neste ano completam se 140 anos da criaçao daquele que e considerado o primeiro automovel da historia o benz patent motorwagen desde entao o automovel evoluiu de uma mera carruagem sem cavalos para maquinas capazes de atingir velocidades supersonicas ou mesmo dirigir sozinhas sem intervençao humana parece muito tempo afinal estamos falando de praticamente um seculo e meio de historia mas se pararmos para pensar nos carros que mudaram as regras do jogo chegamos facilmente a uma lista de 50 modelos — que deram origem a esta nova serie que sera contada ao longo de 2025 considerando 50 carros em 140 anos temos uma grande novidade a cada tres anos aproximadamente e claro que as evoluçoes nao aconteceram de maneira tao uniforme — do patent motorwagen de karl benz ate a grande evoluçao seguinte passaram se 16 anos enquanto a primeira metade dos anos 1960 viu oito revoluçoes em apenas quatro anos — um numero impressionante para uma epoca de tecnologias tao rudimentares se comparado ao que veriamos a partir dos anos 1970 a escolha dos carros da lista foi baseada em inovaçao tecnologica grau de influencia na industria e no mercado significado cultural e ruptura de paradigmas — todos eles tem uma destas caracteristicas em maior ou menor grau o primeiro deles claro nao poderia ser outro se nao o benz patent motorwagen karl benz nao foi apenas um engenheiro brilhante — ele foi o homem que deu o primeiro passo concreto para a era do automovel nascido em 25 de novembro de 1844 na alemanha benz cresceu imerso no universo da engenharia mecanica e desde cedo demonstrou interesse pela engenharia mecanica as 15 anos benz ingressou na escola politecnica de karlsruhe de onde saiu quatro anos depois seu primeiro trabalho em mannheim era projetar balanças para karl schenck sem muito entusiasmo pelo trabalho mudou se para pforzheim para atuar na construçao de pontes para a empresa benckiser brothers foi nessa epoca que ele conheceu cacilie bertha ringer uma jovem de 20 anos determinada e cheia de personalidade em 1870 bertha aceitou o pedido de casamento de karl friedrich benz quase cinco anos mais velho que ela naquele momento ela nao fazia ideia do papel crucial que desempenharia na vida do marido e na historia do automovel sua energia firmeza e disposiçao para enfrentar os desafios de karl logo se tornariam fundamentais para o sucesso da empreitada depois de ficarem noivos karl abriu seu proprio negocio com um socio chamado august ritter eles inauguraram uma oficina mecanica em mannheim mas a parceria durou pouco quando a empresa precisou de um novo aporte financeiro para continuar funcionando bertha usou parte de seu dote para comprar a parte de ritter no negocio assim a empresa passou a se chamar eisengiesserei und mechanische werkstatte fundiçao de ferro e oficina mecanica ter um negocio proprio era uma coisa fazer com que ele desse certo era outra bem diferente em julho de 1872 karl e bertha se casaram e no ano seguinte nasceu eugen o primeiro filho do casal depois vieram richard em 1874 clara em 1877 e tilde em 1882 benz contudo nao estava satisfeito em desenvolver e construir motores industriais ele acreditava que um motor compacto e eficiente movido a gasolina poderia transformar o transporte pessoal — ate entao feito somente por traçao animal inspirado por essa visao benz começou a desenvolver um motor a combustao interna compacto que pudesse ser usado para propulsionar um veiculo aqui e importante salientar que aquela altura ja existiam automoveis primitivos como o triciclo de cugnot desenvolvido no final do seculo xviii e ate mesmo conceitos anfibios como o oruktor amphibolos patenteado em 1805 nos eua https //flatout com br/a pre historia do automovel os carros que vieram antes do benz patent motorwagen parte 1/ o sucesso de benz no entanto ainda parecia distante somente em 1880 as coisas começaram a mudar quando karl criou seu primeiro motor estacionario ele o batizou de motor a dois tempos embrionario e na virada de 1879 para 1880 depois de inumeras tentativas e