enzo ferrari passou boa parte da primeira metade de sua vida trabalhando para a alfa romeo como um representante da marca em sua modena natal e chefe do esforço de competiçoes da marca ferrari estava efetivamente treinando para a segunda parte da sua vida a que faria de seu nome um sinonimo para supercarro italiano com a alfa romeo no pos guerra dedicada a se tornar um fabricante de alto volume ferrari tomou seu antigo lugar uma fabrica de carros de competiçao de primeira linha que tambem produzia alguns carros de rua carissimos exoticos e sensacionais baseados nos componentes desenvolvidos para competiçao criar automoveis deste tipo na italia do pos guerra significava criar um chassi na verdade a outra metade do carro seria encomendada para um carrozzieri entre as dezenas que existiam no norte do pais na italia criar carrocerias e uma tradiçao que vem de muito antes do automovel sequer existir desde o tempo do imperio romano; o amor do italiano pelo belo e pelo transporte pessoal diferente e interessante floresce numa industria artesanal de grande habilidade primeiro em veiculos de traçao animal depois com o automovel a maioria deles tinha sobrevivido a segunda guerra e estava pronta para receber pedidos ferrari como todos ou outros fabricantes de baixo volume começou comprando carrocerias de alguem mas ferrari obviamente nao era como todos os outros desde cedo queria um estilo exclusivo um desenho seu e nao coisas compartilhadas se voce olhar um ferrari 166 inter 1951 de vignale percebera que e exatamente igual ao cunningham c3 vignale um carro americano com motor chrysler v8 para enzo tal coisa nao descia bem sua vontade de ter exclusividade o faz a partir de 1952 a tornar a casa pininfarina seu desenhista oficial a partir de 1954 ja nao era mais facil comprar so um chassi de ferrari; o ferrari era agora um automovel inteiro tinha desenho de pininfarina e uma carroceria so sua; era vendido como um pacote completo claro que carrocerias diferentes e unicas continuaram a ser encomendadas; mas agora por particulares e obrigando eles a jogarem fora a carroceria original mas isto faz o periodo de 1947 a 1954 o mais interessante e variado quando se fala de carrocerias de ferrari nestes anos dificilmente duas ferraris seriam iguais verdadeiros artistas do metal os encarroçadores italianos expressavam sua arte carro a carro ferrari a ferrari num crescendo exponencial de beleza e influencia que continuava a ditar moda vinte anos depois sem duvida uma era de ouro mas e claro que nao acabou por ai por muito tempo depois eram comuns carros re encarroçados e diferentes unicos encomendados por particulares foi so o aparecimento de legislaçoes e monoblocos mais dificeis de serem modificados nos anos 1970 que resfriaram a pratica uma historia variada e complexa esta muitos protagonistas eram primeiro desenhistas antes de fundar sua propria encarroçadora carrocerias sao conhecidas pelo nome do desenhista e do encarroçador indiscriminadamente mario boano trabalhou na farina na ghia fundou sua propria empresa e depois foi para a fiat uma historia que nao e unica; todo mundo se mudava de um encarroçador a outro multiplas vezes e facil se perder no meio de nomes e empresas variadas entao o melhor e ser pragmatico ja que falamos de ferrari a ordem sera cronologica começar do começo e seguir adiante e isto significa falar primeiro de um ferrari que nao se chamava ferrari antes da guerra acabar em 1940 carrozzeria touring superleggera milao em 1940 enzo estava pronto para começar a ferrari mas tinha um problema como a sua scuderia ferrari e seu brasao amarelo com um cavalo preto empinando eram profundamente associados com a alfa romeo ao ser demitido assinou um contrato que o impedia de usar seu proprio nome por 10 anos o primeiro ferrari entao nao se chamava oficialmente ferrari sua empresa se chamava auto avio construzioni spa o