frankfurt setembro de 1975 o salao do automovel estava repleto de supercarros italianos sedas de luxo alemaes e conceitos futuristas que jamais veriam produçao no meio desse circo de potencia e ostentaçao um pequeno hatchback discreto ocupava um canto do estande da volkswagen linhas retas desenhadas por giugiaro farois redondos uma faixa vermelha na grade motor de apenas 1 6 litro e 110 cv nada que fizesse alguem parar e olhar duas vezes mas aquele carrinho modesto batizado de golf gti estava prestes a fazer algo que nenhum supercar conseguiria democratizar a esportividade ele provaria que voce nao precisava de um motor v8 de traseira larga ou de um preço estratosferico para se divertir ao volante bastava um motor pequeno bem afinado suspensao competente direçao precisa e peso contido o resto era marketing o golf gti mk1 nao foi o primeiro hatchback rapido da historia nao foi o mais potente nao foi o mais barato mas foi o que funcionou o que vendeu o que virou lenda e ao fazer isso ele criou um segmento inteiro que nao existia antes forçou todas as fabricantes europeias a correrem atras e mudou para sempre o conceito de carro esportivo acessivel esta e a historia de como um projeto quase clandestino de meia duzia de engenheiros apaixonados virou o pai de todos os hot hatches e de como um volkswagen de 110 cv humilhou cupes de 200 cv nas estradas sinuosas da europa para entender o gti precisamos primeiro entender o golf e para entender o golf precisamos voltar ao final dos anos 1960 quando a volkswagen enfrentava uma crise existencial a empresa tinha construido seu imperio sobre um unico modelo o fusca aquele besouro simpatico com motor traseiro refrigerado a ar que tinha conquistado o mundo mas em 1970 o fusca estava obsoleto ele era lento ruidoso desconfortavel e ultrapassado tecnologicamente a concorrencia japonesa e europeia oferecia carros modernos com motor dianteiro traçao dianteira suspensao independente aquecimento eficiente o fusca ainda vendia mas estava claro que seus dias estavam contados a volkswagen precisava de um sucessor algo que mantivesse a confiabilidade e o custo acessivel do fusca mas que fosse completamente moderno a empresa contratou giorgetto giugiaro um dos designers mais talentosos da epoca para criar uma familia de carros que incluiria o passat o scirocco e o mais importante o golf giugiaro nao fazia curvas organicas ele fazia linhas retas geometria pura origami sobre rodas o golf que ele desenhou em 1974 era um cubo sobre rodas com angularidade que parecia ter sido desenhada com regua mas funcionava era espaçoso pratico eficiente o golf original chegou em maio de 1974 com motores de 1 1 e 1 5 produzindo modestos 50 e 75 cv era um carro para familias para o dia a dia para fazer compras nao havia nada de esportivo nele e foi um sucesso imediato em dois anos a volkswagen ja tinha vendido mais de 500 000 unidades o golf tinha salvado a empresa mas enquanto o golf convencional conquistava donas de casa e aposentados um pequeno grupo de funcionarios da volkswagen começou a imaginar algo diferente a historia oficial diz que o golf gti foi um projeto aprovado pela diretoria da volkswagen a historia real e bem mais interessante tudo começou com anton konrad chefe de imprensa da vw nao um engenheiro konrad era entusiasta de carros e via potencial no golf ele imaginou uma versao esportiva algo que pudesse competir com cupes como o ford capri e o opel manta mas em formato hatchback a ideia parecia absurda hatchbacks eram carros praticos nao esportivos mas konrad nao desistiu ele encontrou aliados alfons lowenberg engenheiro de testes era outro apaixonado por carros rapidos junto com um pequeno grupo que incluia herbert schafer no design e horst dieter schwittlinsky no marketing eles começaram a trabalhar no que chamaram inicialmente de sport golf o projeto era quase clandestino feito nas horas vagas sem aprovaçao oficial completa eles pegaram o chassis do golf que ja compartilhava plataforma com o scirocco e começaram a brincar o primeiro prototipo foi montado sobre um scirocco nao um golf justamente porque os dois dividiam a mesma base eles pegaram o motor 1 6 do audi 80 gte que tinha injeçao eletronica bosch k jetronic e produzia cerca de 100 cv instalaram no scirocco endureceram a suspensao ate deixa la quase rigida demais colocaram um escapamento mal silenciado que praticamente gritava e sairam para testar o resultado foi brutal o carro era rapido agil divertido mas tambem aspero demais para