em abril de 1900 a a daimler motoren gesellschaft entao umas das mais proeminentes fabricantes de motores e automoveis de seu tempo recebeu uma encomenda especial de um de seus melhores representantes emil jellinek ele queria um carro construido especificamente para corridas com diversas melhorias que ele acreditava serem necessarias para superar os concorrentes a encomenda foi aceita e resultou naquele que se tornaria o precursor do carro moderno com soluçoes tecnicas que foram adotadas por toda a industria ao longo de mais de um seculo depois de sua criaçao ele tambem foi o primeiro carro de corridas da historia e ainda foi a origem do nome de uma das marcas mais famosas do universo automobilistico essa historia começa pouco antes de 1900 por influencia de um nobre alemao chamado emil jellinek emil era filho de adolf jellinek um famoso rabino hungaro e respeitado intelectual da comunidade judaica europeia da epoca graças a influencia de seu pai aos 19 anos ele começou a trabalhar como diplomata na frança e mais tarde acabou mudando se para a argelia no pais africano ele deu seus primeiros passos no mundo dos negocios importando tabaco argelino para a europa com o dinheiro ganho em sua empreitada tabagista ele tornou se socio de uma seguradora e mais tarde ja com 30 anos voltou para a europa viena para dedicar se integralmente ao seu negocio pouco depois ele teve sua primeira filha a quem deu o nome de mercedes emil achou que o nascimento da filha trouxe boa sorte para seus negocios e passou a adotar o nome da garota em todas as suas propriedades e investidas deu certo antes mesmo dos 40 anos ele ja havia feito fortuna com sua seguradora e outros negocios como muitos homens ricos do final do seculo xix emil foi atraido pelos carros [caption id= attachment_378452 align= aligncenter width= 1230 ] emil e mercedes jellinek[/caption] naquela epoca jellinek se refugiava do rigoroso inverno austriaco sob o clima ameno da riviera francesa e graças ao contato com a nobreza local e outros importantes aristocratas europeus acabou conhecendo melhor a nova invençao chamada automovel acabou comprando nada menos que tres carros para uso pessoal — um dedion bouton um leon bollee voiturette e um benz de quatro lugares mais tarde ele tornou se consul da austria em nice na frança e abriu algo que hoje chamamos de revenda de veiculos em 1897 ele comprou uma mansao na cidade a batizou de villa mercedes e em pouco tempo ja estava vendendo 140 carros de diversas fabricantes europeias por ano um ano antes ele viu o anuncio de uma fabricante alema chamada daimler motoren gesellschaft dmg e viajou para a alemanha para conhecer melhor esta empresa interessado em vender seus automoveis na frança a dmg a daimler motoren gesellschaft era uma empresa relativamente nova mas ja muito famosa aquela altura ela havia sido fundada em 28 de novembro de 1890 na cidade de cannstatt na alemanha hoje parte de stuttgart por gottlieb daimler e wilhelm maybach que se associaram no inicio da decada anterior para desenvolver um motor de combustao interna pequeno e versatil para ser usado em veiculos e maquinas industriais em 1885 eles conseguiram um marco historico criaram o chamado reitwagen uma motocicleta de madeira equipada com um motor a gasolina de um cilindro foi o primeiro veiculo motorizado de duas rodas do mundo no ano seguinte em 1886 daimler adaptou seu motor a uma carruagem criando um dos primeiros automoveis da historia esses inventos foram o embriao do que viria a ser a dmg apesar do sucesso inicial daimler precisava de capital para transformar suas invençoes em um negocio viavel em 1890 com a ajuda de investidores como max von duttenhofer e wilhelm lorenz ele fundou a daimler motoren gesellschaft criada com o objetivo de produzir motores para varias aplicaçoes mas que logo se concentrou em veiculos automotores [caption id= attachment_378455 align= aligncenter width= 1600 ] daimler e maybach[/caption] maybach como diretor tecnico foi essencial para o sucesso da empresa ele projetou motores cada vez mais potentes e confiaveis enquanto daimler cuidava da visao estrategica em 1892 a dmg lançou o stahlradwagen carro de rodas de aço um dos primeiros automoveis comercialmente viaveis apresentado na exposiçao mundial de chicago em 1893 e que foi sucedido pelo riemenwagen o primeiro automovel de uso comercial da historia [caption id= attachment_378456 align= aligncenter width= 1156 ] o stahlradwagen[/caption] o carro que jellinek pretendia vender na frança era o modelo sucessor do riemenwagen o phoenix double phaeton que usava um motor de 8 cv e era capaz de chegar a 24 km/h lembre se que estamos falando de 1896 quando o automovel ainda tinha menos de dez anos o motor dmg phoenix tinha quatro cilindros algo nunca visto em um carro ate entao jellinek achou que a dmg seria um negocio confiavel e começou a vender seus carros em 1898 ele encomendou seis carros e solicitou autorizaçao para ser concessionario e distribuidor em dois anos jellinek