A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture FlatOut Revival Técnica

Farol alto, baixo, de milha e neblina: você sabe como usar as luzes do seu carro do jeito certo?

Dirigindo pelas rodovias da minha região debaixo das fortes chuvas destes últimos dias, notei muitos motoristas (muitos mesmo) com faróis desregulados, queimados ou usados do jeito errado. Para piorar as coisas, a lei que obriga a usar os faróis acesos durante o dia nas rodovias começou com uma confusão entre luz baixa e luz de posição, luzes diurnas e faróis auxiliares, e muitos motoristas parecem ter resolvido o cumprimento à lei do seu jeito. Por isso, parece uma boa hora para falarmos sobre as luzes dos carros, como usá-las corretamente e como garantir que esteja tudo funcionando.   Quais são as luzes e faróis do carro e para que servem? Parece uma pergunta boba, mas muita gente — mesmo autoridades — acabam confundindo os nomes e funções de cada uma das luzes do carro. Por exemplo: o que é lanterna? É a iluminação traseira do carro ou um dos estágios do farol? E o farolete? É a luz baixa ou a luz de posição? O que são os "milhas"? Um tipo de luz alta ou aqueles fa

Matérias relacionadas

9 provas de que a “family face” é mais antiga que parece

Leonardo Contesini

Porsche explica que os freios dos seus carros não estão com defeito da forma mais alemã possível

Dalmo Hernandes

Polski Fiat, FSO e FSM: uma breve história da indústria automotiva polonesa – parte 1 | Lasanhas sem Fronteiras

Dalmo Hernandes