primeiro carro era um roadster de competiçao com um oito em linha construido com peças de fiat 1100; efetivamente dois quatro em linha juntos sua carroceria era da touring de milao [caption id= attachment_267876 align= aligncenter width= 999 ] auto avio 815 o primeiro ferrari carroceria touring [/caption] fundada em 1925 por felice bianchi anderloni a touring era um grande fornecedor das alfa de competiçao; dai sua ligaçao com enzo nos anos 1930 a empresa patenteara um sistema de construçao que a tornaria famosa superleggera italiano para super leve a tecnica consistia em se criar uma carroceria praticamente inteira com tubos bem finos de aço praticamente um wireframe do carro a partir dele chapas de aluminio batidas a mao num buck de madeira cobriam os tubos enrolando as bordas nos tubos e depois eram cuidadosamente soldados a eles o resultado apesar de uma quantidade imensa de trabalho braçal era sensacional tecnicamente uma carroceria extremamente rigida e leve fez tanto sucesso que se tornou parte do nome da empresa em 1948 a touring volta a fazer carros para enzo agora com a marca ferrari e com o lendario carlo felice bianchi anderloni na liderança da empresa no lugar de seu pai cici anderloni era um engenheiro admirado por todos que o conheceram e a propria alma da empresa ate seu fim em 1966 ao contrario dos carros de allemano que vieram um pouco antes e os monopostos de competiçao touring fora contratada por enzo para fazer um esforço mais industrial em alguma quantidade o carro que fizeram juntos e extremamente influente o famoso 166mm barchetta equipado com um v12 colombo de apenas 2 litros mas 140 cv a 6600 rpm era um roadster belissimo anos adiante de tudo entao sua influencia e clara no ac ace de 1953 por exemplo carro que deu origem ao ac cobra um desenho moderno ate o final dos anos 1970 e tao belo famoso e influente que virou musica do rush the red barchetta [caption id= attachment_267880 align= aligncenter width= 999 ] the red barchetta 166mm touring[/caption] alem deste primeiro carro de sucesso touring tambem produziu cupes luxuosos para o chassi 166 inter de 1949 v12 de 2 litros um weber 32dcf e 90 cv ou 3 webers 36dcf e 110cv em 1950 a ferrari aumentava o diametro dos pistoes do v12 de 60 para 65mm criando o novo modelo 195 s com 2241 cm3 e 170cv a 7000rpm com tres webers o 195 inter mais calmo para as ruas tinha 130 cv e um weber no inicio dos anos 1950 touring oferecia carroceria barchetta e berlinetta uma barchetta com teto para o 166s e 195s e um cupe mais elegante de luxo para o 166 e 195 inter para se ter uma ideia de como tudo era artesanal dos 28 195 inter fabricados apenas 3 sao touring superleggera do 166 barchetta touring maior sucesso do inicio da ferrari existem 47 carros carrozzeria allemano turim [caption id= attachment_267881 align= aligncenter width= 640 ] 166s allemano roadster 1948 primeiro ferrari com a marca [/caption] o primeiro ferrari vendido como um carro de rua parecem ser o roadster e o cupe para a mille miglia foram criados pela carrozzeria allemano em 1948 usando o chassi 166s a empresa nunca mais fez carrocerias pelo menos oficialmente para a ferrari mais conhecida por seu trabalho com a maserati principalmente o 5000gt e o ats 2500gt a empresa fundada por serafino allemano em 1928 durou ate 1965 [caption id= attachment_267882 align= aligncenter width= 999 ] 166s allemano coupe 1948[/caption] scaglietti modena sergio scaglietti e seus irmaos sempre trabalharam com carrocerias seja as reparando seja construindo carrocerias novas a partir do zero nos anos 1930 sergio aperfeiçoou sua habilidade trabalhando para a carrozzeria emiliana ate que em 1937 seu irmao mais velho resolve abrir seu proprio negocio com o parceiro renato torricielli e para isso claro chama seu irmao sergio para ajuda lo [caption id= attachment_267883 align= aligncenter width= 720 ] sergio