um disclaimer e uma ressalva um aviso legal um termo de responsabilidade e aquele recado que diz coisas tao ridiculamente obvias como aquele da caixa de ovo alergicos contem ovo o discurso burocratico diz que e algo para proteger nossas frageis vidas; na verdade existe para isentar o fabricante do produto de responsabilidade legal parece impossivel que um alergico a ovo possa comer ovos e depois processar a granja mas e esse o mundo que vivemos em algum ponto de nossa historia como humanidade abandonamos a responsabilidade pessoal e a liberdade que vem dela por um mundo onde acreditamos estar protegidos de tudo ate de escolhas claramente erradas se um alergico a ovo acredita realmente que se comer um ovo sem um aviso na caixa que o ovo contem ovo a culpa e de outra pessoa o mundo esta realmente perdido e por isso entao que no espirito moderno deste admiravel mundo novo que tem estas pessoas maravilhosas nele que começo o texto de hoje com um disclaimer alergicos a perda de dinheiro carro antigo pode conter um buraco negro que vai sorver todo seu dinheiro ate o fim dos tempos pera ai tem mais consumir o carro antigo pode ter efeito adverso em sua capacidade de interagir com outros seres de sua especie mais um este produto causa dependencia psicologica terminal efeitos colaterais possiveis insonia ansiedade perda de olfato audiçao e tato euforia incontrolada depressao terminal comportamentos antissociais dissonancia cognitiva doenças causadas por mofo e sujeira tremedeira esquizofrenia toc sindrome de tourette deficiencia na fala abandono da higiene pessoal queda de cabelo e finalmente diminuiçao da libido sexual ainda esta aqui bom entao podemos conversar sobre o mundo real com tranquilidade e nao sobre as 12983741297 possibilidades da sua vida acabar de uma forma subita patetica e sem explicaçao mesmo porque sinto lhe dizer as probabilidades indicam que voce como a maioria dos humanos vai morrer de uma forma subita patetica e sem explicaçao o segredo e saber como viver ate la e nao sendo feliz essa quimera absurda perseguida com obsessao hoje em dia e sendo o que voce e se aceitando e tentando ser o melhor voce que conseguir ser e todo entusiasta do automovel quando se dedica a este entusiasmo acaba se envolvendo nao so com carro novo; acaba por de alguma forma se envolver com carros antigos os motivos sao variados existe por exemplo a curiosidade de entender o que veio antes e como funcionava; assim tambem e mais facil entender e admirar aonde chegamos ande num ford modelo a onde o avanço de igniçao e manual e tem que ser comandado por voce e fique maravilhado com o avanço automatico a vacuo que veio depois e a igniçao eletronica sem distribuidor que e controlada por computador dos dias de hoje existe tambem a admiraçao estetica pela aparencia hoje diferente mas classica dos carros antigos existe a interaçao diferente com a maquina mais direta e sem filtros existe o fato de que a direçao se torna mais intensa e envolvida onde se aprende a derrapar e controlar derrapagens sem controle de estabilidade e traçao existe a facilidade de se reparar e entender voce mesmo tudo no seu carro por ele ser mais simples e eminentemente mecanico originalmente o entusiasta se dedica ao carro antigo pelo seu preço nos anos 1950 nos eua como exemplo alguns notaram que o desempenho de um mercer t35 raceabout o supercarro dos anos 1910 ainda era atual por exemplo e muito mais divertido de andar que uma barca automatica moderna nos anos 1950 perceberam tambem que um bugatti t57 sc de 1937 ainda nao tinha sido superado em velocidade pura por nenhum carro zero como ambos custavam quase nada entao eram carro usados dificeis de consertar que ninguem queria os entusiastas começavam a compra los e conserta los eles mesmos era um meio de se ter algo realmente especial sem ter que comprar um carissimo e exotico carro esporte novo nao se engane; nao e nostalgia ou coisa que valha mesmo quando alguem anuncia um bmw velho por um preço