poucos produtos na historia da industria causaram um impacto tao profundo quanto o ford t lançado em 1908 pela ford motor company ele foi muito mais que um mero automovel ele foi um simbolo de transformaçao social economica e cultural sim o advento do automovel provocou mudanças profundas na realidade afinal ele representou a criaçao de um segmento economico completamente novo com novas ofertas e demandas mas ate a chegada do ford t o automovel era restrito as classes mais abastadas da sociedade depois dele o automovel se tornou acessivel a classe trabalhadora alterando para sempre a mobilidade urbana e rural a estrutura das cidades a percepçao de distancia e ate mesmo a organizaçao do trabalho para compreender a verdadeira revoluçao representada pelo ford t contudo e preciso ir alem das inovaçoes e revoluçoes o automovel em si e o sistema produtivo que o sustentou sao expressoes diretas da visao de mundo de seu criador henry ford figura controversa e carismatica ford nao era apenas um inventor ou empresario era um idealista com uma visao particular do mundo do trabalho e da sociedade de origem rural e formaçao autodidata ford acreditava na moral do trabalho duro na eficiencia como virtude e na tecnologia como caminho para o progresso coletivo seu objetivo nao era apenas fabricar carros mas transformar a maneira como as pessoas viviam em sua autobiografia my life and work 1922 ele escreve vou construir um carro para as multidoes ele tera um preço tao baixo que qualquer pessoa com um bom salario podera compra lo essa ambiçao de produzir um carro para as massas estava intimamente ligada a sua crença no progresso atraves da eficiencia e da ordem — crença que guiou cada decisao tecnica empresarial e social dentro de sua companhia antes de transformar o mundo com o ford t henry ford percorreu um longo caminho repleto de experimentaçoes fracassos e claro aprendizados a imagem de um homem visionario que revolucionou a industria costuma apagar os aspectos mais humanos — e por isso imperfeitos e ate contraditorios — de sua trajetoria inicial no entanto compreender o caminho de ford ate a fundaçao da ford motor company em 1903 e essencial para entender nao apenas sua obra mas a logica que daria origem a sua revoluçao nascido em 30 de julho de 1863 em uma fazenda nos arredores de dearborn michigan henry ford cresceu em um ambiente rural mas nunca se encantou pela vida no campo ainda jovem demonstrava fascinio pelas maquinas e por isso aos 16 anos deixou a fazenda da familia para trabalhar como aprendiz de mecanico em detroit entre 1879 e 1890 o jovem ford passou por diversas oficinas e forjas aprendendo profundamente os fundamentos dos motores a vapor da usinagem e da mecanica sua personalidade inquieta e curiosa se destacava — ford desmontava e montava relogios consertava motores e mais importante observava com atençao os sistemas de trabalho e os fluxos de produçao em 1891 aos 28 anos começou a trabalhar como engenheiro na edison illuminating company um cargo que alem de estabilidade financeira lhe deu acesso a um universo de engenheiros e eletricistas inovadores [caption id= attachment_381548 align= aligncenter width= 1244 ] thomas edison e henry ford[/caption] em apenas dois anos ford foi promovido ao cargo de engenheiro chefe a nova posiçao lhe deu o tempo e o dinheiro que ele desejava para trabalhar em seus proprios experimentos com motores a gasolina — uma tecnologia ainda quase desconhecida nos eua em 1896 ford concluiu seu primeiro veiculo o quadricycle um carro leve com motor de dois cilindros e rodas de bicicleta capaz de atingir pouco mais de 30 km/h em 1899 ford encorajado por seu chefe thomas edison deixou a edison illuminating para fundar sua primeira empresa a detroit automobile company com financiamento de investidores locais a proposta era ousada construir automoveis em larga escala o projeto fracassou em menos de dois anos os carros eram caros mal construidos e demoravam a sair da oficina ford mais interessado na perfeiçao tecnica do que no retorno imediato chocava se com a expectativa dos investidores esse primeiro fracasso nao o desanimou pelo contrario ford entendeu que o automovel precisava ser confiavel simples e barato — e que isso exigia um novo tipo de empresa livre da pressao por lucros imediatos e disposta a apostar na inovaçao continua em 1901 ele fundou a henry ford company mas novamente entrou em conflito com os investidores que queriam resultados mais rapidos e menos experimentaçoes ford acabou saindo da propria empresa que seria reorganizada por seus ex socios sob o nome de cadillac motor company a primeira vista esta primeira fase da carreira de ford soa como o aprendizado necessario para que ele pudesse ser bem sucedido no futuro mas esta e uma leitura