scaglietti e o 250 gto[/caption] naquele mesmo ano a carrozzeria torricelli & scaglietti abria sua oficina em modena nao muito tempo depois um senhor narigudo cruza a rua para conhecer o novo carrozziere que abrira bem em frente ao seu estabelecimento o senhor narigudo se chamava enzo ferrari e seu estabelecimento a ja famosa scuderia ferrari a primeira pessoa que encontrou ao entrar foi um jovem sergio scaglietti arrumando ferramentas para começar o dia de trabalho os dois se deram bem logo de cara o inicio de uma amizade sincera para toda vida nao demorou para que a empresa reparasse os alfa romeo de corrida da scuderia ferrari vizinha depois da guerra ja dono do negocio sergio firma duradoura parceria com a empresa de enzo os primeiros carros de corrida ferrari eram todos de scaglietti praticamente a partir de 1948 a empresa era basicamente um fabricante de carrocerias da ferrari exclusivo a partir dos fim dos anos 1950 toda carroceria ferrari era fabricada na scaglietti com desenho pininfarina [caption id= attachment_267884 align= aligncenter width= 921 ] 250 tr 1957[/caption] scaglietti funcionou como o departamento de carrocerias da ferrari sua fabrica ate que em 1970 efetivamente se tornou parte da ferrari e apesar dos carros de rua terem desenho de pininfarina scaglietti fazia muitos carros de competiçao o que o torna o pai de desenhos imortais como o da 250 gto e 250 testarossa dentre muitos outros monstros sagrados zagato milao [caption id= attachment_267886 align= aligncenter width= 999 ] 166mm zagato panoramica 1949[/caption] relativamente poucos ferrari receberam carrocerias zagato apesar de ferrari ser velho fregues da companhia fundada por ugo zagato em 1919 e entao tocada por seu filho elio afinal de contas os famosos roadsters alfa romeo 6c 1750 do pre guerra usados tao efetivamente pela scuderia ferrari em competiçao tinham carroceria zagato ferrari por algum motivo nunca esteve ligada a ela porem; sua ligaçao e tangencial apenas mas ja em 1949 um dos chassi 166mm recebeu uma estranha e hoje famosa carroceria zagato chamada de ferrari 2000 panoramica em propagandas da marca de milao ficou infelizmente em apenas uma carroceria [caption id= attachment_267887 align= aligncenter width= 999 ] 250 gtz 1957[/caption] depois disso existiram mais 4 carrocerias para 250gt completas com o caracteristico teto de bolha dupla da empresa criados independentemente em 1956 1957 cada uma dessas carrocerias diferia ligeiramente da outra e tudo indica que foi uma tentativa da zagato para quebrar a hegemonia da pininfarina nos anos 1970 tambem existiu um angular cupe zagato criado por encomenda de luigi chinetti o representante da ferrari nos eua para desovar alguns chassi 330 gt velhos em 2006 foi criado tambem um carro baseado na 575m o 575gtz mas parece que esta experiencia tambem parou num unico carro carrozzeria ghia turim [caption id= attachment_267891 align= aligncenter width= 999 ] 166 inter ghia[/caption] a ghia e o segundo mais antigo dos carrozzieri que falamos aqui mais novo apenas que farina a empresa foi fundada por giacinto ghia porque depois de um acidente testando um star em 1915 se viu desempregado começou a fazer estruturas de madeira para carrocerias subcontratado por varias empresas da regiao nascia a carrozzeria ghia giacinto tem muito sucesso construindo uma empresa enorme e muito bem conceituada mas durante a segunda guerra algumas bombas bem colocadas acabam com 25 anos de trabalho nao sobra nada de sua fabrica logo depois infarta e vem a falecer sua esposa vende a empresa basicamente o nome e um terreno; nao existia muito mais que isso para felice mario boano antes da pininfarina com seu socio luigi segre conseguem reconstruir a empresa para sua antiga gloria a partir de 1950 tambem começou a fazer carrocerias para a nova marca de maranello embora com grande qualidade de construçao boano era