de todas as disciplinas que envolvem a construçao de um automovel a menos glamorosa e sem duvida nenhuma o projeto de carroceria espremida entre os bem vestidos designers criativos livres tanto das regras e procedimentos quanto de codigo de vestuario das empresas muitas vezes com resultados tragicos e uma fabrica que acredita piamente que engenheiro de produto existe para fazer sua vida miseravel o engenheiro de carroceria e um paria entre seus pares longe de nosso pobre carroceiro e o glamour potente e barulhento dos engenheiros de motores os calculos divertidos e a engenharia classica das transmissoes longe estao os reconfortantes mas interminaveis testes e acertos de direçao e suspensao de um engenheiro de dinamica veicular distante esta a termodinamica e os calculos hidraulicos e de distribuiçao de peso dos engenheiros encarregados dos freios antigamente existia a eletricidade os infames pica fio para disputar esta posiçao de destaque entre os parias da engenharia automobilistica hoje nao; sua importancia para o produto final faz deles os novos herois do negocio das centrais e telas de infotainment a um monte de modulos inteligentes diferentes a vingança dos pica fio e que hoje nao existe parte do automovel que nao seja controlada por um computador eletronico o que faz da carroceria uma disciplina a evitar entao nao vamos exagerar a carroceria na verdade e o que faz um automovel ser o que e pode nao ser a mais visivel das disciplinas mas e a parte mais importante e imutavel de um automovel sem carroceria ele nao existe; um carro sem motor e transmissao tradicionais como um eletrico ainda precisa de uma carroceria hoje lembrem nao existe mais chassi a nao ser em veiculos pesados de carga; a carroceria e tambem a estrutura do veiculo e mesmo quando nao e automoveis carregam pessoas e a carroceria e a parte do carro que interage diretamente com elas na verdade a carroceria e que define o automovel ela e onde interagimos com ele onde nos sentamos onde tocamos mude o motor de um carro e ele fica mais ou menos potente mas continua o mesmo carro; mude a carroceria e ele se torna outra coisa dirija um karmann ghia um fusca e uma kombi e me diga que sao carros iguais; claro que sao totalmente diferentes mesmo compartilhando o mesmo chassi mecanica e entre eixos a missao do carro seu significado e a que veio ao mundo e definido por sua carroceria e todo resto e acessorio um carro esporte um seda para cinco pessoas e uma van; tudo so carroceria diferente e se voce e brasileiro a maior chance de projetar um automovel com alguma liberdade e sendo um engenheiro de carroceria e a ciencia que mais praticamos aqui desde o inicio por exemplo motores inventados aqui sao rarissimos apesar de termos feito grandes coisas baseadas em coisas herdadas de fora mas fizemos um mundo de carros brasileiros criando apenas carrocerias diferentes existe trabalho interessantissimo em acerto de motores e de suspensoes aqui no brasil sim mas se voce quer projetar algo onde antes nao existia nada se quer participar do glorioso processo de fazer esta magnifica maquina chamada automovel aparecer no mundo onde antes existiam apenas alguns componentes esperando alguem usa los de uma nova e criativa forma esta e a disciplina que voce deve perseguir dificil desprezada mal paga e desrespeitada sim com oportunidades de emprego raras sim mas quando o primeiro carro em que voce desenhou algo chegar ao fim da linha de montagem um cara entrar dentro liga lo e sair andando voce entendera que ainda assim vale a pena e qual e o trabalho de um engenheiro de carroceria chegaremos la prometo mas primeiro um pouco de historia para entendermos o que e e de onde veio o objeto desse trabalho essa tal de carroceria uma breve historia da carroceria os primeiros automoveis eram chamados carruagens sem cavalos; era uma apta definiçao do que realmente eram a carroceria automotiva nasce das carruagens e ate sua tipificaçao um coupe originalmente e uma carruagem fechada de dois lugares por exemplo e esta definiçao foi carregada para o automovel sim hoje ninguem fora de um departamento de marketing sabe definir o que e um coupe mas nao e fenomeno recente sedan originalmente era uma liteira fechada para uma pessoa so e como isso virou o sedan que conhecemos e um misterio total [caption id= attachment_292967 align= aligncenter width= 999 ] o coupe original[/caption] mas deixemos esses nomes confusos para la o que interessa aqui e que o automovel no inicio seguia a carruagem um chassi separado no qual ia montado o habitaculo dos passageiros e o posto do motorista/cocheiro e embora no automovel o chassi seja quase sempre de aço a carroceria continuava em madeira revestindo a madeira usava se metal tecido ou couro mas a carroceria automobilistica mudaria profundamente graças a um americano chamado edward gowen budd teve muito sucesso como engenheiro