produçao quando finalmente apresentaram o prototipo para a diretoria da volkswagen no circuito de testes de ehra lessien o carro ja estava em estado mais civilizado com suspensao suavizada e escapamento menos escandaloso a diretoria adorou mas havia ceticismo quem compraria um golf esportivo a vw era conhecida por carros praticos e confiaveis nao por performance toni schmucker presidente do conselho aprovou o projeto mas com uma condiçao produçao limitada de apenas 5 000 unidades o minimo necessario para homologaçao no grupo 1 de carros de turismo de produçao do campeonato europeu a logica era conservadora quase defensiva se o carro fracassasse comercialmente pelo menos estaria homologado para corridas permitindo que preparadores independentes e equipes privadas o usassem em competiçoes isso geraria exposiçao e credibilidade esportiva sem que a vw precisasse investir pesado em programa oficial de corridas era uma apolice de seguro disfarçada de plano de produçao se nao vendesse o prejuizo seria contido e ainda haveria algum retorno em marketing esportivo se vendesse poderiam fazer mais o golf gti foi apresentado ao publico no salao de frankfurt em setembro de 1975 e chegou as concessionarias em julho de 1976 externamente as mudanças eram sutis mas eficazes frisos plasticos pretos cobriam os arcos de para lamas agora alargados para acomodar rodas de 5 5 polegadas com pneus 175/70r13 um spoiler dianteiro discreto reduzia a sustentaçao a altura foi reduzida em 15 mm a moldura do vidro traseiro era preta fosca e havia aquela faixa vermelha ao redor da grade junto com o emblema gti no interior bancos esportivos com estofamento xadrez volante esportivo de tres raios manopla do cambio em forma de bola de golfe conta giros no painel medidor de temperatura e relogio analogico era discreto mas deixava claro que aquele nao era um golf comum mecanicamente o coraçao do gti era o motor ea827 de 1 6 com injeçao eletronica bosch k jetronic o primeiro golf injetado dai o i de gti que significa gran turismo iniezione ou grand tourer injection dependendo de quem voce perguntar o motor produzia 110 cv a 6 100 rpm e 14 3 kgfm de torque a 5 000 rpm nao eram numeros impressionantes mas em um carro que pesava apenas 810 kg eram mais do que suficientes o gti acelerava de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcançava 182 km/h de velocidade maxima para 1976 era rapido o bastante para envergonhar muitos cupes esportivos mas o verdadeiro segredo do gti nao estava nos numeros brutos estava no equilibrio a suspensao mcpherson na frente e eixo de torçao na traseira foram recalibradas com molas mais duras e barras estabilizadoras mais grossas o gti tinha direçao direta sem assistencia que transmitia cada ondulaçao do asfalto para as maos do motorista os freios a disco ventilados de 239 mm na frente eram maiores que os do golf comum o cambio manual de cinco marchas uma novidade para a epoca tinha relaçoes curtas e alavanca precisa tudo conspirava para criar uma experiencia de direçao envolvente conectada viva a filosofia era clara o importante nao era potencia maxima e sim diversao por marco voce nao precisava quebrar limites de velocidade para se divertir bastava uma estrada sinuosa um cambio manual bem escalonado e um chassis equilibrado o gti ensinava que esportividade nao era privilegio de quem podia pagar um porsche 911 era acessivel a qualquer um que comprasse um hatchback compacto e soubesse apreciar a engenharia competente o golf gti chegou ao mercado no momento exato a europa de meados dos anos 1970 ainda estava se recuperando da crise do petroleo de 1973 carros grandes e sedentos tinham caido em desgraça cupes esportivos eram caros de comprar e manter havia demanda por algo diferente algo que combinasse praticidade com emoçao economia com performance o gti preenchia esse vacuo perfeitamente ele tambem surfou uma mudança cultural a geraçao que tinha crescido nos anos 1960 que tinha vivido a contracultura e o rock and roll estava agora na casa dos 30 anos com empregos estaveis e familias pequenas eles precisavam de carros praticos mas nao queriam se sentir velhos e entediados o gti oferecia a soluçao perfeita durante a semana voce levava os filhos para a escola fazia compras no supermercado ia trabalhar no fim de semana voce encontrava uma estrada de montanha e se divertia como adolescente era um carro de duas personalidades dr jekyll e mr hyde sobre rodas a volkswagen tambem foi inteligente no marketing o gti foi vendido