simplista os reveses de henry ford em suas duas primeiras empreitadas revelam muito de sua natureza pessoal como criador e empresario tao teimoso quanto perfeccionista e idealista ford se manteve agarrado a ideia de construir um automovel popular pratico e acessivel o que resultou em uma obsessao por controle que afastava os investidores tradicionais ford continuou tentando e em 16 de junho de 1903 juntamente com dois socios que compartilhavam com ele a visao sobre uma fabricante de carros populares — os irmaos john e horace dodge — ele fundou a ford motor company sua terceira tentativa de produzir carros em grande escala com mais liberdade criativa e harmonia entre engenheiros e investidores ford começava a concretizar seu sonho poucos dias apos a inauguraçao ford apresentou ao mercado o primeiro modelo da fabrica o ford model a era um veiculo simples de dois lugares equipado com motor de dois cilindros e 8 cv embora limitado vendeu cerca de 1 700 unidades em um ano um numero modesto mas que construiu a reputaçao da ford no mercado e acima de tudo provou a ford que era possivel fabricar veiculos de forma sistematica e lucrativa nos anos seguintes ford desenvolveu uma serie de sete modelos praticamente experimentais os modelos b c f k n r e s pois cada um era um degrau de desenvolvimento tecnico e comercial servindo como base de testes para configuraçoes de motor chassi e carroceria sempre visando otimizar confiabilidade mecanica e reduçao de custos [caption id= attachment_381551 align= aligncenter width= 1024 ] o ford modelo a de 1903 nao confunda com o sucessor do modelo t que tambem se chamou modelo a [/caption] apesar desses avanços os carros ainda estavam fora do alcance da maioria dos trabalhadores americanos o preço medio dos modelos variava entre us$ 700 e us$ 2 000 — valores proibitivos para a maioria dos trabalhadores para cumprir seu ideal de um carro para as multidoes ford sabia que precisava de mais do que pequenos ajustes nos custos ele precisava repensar completamente o conceito de automovel e o modo de produzi lo a experiencia obtida ao longo dos cinco primeiros anos da fabricante com seus oito modelos em sequencia resultou em um modelo que sintetizou o ideal de ford o modelo t o carro combinava simplicidade tecnica robustez praticidade e facilidade de manutençao equipado com um motor de quatro cilindros com valvulas laterais flathead ele tinha 2 9 litros e produzia 20 cv e 11 kgfm suficientes para chegar a 70 km/h e rodar ate 8 km com um litro de combustivel um desempenho acima da media na epoca uma de suas vantagens era a taxa de compressao baixa apenas 4 5 1 — como a gasolina ainda nao possuia um padrao de formulaçao a baixa compressao permitia o uso de combustiveis de baixa octanagem o principal trunfo do ford t contudo era seu conceito basico resumido pelo engenheiro c harold wills que trabalhou com ford no projeto do modelo t ele foi pensado nao como um luxo mas como uma necessidade na pratica isso significa um carro com altura de rodagem elevada e rodas grandes para lidar com estradas mal conservadas e obstaculos um projeto mecanico simples e de facil manutençao o chassi por exemplo usava liga de vanadio para combinar resistencia e leveza alem de facilitar sua montagem e manutençao — uma filosofia adotada tambem no motor flathead do modelo t ford acreditava que quem usasse o carro deveria tambem ser capaz de conserta lo com o model t ford nao apenas criou um novo tipo de carro ele criou um novo tipo de consumidor e por consequencia um novo mercado o automovel deixou de ser um objeto elitizado e se tornou instrumento de trabalho locomoçao e liberdade para a classe media e operaria custando apenas us$ 825 dolares o modelo t vendeu mais de 10 000 unidades em seu primeiro ano cheio de vendas 1909 em 1910 este numero saltou para 19 000 unidades depois 34 500 em 1911 e impressionantes 68 700 unidades em 1912 era um volume de vendas jamais visto ate entao e a concretizaçao do sonho de ford em fazer um carro para as massas mas ele nao parou por ali idealista ele nao queria apenas vender carros para o povo ele queria revolucionar a sociedade — ainda que em alguns aspectos ele tivesse ideais muito questionaveis como a defesa da eugenia o aumento das vendas nao se deveu apenas aos beneficios que um automovel trazia aos seus compradores mas tambem porque ford otimizava a produçao e com isso reduzia custos e repassava a reduçao para o preço final do carro dos us$ 825 cobrados em 1908 e 1909 o ford t chegou a us$ 690 em 1912 com o aumento da escala e o aumento da padronizaçao de componentes foi quando henry ford percebeu que o segredo para aumentar a eficiencia nao estava no projeto do carro mas na forma de produzi lo a maquina que constroi maquinas ate 1912 o ford t era