carissimo que causa revolta pode ter certeza de que este ainda e a metade de um equivalente zero km sim existem alguns classicos mais caros que os novos mas porsche 911 refrigerado a ar e m3 de quatro cilindros sao casos raros; sao assim pelo simples motivo de que sao melhores e/ou mais raros que os carros novos o mercado nao mente e mais se voce gosta mesmo e de um gol quadrado nao existem mais vendidos zero km isso acontece frequentemente gente encontrar nosso par perfeito e precisar reforma los ja que nao existem zero km pergunte a qualquer dono de up por qual carro o trocara; ele vai te dizer que nao pretende vender o seu quanto mais diferente do normal e um carro mais gente que gosta dele se dedica a preserva lo corollas sao bem menos amados que twingos por exemplo claro um corolla zero evoluido ainda esta a venda twingo morreu a dez mil anos atras e nao tem nada nesse mundo que o faça igual voce entendeu de nostalgia a desempenho por preço menor existe uma miriade de motivos para se amar um carro antigo isso ja sabemos mas e usa lo no dia a dia e possivel mais alem e desejavel a resposta mais segura claro e um sonoro nao o ideal e ter um carro novo e confiavel sempre e um ou mais carros antigos para usar quando se quer ou deseja e nao quando se precisa um carro zero pode dar problema e te deixar na mao tambem claro mas e muito mais raro e dificil; normalmente sao pelo menos 3 anos de tranquilidade total portanto voce precisa de um carro confiavel por qualquer motivo profissional ou de saude a resposta para voce e clara mas vida segura nao precisa nem de carro; basta se isolar em casa e nao sair dela nunca nao e para isso que gostamos de ter automoveis e usar como esporte apesar de valido e legal nao e a mesma coisa que usar sempre o carro de uso e sempre um companheiro quase um amigo ou membro da familia; o conhecemos profundamente como nenhum outro quando se gosta de algum carro que nao tem zero para comprar e claro que a gente usa carro antigo no dia a dia por que nao um carro quebrado nao e o fim do mundo na maioria das vezes e e no infortunio nas coisas que dao errado que estao as melhores historias chegar ao destino e voltar sem problema algum e otimo; mas nao faz nenhuma aventura epica ninguem quer ficar parado na rua mas se posso dar minha opiniao e um preço pequeno a se pagar por andar em algo especial e que se pode comprar e manter sem se endividar demais e usar feliz de gasto e impossivel escapar uma bmw serie 7 nova custa ao redor de r$ 700 000 mas voce comprou a sua velhinha por r$ 40 000 maravilha so lembre que a manutençao e de carro de milionario nao do kwid usado que voce poderia ter no lugar dela e como a vida e nao tem almoço de graça infelizmente tambem nao espere que qualquer mecanico da sua rua saiba mexer bem em algo antigo ou diferente nem que as peças sejam pronta entrega so pagar procurar peças saber onde acha las e ter um mecanico que pode ser ate voce mesmo de confiança e pre requisito aqui ja a parte de ficar na mao sem carro tem uma serie de maneiras de se resolver veja o exemplo do josias silveira que deus o tenha em bom lugar cheio de cacarecos para arrumar o josias era um dos grandes jornalistas automotivos brasileiros e um cara conhecido por andar sempre de carro velho somente ele dizia o seguinte so compro carro com motor estourado assim eu o faço inteiro do zero e sei tudo que tem dentro como foi montado e sei que tudo e novo nao vai me deixar na castello as duas da manha e financeiramente ainda vale a pena ja o meu amigo muradinho usa a regra de tres nao aquela matematica que descobre uma proporçao equivalente a partir de uma de dois numeros conhecidos; outra regra de tres ele tem sempre pelo menos tres carros antigos em uso pessoal assim a probabilidade de todos os tres estarem na oficina ao mesmo tempo e baixissima ele ja teve que buscar filhos na escola de furgao 2cv sim mas nunca ficou sem carro essa regra tem uma exceçao importante porem ensinada por ele so nao