A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Mercado e Indústria

Carros acumulados desde os anos 1960 são vendidos por R$ 70 milhões

No fim do ano passado, mostramos aqui uma coleção de mais de 100 carros encontrados em uma fazenda no interior da França. Entre os carros, diversas preciosiades muito judiadas pelo tempo e alguns carros melhor conservados, como uma bela Ferrari 250 SWB que pertenceu ao ator frandês Alain Delon.

O leilão foi realizado pela Artcurial no dia 6 de fevereiro, e agora os resultados foram divulgados — e, obviamente, são de deixar boquiaberto. Nada menos que € 25,15 milhões foram arrecadados em dois dias de evento, ou o equivalente a R$ 68,8 milhões. Para se ter uma ideia, no total, o evento principal — o Salon Retromobile, que aconteceu em Paris, França, entre os dias 4 e 8 de fevereiro — arrecadou € 46 milhões, ou R$ 149,7 milhões.

Isto quer dizer que mais da metade da arrecadação total veio da coleção de Roger Baillon que, como já contamos, era um magnata dos transportes nos anos 50, mas teve que abandonar sua coleção de mais de 200 carros por dificuldades financeiras.

Os automóveis foram largados no tempo ao longo de cinco décadas, alguns apenas sob coberturas precárias feitas com paus e telhas, e por isso seu estado não era exatamente bom. Quer dizer, alguns estavam totalmente podres, mesmo — como o Talbot Lago T26 Grand Sport Coupé Saoutchik 1949 abaixo, que se encontrava em condições nada compatíveis com seu longo e pomposo nome:

saoutchik-grand-sport-01

 

Você acha, porém, que isto impediu os mais de 2.600 potenciais compradores — 1.600 no leilão físico, e mais 1.000 cadastrados para dar lances online — de disputar praticamente todos os carros a tapa? É claro que não. E a maioria deles foi arrematada por um valor bem mais alto do que o previsto.

O Talbot Lago em questão, por exemplo: o valor estimado ficava entre € 400 mil e € 600 mil (R$ 1,3-1,9 milhão), mas os lances chegaram a € 1.702.000 — quase R$ 5,6 milhões. E, se você pensa que os carros foram recuperados de alguma forma para o evento, saiba que foi assim que a maioria deles foi exposta ao público:

saoutchik-grand-sport-04

Incrível, não é? Os organizadores do leilão também acharam. “Os resultados excepcionais são fruto de um trabalho que levou seis meses. As notícias sobre a coleção de Roger Baillon correram o mundo, e compradores de outros países se espremeram em uma única sala para homenageá-lo. O sucesso demonstra que a paixão pelo automóvel é universal”, afirmou pomposamente o diretor da Artcurial Motorcars, Matthieu Lamoure. “Esta é uma coleção significativa, e o sucesso foi significativo”.

“Estes belos veículos se tornaram obras de arte por seus próprios méritos. Agora eles vão se juntar a coleções particulares e museus no mundo todo para ter outra vida”, acrescentou o co-presidente da Artcurial, Hervé Poulain.

ferrari-delon (1) ferrari-delon (2)

O leilão da Arcturial, na verdade, conseguiu estabelecer até alguns recordes. A Ferrari 250 GT SWB California Spider 1961 que era de Alain Delon, por exemplo, foi o carro da coleção de Baillon que conseguiu o preço mais alto — o martelo bateu nos € 16,3 milhões, ou R$ 53 milhões. Foi a 250 GT SWB California mais cara vendida na história.

1956-maserati-a6g-gran-sport-frua-collection-baillon-artcurial

O mesmo pode ser dito do Maserati AG6 2000 Gran Sport Berlinetta Frua 1956, que foi arrematado por € 2 milhões (cerca de R$ 6,5 milhões).

Seguem, abaixo, alguns dos destaques do leilão e seus respectivos preços de arremate:

 

Jaguar Type S 3.4 L

baillon (5)

Preço estimado: € 4.000 – € 6.000 (R$ 13-19,4 mil)

Preço final: € 25.032 (R$ 81 mil)

 

Ferrari 400 GT – 1978

baillon (4)

Preço estimado: € 12.000 – € 16.000€ (R$ 39-52 mil)

Preço final: € 53.640 (R$ 172 mil)

 

Delahaye GFA 148 L Limousine – 1949

baillon (1)

Preço estimado: € 5.000 – € 7.000 (R$ 16,2-22,7 mil)

Preço final: € 30.992 (R$ 100 mil)

 

Ferrari 308 GTSI Quattrovalvole – 1982

baillon (7)

Preço estimado: € 5.000 – € 10.000 (R$ 16,2-32,4 mil)

Preço final: € 33.376 (R$ 108 mil)

 

Lancia Thema 8.32 – 1987

baillon

Preço estimado: € 2.000 – € 3.000 (R$ 6,5-9,7 mil)

Preço final: € 8.344 (R$ 27 mil)

 

Panhard Dynamic Coupé  X-76 – 1936

baillon (6)

Preço estimado: € 25.000 – € 35.000 (R$ 81-113 mil)

Preço final: € 56.024 (R$ 182 mil)

 

Porsche 356 SC – 1963

baillon (2)

Preço estimado: € 20.000 – € 30.000 (R$ 64,8-97,3 mil)

Preço final: € 89.400 (R$ 290 mil)

 

Voisin C24 Limousine – 1933

baillon (3)

Preço estimado: € 15.000 – € 25.000 (R$ 48,6-81 mil)

Preço final: € 114.432 (R$ 371,2 mil)

Os preço final de todos os carros pode ser conferido aqui.

[ Fotos: Artcurial ] 

 

Matérias relacionadas

A Porsche restaurou o 911 mais antigo do planeta – veja os detalhes do processo!

Dalmo Hernandes

Ferrari intima DJ deadmau5 a acabar com sua “Purrari” Nyan Cat

Dalmo Hernandes

O Shelby Cobra voltará a ser fabricado exatamente como ele era em 1962 – incluindo o motor V8 260!

Dalmo Hernandes