dificuldades ele finalmente funcionou de maneira estavel para karl e bertha foi um verdadeiro presente dos ceus quanto mais ele ronrona mais afasta as preocupaçoes do meu coraçao disse karl naquela noite historica ainda assim construir um motor para movimentar uma carruagem motorizada era um desafio imenso em 1883 benz trouxe dois novos investidores para sua empresa max kaspar rose e friedrich wilhelm esslinger juntos fundaram a benz & cie rheinische gasmotorenfabrik e no final daquele mesmo ano karl estava de volta aos negocios determinado a criar seu carro sem cavalos o primeiro grande desafio foi a criaçao de um motor de combustao interna pequeno o suficiente para ser instalado em um veiculo leve benz projetou um motor monocilindrico horizontal de quatro tempos baseado nos principios de nikolaus otto que havia patenteado o motor de ciclo otto em 1876 outro aspecto fundamental foi a construçao do chassi em vez de modificar uma carruagem tradicional benz projetou um chassi tubular de aço mais leve e adequado para receber o motor o veiculo era um triciclo com duas rodas grandes na traseira e uma roda menor na frente facilitando a dirigibilidade alem disso benz tambem desenvolveu componentes essenciais como um sistema de igniçao carburador e radiador itens essenciais para o funcionamento do seu projeto e que mais tarde se tornariam fundamentos da engenharia automobilistica o motor ficava posicionado na traseira e seu movimento era transmitido por uma correia plana que atuava como embreagem duas correntes que transmitiam o torque para as rodas traseiras e um diferencial traseiro com um volante inercial para permitir uma curva de aceleraçao suave o primeiro prototipo ficou pronto em 1885 e foi batizado benz patent motorwagen nummer 1 os primeiros testes foram feitos em curtas distancias dentro da propriedade de benz na primeira tentativa no final de 1885 o veiculo engasgou e quebrou a corrente de traçao apos alguns ajustes ele tentou novamente semanas depois com bertha ao seu lado e um assistente girando o volante inercial para dar partida no motor benz finalmente conseguiu dirigir sua criaçao mas a alegria durou pouco ele foi direto contra a parede de sua propria oficina nos testes seguintes eugen seu filho teve que correr ao lado do carro com um galao de combustivel ja que karl ainda nao havia inventado o tanque de gasolina depois de varias tentativas e aprimoramentos ele finalmente conseguiu registrar sua patente no inicio de 1886 [caption id= attachment_378383 align= aligncenter width= 1017 ] a certidao de nascimento do automovel[/caption] com a patente em maos benz finalmente realizou um teste publico que ocorreu em 3 de julho de 1886 em mannheim a demonstraçao chamou a atençao e empolgou parte do publico que viu ali o futuro do transporte como toda inovaçao o carro tambem gerou criticas especialmente dos espectadores que duvidavam da capacidade de um veiculo sem cavalos como substituto das carruagens depois da apresentaçao benz aprimorou o projeto lançando o patent motorwagen nummer 2 com melhorias no motor e na dirigibilidade do carro o problema e que a partir deste momento benz entrou no modo perfeccionista dedicando se a aperfeiçoar o carro cada vez mais convencido de que ele ainda nao estava pronto e ai que entra bertha benz sua esposa desde a criaçao do motorwagen nummer 2 havia se passado dois anos e benz se recusava a aceitar que o veiculo estava pronto para ser vendido limitando se a modifica lo e testa lo na propriedade da familia para depois voltar a oficina e aperfeiçoar outros detalhes do carro nesta espiral sem fim benz começou a desenvolver uma depressao cronica que so reduzia as chances de deixar o carro perfeito — ainda que ninguem soubesse o que era um carro perfeito antes da invençao do automovel moderno sua esposa berta contudo tinha duas coisas que faltavam a karl dinheiro e liberdade da depressao e do perfeccionismo bertha era sua esposa mas tambem era a investidora do projeto e uma comerciante sagaz ela sabia que as pessoas precisavam