podem ser os tres franceses se voce nao sabe se deve ou nao usar um carro antigo no dia a dia lembre de uma coisa que todo pai sabe principalmente os de adolescentes tem coisa que ele so vai aprender fazendo nao adianta falar explicar mostrar certas liçoes so sao aprendidas na pratica sentindo na carne o bom e o ruim mergulhe na piscina saia nadando ou socorrido por um salva vidas cada um tem sua experiencia pessoal em tudo na vida aqui nao e diferente vou contar um pouco da minha historia e meio maluca neste assunto apenas para servir de exemplo olhando para tras percebo que meu carro de uso alterna de zero km e bem antigo um exemplo recente passei sete anos com uma perua bmw 328i touring que comprei ja com 20 anos de idade e depois que a vendi passei dois anos com um vw virtus zero e a historia da minha vida alternando entre coisa bem antiga e zero km minha estrategia para usar carro antigo e simples compro sempre o melhor carro que posso encontrar tenho que gostar do carro claro mas o estado fala muito e os mantenho impecavelmente sem economizar nisso carro velho mesmo sem uso ainda e carro velho nao se engane um monte de coisa da problema tambem mas meu fetiche com funcionamento perfeito e mais facilmente atingido com um carro em excelente estado para começar outros tem maior tolerancia a coisas bobas sem funcionar ou menos que perfeitas nos seus carros e a vida e mais facil para eles eu gosto mesmo desses carros perfeitinhos embora com o tempo nao fiquem assim eu uso mesmo acho que gosto mesmo e de carro zero mas os melhores carros foram feitos no passado entao nao deixo este detalhe atrapalhar minha vida comprando carros o mais perfeitos que posso nao significa que nao tenha dado com os burros n’agua meu opala cupe 1974 foi comprado por estar lindao; em um ano estava todo desmontado sendo completamente restaurado pois estava podre por baixo tive que comprar um carro emergencial enquanto o opala ficou parado um ano um chevette 1993 meio feinho de pintura externa mas bom de mecanica e que felizmente se mostrou completamente confiavel mas tive carros menos que perfeitos tambem certa vez comprei um nissan maxima 1995 por dois motivos era manual rarissimo e desejavel e custava so oito mil reais nao era perfeito e me deu alguma dor de cabeça mas e dai acelerar todo dia aquele landau japones que em sua esquizofrenia acreditava piamente que era um ferrari ainda e uma lembrança que nunca vou esquecer foi uma epoca dificil da vida piorada por um carro que nao era nada confiavel mas foi a unica coisa boa que me lembro daqueles anos o paradoxo do carro antigo explicado claramente meu primeiro carro foi um opala cupe 1980 250 s e com quatro marchas era um lixo nao so velho mas em pessimo estado mas era um opala 250 s e para o mao de 18 anos era so o que importava paguei barato por ele e vim com ele para sao paulo estudar saindo da casa de meus pais em niteroi no rj usei o por dois anos epoca de varias aventuras epicas impublicaveis onde foi sempre meu companheiro nao fiel; andei quase o mesmo que rodei com ele mas carro antigo e assim se voce nao quer se envolver se o carro em si nao for tao importante quanto o transporte ele nao e para ti ao ser usado diariamente e um ato de subversao que so nos entendemos falho como meio de transporte mas perfeito como uma extensao de nos uma amostra de nossa mente e uma propaganda visivel de uma forma diferente e muito menos seria de se encarar a vida e uma alegria que e tao grande quanto a tristeza de acabar sem carro nas piores situaçoes possiveis um sabio ja respondeu a um pai que estava preocupado com o filho e que dizia que nao queria que nada acontecesse com ele mas se nada acontecer com ele ai nada vai acontecer com ele melhor que aprenda a lidar com os problemas que a vida inevitavelmente vai lhe trazer de uma forma divertida um carro antigo pode ser um problema constante em uso diario mas o dia que nao e compensa tudo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.