vendeu nada menos que 39 carros da dmg sendo seu principal distribuidor na europa jellinek tinha acesso irrestrito a dupla alema as vezes com boas ideias outras vezes com criticas acidas daimler nao gostava da relaçao mas maybach costumava anotar as sugestoes o nascimento do mercedes na mesma epoca começaram a surgir as primeiras corridas de automoveis e na riviera francesa onde todos os ricos da europa passavam o verao havia uma semana da velocidade organizada anualmente a semana consistia de cinco grandes eventos automotivos sendo uma corrida de longa distancia uma de turismo outra de velocidade maxima uma subida de montanha e um concours d’elegance comerciante que era jellinek se inscreveu em todas elas mas nao com seu nome e sim com o nome que trouxe sorte a sua familia e seus negocios mercedes ele pintou o nome no chassi de todos os carros que inscreveu e se tornou conhecido como monsieur mercedes [caption id= attachment_378457 align= aligncenter width= 800 ] jellinek e o dmg phoenix em 1899 durante uma corrida[/caption] com um dmg phoenix jellinek venceu todas as corridas chegando a 35 km/h mas ainda nao era suficiente para ele mr mercedes queria algo mais rapido e mais agil e mesmo nao sendo engenheiro sabia que isso era possivel alem disso vencendo as provas ele mostrou a dmg que as corridas eram uma boa forma de propaganda para os carros foi por isso que no ano seguinte em 1900 jellinek convenceu maybach e o filho de daimler paul que ocupou o lugar do pai gravemente doente a inscrever um phoenix mais potente na prova de subida de montanha de nice la turbie eles tambem decidiram que o piloto naquela corrida seria wilhelm bauer um operario da dmg que tambem foi seu primeiro piloto de testes foi nessa corrida que eles descobriram que o carro era muito pesado para competiçoes — e foi da pior forma possivel na primeira curva bauer perdeu o controle do carro e tombou contra uma rocha e morreu no dia seguinte no hospital jellinek nao aliviou o discurso e afirmou que a culpa pelo acidente nao fora de bauer e sim do projeto do phoenix [caption id= attachment_378459 align= aligncenter width= 770 ] o phoenix de jellinek em nice la turbie[/caption] a dmg decidiu se retirar das competiçoes mas jellinek insistiu que elas eram necessarias para vender carros ele reforçou a questao do projeto do carro e graças a sua experiencia nas corridas percebeu algumas caracteristicas dinamicas instintivamente jellinek notou que carros curtos e com motores potentes sao naturalmente instaveis e acreditava que se o carro fosse alongado ganhasse bitolas mais largas e motor instalado em posiçao mais baixa e centralizada ele seria mais estavel e poderia ir mais rapido por coincidencia paul daimler e maybach haviam estudado soluçoes semelhantes mas a dmg ainda estava convencida de que voltar as corridas seria um tiro no pe devido a publicidade negativa causada pela morte de bauer jellinek por sua vez estava convicto que voltar a correr era a decisao certa e fez uma proposta irrecusavel ele ofereceu 500 000 marcos de ouro uma fortuna na epoca para que a dmg desenvolvesse um carro para si em troca ele compraria 36 unidades do modelo havia apenas tres condiçoes ele precisaria ter as especificaçoes ditadas por jellinek — entre eixos mais longo bitolas mais largas motor de 35 cv ou ps na notaçao alema centro de gravidade mais baixo e igniçao eletrica de baixa tensao — ele seria vendido exclusivamente por jellinek e ele seria batizado com o nome de sua filha mercedes a dmg pensou muito a respeito da proposta mas diante das incertezas economicas da epoca eles toparam todas as exigencias de jellinek nascia o mercedes 35 ps o proprio jellinek supervisionou a fabricaçao do mercedes ao longo dos meses seguintes inicialmente por cartas e depois indo pessoalmente a stuttgart [caption id= attachment_378460 align= aligncenter width= 2770 ] o mercedes 35 ps na versao phaeton de turismo[/caption] o primeiro carro foi entregue a jellinek em 22 de dezembro de 1900 e ja em 4 de janeiro de 1901 a revista automobilistica da cote d’azur l’automobile revue du littoral publicou um artigo que dizia o lugar para ver as ultimas tendencias no momento nao e paris mas nice o primeiro carro mercedes construido nos atelies de cannstadt acaba de chegar a nice e graças a gentileza de seu proprietario o sr jellinek todos os nossos automobilistas puderam experimenta lo nao temos duvidas o mercedes parece ser um carro muito muito bom este veiculo notavel sera um adversario temivel na temporada de corridas de 1901 [caption id= attachment_378461 align= aligncenter width= 1866 ] a versao de corrida do mercedes 35 ps[/caption] essas palavras se confirmaram sem sombra de duvida durante a semana de corridas de nice em março de 1901 o novo mercedes voltou para casa com quatro primeiros lugares e cinco segundos lugares em provas como a corrida de resistencia a subida de montanha e a corrida de uma milha apos testemunhar esses sucessos paul meyan secretario geral do