um desenhista conservador; seus ferrari foram bem conservadores vinte chassis receberam carroceria cupe de ghia e dois conversiveis foram construidos ate 1952 baseados nos chassis 166 195 e 212 inter este ultimo um novo aumento de diametro de pistao no v12 para 68 mm e 2562 cm3 e 170 cv a 6500 rpm com tres webers 32dcf a ghia todos sabemos acaba comprada por de tomaso e depois pela ford condenada a passar seus ultimos dias como apenas um logotipo em mundanos focus produzidos aos milhares vignale turim alfredo vignale era o chefe da fabrica no stabilimenti farina quando e contratado em 1947 para fazer carrocerias na cisitalia piero dusio o milionario dono da marca gosta tanto do trabalho de vignale que lhe da um bonus grande o suficiente para que comece seu proprio negocio [caption id= attachment_267894 align= aligncenter width= 883 ] 166 inter vignale[/caption] vignale e extremamente prolifico com ferraris de 1950 quando faz o seu primeiro carro da marca um 166 inter claro ate 1954 cria quase cem carrocerias para ferrari entre 1950 e 1951 os desenhos eram todos de giovanni michelotti um designer extremamente habilidoso com quem se entendia muito bem a partir de 1951 se especializa nos chassis curtos e de competiçao principalmente os 212 export e o novo 225s este de novo um aumento de diametro do colombo v12 70mm 2715 cm3 para 210 cv a 7200 rpm o vencedor da mille miglia de 1951 o novo 340 america com o v12 grande de 4 1 litros e o de 1952 um 250s coupe tinham carroceria vignale os cupes 340 mexico para a famosa carrera panamericana tambem eram vignale mas apesar de todo o sucesso vignale como todos os outros começa a ser deixado de lado em favor da pininfarina sua ultima carroceria sendo feita em 1954 um cupe e um conversivel no chassi 250s 3 litros e 230cv [caption id= attachment_267896 align= aligncenter width= 999 ] 195 inter 1951[/caption] alfredo vignale nao acaba a vida bem com o declinio do chassi separado e da industria de carrocerias no final dos anos 1960 a vignale andava praticamente falida alejandro de tomaso buscando instalaçoes para produzir seu pantera faz uma oferta irrecusavel a alfredo que vende a empresa em 1969 mas nao encarou nada bem a venda da empresa que fundara e dedicara uma vida inteira nada bem mesmo dias depois inexplicavelmente dirige seu grande maserati v 8 com carroceria vignale de encontro a uma parruda arvore sem nunca tirar o pe do fundo do acelerador uma morte tragica e cinematografica e ate hoje nunca explicada de forma conclusiva absorvida pela ghia de de tomaso a vignale e vendida junto com ela para a ford em 1973 stabilimenti industriali farina turim [caption id= attachment_267899 align= aligncenter width= 999 ] 166 inter 1950[/caption] fundado por giovanni carlo farina em 1906 esta empresa nao deve ser confundida com a fundada por seu irmao battista pinin farina em 1930 battista começa sua carreira aqui claro bem como um monte de gente famosa pietro frua felice mario boano giovanni michelotti e alfredo vignale um verdadeiro berço para a industria de carrocerias um dos filhos do fundador e portanto sobrinho de pinin farina era giuseppe farina o primeiro campeao da formula 1 [caption id= attachment_267898 align= aligncenter width= 999 ] 166 inter 1950[/caption] mas o inicio da ferrari e praticamente o fim desta casa fecha definitivamente em 1953 apenas onze ferrari recebem carroceria farina dez 166 inter uma carroceria similar a do cisitalia 202 e um 212 inter carrozzeria fontana padova [caption id= attachment_267888 align= aligncenter width= 999 ] o ovo de marzotto 212 export[/caption] este obscuro encarroçador fez apenas dois carros em chassi de competiçao 212 export em 1951 o primeiro e um tosco roadster apelidado carretto siciliano carriola siciliana encomendado pela scuderia marzotto para o giro da sicilia de 1951 que vence o segundo carro ainda mais interessante e um