ferroviario substituindo madeira estrutural por aço a tecnica de budd era simples e genial duas chapas de aço finas estampadas em forma de omega eram unidas nas flanges por solda a ponto e se tornavam vigas e longarinas estruturais nos vagoes ferroviarios chapa de aço estampada era baratissima e as vigas resultantes alem de fornecerem a rigidez necessaria pela geometria de caixa fechada eram tambem levissimas [caption id= attachment_292968 align= aligncenter width= 719 ] o huppmobile em aço estampado pioneiro[/caption] ao redor de 1911 o engenheiro chefe da hupp motor company de detroit emil nelson consciente desses desenvolvimentos na area ferroviaria contata budd com uma ideia inusitada produzir carrocerias de automovel totalmente em aço estampado afinal depois de henry ford e a produçao seriada a carroceria se tornara o gargalo da produçao o processo tradicional de madeira revestida com aço ou aluminio consumia uma incrivel quantidade de trabalho e tempo e desafiava todas as tentativas de mecanizaçao a pintura tambem sofria com a estrutura de madeira o risco de incendio era real e grave reduzindo muito as opçoes de tempo e temperatura de secagem nas estufas e por consequencia de tintas que podiam ser usadas o carro todo em metal de budd foi chamado hupmobile 32 e era oferecido em modelo cupe fechado foi desenvolvido um sistema ainda primitivo de suportes onde conjuntos soldados eram fixados para que pudessem ser soldados esses subconjuntos soldados eram entao enviados para detroit onde a hupp os montava pintava e acoplava ao chassi a qualidade do sistema todo como nao podia deixar de ser nessa primeira tentativa era erratica e os tempos de montagem continuavam grandes logo emil nelson deixava a companhia e a produçao dos hupmobile revertiam aos metodos tradicionais de carroceria com estrutura de madeira [caption id= attachment_292972 align= aligncenter width= 999 ] dodge sedan em aço [/caption] mas ao inves de se sentir derrotado budd enxergou um futuro diferente entendeu que as possibilidades das carrocerias em chapas de aço estampadas eram imensas se fossem estudadas melhor e evoluissem ele e seu amigo joseph ledwinka primo de hans da tatra naquele mesmo ano de 1912 e partem para fundar a edward g budd manufacturing company para explorar este mercado ainda inexistente uma parceria com os irmaos dodge a partir de 1913 faz a tecnologia evoluir exponencialmente e logo os dodges tinham carroceria toda em aço estampado o que chama a atençao de um visitante da frança andre citroen este fica maravilhado com as obvias vantagens do sistema e logo fecha um acordo de consultoria e licença das patentes a primeira licença fora dos eua nao demora para junto com budd dar o passo definitivo adiante eliminar o chassi com uma carroceria de chapa de aço estampado autoportante e lançada no citroen traction avant de 1934 e o mundo nunca mais foi o mesmo [caption id= attachment_292969 align= aligncenter width= 999 ] citroen 1934 monobloco de chapa estampada [/caption] existem outras maneiras de se fazer carrocerias claro existe o chassi separado com carrocerias de fibra de vidro ou metal ainda hoje existem monoblocos de fibra de carbono claro monoblocos estampados e com peças fundidas e extrudadas de aluminio por exemplo existiram ate monoblocos de fibra de vidro e ate monoblocos em madeira mas de longe o metodo de se fazer um monobloco de aço a partir de chapas de aço finas estampadas que juntas soldadas a ponto fazem um conjunto rigido leve e barato e o melhor de todos os metodos so tem um problema o investimento em estampos e nas prensas gigantes necessarias para fabricar essas peças estampadas e enorme; o metodo e inviavel economicamente para produçoes pequenas no inicio corrosao do aço era um problema; com o tempo se desenvolveu aço galvanizado e selantes e metodos de construçao e pintura que praticamente tornaram esse problema inexistente um carro com menos de 30 anos normalmente tem zero corrosao hoje em dia mas nao foi so isso que se desenvolveu a estrutura dentro e fora do carro o acabamento tambem muda muito a citroen de novo e uma pioneira os primeiros paineis de instrumentos integrados totalmente em plastico começam a surgir bem como paineis de porta para choques integrados etc nos anos 1980 a aerodinamica chega de verdade na industria de massa; todo carro passa a ter que passar algum tempo no tunel de vento tambem coisa que nao era comum antes por incrivel que pareça outro item que muda muito a partir dos anos 1980 bancos antes feitos a base de molas e enchimento como sofas residenciais passam a usar espuma de pu expandida apenas numa estrutura metalica cintos de segurança e airbags tambem se popularizam criando mais um campo de trabalho para o engenheiro de carroceria a segurança passiva veicular o engenheiro de carroceria no inicio a carroceria era quase um elemento secundario