produzido como todos os outros automoveis do planeta o chassi era mantido estacionado e os funcionarios se moviam ao seu redor para fazer a montagem a eficiencia inicial obtida pela ford se deveu a padronizaçao e intercambio de componentes algo que henry ford compreendeu apos visitar fabricas de bicicletas e de relogios este metodo contudo era limitado pelo tempo que os operarios levavam para buscar ferramentas e componentes e leva los ate o local da montagem outra visita que ford fizera em busca de novos metodos de produçao foi ao centro de distribuiçao da sears roebuck uma loja de departamentos que tambem fazia vendas por correspondencia e tinha um processo logistico de envio bastante automatizado para a epoca ford ficou impressionado com o metodo mas ainda nao via uma forma de implementar algo semelhante na fabricaçao de seus carros o ponto de virada aconteceu anos depois quando seu funcionario william pa klann visitou o matadouro da swift & company em chicago e observou um sistema de produçao no qual as carcaças dos animais eram penduradas em trilhos e movidas entre estaçoes onde cada operario realizava uma tarefa especifica impressionado com a eficiencia de um trabalhador realizando a mesma tarefa repetidamente sem sair do lugar klann contou o que vira ao gerente de produçao da ford peter e martin que o incentivou a implementar o sistema na fabrica o processo de implementaçao da linha de produçao na ford foi gradual começando em 1º de abril de 1913 com uma linha de produçao experimental que montava o magneto de igniçao do carro o teste com a montagem do magneto foi bem sucedido e meses depois a ford implementou a linha de montagem do motor e transmissao ate que em 7 de outubro de 1913 o chassi do carro passou a ser construido no mesmo sistema dando inicio a produçao do carro completo pelo metodo de linha de produçao em dezembro daquele ano [caption id= attachment_381554 align= aligncenter width= 990 ] linha de montagem do magneto[/caption] a linha era composta por 45 etapas sequenciais todas sincronizadas por correias transportadoras o tempo de montagem de um carro caiu drasticamente de cerca de 12 horas para 93 minutos a produçao se tornou tao veloz que a secagem da tinta se tornou um gargalo a soluçao foi usar a tinta de secagem mais rapida disponivel uma formulaçao conhecida como preto japao assim chamada por remeter a produtos antigos que vinham do japao e china ela era composta por betume oleo de linhaça e secantes a base de chumbo e ferro usando nafta como solvente e era usada em duas formulaçoes diferentes que eram usadas como as camadas da pintura — base e acabamento enquanto as pinturas com base em nitrocelulose da epoca levavam ate 14 dias para cura completa a tinta preto japao podia ser curada em ate duas horas usando processos de secagem com fornos como fez a ford a adoçao da linha de produçao causou uma transformaçao tao profunda na ford que logo em seu primeiro ano 1914 o preço do ford modelo t caiu de us$ 600 para us$ 550 chegando a us$ 360 antes dos impactos da primeira guerra mundial em 1920 com os efeitos da inflaçao da guerra amenizados os preços voltaram a cair ate chegar ao minimo recorde de us$ 260 em 1925 u$ 4 740 em 2025 abrindo o mercado de automoveis a camadas sociais que ate alguns anos antes so poderiam sonhar com os automoveis maquinas humanas mas a revoluçao ia alem da tecnica a linha de montagem introduziu uma nova divisao do trabalho que acabou conhecida como fordismo o operario deixou de ser um artesao polivalente e passou a ser uma engrenagem humana dentro de uma maquina de fazer maquinas o trabalho na ford deixou de ser um oficio e tornou se uma repetiçao cronometrada de gestos automaticos a exaltaçao fordista da eficiencia impunha ao corpo humano o ritmo das maquinas — sem pausas sem variaçoes sem pensar repetitivo altamente especializado e exaustivo tanto fisicamente quanto mentalmente este novo modo de trabalho provocou uma crise de rotatividade — e revelou uma outra face da personalidade de henry ford em 1913 para manter 14 000 postos preenchidos a ford precisou contratar mais de 50 000 operarios ao longo do ano muitos desistiam apos poucas semanas de trabalho os relatos de ex funcionarios descrevem uma rotina exaustiva entorpecente e que anulava qualquer senso de autoria ou criatividade o que chamamos hoje de proposito o trabalho era o mesmo dia apos dia apertar parafusos montar eixos ajustar peças — tudo sem sair da estaçao e sem jamais ver o carro completo [caption id= attachment_381558 align= aligncenter width= 2000 ] ford ira dividir lucros com os homens diz a manchete henry f ford anuncia que ninguem ganhara menos de us$ 5 por dia [/caption] a reposta de ford a crise de mao de obra foi tao ousada quanto calculada em 5 de janeiro de 