cupe estranhissimo conhecido como o ovo de marzotto outro vencedor do giro da sicilia pininfarina turim estas historia todo mundo conhece como nem ferrari nem pinin farina queriam se encontrar na sede da empresa do outro ao fim de 1951 marcam uma reuniao em um restaurante em tortona meio do caminho entre turim e maranello territorio neutro ali resolvem que pininfarina seria a casa de carrocerias original da ferrari [caption id= attachment_267900 align= aligncenter width= 640 ] 212 inter 1952 o primeiro ferrari de pininfarina[/caption] em 1952 aparece o primeiro ferrari com carroceria pininfarina um classico conversivel num chassi 212 inter o primeiro de uma infinidade de outros oficialmente a partir dali so pininfarina tinha a bençao da ferrari com uma ou duas exceçoes carrozzeria boano / carrozzeria ellena turim ao sair da ghia em 1954 mario boano funda a sua propria empresa eles assumiram parte da produçao inicial do ferrari 250 gt coupe de pininfarina com uma carroceria um pouco diferente presumidamente devido a problemas de volume de produçao mas nao dura muito depois de apenas tres anos vende a empresa para seu genro ezio ellena que muda o nome da empresa para o seu e faz os ultimos 50 carros encomendados a carrozzeria ellena dura ate 1966 [caption id= attachment_267901 align= aligncenter width= 999 ] 250 gt boano o unico[/caption] a partir de 1957 boano vai trabalhar na fiat no departamento de estilo debaixo de dante giacosa carrozzeria fantuzzi modena medardo fantuzzi cria somente um ferrari oficialmente o ferrari 250 testa rossa spyder fantuzzi de 1961 parece que existem mais algumas outras carrocerias dele em ferraris mas feitas a partir de carros acidentados sem chancela oficial neri & bonacini modena o ferrari 250 gt passo corto chassi nr 2819gt modificado por giotto bizzarini em 1962 para se tornar o famoso breadvan e talvez o mais lendario dos ferrari ja criados existia muita confusao sobre sua origem e historia ate a publicaçao do livro rebel rebel de marc sonnery em 2010 um livro inteiro dedicado a apenas um carro nele e esclarecido a origem da carroceria a neri & bonacini de modena este pequeno fabricante e tambem a origem dos ferrari nembo comissionados por chinetti nos anos 1960 carrozzeria sports cars drogo modena nao o breadvan nao foi feito pela carrozzeria sports cars de piero drogo e sim a nembo da mesma cidade drogo e responsavel principalmente por carros de corrida como o dino 206 s e o 330 p2/p3/p4 alem de varias encomendas especiais diversas a partir de carros usados [caption id= attachment_267905 align= aligncenter width= 999 ] dino 206 s[/caption] bertone turim ok cronologicamente existiu um unico conversivel bertone em 1950 em chassi voce adivinhou 166 inter mas o deixei de lado porque este e de longe mais importante o dino 308 gt4 1973 [caption id= attachment_267908 align= aligncenter width= 800 ] a 166 inter de bertone 1950[/caption] este diferente 2+2 de motor v8 central traseiro e importante porque e o unico ferrari moderno se 1973 pode ser chamado de moderno vendido em serie depois de 1952 que nao e desenhado ou feito pela pininfarina acho um desenho sensacional compartilhado um pouco com o lamborghini urraco e muito melhor que seu sucessor o mondial da pininfarina mostra o que sabemos bertone foi o rei dos anos 1970 algumas coisas ficaram de fora claro ital design de giugiaro por fazer so alguns conceitos os carros de michelotti basicamente porque ele nao era um carrozzieri e sim um desenhista independente que encomendava coisas nas oficinas de modena e vendia seus serviços de designer e coisas super obscuras como a pequena oficina de rocco motto ou a carrozzeria autodromo di modena e seu unico ferrari o 735s de 1953 mas tudo tem um limite esse buraco de minhoca literalmente nao tem fim quao obscuro e obscuro o suficiente
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