ver os carros andando e segundo guiados mas tambem sabia que seu marido jamais tentaria algo alem dos pequenos testes que fazia nos arredores de sua oficina bertha sabia que seria preciso algo mais radical e por isso em uma manha de agosto de 1888 ela acordou antes do marido e pegou o prototipo nº3 na oficina e foi visitar sua mae a sogra de karl vivia a pouco mais de 100 km de distancia em pforzheim e bertha baseou sua rota em boticarios onde ela poderia comprar benzina que era um destilado de petroleo usado como solvente limpador e tambem como combustivel para o carro de benz ela foi com seus dois filhos eugen de 14 anos e richard de 15 e o mais legal de tudo e que ela nao avisou karl seu marido nunca a deixaria viajar em uma maquina inacabaa mas ela estava confiante e acreditava na invençao seus filhos empurraram o carro para fora da garagem para poder dar a partida sem acordar o pai e partiram isso nao parece grande coisa hoje mas ela usou uma maquina que ninguem conhecia e decidiu dirigir por mais de 100 km em uma epoca em que nao haviam oficinas nem postos de combustivel — alias nao havia sequer um combustivel padronizado para as maquinas de combustao interna da epoca a viagem nao foi facil como voce pode imaginar nao havia roteiros pois as viagens de longa distancia eram feitas por trens ja havia quase 100 anos entao ela precisava fazer seu proprio caminho pelos vilarejos e cidades entre mannheim e pforzheim ela teve contratempos mas isso nao a impediu de seguir em frente ela conseguiu ajuda para alguns reparos como o ferreiro que consertou a corrente de transmissao ou o sapateiro que pregou couro nos blocos de freio o que significa que ela inventou as pastilhas de freio de certa forma os outros reparos ela fez por conta propria com uma desenvoltura incrivel e detalhes caracteristicos das mulheres daquele tempo ela desentupiu uma linha de combustivel com o alfinete do broche de seu chapeu e improvisou um isolamento para um cabo que deve ter sido um cabo de igniçao — que outro tipo de cabo haveria ali com a liga de sua meia no final do dia bertha e seus filhos chegaram a casa da vovo em pforzheim bertha enviou uma mensagem por telegrafo ao marido avisando que tudo havia corrido bem a primeira viagem de carro da historia estava completa e todos que cruzaram o caminho de bertha estavam falando da incrivel carruagem sem cavalos que acabou batizada como benz patent motorwagen depois de tres dias na casa da mae ela subiu no carro e fez a viagem de volta para casa — a segunda viagem de carro da humanidade foi um enorme sucesso como açao publicitaria e tambem serviu como uma prova de testes — o que faz de bertha benz a primeira piloto de testes da historia do automovel — levando karl a adicionar uma marcha mais baixa ao motor de 0 68 cv para ajudar nas subidas que bertha nao conseguiu vencer com o carro e tambem a adotar o aperfeiçoamento que sua esposa fez no sistema de freios apesar do feito historico o mundo ainda nao estava pronto para o automovel combustivel era dificil de encontrar as ruas nao eram apropriadas e o publico ainda via o carro como uma excentricidade a aceitaçao demorou alguns anos mas aos poucos o benz patent motorwagen começou a ser vendido no total foram fabricados 25 exemplares do patent motorwagen entre 1886 e 1892 naquele mesmo ano benz lançou um novo modelo de quatro rodas o viktoria e em 1894 o velo que se tornou um dos primeiros carros produzidos em larga escala por ter inventado os fundamentos do automovel moderno por ter dado origem a industria automobilistica por ter realizado a primeira viagem de carro o benz patent motorwagen e o numero 1 em nossa lista dos carros que mudaram o mundo nao poderia ser diferente esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao as demais materias desta serie serao publicadas de forma exclusiva para assianantes a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing da redentora e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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