao que tudo indica o proximo porsche 911 gt3 sera turbinado o que e uma grande coisa porque o gt3 atual e o unico naturalmente aspirado que restou na linha vai ser o fim de uma era mas nao precisamos nos desesperar afinal ele passara a defender uma outra linhagem racer da marca que tal olhar para tras e ver como esse negocio de porsche 911 turbinado começou [gt40 content search= porsche widget= 1 title= porsche no gt40 ] estamos falando deste cara com carroceria de prateada coberta pelas faixas da martini racing um esquema de pintura que mora no nosso coraçao mas ele tambem tem para lamas obscenamente largos uma enorme asa traseira whale tail e um motor parcialmente exposto de 500 cv com apenas 2 142 cm³ 2 1 litros de deslocamento graças a uma turbina kkk em sua estreia nas pistas nas 24 horas de le mans de 1974 este carro chegou em segundo lugar geral e a porsche teve certeza de que estava no caminho certo ao sobrealimentar o 911 a porsche estava bem empolgada com os turbocompressores nos anos 70 primeiro em 1972 o porsche 917 ganhou um flat 12 turbinado de cinco litros e 900 cv e venceu seis das nove corridas da can am naquele ano no ano seguinte um motor de 5 4 litros com ainda mais potencia fala se em 1 600 cv com o turbo operando a 2 7 bar um dos carros de corrida mais potentes de todos os tempos fez com que o 917 ganhasse o apelido turbopanzer e novamente vencesse seis de oito corridas [youtube id= hwzaktbuve width= 620 height= 350 ] ainda em 1973 no mes de setembro durante o salao de frankfurt a porsche apresentou o conceito do 911 turbo com para lamas mais largos uma grande asa traseira e os dizeres turbo nos para lamas alem de um flat six de 2 7 litros e 280 cv o carro foi bem recebido pelo publico e pela imprensa algo que a porsche ja esperava porque eles nunca deram ponto sem no e um mes depois a fabricante anunciou que colocaria um porsche 911 turbinado para competir nas provas de longa duraçao da fia em 1974 primeiro prototipo do 911 turbo 1973 o chamado carrera rsr versao de corrida do 911 usava ate entao motores naturalmente aspirados de 2 8 e tres litros com potencia entre 280 cv e 300 cv eles foram feitos em pequena quantidade cerca de 50 exemplares para ser usados por equipes de competiçao de alto nivel o mesmo foi feito com a versao turbinada de 1974 que recebeu um motor menor de 2 142 cm³ por que os sobrealimentados tinham seu deslocamento multiplicado por 1 4 na hora de serem classificados portanto como 2 142x1 4 da 2 998 o carrera rsr 2 1 turbo ficava na classe ate tres litros acontece que ele rendia muito mais que os motores naturalmente aspirados de tres litros o boxer de seis cilindros com comandos nos cabeçotes bloco de magnesio bielas de titanio igniçao com duas velas por cilindro injeçao mecanica bosch e valvulas refrigeradas a sodio alem de um turbo kkk apoiado em uma travessa feita sob medida era capaz de entregar pelo menos 500 cv o motor ficava acoplado a um transeixo manual de cinco marchas que tinha seu proprio radiador de oleo um diferencial com blocante de ate 80% e semi eixos de porsche 917 para maior durabilidade e mais com interior completamente desprovido de acabamentos e paineis de fibra de vidro na carroceria portas para lamas tampa do motor e capo o carro pesava apenas 825 kg cabiam 120 litros de combustivel no tanque de combustivel que ficava atras dos bancos enquanto o reservatorio de oleo foi relocado para a dianteira para reduzir a variaçao na distribuiçao de peso ao longo das provas de longa duraçao a carroceria tambem ganhava uma gigantesca asa traseira que alem de aumentar o downforce na regiao trazia entradas de ar funcionais e um duto naca de cada lado para o intercooler um detalhe curioso a porsche decidiu pintar a asa de preto para que ela nao chamasse tanta atençao a fim de tornar mais forte o vinculo do rsr 2 1 turbo com o 911 de rua nao deu muito certo mas tudo bem a porsche fez quatro exemplares do 911 rsr 2 1 turbo todos com numeros de chassi especiais r5 r9 r12 e r13 o carro que ilustra este post e o r13 ultimo a ficar pronto e o mais bem sucedido de todos se nao tivesse perdido a quinta marcha nas ultimas voltas do circuito de la sarthe ele poderia ter vencido as 24 horas de le mans de 1974 no entanto por conta do problema no cambio ele nao conseguiu atingir sua velocidade maxima na reta hunaudieres e por causa disso ficou em segundo lugar atras do prototipo matra ms670 foi uma estreia e tanto porem e com isto a porsche adquiriu confiança para continuar investindo na sobrealimentaçao com bons resultados em outras provas da temporada como um segundo lugar nas 6 horas de watkins glen e um 5º lugar nos 1 000 km de brands hatch o rsr 2 1 turbo pavimentou o caminho para o 911 turbo de rua lançado em 1974 e equipado com um flat six de tres litros e 260 cv; alem dos carros de corrida 934 e 935 que tambem fizeram historia nas pistas o rsr 2 1 turbo r13 ja participa de eventos historicos ha pelo menos dez anos e veste as cores originais da martini racing ele sera leiloado pela gooding & company em amelia island na florida no proximo dia 9 de março e a agencia de leiloes espera arrecadar algo entre us$ 6 milhoes e us$ 8 milhoes com a venda ou seja entre r$ 19 milhoes e r$ 25 milhoes
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