nao adianta esportivos nao dao lucro ou pelo menos nao lucro suficiente para pagar os carissimos ciclos de desenvolvimento atuais sim eles custam caro para comprar mas isso nao quer dizer que as fabricantes ganham rios de dinheiro com eles ok a mazda faz dinheiro vendendo miata em grande quantidade e a bugatti vendendo poucos carros por preço na casa dos milhoes sao exceçoes que comprovam a regra o fato e que hoje o lucro esta em carros de grande volume que sao fabricados ha muito tempo e ja se pagaram em carros de plataformas compartilhadas que vendem em quantidades gigantes ou em carros mais sofisticados com valor agregado maior esportivos sao importantes para a imagem das marcas fazem com que elas nao sejam esquecidas pelos entusiastas e ajudam a sustentar seu legado nada de novo sob o sol na verdade e nenhuma fabricante esta imune a esse efeito nem mesmo a porsche que hoje esta deitada em berço de ouro sob o guarda chuva da volkswagen e dona de um portfolio cuja diversidade jamais poderia ser imaginada por ferry porsche quando ele pegou a prancheta na mao para esboçar as primeiras linhas do porsche o 911 ainda e o maior nome da marca mas ha esportivos menores e relativamente mais acessiveis dois sedas sendo um deles eletrico uma perua eletrica e dois suvs esquecemos de alguma coisa enfim foi um suv de todos os tipos de carros possiveis que salvou a porsche de quebrar ir a falencia fechar as portas encerrar as atividades e desaparecer nao nao estamos exagerando e o suv como voce ja deve ter deduzido e o cayenne nem mesmo um campeao de vendas com grande volume de produçao pode salvar uma empresa da ruina se as finanças nao forem bem cuidadas se nao houver um planejamento cuidadoso e antecipado do futuro e se nao ha um produto realmente lucrativo na linha veja o exemplo da ford no brasil que vendia muito bem com o ka de terceira geraçao mas perdia dinheiro a cada unidade emplacada na decada de 1990 a porsche estava em uma situaçao parecida nao havia um carro de alto volume na linha mas o porsche 911 aquela altura ja era inquestionavelmente um dos melhores e mais populares esportivos do planeta veja bem nao sou eu quem esta dizendo e a historia mas o pessoal la em stuttgart nao conseguia transforma lo em grana nos cofres da empresa as vendas caiam ano a ano para se ter ideia se em 1986 foram vendidos cerca de 50 000 porsche em 1991 o numero nao passou de 23 000 menos da metade em 1993 outra queda feia a porsche amargou 14 000 carros vendidos hoje o porsche 911 993 e considerado um classico e muito procurado pelos entusiastas e os puristas o veneram por ser o ultimo 911 de verdade por ser derivado do original de 1963 e por ser o ultimo com motor arrefecido a ar ha trinta anos porem a situaçao era outra o 993 era visto o projeto original chegando a seu limite ainda era um carro fantastico mas o futuro batia a porta e trazia consigo um radiador debaixo do braço para continuar evoluindo o 911 precisaria de uma geraçao completamente nova desenvolvida do zero sem romper com a essencia original o 911 dessa vez nao e o protagonista da historia mas e importante falar dele porque a geraçao seguinte o 996 teve uma recepçao fria quando foi revelado em 1997 o carro era fruto da epoca conturbada ao gastar uma fortuna com o novo projeto a porsche teve de cortar alguns gastos e dai vieram os farois iguais aos do boxster que eram considerados feios e para piorar vinham de um carro mais barato por exemplo o interior tambem nao agradava pelo design e pelos materiais usados de qualidade perceptivelmente mais baixa nao importava o quao bom fosse o 996 ao volante ele era e nao esta se tornando colecionavel a toa pegou mal era preciso agir rapido e de forma certeira nao havia espaço para erros pois se as coisas continuassem naquele ritmo a porsche nao duraria muito mais tempo a sucessao de erros tinha de parar e a soluçao veio de ferry porsche que morreu em 1998 mesmo ano em que a porsche anunciou seu primeiro suv o cayenne o filho do dr ing ferdinand porsche acreditava que caso a fabricante conseguisse fazer um fora de estrada que seguisse fielmente a filosofia da porsche em dinamica design e posicionamento de marca seria um sucesso ele nao viveu para ver na pratica mas estava 100% certo nao seria a primeira vez que as palavras porsche e off road andavam juntas nas decadas de 1970 e 1980 o porsche 911 e o supercarro 959 ja haviam participado de ralis e se saido bem so que agora era diferente o projeto do cayenne começou na verdade com a mercedes benz e uma historia que a porsche prefere esquecer e por isso nao faz questao alguma de menciona la o cayenne ate hoje oficialmente foi um projeto conjunto entre porsche e vw mas poucos anos antes mercedes e porsche trabalharam juntas no desenvolvimento do mercedes benz ml outro suv de porte semelhante o ml ganharia uma versao porsche e tudo se resolveria mas de acordo com o site ferdinand magazine a mercedes benz acabou cruzando uma linha que nao deveria ofereceu se para comprar parte da porsche e selar a parceria a porsche preferiu manter se independente e o suv porsche mercedes foi abortado a propria porsche ja estava ajudando a volkswagen a criar um suv conceitual entao vw e porsche decidiram ir alem e transformar a ideia em um novo produto assim em 1996 quando foi inaugurado o projeto colorado era mais uma das colaboraçoes entre porsche e volkswagen ao longo das decadas como o porsche 914 e o 924 mas sua importancia era muito maior e o projeto em si era muito mais ambicioso em vez de um porsche com motor volkswagen o cayenne deveria ser um veiculo totalmente novo desenvolvido lado a lado com uma versao da volkswagen o touareg e da audi o q7 a estrategia permitiria