como grand tourer compacto carro para viagens para estradas sinuosas para o prazer de dirigir os comerciais mostravam o gti em estradas alpinas nao em pistas de corrida mostravam casais jovens nao pilotos de macacao era aspiracional mas acessivel esportivo mas sensato o preço tambem ajudava o gti custava cerca de 13 850 marcos alemaes em 1976 21 300 euros atualmente apenas 20% mais que um golf 1 5 ls bem equipado para comparaçao um porsche 924 custava 25 000 marcos 38 500 euros hoje quase o dobro voce tinha 75% da diversao por metade do dinheiro a conta era irresistivel a volkswagen esperava vender 5 000 unidades e encerrar a produçao venderam 5 000 nos primeiros meses a demanda foi tao alta que a empresa decidiu continuar produzindo em 1979 o gti recebeu atualizaçoes o cambio de cinco marchas virou padrao originalmente era de quatro marchas e pequenos refinamentos foram feitos no interior e suspensao em 1982 o motor foi aumentado para 1 8 agora com 112 cv e 15 3 kgfm de torque o desempenho melhorou ligeiramente com 0 a 100 km/h em 8 4 segundos e maxima de 185 km/h quando a produçao do golf mk1 encerrou em 1983 foram fabricadas 462 000 unidades do gti quase meio milhao de carros quando esperavam fazer apenas 5 000 foi um dos maiores sucessos inesperados da historia automotiva e mais importante o gti tinha criado algo novo um segmento que nao existia antes jornalistas britanicos começaram a usar o termo hot hatchback em 1983 que foi encurtado para hot hatch pela imprensa automotiva em 1984 a expressao apareceu pela primeira vez no the times em 1985 e desde entao se tornou amplamente aceita ainda que informal o nome pegou o gti mk1 em seu ultimo ano modelo o gti tambem provou algo fundamental hatchbacks nao eram apenas carros praticos e entediantes podiam ser divertidos emocionantes desejaveis isso abriu as comportas se a volkswagen conseguia fazer um hatchback esportivo de sucesso por que outras marcas nao fariam o mesmo a renault foi uma das primeiras a reagir em maio de 1976 apenas alguns meses antes do gti chegar as lojas lançaram o renault 5 alpine chamado de gordini no reino unido porque a chrysler ja tinha os direitos do nome alpine por la o alpine tinha motor 1 4 de 93 cv e era menor e mais leve que o gti acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e alcançava 177 km/h era cru barulhento e divertido junto com o gti o alpine dominou o mercado de hot hatches nos primeiros anos ate o inicio dos anos 1980 mas foi a partir de 1984 que o segmento realmente explodiu a peugeot lançou o 205 gti que muitos consideram o melhor hot hatch ja feito com motor 1 6 de 105 cv depois aumentado para 1 9 de 130 cv em 1986 o 205 gti tinha chassis magico equilibrio perfeito e capacidade de fazer qualquer um se sentir como piloto de rali era mais afiado que o gti mais nervoso mais envolvente pesava apenas 860 kg e tinha aquela sensaçao de kart gigante que se tornou lendaria o 205 gti vendeu quase 295 000 unidades em dez anos e virou cult instantaneo a renault respondeu com o 5 gt turbo em 1985 usando o velho motor 1 4 cleon fonte de 1962 mas agora com turbocompressor garrett t2 que elevava a potencia para 115 cv com apenas 910 kg o gt turbo era foguete acelerava de 0 a 100 km/h em 7 5 segundos numeros que rivalizavam com esportivos puros era instavel perigoso nas maos erradas mas absolutamente eletrizante a ford entrou na briga com o escort xr3 em 1980 e depois o xr3i com injeçao em 1983 que se tornou um dos hot hatches mais populares no reino unido motor 1 6 de 105 cv 0 a 100 km/h em 8 6 segundos suspensao afiada e preço competitivo fizeram dele best seller a fiat ofereceu o uno turbo em 1985 com motor minusculo de 1 3 turbinado que produzia 118 cv em corpo que pesava apenas 925 kg era rapido 0 a 100 km/h em 7 9 segundos mas tambem fragil e propenso a quebras a opel e vauxhall tinham o kadett e astra gte com motor 2 0 16v de 156 cv o hot hatch mais rapido dos anos 1980 capaz de 220 km/h a propria peugeot lançou o 309 gti que dividia mecanica com o 205 mas tinha entre eixos maior e era mais estavel embora nunca alcançasse a fama do irmao menor ate fabricantes improvaveis entraram na festa a daihatsu fez o charade gtti com motor 1 0 litro tres cilindros turbinado de 99 cv a lancia criou o lendario delta hf integrale que tecnicamente era hot hatch mas virou algo maior um monstro de rali com traçao integral e motor turbo de 200 cv a volvo conhecida por sedas quadrados e seguros fez o 480 turbo com motor 1 7 turbo de 113 cv e