dizem que nenhum carro sai tao bom da fabrica a ponto de nao poder ser melhorado quem acredita nisto tende a passar boa parte do tempo lendo sobre carros preparados e modificados dizem tambem que o flatout e um bom lugar para fazer isto e muitas vezes voce pode topar com algum termo que nao conhece ou que acha que conhece mas nao entende direito o significado para te ajudar nesta decidimos começar um glossario com alguns termos relacionados a tecnicas mais modernas de preparaçao todo mundo sabe que e turbinado aspirado ou supercharged nos selecionamos alguns termos menos comuns e mais especificos se voce lembrar de mais algun s nao e acanhe e deixe registrado na caixa de comentarios downpipe tecnicamente chama se downpipe toda a tubulaçao necessaria para levar os gases do coletor de escape ate o catalisador ou se voce for mais rebelde ate a saida de escape no entanto para carros turbinados convencionou se chamar de downpipe a tubulaçao que vem logo apos o turbocompressor incluindo o catalisador ao se fazer o downpipe de um carro turbo esta se instalando dutos menos restritivos com novo desenho conexoes de melhor qualidade e material mais leve e de melhor condutividade termica por exemplo catback novamente o termo se refere a uma parte do sistema de escape tudo o que vem do catalisador para tras cat back saca ate a saida de escape na terminologia da preparaçao catback e um kit aftermarket de dutos para serem instalados depois do catalisador que independentemente da aspiraçao do motor natural ou com induçao forçada geralmente consiste em dutos de maior diametro material de melhor qualidade e abafador menos restritivo que de quebra produz um ronco mais grave e rouco piggyback apesar do sufixo igual um piggyback nao tem nada a ver com um catback o piggyback e o mais perto que se chega de hackear um carro equipado com um sistema moderno de injeçao trata se de um dispositivo que ao ser instalado pode alterar os sinais enviados pelos sensores do carro para a central eletronica e tambem da central para sensores e atuadores com isto e possivel alterar praticamente tudo o que diz respeito do funcionamento do motor que seja definido eletronicamente como ponto de igniçao lag do acelerador valvula de controle de pressao do turbo/supercharger e tambem eliminar luzes de erro cortes de igniçao e ate possiveis falhas do motor que aparecem por causa destas alteraçoes e um dos equipamentos eletronicos mais versateis que podem ser empregados em uma preparaçao moderna remap remap e uma abreviaçao de remapping ou remapeamento diferentemente da instalaçao e programaçao do piggyback que altera os sinais eletronicos empregados pela ecu para definir os parametros de funcionamento dentro dos limites definidos pelo fabricante o remapeamento de um modulo eletronico do motor altera de fato seus parametros de funcionamento em um trabalho que pode ser mais delicado e complexo que a programaçao de um piggyback biturbo popularmente todo carro com dois turbocompressores e chamado de biturbo independente do modo de atuaçao em ingles o modo de atuaçao biturbo paralelo ou sequencial e diferenciado pelos termos biturbo twin turbo ou sequential turbo em portugues simplificamos tudo como biturbo as diferenças ja explicamos aqui mas veremos novamente a seguir twin turbo tem gente que nao sabe brincar em ingles chama se de twin turbo um motor com dois turbocompressores atuando de forma paralela cada um alimentado por metade dos cilindros em um motor em v cada bancada alimenta uma turbina normalmente estes dois turbos sao identicos ou gemeos twin em ingles em um sistema sequencial normalmente estes dois turbos tem tamanhos diferentes o turbo menor que enche mais rapido trabalha em baixas rotaçoes e o turbo maior so atinge a pressao de trabalho em rotaçoes mais altas deste modo diminui se o turbo lag que seria justamente o periodo em que o motor trabalha com menor rendimento ate a turbina encher este termo e pouco utilizado no brasil twin scroll o twin scroll ajuda a confundir ainda mais as coisas apesar do nome um sistema twin scroll consiste em apenas um turbo o twin se refere ao fluxo dos gases de escape que e dividido em dois canais na voluta do turbocompressor com isto acelera se a pressurizaçao do turbo e o lag e reduzido no brasil este tipo de turbo e chamado de turbo pulsativo — pois uma voluta recebe os gases dos cilindros pares e outra pelos cilindros impares o turbo comum e chamado turbo monofluxo turbo roletado [youtube id= xcvuec9kdes width= 620 height= 350 ] normalmente a haste onde repousam as helices do caracol fica apoiada sobre um mancal simples um turbo roletado traz como o nome sugere rolamentos onde esta haste se apoia e consequentemente consegue girar mais rapido e por mais tempo o que afeta diretamente a eficacia do turbocompressor boost em sua definiçao mais basica boost e pressao de trabalho do sistema de induçao forçada seja ele um turbocompressor ou supercharger em ambos os casos o boost e medido em bar ou kpa no sistema metrico ou em psi pounds per square inch libras por polegada quadrada no sistema imperial sendo que um 1 bar e igual a 14 5 psi aproximadamente whp [youtube id= 2nzqm0yts_g width= 620 height= 350 ] whp e a abreviaçao de wheel horsepower potencia aferida nas rodas pelo dinamometro depois de todas as perdas mecanicas da transmissao e dos acessorios conectados ao virabrequim costuma se calcular que a potencia nas rodas e cerca de 15% menor que a potencia do motor mas este numero nao e preciso e pode variar para mais ou para menos dependendo do conjunto mecanico cai cai significa cold air intake que pode ser traduzido como admissao de ar frio um carro com cai recebe mais ar frio na camara de combustao o ar frio e mais denso que o ar quente o que significa que ha mais ar em no mesmo volume com mais ar ha mais oxigenio para queimar a combustao e eficiente e o motor ganha rendimento ainda que de forma marginal catch tank estas mangueiras levam o combustivel do catch tank de volta para o tanque principal um catch tank e um tanque de combustivel auxiliar que com a ajuda de uma bomba mantem se sempre cheio de combustivel evitando que se formem bolhas de ar no sistema — o que afetaria a alimentaçao do motor causando falhas em seu funcionamento o catch tank e instalado sempre um pouco mais baixo que o fundo do tanque principal e mais recuado do que o mesmo a fim de aproveitar a gravidade e a inercia sob aceleraçao esse sistema e muito usado em carros de arrancada pois permite que se coloque menos combustivel no tanque e com isto se economize algumas dezenas de quilos em combustivel alem de evitar que a bomba principal acabe sugando ar em situaçoes de alta aceleraçao lateral que levam o combustivel para um dos lados do tanque detalhe catch tank e um termo brasileiro la fora usa se surge tank aparentemente algum mecanico um dia misturou a catch can de oleo que recebe vapor de combustivel e oleo pulverizado com o surge tank e acabou criando o termo catch tank sem querer aftercooler acredite intercooler e aftercooler sao a mesma coisa o intercooler ou aftercooler e um radiador secundario usado em carros turbinados responsavel por resfriar o ar que passa pelo turbocompressor antes que ele entre no motor pois como comentamos logo acima o ar frio tem queima mais eficiente o aftercooler pode ser do tipo ar ar air to air que realiza trocas termicas com o ar que sobra sobre ele ou do tipo ar agua que transfere o calor do ar para o liquido de arrefecimento
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