compartilhar componentes principais mas dar a cada marca liberdade para definir design interior e outras caracteristicas de cada modelo no caso do cayenne era crucial manter nao apenas a linguagem de design da porsche mas tambem garantir que sua identidade fosse propria ele nao podia de forma alguma denunciar sua origem volkswagen foi ai que entrou alexander butzi porsche o criador do 911 neto de ferdinand e filho de ferry dono de um land rover defender ele gostava de utilitarios e decidiu que faria parte daquele novo projeto conta se que um dia ele entrou no estudio de design da fabricante e simplesmente se indicou para criar as linhas do veiculo mas os projetistas que ja estavam ate que avançados na empreitada aquela altura torceram o nariz butzi entao sugeriu uma especie de competiçao para decidir como seria o porsche cayenne mas seu design nao foi o vencedor quem ficou com os louros da vitoria foi outro designer steve murkett mas o proprio murkett admitiu a ferdinand magazine que as formas limpas e despoluidas do primeiro cayenne foram influenciadas por butzi se o pai do 911 ajudou a criar o cayenne como dizer que ele nao e um porsche de verdade o porsche cayenne de primeira geraçao codigo 955 foi anunciado ao publico em 1998 depois de uma vasta pesquisa de mercado para entender se as pessoas realmente comprariam um suv da fabricante o sinal verde so foi dado apos a boa recepçao do publico pessoas que nunca se interessariam por um 911 gostaram da ideia de um suv grande com o emblema porsche no capo e donos dos esportivos da marca tambem curtiram a possibilidade de um porsche para levar a familia nao da para colocar a mulher os filhos e a bagagem em um nine eleven portanto conservar a identidade da marca era importante e nao so no design que era decididamente apropriado assim apesar de dividir a plataforma com o vw touareg e comportar seus motores o cayenne ganhou um motor v8 totalmente novo desenvolvido especialmente para ele foi o primeiro oito cilindros sob o capo de um porsche na dianteira desde 1995 quando o grand tourer 928 foi descontinuado o motor de codigo m48 vinha com tudo a que tinha direito construçao toda em aluminio comando duplo variavel nos cabeçotes e ate carter seco afinal precisava andar como um porsche quando chegou ao mercado em 2002 o cayenne so era vendido com o motor v8 que vinha em duas versoes ambas com 4 5 litros de deslocamento uma aspirada de 340 cv para o cayenne s; e outra com turbo e 450 cv usada no apropriadamente batizado cayenne turbo a porsche esperou um pouco para lançar outras versoes incluindo uma com motor volkswagen vr6 de 3 2 litros e 250 cv praticamente o mesmo do golf r32 mk5 que tinha ate a mesma potencia mesmo o cayenne mais basico acelerava como um porsche mesmo pesando seus 2 300 kg o cayenne com motor vr6 ja ia de zero a 100 km/h em 9 5 segundos o cayenne s de 340 cv fazia o zero a 100 km/h em sete segundos; e o turbo levava 5 3 segundos para fazer o mesmo mas nao era so acelerar tambem era preciso fazer curvas e considerando o contexto e o fato de ser um suv o cayenne conseguia se virar muito bem a porsche fez sua magica e criou uma estrutura hibrida com elementos de chassi do tipo escada bem mais comum nos suvs da epoca nos de hoje e tambem de uma estrutura monobloco o que ajudava a reduzir peso abaixar o centro de gravidade e permitir uma dinamica mais proxima da de um automovel e apesar do porte quase 4 80 metros de comprimento por 1 93 m de largura e 2 78 m de entre eixos o cayenne tinha uma estrutura bastante leve sem portas motor e outras partes removiveis a carroceria pesava so 400 kg para isso foram usados mais de dez tipos de metais diferentes algo que os irmaos touareg e q7 nao tinham e era algo inedito no segmento o porsche cayenne foi lançado sob uma recepçao morna dos puristas mas com bem mais entusiasmo pela imprensa afinal quando chegou o primeiro cayenne era simplesmente o suv mais rapido do mundo a car and driver elogiu seu comportamento na estrada dizendo que ele era uma das melhores coisas que se podia guiar em uma autobahn o cayenne e um monstro formidavel do tipo que pode fazer ate o mais radical dos fas da porsche abrir um sorriso disse a motor trend e os britanicos da autocar que ainda tem o teste da versao vr6 em seu site garantiam que mesmo o mais basico dos cayenne ainda tinha suas qualidades apesar do peso e que o cambio com reduzida o tornava muito desenvolto ate mesmo em trilhas leves jeremy clarkson comparou o cayenne a um tanque https //www youtube com/watch v=z97pyf9qwfy e deu certo simplesmente deu certo o porsche cayenne nao precisou de mais que alguns anos para tornar se o porsche mais vendido de todos aos seis anos de idade em 2008 ele ja tinha emplacado 105 000 exemplares ao redor do mundo isso era 50 000 unidades a mais que o porsche 911 no mesmo periodo e o bastante para garantir uma segunda geraçao que foi lançada em 2010 e manteve o bom desempenho nas vendas assim como a terceira que veio em 2018 mesmo o porsche macan menor e mais acessivel ainda e o segundo modelo mais vendido da marca o cayenne ainda e a principal maquina de fazer dinheiro da porsche sua existencia nao so salvou a fabricante como tambem permitiu que ela se tornasse lucrativa um case de sucesso no segmento se voce perguntar a qualquer executivo da porsche que seja familiarizado coma historia do cayenne ele dira que sua criaçao jamais teve em mente tirar a empresa do buraco ele vai dizer que o suv sempre esteve nos planos e que na verdade seu nascimento so aconteceu porque era a hora certa tudo bem nao tem problema o que importa e que graças ao cayenne a porsche ainda existe
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