caterpillar para quem nao sabe significa lagarta em ingles para quem curte maquinario pesado porem o nome caterpillar esta muito mais ligado a tratores caminhoes maquinas agricolas e de construçao civil e equipamentos militares lider nos segmentos de construçao civil e mineraçao marca caterpillar e quase automaticamente associada a algo robusto forte e duravel e e por isso que tambem existem roupas calçados e ate smartphones ultra resistentes vendidos licenciados pela cat mas a caterpillar nao tem este nome por acaso a historia da companhia se confunde com a invençao dos veiculos sobre esteiras ou lagartas como tambem costumam ser chamadas justamente por se movimentarem de forma muito parecida com a de uma larva de borboleta e e esta historia que vamos contar hoje a trajetoria da caterpillar começa com a fundaçao a holt manufacturing company em 1892 na cidade de stockton california por benjamin holt e dois irmaos charles e ames holt começaram a trabalhar com a fabricaçao e a venda de equipamentos agricolas na decada de 1860 quando benjamin holt mal havia chegado aos 20 anos de idade ele nao demorou para assumir o papel de lider do negocio e quando a holt manufacturing foi incorporada benjamin holt foi nomeado presidente no inicio a holt concentrou suas atividades na fabricaçao de componentes agricolas como vagoes carroças rodas e plataformas no entanto a maior contribuiçao da holt para o segmento dos veiculos de trabalho teve nao foi um modelo e sim uma caracteristica ou melhor dizendo uma tecnologia as lagartas esta começando a entender onde isto vai parar dos cavalos as esteiras na virada dos anos 1900 os tratores ainda era uma invençao relativamente recente e ainda havia muitos agricultores que preferiam os bons e velhos veiculos de traçao animal os primeiros tratores eram veiculos a vapor nao muito diferentes das locomotivas porem em vez de rodas pequenas para andar sobre trilhos os primeiros tratores enormes rodas de metal na traseira e um pouco menores na dianteira ainda nao havia pneus proprios para tratores e mesmo alguns carros ainda usavam rodas de madeira ou metal mas havia um grande problema em solo mais macio as rodas de metal nao conseguiam traçao era uma questao de fisica os tratores eram veiculos muito pesados e constantemente suas rodas afundavam na terra macia da regiao de stockton benjamin holt tentou resolver este problema de uma forma quase primitiva aumentando o tamanho das rodas em uma tentativa de obter mais traçao a certa altura a holt estava construindo rodas de quase 2 5 metros de altura por dois metros de largura e como resultado chegaram a ser fabricados tratores de 14 metros de largura gigantescos e ainda mais pesados com mais de 450 kg/cv os tratores começaram a ficar complexos demais caros e dificeis de manter nao demorou para que holt percebesse que aquele nao era o caminho o passo seguinte foi tentar usar estradas temporarias feitas com tabuas de madeira que eram posicionadas a frente das rodas de metal dos tratores e evitavam que as mesmas afundassem na terra era uma soluçao eficaz os tratores nao atolavam mais o problema e que todo o processo de colocar as tabuas adiante do trator a medida em que o mesmo se movia atrasava bastante o processo de aragem da terra alem de tambem custar dinheiro afinal as tabuas nao duravam muito tempo foi entao que holt teve um estalo e se as tabuas estivessem permanentemente presas as rodas de modo a formar um caminho continuo para elas [caption id= attachment_218137 align= aligncenter width= 1426 ] uma antiga estrada de madeira foto maven s photoblog[/caption] a ideia foi testada pela primeira vez no dia de açao de graças em 24 de novembro de 1904 com um trator holt de 40 cv com esteiras de madeira parafusadas as rodas e deu certo novamente era uma questao de fisica ao aumentar a area de contato com o solo as esteiras reduziam a pressao localizada sobre a terra e evitavam que o trator afundasse e mais ou menos o mesmo principio de uma cama de pregos quando alguem se deita sobre centenas de pregos o peso e a pressao sobre cada um deles e muito menor e isto evita que o corpo seja dolorosamente perfurado coincidencias paralelamente aos esforços de holt para melhorar a mobilidade dos tratores outra companhia fazia algo parecido do outro lado do atlantico a richard hornsby & sons de lincolnshire no reino unido criou em 1904 um trator com esteiras parecidas com as criadas por holt porem de metal a patente foi emitida no mesmo ano e logo depois começaram a ser fabricados tratores e limpa neves para utilizaçao no territorio canadense do yukon na fronteira com o alasca o objetivo principal da hornsby porem era outra em 1907 ele ofereceu seus veiculos com esteiras ao exercito britanico que chegou a conduzir alguns testes porem nao se interessou muito pela novidade embora o exercito britanico nao tivesse ficado convencido pelas esteiras de hornsby alguns soldados que presenciaram os testes acharam aquilo bem interessante e ate colocaram um apelido no veiculo caterpillar porque seu movimento lembrava o rastejar de uma lagarta enquanto isto nos eua holt se preparava para dar inicio a produçao em serie de seu veiculo com esteiras entao durante a primeira sessao de fotografias para divulgaçao usando um prototipo o fotografo charles clements notou algo curioso olhando pelo visor de sua camera a imagem de cabeça para baixo deixava evidente a semelhança das esteiras com lagartas que ficava ainda mais aparente quando o trator estava em movimento clements comentou o curioso fato com holts que gostou da metafora e decidiu que o nome do veiculo seria caterpillar a patente foi emitida em 1907 e o primeiro veiculo foi vendido em 1909 um trator a vapor com esteiras de sequoia cada uma com 76 cm de altura 1 10 m de largura e 2 70 m de comprimento https //www youtube com/watch v=zmudslynw4w as duas historias vieram a se cruzar alguns anos