1914 ele anunciou duas medidas simultaneas que novamente revolucionaram a economia mundial a primeira delas foi oferecer salarios mais altos de us$ 5 por dia — o dobro do salario medio da industria a outra foi a reduçao da jornada de trabalho de nove para oito horas criando assim as escalas de tres turnos pela primeira vez um industriario oferecia mais dinheiro por menos horas trabalhadas esta era a parte ousada da manobra filas interminaveis se formaram na fabrica de highland park atras dos melhores salarios do mercado era o nascimento do que a ford chamaria de metodo de estabilizaçao da força de trabalho a parte calculada da decisao de ford foi a transformaçao do operario em seu proprio consumidor com um salario diario de us$ 5 os operarios conseguiriam comprar o carro que eles mesmos produziam — o que e a essencia do fordismo produçao em serie e consumo massificado o salario de us$5 contudo nao era conquistado ao assinar o contrato de trabalho com a ford havia um preço a ser pago por ele um preço que ia alem da força de trabalho do operario — e aqui o outro lado da personalidade de henry ford se revela para receber os us$ 5 diarios o funcionario precisava se submeter as exigencias do ford sociological department — um setor criado para fiscalizar a moral e os habitos dos trabalhadores fora do expediente visitavam suas casas avaliavam seus costumes seus gastos sua higiene e inclusive sua vida conjugal [caption id= attachment_381560 align= aligncenter width= 1093 ] a escola de ingles para imigrantes da ford[/caption] ford acreditava que um trabalhador so seria realmente eficiente se tambem fosse um cidadao exemplar sobrio economico asseado e estavel era um paternalismo autoritario que embora fosse eficaz em termos de produtividade e estabilidade mais tarde resultaria em tensoes e levaria ford a alguns fracassos o sistema exigia disciplina nao so fisica mas social e comportamental a decadencia do modelo t apesar de seu sucesso colossal — mais de 15 milhoes de unidades vendidas entre 1908 e 1927 — o ford t começou a dar sinais de desgaste a partir da segunda metade da decada de 1920 o que fora sua maior virtude — a padronizaçao extrema — tornou se tambem sua maior fraqueza enquanto a ford insistia no modelo unico variando apenas os tipos de carroceria foram 35 variaçoes ao longo dos 19 anos de produçao outras fabricantes como a general motors começaram a oferecer variedade de modelos cores tamanhos e niveis de acabamento voltados a diferentes perfis de consumidor sloan cunhou a logica da escada de produtos permitindo que o comprador ascendesse de um chevrolet a um pontiac depois a um buick ate o cadillac — acompanhando seu progresso social henry ford resistiu obstinadamente a essas mudanças sua famosa frase — os clientes podem ter um carro pintado de qualquer cor contanto que ele seja preto — simbolizava a rigidez de sua visao o ford t passou a parecer antiquado espartano ultrapassado a empresa so reagiu em 1927 descontinuando o modelo t e lançando o modelo a com novas linhas cores embreagem convencional e ate vidros de segurança mas ja era tarde a gm havia assumido a liderança do mercado americano a sociedade motorizada a consolidaçao do ford t da linha de montagem e da politica dos us$ 5 por dia modificou para sempre a sociedade nos eua a motorizaçao da classe trabalhadora provocou a criaçao dos suburbios moldou o estilo de vida da classe media e reorganizou cidades inteiras em funçao do automovel na europa o fordismo influenciou politicas trabalhistas e modelos de bem estar social no brasil chegou como promessa de modernizaçao especialmente a partir da era vargas o sociologo italiano antonio gramsci escrevendo nos anos 1930 via no fordismo uma tentativa de construir um novo tipo de trabalhador e de homem moldado pela produçao pelo consumo e pela disciplina era para ele uma forma de hegemonia cultural nao apenas economica o proprio henry ford sabia disso tando que ao ser questionado sobre a repetiçao do trabalho na fabrica respondeu que a repetiçao nao e monotona quando leva a excelencia essa ideia de excelencia pela repetiçao resumia nao apenas o ideal de henry ford de transformar o operario em um especialista sem ambiçoes um executor perfeito alguem tao eficiente quanto previsivel — algo que observamos ate hoje depois de um seculo desde a criaçao deste modelo que visava apenas motorizar a sociedade o ford t portanto nao foi apenas um automovel ele foi o ponto de partida para a civilizaçao automotiva — uma era onde a mobilidade molda o espaço o tempo e o proprio imaginario coletivo veja os capitulos anteriores da serie 50 carros que mudaram o mundo 1 benz patent motorwagen 2 mercedes 35 ps e simplex 3 rolls royce silver ghost
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