a noticia de hoje que o novo toyota celica podera vir com seu motor em posiçao central transversal traseira deixou muita gente encafifada por motivos historicos e filosoficos o celica e outra coisa; o carro de motor central traseiro deste tipo na toyota era o mr2 toyota mr2 de primeira geraçao voce leitor assiduo desta augusta publicaçao provavelmente ja esta careca de saber o que e um celica mas vale um resumo aqui para o beneficio de quem chegou agora e para a gente relembrar junto sua historia rapidamente para dar contexto a esta discussao o celica nao e um carro esporte na definiçao original dele e tao somente um cupe baseado em seda de alta produçao da toyota sim algumas versoes durante o tempo podem cair na definiçao de carro esporte mas nao e o que significa o logotipo https //flatout com br/o que a historia ensina ao novo toyota mr2/ na primeira geraçao era um carro de motor dianteiro e traçao traseiro; como eram os toyota em geral naquele ano de 1970 era tambem basicamente uma tentativa de se fazer um mustang japones a versao liftback era quase uma copia em escala do mustang contemporaneo mas uma tradiçao que nunca mudou o diferenciava de mustang todo celica tem quatro cilindros celica liftback 1970 sim a partir da segunda geraçao apareceu uma versao de seis cilindros em linha mas esta inclusive de entre eixos maior para dar espaço ao motor mais comprido recebeu o nome de celica supra com o tempo se tornou um modelo separado como sabemos perdendo a parte celica do nome e se tornando tao somente supra celica supra 1979 o primeiro supra para adicionar confusao neste assunto a atual geraçao a90 do supra criada em conjunto com a bmw tinha uma versao de quatro cilindros chamada nao de celica mas de supra tambem o supra 2 0 ninguem segue logica em nomenclatura de carro; nao sei o motivo da gente ainda lembrar dela mas enfim o celica sempre foi um cupe de quatro cilindros baseado em seda de alta produçao o primeiro era baseado no toyota carina um companheiro japones da plataforma corolla por exemplo sim era meio que um corolla cupe se nao exatamente quando os sedas toyota mudam para traçao dianteira tambem o celica muda na quarta geraçao de 1985 nesse ponto os supra passam a ter plataforma propria e traçao traseira o celica de traçao dianteira teve tambem uma famosa versao que nao era so de traçao dianteira a gt four chamada as vezes de turbo all trac em alguns paises como os eua basicamente criada para manter os celica competitivos em rali a primeira versao aparece na quarta geraçao com um motor 2 0 litros turbo dohc 16v com intercooler agua ar e 190 cv a 6 000 rpm e 26 3 mkgf de torque a 3 200 rpm a transmissao era manual de 5 marchas com um diferencial central de acoplamento viscoso a versao volta para a quinta geraçao com o mesmo powertrain mas aprimorado para 200 cv; e depois na sexta e ultima geraçao com 240 cv a versao 4x4 do celica tinha somente um problema; era mais pesada do que a de traçao dianteira frequentemente fazendo a menos veloz e agil que o carro mais barato gt four em 3 geraçoes o celica era na verdade interessante de verdade nas versoes aspiradas de traçao dianteira muito mais baratas e de maior volume de produçao eram carros alegres ageis e interessantes com o bonus da confiabilidade e qualidade toyota o gt four existia para ganhar ralis e chamar atençao para os celicas mais baratos o que e algo totalmente esquecido hoje parece que so modelos completos existem no mundo moderno muita coisa existe nos boatos do novo celica mas uma coisa e certa sera equipado com traçao total permanente como o gt four um celica moderno seria na verdade facilimo de se fazer um corolla cupe oferecido numa versao com o 2 litros aspirado de 175 cv do carro com traçao dianteira e um gt four usando a base do gr corolla ne mas nada e tao facil hoje em dia existe esse boato forte agora que sera um carro de motor central traseiro uma junçao do mr2 com o celica gt four o motor seria o novo g20e 2 0 turbo de pelo menos 400 cv o novo 2 0 turbo da toyota pelo menos 400 cv a proxima geraçao do gr86 deve ser todo toyota agora sem motores subaru usando ou o tres em linha 1 6 litro turbo do gr corolla/yaris ou o novo quatro em linha junte isso ao gr corolla e a este celica/mr2 e se todos compartilharem o novo quatro em linha no futuro e pode se ter a repetiçao do que aconteceu nos anos 1980 mas com traçao integral em alguns casos o que aconteceu nos anos 1980 ora tres toyotas esportivos com o mesmo motor mas configuraçoes diferentes um momento unico onde a empresa pode determinar qual e q melhor maneira de se fazer um carro esporte motor dianteiro/traçao traseira motor central transversal traseiro e traçao traseira ou motor transversal dianteiro e traçao idem o quatro em linha yamaha 4a ge o motor em si era desenvolvido com a yamaha que desenhou na verdade um cabeçote dohc/16v para o bloco do motor 4a da toyota o bloco era de ferro fundido mas o novo cabeçote de aluminio medindo 81 × 77 mm para um total de 1587 cm³ este novo motor girava alto e livre de uma maneira entao rarissima o limite de giro era de 7500 rpm dava inicialmente 130 cv a 6600 rpm e 15 mkgf a 5200 rpm mas mais tarde foi reduzido para 120 cv tinha injeçao eletronica multiponto e um sistema de comprimento variavel de