pasme farois escamoteaveis ate a mg entrou com o metro turbo pequeno hatchback britanico com 94 cv que apesar das limitaçoes tinha seu charme o golf gti nao apenas criou o segmento hot hatch ele se tornou sinonimo dele quando alguem fala hot hatch pensa em gti mesmo que outros carros como o peugeot 205 gti sejam tecnicamente melhores ou mais divertidos o gti e a referencia o benchmark o original oito geraçoes depois o golf gti ainda existe agora com motor 2 0 turbo de 245 cv na versao mk8 traçao dianteira diferencial eletronico suspensao adaptativa e centenas de quilos a mais e incomparavelmente mais rapido mais seguro mais confortavel que o mk1 mas sera que e mais divertido puristas dirao que nao o mk1 tinha 810 kg direçao sem assistencia suspensao dura sem eletronica alguma era voce o carro e a estrada puro direto honesto hoje um golf gti pesa 1 470 kg quase o dobro tem controle de traçao estabilidade diferencial eletronico suspensao adaptativa e mais rapido em qualquer metrica objetiva mas perdeu aquela conexao visceral que fazia do mk1 tao especial e o preço do progresso regulamentaçoes de segurança e emissoes expectativas de conforto mas algo foi perdido no caminho o impacto cultural do gti foi imenso ele provou que carros esportivos nao precisavam ser exoticos ou inacessiveis provou que hatchbacks podiam ser desejaveis provou que engenharia inteligente valia mais que cilindrada bruta e criou um modelo de negocio que persiste ate hoje pegue um carro popular adicione um motor melhor suspensao esportiva visual diferenciado e cobre 20 a 30% a mais simples eficaz lucrativo todas as marcas fazem isso agora volkswagen tem gti golf r polo gti renault tem clio rs e megane rs peugeot tem linha gti e pse ford tem st e rs honda tem type r toyota tem gr hyundai tem a linha n e um segmento que movimenta bilhoes e existe porque meia duzia de alemaes apaixonados nos anos 1970 acharam que seria legal colocar um motor de audi em um hatchback compacto o volkswagen golf gti mk1 nao foi o carro mais rapido de 1976 nao foi o mais bonito nao foi o mais tecnologicamente avançado mas foi o mais importante ele pegou um conceito que existia apenas em prototipos e exercicios de estilo o hatchback esportivo e provou que funcionava comercialmente provou que havia mercado enorme para carros praticos que tambem fossem divertidos provou que voce nao precisava escolher entre cabeça e coraçao entre familia e paixao meio seculo depois de seu lançamento os hot hatches continuam sendo um dos segmentos mais vibrantes e divertidos do mercado eles evoluiram ficaram mais rapidos mais seguros mais confortaveis mas a essencia permanece a mesma carros compactos praticos acessiveis que tambem oferecem genuina emoçao ao dirigir carros que fazem voce sorrir em uma estrada sinuosa que fazem o coraçao acelerar quando voce pisa fundo que conectam motorista e maquina de forma primitiva e visceral tudo isso começou com aquele golf discreto de farois redondos e faixa vermelha na grade um carro que nasceu quase por acidente de um projeto meio clandestino feito nas horas vagas por engenheiros apaixonados um carro que a diretoria aprovou a contragosto esperando vender 5 000 unidades e encerrar produçao um carro que vendeu quase meio milhao de exemplares e criou uma dinastia que perdura ate hoje o golf gti mk1 mudou o mundo porque entendeu algo fundamental esportividade nao se resume a numeros e sim de sensaçoes e voce pode ter sensaçoes incriveis sem gastar uma fortuna sem um motor gigante sem complexidade tecnologica basta um chassis equilibrado um motor disposto uma direçao comunicativa e peso contido o resto e apenas detalhe na era dos suvs gigantes dos carros eletricos de 1 000 cv das assistencias eletronicas que fazem tudo por voce o golf gti mk1 nos lembra de um tempo mais simples um tempo em que um carro de 110 cv era mais do que suficiente para se divertir esse tempo nao volta mas o legado permanece toda vez que alguem compra um hot hatch moderno seja um golf gti mk8 um honda civic type r ou um hyundai i30 n esta comprando o sonho que aquele golf discreto de 1976 vendeu pela primeira vez a promessa de que voce pode ter praticidade e paixao razao e emoçao familia e adrenalina tudo no mesmo pacote compacto ele nao foi apenas mais um modelo de sucesso foi o criador de um segmento o pai de uma revoluçao o carro que provou que esportividade podia — e devia — ser democratica veja aqui os capitulos anteriores
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