desta industria fabricantes de carros de luxo nem faziam elas produziam chassis completos e o comprador escolhia um fornecedor de carroceria de seu agrado com a produçao em massa passou para o fabricante mas ainda assim era secundaria ao chassi e ao desenho exterior apenas quando o monobloco e comum que sua importancia fica mais clara por definiçao e um trabalho que fica espremido entre o design criativo e a produçao antigamente os designers terminavam a sua obra de arte e a entregavam para os engenheiros to faça isso funcionar era um trabalho baseado em muito desenho superficies externas tinham que ser digitalizadas para o papel e peças e padroes fisicos criados para que os ferramenteiros pudessem fazer os estampos isto porque em carroceria toda superficie e complexa com curvaturas em todas as direçoes desenha las em papel nao e mole mas o advento do cad mudou tudo agora se digitaliza e trabalha em 3d na tela diminuindo margem para erro e aumentando a velocidade do projeto montagens virtuais do carro inteiro sao realizadas antes que se termine cada peça peça pronta o mesmo arquivo e usado para se fazer o ferramental/estampo facil mas nao quer dizer que e facil demais as empresas com isso diminuiram o tempo para faze lo e a quantidade de gente envolvida em checagens e aprovaçoes uma pessoa as vezes era responsavel por uma peça somente a cada 3 anos hoje e bem diferente conheço gente que fiou responsavel por uma cabine inteira de caminhao metal e acabamento do começo ate o fim claro que fornecedores e gente de todo tipo existem para ajudar mas no fim o projeto hoje da muito pouco tempo para checagens diversas hoje tambem nao se espera o design criativo o engenheiro de carroceria esta junto no inicio desenhando em cad os limites ate onde a criatividade pode ir o ponto h ponto de articulaçao da bacia do motorista sua localizaçao no carro do motorista e passageiros e pontos principais de montagem da suspensao e motor sempre foram parte do que se devia respeitar mas hoje e uma infinidade de fatores e parametros que devem ser analisados a maioria deles ligado a legislaçoes diversas o design criativo sofre sem muita liberdade para criar em meio a tanta regra e o engenheiro de carroceria e o chato que garante isso [caption id= attachment_292975 align= aligncenter width= 602 ] 3d hoje desenhar e muito mais facil [/caption] o projeto corre em paralelo ao desenho final; soluçoes de engenharia para o carro todo estao prontas quando a superficie externa final e liberada pelo estudio com ela em pouco tempo se começa a fazer prototipos ver o primeiro carro pronto e sempre sensacional nos primeiros cinco minutos depois deles começa a lista de tudo que voce fez de errado listada normalmente por um sadico que adora apontar o dedo para os erros de outros na frente de gente que nessa hora era melhor nao ouvir seu nome de volta a prancheta como se diz; e nem começamos a testar os carros o acabamento e um ponto de infindavel trabalho hoje em dia cada peça tem que ter gaps constantes milimetricos e encaixar facilmente sem nenhum esforço na linha; mas depois nao pode desencaixar mesmo se jogando o carro numa parede a mais de 60 km/h bancos tem que ser confortaveis e macios mas durar esfregaçao de uma bunda robo que lixa qualquer coisa remotamente mole mas esta e a vida de qualquer engenheiro se voce vive bem quando nao tem problemas complexos para resolver todo santo dia esta nao e sua profissao ideal resolver maneiras de consertar problemas e o dia a dia nao e facil mas vale a pena ver mesmo uma peça sequer como uma porta ou uma tampa de porta malas acabar num carro de verdade e algo muito bom quando estudava engenharia ao fim dos anos 1980 todo mundo dizia que aqui no brasil nao se projetava carros que iria acabar desenhando uma mola de uma maçaneta qualquer sem nenhuma ligaçao com o veiculo em si mas tenho a dizer que nao foi nada assim como engenheiro de carroceria participei de projetos onde com designers criativos mudamos posiçao de motorista para o teto ficar mais baixo movemos entre eixos colocamos motores e suspensao nos lugares onde deviam estar e equacionamos as medidas basicas que fazem um carro ser um carro ao mesmo tempo em que depois levamos este mesmo carro de uma ideia em papel na verdade tela a algo produzido em serie e vendido ao publico graças ao trabalho de milhares de pessoas por pelo menos tres anos de trabalho duro e dificil um momento magico onde se entende que voce fez algo de real neste mundo gloria e reconhecimento longe disso a esta altura estao te xingando por um gap 0 5mm maior do que deveria em alguma outra porta de outro carro e o seu rebento de metal recebeu um apelido infeliz na internet que rapidamente viralizou mas tudo bem; afinal de contas como ja disse um poeta os caes ladram mas a caravana continua a passar
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