automobile club de france cunhou a frase nous sommes entres dans l’ere mercedes acabamos de entrar na era mercedes [caption id= attachment_378462 align= aligncenter width= 2048 ] mercedes 35 ps do barao de rothschild com o piloto wilhelm werner[/caption] a convicçao de maybach de que logo haveria clientes para um esportivo de alto desempenho e exclusivo provou estar certa com uma lista de compradores para o dmg mercedes em 1901 incluindo uma serie de bilionarios americanos rockefeller astor morgan e taylor um carro diferente de todos o mercedes trazia soluçoes revolucionarias ele era 25% mais leve que o phoenix pesando 1 000 kg graças ao emprego de chapas de aço em vez de madeira para produzir os 35 cv desejados maybach criou um novo motor de 5 9 litros com bloco de liga leve que pesava apenas 327 kg que era arrefecido por um inedito radiador de colmeia com ventilador mecanico em vez dos radiadores de serpentina montado na frente em posiçao longitudinal o motor mandava a força para as rodas traseiras atraves de uma transmissao de corrente e polias ela tinha quatro marchas pra frente e uma re todas controladas por uma unica alavanca que deslizava numa grade ao lado direito do motorista — um esboço do cambio manual que conhecemos atualmente [caption id= attachment_378463 align= aligncenter width= 1680 ] o chassi do 35 ps no museu da mercedes[/caption] o carter e os mancais principais eram feitos de aluminio e magnalium — uma liga de aluminio com 5% de magnesio — materiais leves que deixavam o carro mais agil sem sacrificar resistencia as valvulas de admissao que nos motores antigos abriam pela variaçao de pressao aqui eram acionadas por arvores de cames duplas como os comandos modernos uma de cada lado do bloco — sim ele tinha comando duplo de valvulas o sistema de refrigeraçao era hibrido 18 litros de agua circulavam pelo motor enquanto um ventilador mecanico atras do radiador jogava ar pra dissipar o calor nao apenas da ventoinha mas tambem do bloco a suspensao usava dois eixos rigidos com molas semi elipticas uma soluçao simples mas eficiente pra aguentar os buracos das estradas de terra da epoca o eixo dianteiro responsavel pela direçao tinha um truque na manga foi projetado pra absorver os solavancos e nao passar todo o tranco pro motorista funcionando como uma suspensao primitiva a coluna de direçao inclinada era outra novidade do carro as rodas de madeira com 12 raios reforçados de aço nao eram removiveis o que dava um ar meio arcaico ao conjunto mas funcionava os pneus 910x90 na frente e 1020x120 atras seguravam o tranco de um carro que podia chegar a 75 km/h em boas condiçoes — velocidade de tirar o chapeu em 1901 o sistema de freios era dividido em dois o freio de mao o principal mordia as rodas traseiras enquanto o freio de pe atuava na corrente intermediaria do eixo de transmissao no ano seguinte o carro assombrou o mundo automotivo jellinek venceu todas as corridas da semana da velocidade em nice superando os adversarios de todas as categorias e chegando a espantosos 60 km/h ainda naquele ano o modelo chegou a 86 1 km/h na promenade des anglais uma prova de velocidade maxima com largada estatica com o sucesso do carro nestas e em varias outras corridas o diretor do automovel clube da frança chegou a declarar em um artigo de jornal que o automobilismo entrava na era da mercedes na verdade o nome mercedes tornou se tao famoso que a propria dmg decidiu registra lo como sua marca e passou a batizar todos os seus carros com o novo nome em 1902 maybach construiu uma versao evoluida do 35 cv batizada de mercedes simplex que tinha bitolas ainda mais largas chassi ainda mais baixo e motor de 40 cv que o levou aos 97 km/h — e e o carro na foto de destaque da materia pense nele como a versao de produçao em serie e no 35 ps como um especial de homologaçao antes do mercedes 35 ps os automoveis eram carruagens adaptadas ou projetos baseados em carruagens — como o benz patent motorwagen ou o proprio dmg stahlradwagen o que jellinek daimler e maybach fizeram foi criar um novo conceito da arquitetura automobilistica ao criar um carro com chassi de aço prensado com baixo centro de gravidade e com motor leve e eficiente — em parte devido ao sistema de igniçao por magneto de baixa tensao mas tambem a carburaçao dupla e o comando duplo de valvulas e tambem devido ao eficiente e inedito radiador em colmeia com ventoinha [caption id= attachment_378465 align= aligncenter width= 1024 ] mercedes simplex a evoluçao do 35 ps[/caption] o mercedes 35 ps nao foi so um carro mas tambem um laboratorio sobre rodas leve potente e cheio de ideias que moldariam o futuro ele nasceu pra vencer corridas e acabou virando o avo de todos os mercedes benz e todos os carros que vieram depois um pioneiro mostrou que o automovel podia ser mais do que um brinquedo de rico — podia ser uma revoluçao do transporte depois dele o automovel nunca mais foi o mesmo porque todos foram como ele
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