coletor via borboletas chamado t vis lembre que estamos aqui em 1983; e coisa exotica de verdade especialmente a este preço o angulo entre as valvulas era de 50° na epoca considerado o melhor e era tambem extremamente leve e robusto para um motor de rua pesava apenas 123 kg o primeiro carro a usar este novo e girador motor da toyota e hoje uma lenda o ae 86 basicamente um corolla cupe notchback ou hatchback esportivo era baseado na ultima geraçao do corolla a ter traçao traseira na verdade dois corollas existiam nesta epoca de transiçao um com traçao dianteira ae82 ou com traçao traseira ae85 o ae86 era a versao esportiva de traçao traseira com o motor mais potente no japao era o toyota corolla levin e o toyota sprinter trueno o levin tinha farois fixos o trueno retrateis os eua receberam tambem uma versao do ae86 chamada corolla sport gt s por fora parecida com o levin japones era um carro pequeno esportivo mas tambem barato e simples na dianteira a suspensao era mcpherson e na traseira um eixo rigido bem localizado por cinco links e molas helicoidais em ambos os eixos barras estabilizadoras completavam o sistema freios eram a disco nas quatro rodas e pesando algo em torno de uma tonelada de 900 a 1045 kg dependendo da versao e equipamentos bem distribuidas e traçao traseira era um carro divertidissimo mas mesmo antes do manga initial d torna lo lendario o ae 86 se mostrou o mais desejado das tres visoes de carro esporte com o toyota 4a ge facil de controlar a traseira com acelerador direçao leve e comunicativa e praticamente metade do peso em cada eixo e hoje considerado o melhor dos tres tanto que foi a inspiraçao para o modelo toyota atual desta faixa o gr86 1985 toyota mr2 o segundo carro foi o primeiro toyota mr2 com o 4a ge atras dos bancos dianteiros o mr2 se tornou imediatamente um sucesso entre os entusiastas com o motor bravo acoplado a um transeixo manual de cinco marchas o carro pesava apenas uma tonelada 1035 kg exatamente e com seu hiperativo motorzinho com corte somente a 7 500 rpm era um balde completo de diversao chegava a 200 km/h e acelerava de zero a cem em apenas 8 3 segundos desempenho respeitavel na epoca https //flatout com br/o toyota mr2 do denis flatout classics/ a distribuiçao de peso ficou no teorico perfeito os 45/55 para frente/tras quase acertados na pinta 44 5/55 5 % as suspensoes independentes eram por torres mcpherson nos quatro cantos assim como os freios a disco 9 5 polegadas em todas as rodas ventilados na frente e solidos atras o carro era bem compacto medindo menos de 4 metros 3950 mm em um entre eixos de 2319 mm e calçava os entao novos pneus bridgestone potenza re86 na medida 185/60 r14 as rodas eram em aluminio de 5 5 polegadas de largura o carro nao foi o sucesso esperado porem; talvez culpa do estilo que muitos acharam mal resolvido e de cabine alta demais uma versao com compressor mecanico subiu a potencia para 145 cv em 1986 fazendo o mr2 um carro capaz de chegar a 100 km/h em 6 5 segundos mas em 1989 era substituido por uma nova geraçao maior e com motores maiores crescendo em tamanho preço e desempenho para outra categoria o ultimo carro da toyota com o motor de 16 valvulas 4a ge foi justamente o hot hatch cronologicamente aparecendo um pouco depois do mr2 tambem com o qual divide a mecanica era o toyota corolla fx16 corolla fx16 basicamente era um corolla de traçao dianteira esportivo com o leve e bravo 1600 16v e o mais pesado dos tres aos 1110 kg mas e um carro para cinco pessoas e suas malas a carroceria monobloco e hatchback de duas portas e era mais alta e tradicional tambem o peso aqui era distribuido 62/38% como convem a um carro de traçao dianteira o desempenho claro sofria 0 96 km/h se dava aqui em 9 8 segundos e a velocidade maxima era de 175 km/h era um carro divertido no estilo de traçao dianteira a traseira entrava na brincadeira e saia em desaceleraçao/frenagem apenas nao era ruim mas depois de experimentar outras formas de carro esporte com este motor parece que ninguem notou o corolla esportivo so quem so podia ter um carro gostou qual a melhor configuraçao de carro esporte a toyota experimentou todo tipo entao e a que pode responder melhor quase um experimento controlado em laboratorio este mesmo motor mesmos mercados mesma epoca; o melhor apareceu naturalmente ela tentou literalmente tudo quando voltou a fazer caros de entusiasta começou justamente por um novo gt86 feito com a subaru agora em sua segunda geraçao o gr86 faz a gente pensar que ela sabe muito bem o que fazer nao que aprendeu com seu passado mas parece que ha mais caroço nesse angu depois do gt86 a toyota voltou tambem com os hot hatches exemplificado pelo gr corolla; a diferença aqui e a traçao nas quatro rodas e o turbocompressor e parece que fara o novo mr2 ou celica que seja tambem turbo e com traçao integral pensemos bem um celica/mr2 de 400 cv e traçao integral isso vai ser um matador de gigantes e vai tirar a necessidade de um supra novo mal podemos esperar quem diria que a toyota seria a ultima empresa a investir no mercado entusiasta de verdade nada permanece igual para sempre mesmo e a unica coisa que e perpetua parece ser a mudança em si mesmo e bom a gente se acostumar com ela
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