depois a exata ordem dos fatos se perdeu com o tempo mas e fato que entre 1911 e 1914 richard hornsby e benjamin holt entraram em contato um com o outro e hornsby vendeu a holt a patente de suas esteiras de metal alem do material usado em sua confecçao havia outra diferença importante as lagartas da companhia britanica usavam esterçamento por frenagem atuava se os freios de um dos lados fazendo com que a esteira travasse e a outra continuasse rodando o que mudava a direçao do veiculo o que se sabe com certeza em 1909 o sobrinho de benjamin pliny holt comprou uma fabrica desativada em peoria no estado de illinois do outro lado dos estados unidos a dica lhe havia sido dada por murray baker um vendedor de implementos agricolas que anos mais tarde veio a se tornar vice presidente da caterpillar a fabrica havia acabado de ser construida por uma companhia chamada colean manufacturing co mas a empresa faliu deixando o galpao e o maquinario para tras pliny holt e seu tio entao decidiram dar inicio as atividades imediatamente iniciando as operaçoes em outubro de 1909 sob um novo nome holt caterpillar company a marca caterpillar contudo so foi registrada no dia 2 de agosto de 1910 foi uma manobra bem sucedida a fabrica na california seguiu funcionando paralelamente a planta em illinois a operaçao dupla foi tao lucrativa que se em 1910 a fabrica tinha 12 funcionarios e 1912 ja eram 625 empregados mudança de campo pouco depois em julho de 1914 teve inicio a primeira guerra mundial e naturalmente praticamente toda a atividade pela industria de transportes voltou se para o conflito nao foi diferente com a holt que teve justamente no exercito britanico um de seus maiores clientes sim o mesmo exercito britanico que anos antes desdenhou a invençao de richard hornsby ironico no minimo foi graças aos europeus que a holt conseguiu popularizar os veiculos movidos sobre esteiras ou lagartas como queira fora dos eua mesmo antes de os estados unidos começarem a participar da guerra a holt ja havia enviado 1 200 tratores para a inglaterra a frança e a russia para uso nas fazendas eventualmente porem estes tratores foram enviados diretamente para o campo de batalha onde foram usados para transportar armas e muniçao a eficacia dos tratores em transpor terrenos acidentados causou uma boa impressao no comando do exercito do reino unido que decidiu fazer dos veiculos da hold a base para um canhao sobre esteiras usando como base um canhao howitzer de seis polegadas ao longo de toda a guerra os canhoes com esteiras holt foram empregados aos milhares pelo reino unido e seus aliados mais do que isto os tratores holt foram a inspiraçao para os primeiros tanques de guerra com lagartas desenvolvidos belos britanicos o primeiro deles o mark i foi usado em batalha pela primeira vez em 1916 e mudaram completamente as taticas de guerra pois eram veiculos muito mais ageis e capazes do que os que usavam pneus com isto o trator da holt criado para uso em plantaçoes se tornou um dos veiculos militares mais importantes da historia nasce a caterpillar inc com o fim da primeira guerra mundial em 1918 a holt sofreu um golpe com as encomendas dos militares a companhia ja estava planejando aumentar suas fabricas mas sem o conflito o plano foi interrompido imediatamente nao haveria por que comprar mais ferramental para fabricar veiculos militares pois eles nao serviriam de nada aos fazendeiros para piorar em pouco tempo começaram a chegar os tratores que eram enviados de volta da europa eles formaram um gigantesco estoque inutil que teve de ser vendido a um preço ridiculamente baixo para nao aumentar os prejuizos paralelamente uma companhia chamada c l best gas tractor company fundada por um clarence leo best passava por uma situaçao parecida durante a guerra a c l recebeu incentivos do governo para fornecer maquinas agricolas aos fazendeiros seus tratores que ja usavam as esteiras criadas por benjamin holt eram os mais vendidos dos eua na epoca a ponto de levar a companhia fazer um emprestimo para expandir sua fabrica em sao francisco na california entretanto a economia abalada pelos tempos de conflito levou a divida da c l as alturas o que colocou a empresa em risco de falir [caption id= attachment_218145 align= aligncenter width= 900 ] patente de c l best para seu veiculo com esteiras proposta anos depois da criaçao de holt[/caption] as duas companhias ja haviam se desentendido na justiça muitas vezes entre 1907 e 1918 a holt acusava a c l best de quebra de patente mas depois da morte de benjamin holt em 1920 as coisas mudaram a c l best havia conseguido renegociar sua divida e sair do vermelho vendendo tratores menores e mais baratos mas a holt agora sob o comando de thomas a baxter ainda passava por dificuldades a partir de 1921 a companhia começou a focar se em equipamentos de construçao civil mas nao foi o bastante para conter os prejuizos mesmo sendo lider do mercado como medida desesperada os acionistas da holt procuraram a c l best para uma manobra de fusao esta ocorreu no dia 15 de abril de 1925 data oficial da fundaçao da caterpillar tractor company clarence leo best foi nomeado presidente da caterpillar que herdou a reputaçao da holt e as finanças da c l best seu produto mais conhecido na epoca era o caterpillar sixty um trator que originalmente foi lançado pela c l em 1919 e teve mais de 18 000 unidades vendidas ate 1930 os termos do contrato definiam que nos primeiros cinco anos a caterpillar funcionaria em san leandro na california na antiga sede da c l best em 1930 porem toda a operaçao da companhia foi transferida para peoria illinois onde permaneceu ate 2017 quando a diretoria da caterpillar mudou se para deerfield tambem em illinois ao longo de mais 93 anos a caterpillar seguiu em expansao passando relativamente incolume ate mesmo pelas as crises de 1929 e 2009
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.